Motor Fiat Ducato 2.500 1990 com ou sem turbo

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor hshcv » quarta set 01, 2010 1:14 pm

RicSimoes,

concordo plenamente com o que disse. Para andar de AC é preciso gostar muito de conduzir e, sobretudo, de passear. Impossivel andar a fazer contra-relógios :D
Mas com a informação que forneci espero ter ajudado o Nuno Lacerda a fazer a sua opção.

Bons passeios.

Hugo Sousa
hshcv

Registado: quarta abr 07, 2010 2:19 pm

Mensagempor RMartins » quarta set 01, 2010 6:00 pm

RicSimoes Escreveu:Boas Companheiro Hshcv,

O minha "bichinha tem já 150.000km e como já referi os consumos andam sempre nos 11/12L, não sei como conseguem com motores 1.9 fazer médias de 7/8L nem na minha Pic-Up que tem 2500 cc e 190 cavalos a andar a morrer consigo fazer essas médias mas...

Companheiro RicSimoes,
As medias que pus para comparaçao sao veridicas!
Concerteza como quase todos nos, apontamos todas as despesas das viagens que fazemos :)
Nos dois abastecimentos que fiz pus cerca de 64Lt e andei 711kms com o primeiro e 658kms com o segundo. Das médias que falei anteriormente, nao tenho qualquer razao para querer induzir em erro.
..e as medias aproximam-se bem mais de 9lt/10lt do que dos 7/8lt que fala.

Um abraço,
Rui Martins
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor Nuno Lacerda » quarta set 01, 2010 8:39 pm

Obrigado a todos pela ajuda =)

O que acabei por fazer, foi para já, não escolher nem uma nem outra... Vou esperar então pela "perfeita", pode ser que agora depois das férias alguém se tenha fartado da sua AC e eis que sobra para mim.

Velocidades não é mesmo nada comigo, agora se o facto de haver ou não turbo vai implicar menos esforço do motor (melhorando o tempo de vida do mesmo) e menos consumo, é uma variavel a ter em conta.

Já consegui perceber que as AC's de 90's que predominam são as de 5,80m ou 5,70. Há razão para isto, ou seja, são mais equilibradas? Os interiores das 6,20 ou 6,30 são bem agradaveis, pergunto-me no entanto se este meio metro a mais já vai fazer muita diferença.

Já estou bem off-topic, se calhar abro um novo tema =)

Abraços
Nuno Lacerda

Registado: quarta ago 18, 2010 1:01 am

Mensagempor lino » quarta set 01, 2010 10:12 pm

Na minha modesta opinião eu acho que por termos uma AC que consiga chegar a uma velocidade elevada não quer dizer que andemos com a mesma a essa velocidade,mas que não é nada agradável numa subida ou mesmo numa ultrapassagem sentir falta de potência disso não tenho duvida!
Potência é sempre bem vinda seja em que tipo de veiculo for!
Agora a forma como é usada ai já é outra questão!
lino

Registado: quinta jun 25, 2009 8:25 pm

Mensagempor RicSimoes » quinta set 02, 2010 7:38 am

Bom dia Companheiro RMartins

não estou nem quero duvidar da sua palavra e tenho a certeza que não escreveu a sua média para induzir alguém em erro mas já em tópicos anteriores houve companheiros que tb dizem que fazem médias dessas de 8,9 ou 10L aos 100km... eu não consigo baixar dos 11L/100km mesmo em viagens com percursos com poucas inclinações e sem ultrapassar os 80km/h. Sempre tive carros com motores Diesel 1.9 ou 2.5 Toyota Yiace,Iveco Dayli, Ford Transit, renault Kangoo e Ford transit Connect e agora por ultimo Isuzu DMax 190cv e só com a Kangoo consegui fazer médias inferiores aos 7L (+/- 6L/100), de resto foi sempre acima dos 8L e é preciso ter em conta que são veiculos que a carga constante é bem menor que um AC.
A mim só me compete acreditar no que os companheiros dizem, mas a minha experiencia não coincide é só isso.

um forte abraço
RicSimoes
RicSimoes

Registado: sexta set 18, 2009 11:34 pm

Mensagempor hshcv » quinta set 02, 2010 8:54 am

Nuno Lacerda Escreveu:
Já consegui perceber que as AC's de 90's que predominam são as de 5,80m ou 5,70. Há razão para isto, ou seja, são mais equilibradas? Os interiores das 6,20 ou 6,30 são bem agradaveis, pergunto-me no entanto se este meio metro a mais já vai fazer muita diferença.

Abraços

Caro Nuno,

quanto ao espaço interior não lhe sei dizer, mas certamente dependerá do número de pessoas que irão 'circular' no seu interior. Apesar disso há ACs que têm o seu espaço bem mais optimizado do que outras.
O que tenho reparado é que muitos campings possuem tarifas diferentes consoante os veiculos tenham mais ou menos do que 6 mts. Basta consultar o site de alguns deles para concluir que, em época alta e numa estadia de uma semana, a diferença ainda é alguma.
É claro que se não tiver a intenção de pernoitar em parques esta questão não se põe.

Abraços

Hugo Sousa
hshcv

Registado: quarta abr 07, 2010 2:19 pm

Mensagempor RuckFules » segunda set 13, 2010 12:14 am

Apesar de tardia a minha resposta, agora também posso deixar o meu parecer sobre o motor 2.5TD da Fiat Ducato.

Não tive oportunidade de experimentar nenhuma com motor 2.5D, mas a que comprei e trouxe da Alemanha, tem motor 2.5TD, e apesar dos seus 7 metros e quase 3 toneladas, só a atravessar os Pirinéus, numa daquelas subidas que até cansa só de olhar para ela, é que tive que recorrer a uma 3ª, e mesmo assim vinha a 50km/h (e desenvolvia bem , mas depois a 4ª não tinha força para manter velocidade). De resto, só em subidas mais acentuadas (sem ser em montanhas claro) é que necessita recorrer a uma 4ª. Ainda assim (em 4ª), facilmente mantém a velocidade de 70km/h sem se ouvir o motor a "gritar".

De resto, é mais que suficiente para manter uma velocidade de cruzeiro de 80-90km/h.
Quanto à 2.5D não posso pronunciar-me.
(E quanto a consumos, nos 2400km que fiz de regresso a casa ficou pelos 10L/100)
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor RuckFules » segunda set 13, 2010 12:38 am

Nuno Lacerda Escreveu:Obrigado a todos pela ajuda =)
[...]

Já estou bem off-topic, se calhar abro um novo tema =)

Abraços

Apesar do off-topic, ainda se prende com a escolha da sua auto-caravana.
Quanto aos tamanhos, dentro dos modelos de 90's existem outros para além dos 5,70 e 5,80 embora de facto estes predominem.

Baseado na minha longa pesquisa sobre os mais diversos modelos, constatei que de marca para marca (da célula, não do chassis) existem espaços bem mais aproveitados que outros.
Depois existem diversas configurações (camas de casal ao comprido ou atravessadas, de solteiro ou beliches, WC com ou sem duche separado, bancadas de cozinha maiores ou menores, etc etc).
Acima de tudo, deve estabelecer o que é prioritário para si e para as suas necessidades.
No meu caso, interessava-me uma AC que desse para dormirem até 4 pessoas, sem ter que andar a desmontar camas para fazer mesas e vice-versa. Dispenso chuveiros separados, mas pretendo uma cama sempre feita e de dimensões suficientes para não arranhar as paredes com as unhas dos pés (tenho 1,86m) :lol: nem sentir falta de espaço com duas pessoas deitadas. Logo optei por uma 6700 (que tem quase 7 metros) com capuchinho e a cama na retaguarda (que também pode fazer de sala) tem 2 metros e qq coisa de comprimentos e mais de 1.50 de largura. Como a ideia é passear e não passar horas agarrados a tachos e panelas, a bancada da cozinha tem o essencial. Fogão de 3 bicos, um lava-loiça com escorredor, e a "bancada de apoio" é recolhível.
Claro que as dimensões, logo peso, vão influenciar em consumos, prestações e manobrabilidade. Mas tudo tem um preço, e o espaço/conforto interior não foge à regra.

Cumprimentos
Carlos
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor Nuno Lacerda » segunda set 13, 2010 4:38 pm

Boas,

No meio de tanta indecisão entre as ducatos, acabei por fazer um enorme jogo de cintura e optei por uma Mercedes MB100 com uma célula da Eura Mobil em cima com 5,20m. =)

Vou levantá-la no final deste mês e se tudo correr, logo farei a correcta apresentação da tartaruga.

Abc,
nuno
Nuno Lacerda

Registado: quarta ago 18, 2010 1:01 am

Mensagempor RuckFules » segunda set 13, 2010 10:36 pm

Boa sorte com a aquisição :wink:

Carlos
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules