Fontes de energia para ar condicionado de célula

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Fontes de energia para ar condicionado de célula

Mensagempor joaof » domingo nov 07, 2010 11:03 pm

Caros companheiros,

Na sequência do tópico sobre baterias AGM agradeço a v/ opinião sobre fontes de energia possíveis para funcionamento dum ar condicionado de célula numa AC.

No meu caso concreto, como não sou adepto de parques de campismo, que opções tenho para utilizar este equipamento sem ser ligado a 220 V?

Neste caso, os geradores são ou não uma boa alternativa?

Características do ar condicionado:
- Marca – Dometic B1901
- Rendimento frigorifico – 1.900 W
- Consumo (arrefecimento) – 915 W
- Potência (aquecimento) – 1.200 W
- Alimentação de energia eléctrica – 230-50 V-Hz

Notas:
- Utilização do ar condicionado exclusivamente para arrefecimento
- Bateria de célula – 75 ha
- Inversor – 1.000 W
- AC sem painel solar (ainda)

Obrigado a todos,

João Farrim
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor danibeja » domingo nov 07, 2010 11:46 pm

Boa noite,

Entendo a pergunta como o expressar da nossa opinião, pois para cada AC e a sua utilização, uma forma diferente de se verem os problemas..., pois na minha opinião (julgo que a sua AC já trás aquecimento a gás truma, como a maioria das ACs) um Ar condicionado que só faça frio a 12v é a melhor opção, mas sem um bom painel solar não consigo encontrar uma boa solução, pois os seus recursos energéticos são extremamente limitados (ou gerador, ou motor da AC) quando parado.

Mais informo, que ando a equacionar comprar um aparelho de frio 12V , semelhante aos das câmaras frigoríficas dos pequenos furgões, para ligar e refrescar quando eu estiver dentro da AC (ou através de um temporizador), mas ainda é muito cedo para avançar com pormenores...

Também vou ficar atento às opiniões dos nossos companheiros...

Grande abraço,

Danibeja
danibeja

Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Fontes de energia para ar condicionado de célula

Mensagempor time_out » segunda nov 08, 2010 8:46 am

joaof Escreveu:Caros companheiros,

Na sequência do tópico sobre baterias AGM agradeço a v/ opinião sobre fontes de energia possíveis para funcionamento dum ar condicionado de célula numa AC.....

João Farrim

Bom dia

A energia dosponivel numa autocaravana tem unicamente como fonte a que for acumulada em baterias, assim e para manter um arcondicionado como o que menciona a funcionar irá necessitar de uma substancial reserva de energia nas baterias e para alem disso uma forma expedita de as carregar (painel solar, aeolica, etc)

Menciona o recurso a um gerador para produção 220/230 v. Já tive instalado numa autocaravana um gerador semelhante ao que apresenta e para alêm do problema de peso e roubo de espaço util para armazenagem descobri também que apesar de silencioso quando em marcha rápidamente se transforma num pesadelo quando o ar condicionado é colocado em marcha (com o aumento da produção de energia necessária aumenta a rotação e consecutivamente o nivel de ruido ao qual se vem somar uma vibração que, apesar de diminuta, é pouco agradável.
Assim a utilização do gerador passa a ser uma fonte de preocupação pois há que se isolar para não incomodar possiveis vizinhos.

Há sempre a hipotese de recorrer a um inversor para a obtenção dos 220/230V só que terá de ser um com capacidade suficiente para o arranque do ar condicionado (normalmente 1.500W) e manter um "stock" adequado de energia 12V para assegurar o funcionamento durante algum tempo (já existem conjuntos ar condicionado / inversor para montagem nas autocaravanas).

Outra solução, menos eficaz, é o recurso a arrefecedores que funcionam a 12V e que utilizam água para arrefecer o ar e por conseguinte baixarem um pouco a temperatura no interior da celula.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor alexandrechora » segunda nov 08, 2010 10:45 am

Boas a todos. Companheiro JoãoF,

A abordagem para conseguir uma solução completa para o seu ar condicionado, é extremamente complexa, e inviável do ponto de vista economico, lamento mas é verdade, provavelmente daqui a 10 anos através das células de combustives (hidrogénio), se os lobbies das gasolineiras estiverem distraidos, então todos teremos até em nossa casa este sistema de energia autonomo e ecologico combinado com os paineis solares.

Agora com os pés bem assentes na terra, existem algumas soluções parciais, para o funcionamento do seu ar condicionado fora dos campings, atenção que digo soluções parciais. Que vão desde a mais economica, mas também, mais barulhenta e menos ecologica até á mais ecologica, mas também mais dispendiosa.

1- Solução parcial - o Gerador, é uma das soluções mais economicas, barulhento e pouco ecologico. se o companheiro antes não se fartar do barulho e preferir o calor, todos os seus vizinhos o farão por si, e por vezes da pior maneira.
Mas ainda assim, se optar pelo gerador, deve ter em consideração o seguinte, não compre com menos de 1500w, e porque é para funcionar com um ar condicionado, atenção á unidade de modulação de corrente do gerador, ou seja, para acender lampadas de filamento todos os geradores servem, do mais barato ao mais caro, mas para fazer funcionar um ar condicionado, é bem diferente, em regra geral os ar cond. querem um modulador de onda pura de saida do gerador. Porque se for de onda sinusoidal modificada, muito provavelmente o seu ar condicionado não funciona, ou funciona mal. Por vezes é preferivel não funcionar porque assim não existem danos colaterais silenciosos no ac.

Deve ponderar bem quantas vezes vai utilizar o seu ac, ao ponto de o ter mesmo de ligar, será que uma cervejinha fresca e uma toalha molhada enrolada nas pernas não o ajudam a resolver o assunto...

A solução parcial - Inversor/Alternador/bateria.... vou posta-la brevemente...

Cumps Alexandre
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor alexandrechora » segunda nov 08, 2010 11:41 am

Boas a todos,

Continuação do meu post anterior.

2- A solução parcial - Inversor/Alternador/bateria
Neste caso a solução passa por, um inversor 12v DC para 220v AC de 1500w, que deve ser de onda pura pela mesma razão da explicação do modulador do gerador, se comprar um de onda modificada que funcione bem o ar condicionado, está a poupar mais de metade dos euros, ou seja, cerca de 180eur para um bom inversor de onda modificada e cerca de 400eur para um inversor de onda pura.
Esta solução passa ainda, pelo alternador do motor da sua ac e da espessura do cabo que alimenta as baterias e que vem directamente do alternador, ou seja, necessita que o seu alternador do motor da AC, tenha a capacidade de fazer 90ah com o motor a trabalhar ao relanti, o que quer dizer que o alternador deverá ser de pelo menos 140ah, isto para que o motor da sua AC ao trabalhar ao relanti, tenha a capacidade de fornecer 83Ah (equivalente aos 1000w do ac) para o funcionamento do ar condicionado e pelo menos mais 7Ah para carregar as baterias da célula. Ainda deverá ter pelo menos duas baterias de 100Ah cada uma, na célula, para estabilizar a corrente e ter energia para todas as outras aplicações da célula, não muitas carissimo....
As baterias devem ser AGM ou de Gel, e devem ter cerca de 50Ah de potencial de carga individual, por uma questão de segurança e durabilidade, se as baterias forem de acido, quer sejam normais ou de deep cycle, devido á grande entrada e saida de amperes, vão secar depressa, porque o electrolito entra rapidamente em ebulição, são demasiados amperes a circular.

Assim para utilizar este sistema, deverá ter as baterias practicamente carregadas (1 painel solar mono ajudava), isto para quando desligar o ac ter energia para o funcionamento da célula.
Só liga o ar condicionado e o inversor quando tiver o motor da sua AC a funcionar, devido ao pico de arranque e os primeiros minutos de funcionamento. Quando se fartar do barulho e pensar na cervejinha e na toalha molhada, desliga o ac e só depois o motor da autocaravana.
Atenção que estou a simplificar, porque a montagem do inversor para esta voltagem deve-se ter bons conhecimentos de electricidade.

Este sistema será mais tolerado em termos de barulho pelo menos pelos seus vizinhos, terá menor consumo de energia fossil, e não tem de carregar com o gerador. Talvez seja a melhor solução parcial.

3- A solução parcial - Inversor/paineis solares/baterias.... proximo post

Cumps Alexandre
alexandrechora

Mensagempor alexandrechora » terça nov 09, 2010 9:51 pm

Companheiros

Continuação do meu anterior post...

3- A solução parcial - Inversor/paineis solares/baterias

Esta solução, volto a referir parcial, é a mais ecologica, a que dá mais conforto (sem barulho), mas também a mais dispendiosa...

Esta solução passa então pelo inversor DC para AC, que já falamos anteriormente pelo que nada de novo a acresentar. Agora surge a novidade, 4 baterias AGM de pelo menos de 100Ah cada totalizando 400Ah, e pelo menos 4 paineis solares de 85w cada totalizando 340w.
Com esta solução parcial, acredito que se utiliza-se o Ar condiconado entre as 10h e 16h, teria uma autonomia de funcionamento de cerca de 7 horas de funcionamento continuo partindo de dois pressupostos, o dia tem ser soalheiro e as baterias teriam de estar totalmente carregadas no momento do funcionamento do ar condicionado.

Se utilizar o ar condicionado após do por do sol, pode esperar apenas 4,5horas de funcionamento, mais uma vez, no inicio do funcionamento do ac as baterias deveriam estar totalmente carregadas.

Possiveis variantes que podem extender a duração de funcionamento:
1- O volume da célula da AC em metros cúbicos, mais volume mais horas de fucionamento do ac.
2- Os BTU`s de arrecimento do ac, capacidade de produzir frio.
3- Temperatura exterior, quanto mais calor, mais horas de funcionamento do ac.
4- Isolamento da AC, melhor isolamento, menos funcionamento do ac.
5- Vidros simples ou duplos, tempo de abertura e fecho de portas, outros factores menos representativos.

Agora partindo do principio que o ar condicionado está bem dimensionado em função das variaveis supra mencionadas, em que o ac liga e desliga automáticamente mantendo no interior da célula uma temperatura média de 25graus e com uma temperatura exterior de 35graus. Nestas condições acredito vivamente que durante a noite conseguiria dormir sem calor excessivo, ou seja poderia esperar 8 a 9horas de temperatura amena dentro da sua AC. Agora não espere fazer este ciclo mais que dois dias consecutivos, porque com apenas 4 paineis solares monocristalinos sendo eles os mais eficientes do mercado especialmente de Verão como já referi em outro post, não seriam capazes de repor totalmente a carga completa das baterias, a não ser que ajudasse com o motor da AC em viagem pelo menos 3horas de viagem. Para instalar mais que 4 paineis solares numa AC, é complicado especialmente se tiver barras de tejadilho e transportar bagagem.

Equacionei ajudar no processo com um aerogerador mas sinceramente tenho muitas dúvidas na sua utilização, em primeiro lugar porque um aerogerador deveria ter no minimo de potencia nominal a 25Km/h de vento cerca de 300w, e nestas condições estariamos a falar de um aerogerador com um peso nunca inferior a 10kg, a vibração resultante e o potencial barulho de funcionamento também não favorecia a sua relação com os seus vizinhos. Por outro lado, quando está calor efectivo que justifique o ar condicionado, raramente existe vento.

Proximo post, postarei as minhas conclusões finais.

Carissimos aguardo dúvidas, interpolações e alternativas, também quero aprender com vocês companheiros. Sei que existem outros experts ou pelo menos curiosos como é o meu caso.

Cumps
Alexandre
Editado pela última vez por alexandrechora em segunda nov 29, 2010 12:42 am, num total de 1 vez.
alexandrechora

Mensagempor joaof » terça nov 09, 2010 11:26 pm

Companheiro Alexandre,

O meu muito obrigado pelos seus esclarecimentos e tempo dispendido com este assunto.

Como sou autocaravanista recente, e ainda não passei nenhum Verão dentro da AC, não sei dizer se uma cerveja fresquinha será suficiente (provavelmente terá de ser mais que uma…). :D

Neste momento ainda estou em fase de aprendizagem dos assuntos mais básicos, e por isso coloquei esta questão para futura avaliação e decisão. Até porque a AC (que adquiri no passado fim-de-semana) já trazia o ar condicionado de célula (para além do que tem na cabine).

Contudo, penso utilizar futuramente o ar condicionado apenas por breves momentos, de modo a refrescar rapidamente o interior da AC naqueles dias de calor mais intenso.

Mas não sei sinceramente avaliar se o ar condicionado é ou não imprescindível durante o Verão, e se o calor dentro da AC é ou não suportável.

Que me dissem os companheiros da vossa experiência?

Mais uma vez, muito obrigado a todos.

Bem hajam,

João Farrim
joaof

Registado: quarta Oct 27, 2010 11:09 pm

Mensagempor RMartins » quarta nov 10, 2010 12:09 am

joaof Escreveu:.. e ainda não passei nenhum Verão dentro da AC, não sei dizer se uma cerveja fresquinha será suficiente (provavelmente terá de ser mais que uma…). :D

Não querendo cair em offtopic, posso-lhe dizer que este passado Agosto passei 2 semanas no sul de Espanha (Marbella) e também tive esse receio antes de partir. A minha "velhinha" não tem Ac nem em cabine nem na célula e sinceramente não me fez grande falta. Também porque o dia passávamos-o quase todo fora (praia,passear,praia,praia ou então na praia).
As poucas horas de calor que passamos na Ac a bela da cervejola ajuda e bastante e estacionar á sombra faz toda a diferença!!
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor cookie » quarta nov 10, 2010 11:31 am

joaof Escreveu:
Que me dissem os companheiros da vossa experiência?

este foi o nosso primeiro verão com a nossa AC e tb não temos ar condicionado na AC propriamente dita.
passamos mal com o calor? sim, passamos na zona de Els Muntels (3 noites, 1 em área de serviço e 2 em parque de campismo). Não havia sombras e estava muuuitooo calor.

solução? dormir com as janelas e clarabóias abertas, mosquiteiras para baixo e as nossas guardiãs a postos para qualquer ruído estranho ser seguido de umas valentes rosnadelas :lol: a verdade é que desencorajam qualquer um.

arriscámos mas correu tudo bem. se voltava a fazer a peripécia na área de serviço? talvez não... :oops:
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor RMartins » quinta nov 11, 2010 1:12 am

cookie Escreveu:..se voltava a fazer a peripécia na área de serviço? talvez não... :oops:

eh eh eh eh
Nada encorajador!!! :)
RMartins

Mensagempor cookie » quinta nov 11, 2010 7:58 am

RMartins Escreveu:
cookie Escreveu:..se voltava a fazer a peripécia na área de serviço? talvez não... :oops:

eh eh eh eh
Nada encorajador!!! :)

não aconteceu absolutamente nada. a noite foi calma e tudo correu bem mas a verdade é que é arriscado fazer isso. mesmo com os dois "alarmes" dentro da AC.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor RMartins » sexta nov 12, 2010 11:37 am

Apesar de me cativar o poder parar onde quer que seja e onde me apeteça acabo sempre por recorrer aos parques campismo.
Se calhar mais por causa da minha filhota.
RMartins

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes