ANTENA PARABÓLICA MANUAL!!!

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Antenas parabolicas

Mensagempor NMartins » sábado jun 26, 2010 4:47 pm

Caros Companheiros

Neste aspecto julgo poder dar-vos uma boa ajuda com este meu contributo, e os desaires passados com este tipo de antenas. Esta é a minha opinião sincera e aceito o contraditório de todos os outros companheiros.
Quanto às antenas de prato com 36 cm, utilizadas em estojo de campismo, são baratas, mas um autêntico problema para a captação do sinal de satélite, mesmo do Hispasat em Portugal. Comprei uma, comprei a bússola, comprei um detector acustico de sinal de satélite (o célebre satfinder), mas só uma única vez consegui captação no Algarve. Julgo que não é só uma questão de paciência, é tambem sorte, muita sorte, e possivelmente o local em que nos encontramos. O prato tem de ter um ângulo de inclinação em relação ao plano horizontal que tem de ser muito preciso, e mesmo depois disso, rodar o prato horizontalmente, até conseguir ouvir um sinal acustico forte através do satfinder, o que nem sempre é fácil. E quando se consegue, muitas vezes não corresponde ao satélite que nos interessa, habitalmente o Hispasat, já que muitos outros gravitam em várias orbitas terrestres. Conclusão: tenho uma destas antenas arrumada há bastante tempo na garagem da AC.
Mandei instalar uma parabolica de prato maior na própria AC, de tipo manual, já que sempre considerei as automáticas demasiado caras. A captação do sinal de satélite era feita de igual modo que nestas mais pequenas em estojo de campismo, mas o resultado foi o mesmo, e, depois de muitas tentativas falhadas, e por insistência compreensível de minha mulher, mandei desinstalá-la e colocar uma vulgar antena de captação normal.
E agora chegamos ao ponto que interessa: é que descobri, em determinada casa de reparação de AC´s e respectivo material ,cujo nome, por razões obvias de não publicidade aqui não refiro, mas que posso dizer que fica na zona de Fernão Ferro, uma outra possibilidade. Foi-me instalada de novo um parabolica com prato que julgo de 85 cm, mas com a grande vantagem que é a seguinte: no mastro da antena que está localizado no interior do guarda roupa, existe um detector electronico de sinal, semelhante ao que um companheiro aqui apresenta numa fotografia, funcionando do seguinte modo - liga-se um pequeno interruptor, selecciona-se o satélite que se pretende captar com o led respectivo, abre-se o prato da parabolica até ao ângulo necessário dependente da localização em que nos encontramos (há programas na Internet que nos dão este valor preciso tipo dishpoint) havendo no próprio mastro uma escala de abertura, cujo valor tambem nos é dado no display luminoso deste detector. Depois roda-se manualmente o mastro em sentido horizontal para um e outro lado até surgir o sinal sonoro ao mesmo tempo que uma pequena escala luminosa nos dá o valor de amplitude máxima do sinal, fixando-se a cintilação no ponto luminoso que nos indica estarmos com o satélite captado. Depois é só fixar a posição da antena, desligar o interruptor do dispositivo e sentarmo-nos comodamente à frente do LCD.
A grande vantagem deste sistema é sermos muito precisos na abertura do prato (Já verifiquei que uma pequena diferença de 2 ou 3º é o suficiente para se perder o sinal,) e escolhermos o satélite que nos interessa, só diaparando o sinal luminoso e sonoro de captação do sinal para esse mesmo satélite.
Custou-me este sistema que tenho já há cerca de um ano, salvo erro, 700 ou 800€, e já o experimentei em Portugal e em Espanha e Andorra sem qualquer problema.

Espero ter ajudado, quando é para isso que aqui estamos e o possamos fazer de forma positiva.
Abraços
NMartins
NMartins

Registado: terça mai 29, 2007 9:57 pm

Antena parabolica manual

Mensagempor NMartins » sábado jun 26, 2010 5:03 pm

Caros Companheiros

Boa tarde.
Rectifico o programa da Internet relacionado com as coordenadas para captação do satélite.
É o "Dishpointer" e não Dishpoint como referi.
Nos vossos computadores entrem na Internet e através de qualquer pesquisador ( eu utilizo o Google) digitem para pesquisa Dishpointer. Entrarão no site certo e depois é só questão de atenção e paciência.
Boa sorte
NMartins
NMartins

Registado: terça mai 29, 2007 9:57 pm

Mensagempor paulobraz » sábado jun 26, 2010 10:53 pm

Sinceramente para essas mordomias todas fico em casa.
Tenho uma TV LCD pequena de 12" na Autocaravana e chega, férias e descansar é mesmo isso, descansar de tudo. É tão bom estar sentado ao pôr do sol a lêr qualquer coisa ou a brincar com as minhas filhotas.
É só a minha opinião.
Por aí e sem destino...................
paulobraz

Registado: sexta mar 13, 2009 9:56 pm

Mensagempor spinto » domingo jun 27, 2010 12:21 am

paulobraz Escreveu:Sinceramente para essas mordomias todas fico em casa.
Tenho uma TV LCD pequena de 12" na Autocaravana e chega, férias e descansar é mesmo isso, descansar de tudo. É tão bom estar sentado ao pôr do sol a lêr qualquer coisa ou a brincar com as minhas filhotas.
É só a minha opinião.

a autocaravana náo é só para ferias, interessa-me este sistema é mais para os fins-de-semana e quando até há futebol.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor Fernando Dias Silva » domingo jun 27, 2010 11:48 pm

Boas

Então eu devo ser um afurtunado ou estou a acertar sempre no satélite Hispasat. O que é certo é que demoro cerca de alguns segundos a captar o sinal. Como faço? Simples.
Primeiro há que ter a noção do espaço onde nos encontramos e saber para onde é o Sul. Depois sabe-se que o Hispasat dista do polo Sul 30º em direcção a Sudoeste. Isto ainda sem os movimentos precisos de orientação, mas para termos a noção que é mais ou menos para aquele lado que nos vamos orientar. Devo dizer que ajuda muito se por acaso avistár-mos uma parabólica fixa em qualquer casa ou prédio.
Então para levantar a antena tenho uma marca no mastro da parte de dentro na AC que me vai indicar onde normalmente é a altura certa. Ligo a TV e o receptor em que no Menu (o meu tem) um gráfico de intensidade de busca de sinal. Rodando a antena para a posição hipotética e lentamente procuro a busca de sinal e a sua maior potência e é terminada com a afinação em altura, claro para a maior percentagem possível (no meu caso de 96%).
Mas há factores determinantes para uma boa recepção:
- o tipo de antena - a minha é de alto ganho e oval;
- o tamanho da antena - a minha de altura tem 64 cms
- pré regulação do LNB - como devem saber o satélite Hispasat é de órbita inclinada, que quer dizer que não roda em órbita em posição vertical (90º) em relação ao horizonte mas sim ligeiramente inclinado para a direita quando nos situamos a olhar para o satélite por trás da antena.
Ora para regulação e afinação da antena parabólica, esta tem de estar colocada num mastro (não na AC, mas sim por exemplo numa parede em campo livre para o satélite e sem obstruções) perfeitamente vertical e a prumo. E depois com a TV e o receptor, buscar o sinal e aumentá-lo ao máximo ao rodar o LNB muito lentamente, e aproximá-lo ou afastá-lo da antena. Quando a afinação estiver perfeita, apertar definitivamente o LNB e colocar então a antena no mastro da AC.

É preciso um pouco de paciência, mas depois desta afinação é muito mais fácil a procura do sinal em qualquer lado, desde que não hajam obstáculos a impedir a recepção.
Por curiosidade, já me aconteceu de estar rodeado por montanhas e no sítio onde estava estacionado não conseguir obter sinal. Foi a procura do sinal a andar com a AC cerca de 2 metros para a frente (devagarinho), mas resolveu, só que era estranho que estava completamente desalinhado em relação aos outros veículos estacionados. Mas não havia qualquer problema onde era.

Espero ter ajudado

Cumprimentos
Fernando Dias Silva
Ovar - Portugal
Pão de Ló de Ovar......único no mundo.
Imagem
Imagem
Fernando Dias Silva

Registado: quinta mar 06, 2008 8:25 pm

imagem

Mensagempor NOGUEIRA » quarta set 29, 2010 1:13 pm

boas tardes...companheiros.
tenho ficado em alguns locais que não consigo apanhar os canais normais.
estava a pensar colocar uma antena parabolica.
a minha duvida é a seguinte...tenho dois filhotes irrequietos e a AC esta sempre a mexer, nestes casos como é? a imagem está sempre a fujir? ou voçes conseguem ter sempre a imagem sem interrupçoes?
não quero estar a gastar dinheiro num sistema se depois só consigo ver quando está tudo quietinho.

cumprimentos
NOGUEIRA

Registado: quarta ago 25, 2010 2:24 pm

Mensagempor joaquim » quarta set 29, 2010 8:53 pm

Amigo Nogueira, mete os "macacos" que a Ac já não abana...
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Mensagempor caraujo » quarta Oct 27, 2010 8:07 pm

Boas noites camaradas,

Esta pergunta é para o alexandrechora que num outro post sobre baterias diz que:

alexandrechora Escreveu:Companheiro Joaquim

... Por vezes coloco o painel no porta bicicletas, porque tenho a parabolica do Meo, montada a trás da AC e para apanhar o satelite tenho de ter a traseira da AC virada a sul...

Diga-me uma coisa a sua box da MEO é de 220, ou seja, a que usa em casa, ou encontrou alguma que seja a 12V.

Obrigado
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor alexandrechora » quarta Oct 27, 2010 10:23 pm

Boas companheiros,

Uma vez que foi solicitado o meu contributo pelo companheiro Caraujo, então aqui vai. A box Meo que utilizo na minha AC é 220volts que coloco em funcionamento através de um inversor DC-AC de 1000w. No entanto, já abri a box claro, ´conhecendo-me bem isto seria inevitavel. A utilidade desta incursão na box foi: entra na box 220v ac, que passa através de um pequeno transformador (dentro da box) e sai para o circuito interno da box 12,9 volts DC, medidos no voltimetro, ou seja em termos práticos, pode-se, atenção que ainda não fiz, mas pode-se alimentar directamente a box com 12v da bateria da célula, para isso basta soldar o positivo e o negativo na saída do transformador, deixando uma ficha de ligação rápida que suporte e basta 5ah fora da box para ligar aos 12v da bateria quando a box está na AC, a ficha de 220v pode ficar, mas como na minha box dá para retirar, é preferivel que seja retirada. Como medida suplementar de segurança devem ser soldados 2 diodos de 5ah entre o novo cabo de 12v e a saida do transformador no positivo e no negativo, assim evitamos que a corrente volte para trás quando a box está ligada a 22ov. Isto é apenas uma medida de segurança e claro que que o novo cabo que vem da bateria deve estar protegido por fusivel de 5ah (logo á saída da bateria).

Desvantagens da transformação perde-se a garantia da box, bom mas a minha é alugada....

Vantagens: Aumenta-se a eficiência da energia limitando as perdas de funcionamento do inversor quando alimentamos a box a 220v, por acaso já medi e perco 1,2 ah comparativamente se tivesse a box ligada directamente a 12volts. Não é significativo mas pode ser melhorado o sistema, como podem constatar. Provavelmente em outros inversores mais fracos a ventoinha de arrefecimento trabalha e para além de gastar mais energia que os 1,2ah, fará mais barulho, atenção que esta é só uma pequena dedução sem base factual...

Mas muito poderia ser dito sobre o sistema simples e economico que utilizo na busca de do Hispasat 30 graus oeste. Nesta fase apenas vou dizer que não preciso de satfinder, de box de 700eur e diabo a quatro...

Apenas ligo a box do Meo, ligo a televisão, aparece na imagem sem sinal coloco no canal 71 porque é um canal de sinal forte e depois entre o sul e cerca de 30graus antes de chegar a oeste, a ver a televisão enquanto movo lentamente a antena parabolica, derepente a imagem da tv onde diz sem sinal desaparece, paro o movimento muito lento seguro firme e 1 segundo de pois aparece a imagem do canal 71. Fixo a antena nesta posição, mas sempre a olhar para a tv para não fugir o sinal. Seguidamente troco de canal na box para o canal 1 de sinal mais fraco, e acontece duas situações sem sinal ou aparece a imagem do primeiro canal, aparecer a imagem do primeiro canal, quer dizer que tenho todos os outros canais e está feita a sintonia. Senão tiver a imagem, volto À antena e ao olhar para a tv desloco 1 ou 2 graus na vertical e a imagem do primeiro canal aparece. confirmo se ainda tenho o canal 71 e está feita a sintonia.

O processo parece complicado mas é simples basta ter alguma prática.
Muito raramente levo mais de 5minutos a realizar a sintonia e atenção que a minha antena é oval descentrada de 35cm.

Nada tem a haver com sorte, já fiz o procedimento dezenas de vezes, já ensinei a alguns companheiros que me abordam no local e realmente admitem que não é preciso grande investimento e tecnologia, apenas, bom... apenas determinação e conhecimento.

Publicidade á parte é mais facil sintonizar o ZON que o MEO, o sinal da Zon é mais forte... apesar de ter meo, desculpem mas não vou agora justificar a minha afirmação, se acreditarem seria bom, senão bom na mesma...

Começo a concluir pelos emails que recebo e pelos telefonemas, que faria todo o sentido realizarmos um workshop sobre este assunto das antenas parabolicas e sobre os paineis solares e leds, desta forma poderia pragmáticamente explicar a montagem dos paineis solares e da sintonia da antena parabolica, poderiam participar todos os interessados sem custos, bom se me dessem de almoço já ficava contente.... claro que estou só a brincar....

Mas aqui fica o desafio a quem quiser organizar o workshop, já sabem que podem contar comigo....

Um abraço a todos disponham sempre.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor caraujo » quarta Oct 27, 2010 10:35 pm

Obrigado Alexandre,

A explicação foi fantástica.

O workshop até pode ser uma ideia a ponderar...talvez apareçam nos próximos tempos mais um ou dois assuntos que se podessem juntar a estes e assim tornar o mesmo ainda mais produtivo...aguardemos por tempo útil.

Mais uma vez obrigado,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor RMartins » quarta Oct 27, 2010 10:46 pm

Que pena não morar mais perto da Lourinhã :)

Um grande abraço e obrigado pelas maravilhosas explicações com que nos tem presenteado! :)
RMartins

Registado: domingo ago 08, 2010 2:02 am

Mensagempor ZecaSantos » quinta Oct 28, 2010 9:56 am

Boas companheiros,

Caraujo, julgo que o workshop proposto com temas como antenas, paineis solares, baterias, etc. chegará para um fim de semana bem cheio, por isso não deverá ser necessário juntar mais nenhum tema.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor cookie » quinta Oct 28, 2010 10:10 am

já agora uma pergunta: a parabólica leva-a solta ou presa no tejadilho da ac?

é a mesma que tem em casa certo?

em território nacional normalmente vemos muito pouca televisão e como não temos ainda receptor tdt, em espanha nem a ligamos.

mas esta sua solução é inventiva e despertou-me a curiosidade.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor alexandrechora » quinta Oct 28, 2010 4:23 pm

Companheiro cookie, a solução é inventiva mas efectiva, foi da minha autoria e do desespero quando utilizava aquele aparelhinho a zumbir nos meus ouvidos e as AC em redor.
Por isso percebo perfeitamente, as vossas necessidades, ou melhor as nossas necessidades.

A necessidade aguça o engenho, pelo menos para o meu caso concreto que já vem desde o tempo de universidade.

Primeiro aspecto muito importante, para tornar o processo rápido e simples, onde fixar a antena têm obrigatoriamente de ver a televisão. No meu caso a antena está montada no porta-bicicletas (por favor vão ao meu post onde estou a vender a Knaus de 96 e vejam que existe uma foto quando o sistema está a funcionar (local da Antena)).
A minha AC tem uma janela a trás em que consigo estar continuamente com as mãos na antena e a ver a televisão.

Mas pode montar a antena no tejadilho da AC e estar a ver a televisão através de uma claraboia aberta.

A minha solução de antena no porta bicicletas, é por uma questão de simplificação de procedimentos, ou seja posso andar com a AC e não tenho de baixar o prato se tivesse montada no tejadilho devido á resistência do ar.

Segundo aspecto muito importante, tenho duas bussolas, uma fixa no tabilier da AC e outra pequenina de bolso, isto para, quando estaciono a AC escolho um lugar que permita virar a traseira a Sul ou sudoeste (utilizo a bussola instalada no tablier), e depois com a bussola pequena utilizo, para ajustar a antena.

Este processo de virar a traseira da AC para sul tem várias vantagens, uma delas por exemplo é o vento norte dominante, que não abana a AC, e consequentemente não perdendo sinal de sintonia, claro para não baixar os macacos estabilizadores, outra questão é a temperatura ambiente, o virar a norte ajuda a baixar a temperatura ambiente, mas este assunto não é para este post.

Já esquecia de lhe dizer que a antena de casa fica em casa, esta tem 35cm é um Kit da Box do Jumbo que vem numa mala.

Disponham sempre...
Cumps Alexandre
Editado pela última vez por alexandrechora em quinta Oct 28, 2010 4:28 pm, num total de 1 vez.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...
alexandrechora

Registado: sexta Oct 08, 2010 12:40 am

Mensagempor cookie » quinta Oct 28, 2010 4:27 pm

de facto a necessidade aguça o engenho e este caso é prova disso mesmo.

os meus parabéns!
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes