por Henrique Fernandes » quarta dez 16, 2009 7:39 pm
Caros companheiros:
Embora não haja segurança à prova de bala, no caso da minha AC cuidei de dificultar aos amigos do alheio o seu modo de vida, com 2 truques:
Um cofre blindado com chave e segredo americano.`Quando saímos da AC, ou à noite, metemos tudo que tem valor (telemóveis, ecrã da câmara de recuo, GPS, computador portátil, cabeçalho do rádio, documentos, máquina fotográfica, etc) lá dentro e desfazemos o segredo. Mesmo que nos anestesiem durante o sono e consigam descobrir a chave do cofre nada podem fazer, porque não acredito que venham preparados com maçaricos...
O outro sistema consiste num código que tenho de activar através da pressão digital, numa ordem exacta, sobre dois pontos localizados estratégica mas discretamente perto do volante, de cada vez que ligo o motor ou que se abre uma porta. Por exemplo, se me apontarem uma arma quando estiver parado num semáforo, me ordenarem para manter o motor ligado, me mandarem abandonar a viatura, e seguirem com ela, não andam mais de 200 ou 300 metros. Fica totalmente bloqueada e travada logo que tenham de abrandar para menos de 10 km/hora (num outro semáforo, por exemplo), com a injecção electrónica e de combustível desactivada, por não terem, naturalmente, sabido activar o tal código.
Claro que se os ladrões optarem pela violência, estou feito, mas contra isso nada podemos. Não é verdade que assaltam bancos e ourivesarias? Mas no geral não é essse tipo de criminosos que se atravessa no caminho dos autocaravanistas, serão mais os ladrões de ocasião.
Só espero nunca ter de agradecer a aquisição destes 2 sistemas de segurança.
Boa sorte também para todos os companheiros.
Henrique Fernandes