Uma vinheta para as ACs

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

debte

Mensagempor decarvalho » quarta jan 12, 2011 9:59 pm

Ora vivam...
Excelente debate com elevação e profundidade...ate dá gosto ler...e motiva escrever mais. Mais uma vez estou grato ao Jose Caseiro MCAS...ao ter aqui trazido este tema. E é para isso mesmo que serve também este forum.

Gostei de todos os comentarios e em especial dos comentarios do dois CARLOS (ruckfules e caraujo)!

Entretanto apenas junto dois pensamentos...

1) É importante pensarmos em nós autocaravanistas, nossos interesses, necessidades e direitos e também em nós cidadãos, contribuintes e eleitores...

2) É importante também não perdermos de vista que uma autocaravana não é em regra, simplisticamente uma viatura ligeira igual a qualquer outra, é um veiculo M1 avantajado no seu gabarito, nas suas necessidades de espaço e de circulação, na dimensaõ dos postos de abastecimentos (atenção a capucine) e obviamente de estacionamento.

Ainda recentemente naminha ultima volta de AC de 2010 fui ate Viseu...e escrevi esta pergunta sobre a qual bem gostaria de também ter respostas...ela aqui fica poruq e me parece que ingressa neste tópico também...

Ora vejam:

Seguiu-se pois pela IP III para Viseu. Estacionamento por detrás do Mercado e do gigantesco edifício da Segurança Social. Não no parque pois as cancelas de entrada estreitas, não permitiam arriscar. Ficou de fora em parquímetro mas a ocupar dois lugares traçados no solo, pois os 7,14 de comprido da semovente são mais CM do que um ligeiro que não seja veiculo M1 da EU. Fica a dúvida que leitores atentos irão ajudar a responder:

- Neste casos que fazer?

1) Não estacionar

2) Estacionar e tirar dois tickets, cada um por cada lugar ocupado.

3) Tirar um só ticket e estacionar durante metade do tempo (ou pagar o dobro do tempo)

4) Tirar um só ticket e esperar pelas consequências?

O texto completo do relato desta viagem esta em:

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... o-ano.html
Editado pela última vez por decarvalho em quarta jan 12, 2011 11:02 pm, num total de 1 vez.
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Re: debte

Mensagempor RuckFules » quarta jan 12, 2011 10:32 pm

decarvalho Escreveu:
[...]

2) É importante também não perdermos de vista que uma autocaravana não é em regra, simplisticamente uam viatura ligeira igual a qualquer outra, é um veiculo M1 avnatajado no seu gabarito, nas saus necessidades de espaço e de circulação, na dimensaõ dos postos de abastecimentos (atenção a capucine) e obviamente de estacionamento.

[...]

Seguiu-se pois pela IP III para Viseu. Estacionamento por detrás do Mercado e do gigantesco edifício da Segurança Social. Não no parque pois as cancelas de entrada estreitas, não permitiam arriscar. Ficou de fora em parquímetro mas a ocupar dois lugares traçados no solo, pois os 7,14 de comprido da semovente são mais CM do que um ligeiro que não seja veiculo M1 da EU. Fica a dúvida que leitores atentos irão ajudar a responder:

- Neste casos que fazer?

1) Não estacionar

2) Estacionar e tirar dois tickets, cada um por cada lugar ocupado.

3) Tirar um só ticket e estacionar durante metade do tempo (ou pagar o dobro do tempo)

4) Tirar um só ticket e esperar pelas consequências?

Estando estes parágrafos de certa forma interligados, é aqui que eu referi que deveria entrar o bom senso.
Tal como referi no meu anterior post, "Sou a favor de a utilizar em qualquer local, que eu bem entender, respeitando sempre o código da estrada, não causando incómodo a ninguém, e tendo atenção às dimensões do veículo em questão."

Numa situação dessas, entra o bom senso vs. código da estrada.

Diz-me o meu bom senso que, devido às dimensões da minha AC (7 metros e qq coisa) se se tratar de um local com estacionamento delimitado (pago ou não pago) salvo raras excepções não estaciono. Digo salvo raras excepções, pois no caso de ser um local de pouca afluência, onde existem lugares de sobra, e verificar que não é por eu ocupar dois lugares (ou lugar e meio) que vou transtornar a vida a ninguém, nem que ninguém vai deixar de ter lugar para estacionar a sua viatura, eu estaciono. No entanto, não deixa de ser uma infracção.

Lembro-me que numa visita a Montalegre, estacionei em zona de lugares delimitados, no entanto existiam várias dezenas de lugares de estacionamento livres (não pagos).
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor cookie » quarta jan 12, 2011 11:02 pm

todos nós usamos a nossa experiência pessoal para as nosss tomadas de decisão. no nosso caso, a nossa ac é de 6 metros. por variadíssimas vezes que vimos carros ligeiros (normalmente carros topo de gama) com dimensões demasiado grandes para os lugares de estacionamento. é verdade que são ligeiros "normais" mas também é verdade que não cabem nos lugares de estacionamento, logo, também estão a infringir a lei, tal como nós estamos quando não cabemos nos ditos lugares.

também tendemos a usar do bom senso e mesmo quando a nossa AC fica um pouco de fora, sempre e quando consideramos que não incomodamos, estacionamos.

fazemos mal? por um lado sim (efectivamente somos grandes para os lugares) e por outro não (não incomodamos e somos uma mais valia para o comércio local).

no fundo trata-se de conseguir um equilíbrio na balança.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta jan 12, 2011 11:12 pm

Boas a todos...

Não percebo, desculpem mas não percebo, será que o maior preconceito e o estigma de ser autocaravanista em Portugal, nasce na nossa propria comunidade.... definitivamente o meu Quoeficiente Inteligêncial e Emocional, não me permite perceber o rumo deste post....?

1- Querem pagar mais impostos.... vinheta.
2- Querem pagar mais uma taxa adicional no estacionamento.
3- Querem nos limitar a pernoita fora dos campings.
4- Querem que sejamos sócios de pelo menos um Clube de Autocaravanistas.
5- Só falta mesmo quererem-nos calar, bem, pensado.... bem já alguém me mandou calar, por eu ter uma opinião diferente...

Realmente se eu fosse o Exmo . sr. Ministro das Finanças, amanhã estaria pronto a ser promulgado o PEC 4 especialmente a pedido e para os autocaravanistas. Tenham Paciência... Se têm muitos euros no Bolso ajudem quem precisa, que por vezes está mesmo ao nosso lado, para os descobrir apenas não virem a cara...

Quem é que opinia que pagamos poucos impostos?

Como por exemplo:

No gásoleo que utilizamos...
No Gáz que compramos em Portugal...
Nas autoestradas em obras, com filas de transito...
No imposto de circulação...
No IVA que pagamos sobre o Imposto Automovel....
Nas alegadas alternativas que temos aos autoestradas completamente degradados... querem exemplos, viagem para o Algarve pela Nacional...

Por favor,... esqueçam a vinheta e pensem na moedinha de 1euro para encher o deposito e despejar as aguas cinzentas.

O verdadeiro bom senso é ser PORTUGUês e acreditar que isto pode melhorar.... mas com este rumo...

Um companheiro que acredita que já pagamos demasiados impostos....
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor spinto » quarta jan 12, 2011 11:15 pm

sou a favor do utilizador/pagador, mas de serviços e não de oortunismos.

Acharia mais util a todo o universo autocaravanista discutir por exemplo o porquê don pagamento da taxa 2 em autoestrada enquanto em espanha se paga taxa1 pois lá regulam-se pelo numero de eixos e não pela altura.

Acharia muito mais util haver um severo agravamento das coimas de quem faz autociganismo, crie-se uma excepção á lei que permita com um foto incriminar algum "descompanheiro".

Estes sim, são temas que na minha opinião "encrava" os autocaravanistas.

tudo que seja ou tenha a haver com dinheiro fácil (impostos) para o estado, sou contra, só contribuo por obrigação e de fraca vontade por se tratar de "dinheiro que se vai sujar".
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Vinhetas

Mensagempor Paulo MB » quarta jan 12, 2011 11:25 pm

Absolutamente contra tal prática.
Usa, paga, desde que o proprietário da AS assim o imponha. E só lá vai quem entender que o preço justifica a utilização.
Despejam na via pública, força neles! Afinal para que servem as autoridades?
Infelizmente ainda não perceberam que o AC é um ser igual aos outros. Aos cumpridores, criem-se condições para a sua prática. Aos outros, apliquem-se as coimas previstas na Lei. E porque não endurecê-las um pouco mais?
Tenho a esperança que as associações que têm vindo a defender e apoiar o nosso movimento consigam, a breve prazo, fazer valer os nossos direitos.
Continuarei a frequentar as AS (pagas ou não) e a respeitar o Código da Estrada e a insurgir-me contra as autarquias que inventem sinais só para nos afastar.
Um abraço,
Paulo Moz Barbosa
Porto
(viajo numa Hymer CL 622 C)
Paulo MB

Registado: segunda mar 08, 2010 10:43 pm

Mensagempor danibeja » quinta jan 13, 2011 12:19 am

Boa noite,

Utilizador pagador, só posso concordar; mas criar mais impostos relacionados com veículos automóveis, e neste caso em concreto com as autocaravanas, acho um absurdo...

Para mim os agravamentos de impostos e taxas a este ano por si só já são excessivos para o povo (Zé Povinho)...

Sem palavras...!.........?.........!..........?.....!?:!?.........

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Mensagempor txinho » quinta jan 13, 2011 10:29 am

Bom dia a todos,

Pelo que vejo no desenrolar do tópico está quase tomado como certo um imposto á pratica do autoravanismo, o que não é verdade, refere-se sim a uma proposta imposta França e não cá, eu sou a favor da criação de um fundo para construção de mais AS em Portugal pois as autarquias estão descapitalizadas (sim sou contra todas as politicas que tem sido tomadas para apanhar o contribuinte).
Pelo que percebi em França estão a propor criar um fundo para manutenção de equipamentos e criação de novas AS.
Este tipo de vinheta, penso que não como propõem em França, ser obrigatório mas facultativo, quem adquirisse passaria a usar as AS gratuitamente, e quem não a adquirisse ficava como está, a pagar pela utilização. (claro que tambem acredito que isto no nosso Portugal iria ficar agarrado ao Estado e nunca funcionaria com o deveria ser :? )
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor cookie » quinta jan 13, 2011 10:34 am

de facto, sem sabermos objectivamente qual a proposta não conseguimos opinar.

de qualquer forma, o pagamento da utilização voluntária parece-me algo normal, desde que implementado de acordo com o nosso nível de vida. e depois há que considerar a utilização apenas para pernoita, para abastecimento e despejos e para o acesso à electricidade.

uma vinheta facultativa à semelhança da vinheta suiça para as auto-estradas é muito diferente da criação de mais um imposto para as AC´s.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » quinta jan 13, 2011 11:41 am

Boas

Por acaso já pensaram que este fórum é lido por muita gente, sendo ACs ou não? E que quiçá alguém, com influência governamental e autarquica, veja nestas ideias um possível imposto?
Espero que não se esteja a criar axas para uma possível fogueira.

Desde logo na criação das AS, os proprietários têm que definir se a AS é ou não paga. E depois cada um deve de a utilizar correctamente.
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

Ora vivam autocaravanistas ....

Mensagempor decarvalho » quinta jan 13, 2011 2:01 pm

Ora bem....

Afastemos fantasmas....
Ninguem propõe nenhum inmposto nem em França e muito menos em Portugal, nem este seria o local adequado para o propor.

Apenas há algumas pessoas de boa vontade estão a trocar impressoes abertas e democraticamnete, no respeito de todos os pontos de vista.
Não ha nenhuma proposta nem de votaçao nem de deliberação ....

O facto de haver gente resposnavel do sector publico a acompanhar este forum até é positivo: verificará que aqui não ha insultos nem bota abaixo, e que é genuina a preocupaçao de divulgaçao e acompanhamneto do que se passa no estrangeirio, e ate de ponderação de soluções de futuro.

Posto isto:
1) Sera que é possivel aqui continiuar a discutir ideias livremente ou
sera melhor pedir a administraçao do forum que silencie este topico? Ou ter ideias já de si, é um perigo?
29 Estamos de acordo com o principio do utilizador pagador...este principio pdoera ser conciliado com o de potencial pagador, potencial pagador?
3) Sera admissivel a criação de um Fundo (público ou privado é secundário) para fazer face à promoçao e desenvolvimento de novas areas para autocaravanas?
4) Tera viabilidade a a criação de uma vinheta que fosse um livre transito para todas as areas de autocaravanas que para os seus titulares seriam sempre gratuitas?
5) tera logica haver tarifas de estacionamento proporcionais ao tamanho (dimensões) dos veiculos quando estes ocupem mais do que o espaço base?

etc etc.....
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Tudo como dantes...

Mensagempor Mcas » quinta jan 13, 2011 10:34 pm

Peço desde já desculpa pela expressão, que não pretende ser ofensiva, apenas ilustrativa, mas na minha zona diz-se “levantar a lebre e ficar a ver os galgos correr” quando alguém arma confusão ou discussão e depois se retira de mansinho. Não é o meu caso. Por isso quero dar o meu contributo a esta troca de ideias, já que fui eu quem levantou a lebre, aqui e no meu blogue.
O título do editorial a que aludi (CCM nº226) é “Bottage en touche” que, numa tradução mais ou menos livre, podia dizer-se “Chutar para o lado”. É que depois de fazer a tal sugestão de serem os autocaravanistas a contribuir para a construção e manutenção das AS, que o editorialista interpretou ser através de uma vinheta, os dois deputados à AN referem não ser pertinente formular, desde o momento, qualquer proposta, pois haveria que proceder antecipadamente a um levantamento das necessidades [de AS] quer no plano quantitativo, qualitativo ou geográfico. Muito trabalho e muito tempo, portanto. Como é referido no editorial, “a montanha pariu um rato!”: os deputados chutaram para o lado e, se bem entendi, é assunto para demorar até… (e já que estou em maré de aforismos populares), às “calendas gregas”. Descansem pois as almas que tão cedo o assunto em França, repito, em França, não será mexido nem a ideia se alongará até Portugal. Se vier há-de ser com muito atraso.
Por mim, achei a ideia interessante e como não me afligem as ideias diferentes, decidi partilhá-la convosco e pô-la à discussão.
O que eu não confundo é a ideia de co-financiamento de um bem/serviço para uso de um conjunto de utilizadores com um imposto. Ao primeiro atribuo sem reservas o princípio do utilizador pagador; ao segundo nem tanto, já que o imposto reverte para o bem comum, logo universal e preferencialmente gratuito. (Político, hã?)
E defendo a ideia que é com associativismo que lá vamos para conseguir alguma coisa.
Conclusão: a discussão foi boa; mostrámos o que somos e o que pensamos em liberdade e respeito. Já ganhámos alguma coisa.

Bom fim de semana, com sol e muito humor.

Exposição mais completa pode ser lida aqui http://viajantelusitano.wordpress.com
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

Mensagempor fnunes » quinta jan 13, 2011 11:22 pm

Boa noite

Notei que sem querer, que muitos assuntos vieram para a discussão e alguns ficarão por esclarecer, tais como as portagens e a aquisição de uma vinheta para se circular nas nossas (deles) Autoestradas com as nossas meninas. Para quando?
É concenso geral, o utilizador pagador, pelo que me apercebi, a opinião generalizada dos Acs, e que subsecrevo totalmente.
Assim sendo, denota-se a fértil imaginação de alguns companheiros, o que respeito, em levantar todo tipo de itens, questões e suposições infinitas, quando se aborda a utilização das respectivas AS.
Lá diz o ditado :Quando queremos que o diabo(impostos/boato) apareça, não tardará a aparecer...

De burocracia já o País está cheio. Se isto, de criar mais um imposto/vinheta ou o quer que seja.. é uma forma de combater o desemprego então apoiado, se é para alimentar mais a maq. do estado/ Municipios, como de costume, nunca se saberá qual foi a forma mais racional de sua aplicação e os seus resultados estatisticos.
Quando todos os Municipios de Portugal tiverem uma AS e respectivas infraestruturas de apoio ao Turismo, então na minha opinião, será um dado para se voltar a este assunto, sem qualquer ofensa para o debate de ideias neeste forum.
Saudações autocaravanistas!
Fernando Nunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Mensagempor ahlagos » sexta jan 14, 2011 12:16 am

Boa noite,
Um pequeno contributo para o Tópico:
A Portaria 1320/2008, de 17 de Novembro, define muito claramente para Portugal, o que são Áreas de Serviço, e que passo a transcrever:
Artigo 27.º
Estações de serviço
1 — Os parques que admitam caravanas e autocaravanas devem dispor de estações de serviço na proporção de uma para cada 30 unidades, localizadas em zona do parque de fácil acessibilidade.
2 — As estações de serviço devem estar revestidas com materiais impermeabilizados e dispor de equipamento
próprio para:
a) Escoamento de águas residuais;
b) Esvaziamento de WC químico/sistema de lavagem
e despejo de cassetes sanitárias;
c) Abastecimento de água potável;
d) Despejo de resíduos sólidos urbanos.

SUBSECÇÃO II
Espaços destinados exclusivamente a autocaravanas
Artigo 29.º
Áreas de serviço
1 — São áreas de serviço os espaços sinalizados que integrem uma ou mais estações de serviço, equipadas nos termos do artigo 27.º, destinados exclusivamente ao estacionamento e pernoita de autocaravanas por período não superior a setenta e duas horas.
2 — As áreas de serviço que não se encontrem integradas em parques de campismo e de caravanismo ficam obrigadas apenas ao cumprimento do disposto nos artigos 7.º, 8.º, 10.º, n.os 1, 2, 3 e 5, 12.º, 14.º, 20.º e 24.º a 26.º da presente portaria, com as necessárias adaptações. (obs, normas sobre acesso à via pública, delimitação, vias internas, recepção e ética de funcionamento)
3 — As áreas de serviço não integradas em parques de campismo e de caravanismo devem dispor de serviço de recepção presencial ou automático disponível vinte e quatro horas por dia.

Posto isto, esclarecida que está a diferença entre Estação de Serviço e Área de Serviço, (e também pelo que tenho lido em foruns franceses, sobre Areas de serviço na Europa) considero:
1. Algumas "Áreas de Serviço" não passam de estacionamentos com "Estações de Serviço";
2. As Áreas de Serviço podem ser públicas ou privadas. As Privadas estão sempre integradas em parques da Campismo, já que a sua exploração ou é deficitária ou por si só, não justifica o investimento, face ao valor facturado por noite (entre 2 a 6 €). Alguns parques permitem o acesso à Estação de Serviço, cobrando essa facilidade.
Quanto ás Públicas, municipais, normalmente só dispôem de Estação de Serviço e só cobram o fornecimento de água e de energia electrica (quando o permitem), sendo que este fornecimento é efectuado por equipamentos específicos que funcionam por moedas ou fichas (para evitar assaltos). Isto porque consideram que facilitar o despejo de águas residuais (ou de sabão) e de aguas negras (cassette) reduz o seu despejo na via pública, normalmente nos semidouros/grelhas destinados ás águas pluviais.
3. Não me parece, fazer qualquer sentido um pagamento de taxa adicional, generalisada, seja por vinheta ou qualquer outro processo. No fundo tratam-se de um "estacionamento qualificado", portanto de um equipamento que utiliza quem assim o entender.

O país real: Na Praia da Rocha, junto à Marina, existe um Parqueamento privado para autocaravanas, pago, que não dispõe de estação de serviço, não disponibilizando assim qualquer prestação de serviço. Normalmente estão entre 50 a 80 AC, pelo que é só facturar... Neste país, as leis valem o que valem ....
Espero ter contribuido para o tópico.
Cumprimentos
Os meus cumprimentos
ahlagos

Registado: sexta dez 03, 2010 9:26 pm

Portaria 1320/2008, de 17 de Novembro

Mensagempor josegon_calves » sexta jan 14, 2011 7:49 am

Bom dia Companheiros e Companheiras,
Bom dia Companheiro ahlagos,

Parabéns pelo excelente contributo.

Simples, conciso e preciso!

Vou, de facto, analisar com olhos de ver a dita Portaria e tentar perceber se a mesma se encontra devidamente Regulamentada ou não.

É que de facto, o que falta, no que à prática de Campismo na Via Pública diz respeito, é a consequente Regulamentação, com as consequentes coimas, que não estão tipificadas. Daí a não intervenção das respectivas Autoridades por falta de enquadramento!!!

Quanto a mais "impostos", seja qual for o seu destino, entendo não ser necessário.

Entendo também que deveriam ser pagos todos os Serviços fornecidos pelas Áreas de Serviço para Autocaravanas no conceito justo de utilizador/pagador.

Um abraço e até sempre,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado: