por alexandrechora » terça nov 09, 2010 9:51 pm
Companheiros
Continuação do meu anterior post...
3- A solução parcial - Inversor/paineis solares/baterias
Esta solução, volto a referir parcial, é a mais ecologica, a que dá mais conforto (sem barulho), mas também a mais dispendiosa...
Esta solução passa então pelo inversor DC para AC, que já falamos anteriormente pelo que nada de novo a acresentar. Agora surge a novidade, 4 baterias AGM de pelo menos de 100Ah cada totalizando 400Ah, e pelo menos 4 paineis solares de 85w cada totalizando 340w.
Com esta solução parcial, acredito que se utiliza-se o Ar condiconado entre as 10h e 16h, teria uma autonomia de funcionamento de cerca de 7 horas de funcionamento continuo partindo de dois pressupostos, o dia tem ser soalheiro e as baterias teriam de estar totalmente carregadas no momento do funcionamento do ar condicionado.
Se utilizar o ar condicionado após do por do sol, pode esperar apenas 4,5horas de funcionamento, mais uma vez, no inicio do funcionamento do ac as baterias deveriam estar totalmente carregadas.
Possiveis variantes que podem extender a duração de funcionamento:
1- O volume da célula da AC em metros cúbicos, mais volume mais horas de fucionamento do ac.
2- Os BTU`s de arrecimento do ac, capacidade de produzir frio.
3- Temperatura exterior, quanto mais calor, mais horas de funcionamento do ac.
4- Isolamento da AC, melhor isolamento, menos funcionamento do ac.
5- Vidros simples ou duplos, tempo de abertura e fecho de portas, outros factores menos representativos.
Agora partindo do principio que o ar condicionado está bem dimensionado em função das variaveis supra mencionadas, em que o ac liga e desliga automáticamente mantendo no interior da célula uma temperatura média de 25graus e com uma temperatura exterior de 35graus. Nestas condições acredito vivamente que durante a noite conseguiria dormir sem calor excessivo, ou seja poderia esperar 8 a 9horas de temperatura amena dentro da sua AC. Agora não espere fazer este ciclo mais que dois dias consecutivos, porque com apenas 4 paineis solares monocristalinos sendo eles os mais eficientes do mercado especialmente de Verão como já referi em outro post, não seriam capazes de repor totalmente a carga completa das baterias, a não ser que ajudasse com o motor da AC em viagem pelo menos 3horas de viagem. Para instalar mais que 4 paineis solares numa AC, é complicado especialmente se tiver barras de tejadilho e transportar bagagem.
Equacionei ajudar no processo com um aerogerador mas sinceramente tenho muitas dúvidas na sua utilização, em primeiro lugar porque um aerogerador deveria ter no minimo de potencia nominal a 25Km/h de vento cerca de 300w, e nestas condições estariamos a falar de um aerogerador com um peso nunca inferior a 10kg, a vibração resultante e o potencial barulho de funcionamento também não favorecia a sua relação com os seus vizinhos. Por outro lado, quando está calor efectivo que justifique o ar condicionado, raramente existe vento.
Proximo post, postarei as minhas conclusões finais.
Carissimos aguardo dúvidas, interpolações e alternativas, também quero aprender com vocês companheiros. Sei que existem outros experts ou pelo menos curiosos como é o meu caso.
Cumps
Alexandre
Editado pela última vez por
alexandrechora em segunda nov 29, 2010 12:42 am, num total de 1 vez.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...