por alexandrechora » quarta Oct 27, 2010 10:23 pm
Boas companheiros,
Uma vez que foi solicitado o meu contributo pelo companheiro Caraujo, então aqui vai. A box Meo que utilizo na minha AC é 220volts que coloco em funcionamento através de um inversor DC-AC de 1000w. No entanto, já abri a box claro, ´conhecendo-me bem isto seria inevitavel. A utilidade desta incursão na box foi: entra na box 220v ac, que passa através de um pequeno transformador (dentro da box) e sai para o circuito interno da box 12,9 volts DC, medidos no voltimetro, ou seja em termos práticos, pode-se, atenção que ainda não fiz, mas pode-se alimentar directamente a box com 12v da bateria da célula, para isso basta soldar o positivo e o negativo na saída do transformador, deixando uma ficha de ligação rápida que suporte e basta 5ah fora da box para ligar aos 12v da bateria quando a box está na AC, a ficha de 220v pode ficar, mas como na minha box dá para retirar, é preferivel que seja retirada. Como medida suplementar de segurança devem ser soldados 2 diodos de 5ah entre o novo cabo de 12v e a saida do transformador no positivo e no negativo, assim evitamos que a corrente volte para trás quando a box está ligada a 22ov. Isto é apenas uma medida de segurança e claro que que o novo cabo que vem da bateria deve estar protegido por fusivel de 5ah (logo á saída da bateria).
Desvantagens da transformação perde-se a garantia da box, bom mas a minha é alugada....
Vantagens: Aumenta-se a eficiência da energia limitando as perdas de funcionamento do inversor quando alimentamos a box a 220v, por acaso já medi e perco 1,2 ah comparativamente se tivesse a box ligada directamente a 12volts. Não é significativo mas pode ser melhorado o sistema, como podem constatar. Provavelmente em outros inversores mais fracos a ventoinha de arrefecimento trabalha e para além de gastar mais energia que os 1,2ah, fará mais barulho, atenção que esta é só uma pequena dedução sem base factual...
Mas muito poderia ser dito sobre o sistema simples e economico que utilizo na busca de do Hispasat 30 graus oeste. Nesta fase apenas vou dizer que não preciso de satfinder, de box de 700eur e diabo a quatro...
Apenas ligo a box do Meo, ligo a televisão, aparece na imagem sem sinal coloco no canal 71 porque é um canal de sinal forte e depois entre o sul e cerca de 30graus antes de chegar a oeste, a ver a televisão enquanto movo lentamente a antena parabolica, derepente a imagem da tv onde diz sem sinal desaparece, paro o movimento muito lento seguro firme e 1 segundo de pois aparece a imagem do canal 71. Fixo a antena nesta posição, mas sempre a olhar para a tv para não fugir o sinal. Seguidamente troco de canal na box para o canal 1 de sinal mais fraco, e acontece duas situações sem sinal ou aparece a imagem do primeiro canal, aparecer a imagem do primeiro canal, quer dizer que tenho todos os outros canais e está feita a sintonia. Senão tiver a imagem, volto À antena e ao olhar para a tv desloco 1 ou 2 graus na vertical e a imagem do primeiro canal aparece. confirmo se ainda tenho o canal 71 e está feita a sintonia.
O processo parece complicado mas é simples basta ter alguma prática.
Muito raramente levo mais de 5minutos a realizar a sintonia e atenção que a minha antena é oval descentrada de 35cm.
Nada tem a haver com sorte, já fiz o procedimento dezenas de vezes, já ensinei a alguns companheiros que me abordam no local e realmente admitem que não é preciso grande investimento e tecnologia, apenas, bom... apenas determinação e conhecimento.
Publicidade á parte é mais facil sintonizar o ZON que o MEO, o sinal da Zon é mais forte... apesar de ter meo, desculpem mas não vou agora justificar a minha afirmação, se acreditarem seria bom, senão bom na mesma...
Começo a concluir pelos emails que recebo e pelos telefonemas, que faria todo o sentido realizarmos um workshop sobre este assunto das antenas parabolicas e sobre os paineis solares e leds, desta forma poderia pragmáticamente explicar a montagem dos paineis solares e da sintonia da antena parabolica, poderiam participar todos os interessados sem custos, bom se me dessem de almoço já ficava contente.... claro que estou só a brincar....
Mas aqui fica o desafio a quem quiser organizar o workshop, já sabem que podem contar comigo....
Um abraço a todos disponham sempre.
Ajudar para ser ajudado, principio da simplicidade...