Correntes para a neve

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Mensagempor LPP » sábado nov 28, 2009 2:44 pm

Não querendo ser um "experto" com mais uma opinião, aconselho o seguinte: vá a uma casa especializada em pneus e peça uma opinião.
A minha experiência de muitos milhares de klms andados, diz-me que se eu procurar pneus específicos para autocaravana vou ter um pneu com menos telas do que um pneu usado em veiculos comerciais que como toda a gente sabe, são destinados quase sempre a ser utilizados no limite, quer pelo aquecimento quer pelas condições de trabalho. Vai de certeza ter melhor produto por menos preço.
Luis Patriarca
LPP

Registado: quinta Oct 29, 2009 3:31 pm

Mensagempor cookie » domingo nov 29, 2009 11:19 pm

sem dúvida que correntes são obrigatórias nessas andanças.

se com um ligeiro "normal", dependendo das condições da estrada, elas são obrigatórias, com a AC que pesa umas 3 toneladas ou mais, elas tornam-se essenciais pois o peso e o gelo não são uma combinação nada boa...

esta semana toca a comprar as correntes pq no proximo fds, neve, aí vamos nós!!! :wink:
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor las2855 » terça dez 01, 2009 1:28 am

Boa noite,

Tenho de comprar uma correntes para a minha AC mas estou apreensivo.
É uma Ford 2007 tracção frontal com 215 75 16 e, de acordo com o manual e informações lidas no forum francês campingcar-infos, estas medidas não podem levar correntes. A razão não é clara mas parece que podem roçar e danificar o guarda lamas e a embaladeira devido à largura resultante da instalação das mesmas.
Penso assim comprar umas telas.
Serão permitidas porl lei? Aqui e no estranjeiro?
Já alguem experimentou?
Cordialmente,
las2855
las2855

Registado: quinta jan 18, 2007 10:59 pm

Mensagempor cookie » quarta dez 02, 2009 4:04 pm

roçar no guarda-lamas e na embaladeira? mas as correntes acrescentam uns 3/4 milímetros ao pneu e certamente que tem margem de sobra para as colocar. :?

finalmente consegui encomendar umas com essa medida e tê-las amanhã. já estava a ficar preocupada mas só descanso quando as vir em casa.

vão custar 48€ já com iva.
cookie

Mensagempor bushman » quarta dez 02, 2009 8:04 pm

Boas companheiros.

Eu pessoalmente prefiro correntes, normalmente o uso não é por muitos kilometros, como tal penso que não devem danificar muito os pneus.
Informaram-me que a tela não é possivel usar se houver pouca ou nenhuma neve (rasgam)e além disso é muito mais cara.
Ainda não levei a Ac para a neve vai ser este o primeiro ano, mas já tenho correntes e vou comprar o 2º par :D
Pratico snowboard e vou muito para a sierra nevada, pirineus e Alpes, com o carro é canja, 1 minuto e estão montadas e rola a uns 50 km/h em 3ª velocidade, mas agora com a AC??? :oops: alguem me informa se ela escorrega com a traseira? é necessário correntes nas 4 rodas??
É que com o temporal que se apanha tenho receio que devido aos 3 mtrs de altura seja ´´empurrada´´ pelo vento :?
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor cookie » quarta dez 02, 2009 8:11 pm

este tb vai ser o nosso primeiro ano de AC para a neve mas pelo que li apenas se colocam correntes nas rodas de tracção. no nosso caso são as dianteiras.

e sim, as telas rasgam mto facilmente com pouca ou nenhuma neve, bastam uns metros, p.ex., atravessar um túnel é o suficiente. e se se exceder a velocidade limite (50Km/h) congelam e depois não há nada a fazer a não ser ser rebocado. mas claro que são muitíssimo mais confortáveis em marcha.
cookie

Mensagempor las2855 » quinta dez 03, 2009 12:43 am

Cara cookie,

Já experimentou as correntes em circulação?
Que marca e modelo comprou?
O que me confunde é o que vem escrito na pag. 148 do manual em que refere, no caso específico dos pneus 215 75 26, que para usar correntes tem de se trocar por 195 75 26 !!! :?
Obrigado
Cordialmente,
las2855
las2855

Mensagempor cookie » quinta dez 03, 2009 8:40 am

em AC nunca, apenas em automóvel. são desconfortáveis principalmente se não houver neve, p.ex., atravessar um túnel. já imagino na AC tudo a saltar lá dentro... aiiii :roll:

vou ver o que diz do manual mas é efectivamente estranho aconselharem a colocar umas correntes de uma medida menor à medida dos pneus... acha que caberiam??? à hora do almoço vou ver novamente o manual.
cookie

Mensagempor O Françiou » quinta dez 03, 2009 7:23 pm

Boa tarde

Eu já experimenti correntes em circulação com a minha AC era um RAPIDO FIAT, nao tive problemas, era uma de estes modelos
http://www.top-accessoires.com/product_ ... s_id=10755

Agora tenho outra AC, rodas gemias em prolulsao.
Sobre um forum Françes encontreu este link http://www.pro-chaines-neige.com/
O posoal do forum jà compreu là eu vou tambem compra là
Cordialmente

O Françiou, era o meu tio chamava-me assim

Registado: segunda jul 16, 2007 7:18 pm

Mensagempor las2855 » quinta dez 03, 2009 9:09 pm

Cara cookie,

O que o manual diz é mudar de pneus para 195 75 16, não de correntes.
Penso contactar a marca para certificar se tem mesmo de ser ou se será um 'preciosismo' técnico.
De qualquer maneira, pelo que tenho lido, para as ACs, as correntes têm de ser as (4x4) que são mais grossas (16mm) que as normais (9mm) e claro está, mais caras. :cry:
Cordialmente,
las2855
las2855

Mensagempor Luis Agostinho » quinta dez 03, 2009 11:45 pm

Boa noite las2855,

Interpretando a leitura do pneu, na realidade eles estão a aconselhar que mudes para uns pneus mais estreitos para não correres o risco de as correntes baterem na embaladeira da roda ou cava da roda.

Se neste momento tens montados uns 215/75- 16 é porque o diametro do pneu é 215 mm e o (75) é 75% desse diametro que é a largura do pneu e óbviamente o 16 é o tamanho da jante.

Ora 75% de 215mm é uma largura...75% de 195mm é outra largura e outro diametro inferior e é este "encolher" de pneu que te vai permitir a montagem das correntes.

Nalguns paises do norte da europa chegam ao requinte de qualquer carro ter dois tipos de pneu...de Verão e Inverno e mesmo nalguns paises nem sequer é permitido correntes mas unicamente pneus de pregos que só poderão ser usados exclusivamente em periodos pré defenidos pelas as autoridades.
São esses pneus de inverno com ou sem pregos que permitem que eles circulem sem correntes porque são aceites pelas autoridades.

Para ser mais simples...o diametro do pneu é a distância que vai do chão ao topo do pneu...a largura do pneu é a banda de rolamento desse mesmo pneu.

Em relação á degradação dos pneus só tens de te preocupar não rolares com eles em alcatrão seco a uma velocidade elevada e durante muito tempo, óbviamente que se vires de aí a poucos Km's vais encontrar novamente neve nem sequer precisas de as retirar para depois as colocares novamente.( O problema das correntes em alcatrão seco (sem neve) é criar folgas, pela vibração, de rótulas/apoios de suspenção, apoios de caixa de direcção etc)

Em relação ás capas, cuidado porque, se o peso na AC estiver essencialmente atrás e muito carregada haverá tendência para a frente perder peso e consequentemente perda de tracção.

Por último e não menos importante...tira umas horinhas para em casa com uma temperatura agradável, sem miudos ao pé, se fôres de dizer asneiras quando te chateias...treina a montagem de correntes e pensa numa alternativa, que embora a maioria não o faça, coloca a hipotese de colocares o "macaco" porque se torna muitissimo mais fácil a colocação de correntes. Agiliza a montagem...porque quando tiveres com temperaturas baixas não imaginas o suplicio que é, montar correntes.

Se precisares de mais alguma coisa diz,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

Mensagempor bushman » sexta dez 04, 2009 12:41 am

A748-2 Escreveu:Boa noite las2855,

Por último e não menos importante...tira umas horinhas para em casa com uma temperatura agradável, sem miudos ao pé, se fôres de dizer asneiras quando te chateias...treina a montagem de correntes e pensa numa alternativa, que embora a maioria não o faça, coloca a hipotese de colocares o "macaco" porque se torna muitissimo mais fácil a colocação de correntes. Agiliza a montagem...porque quando tiveres com temperaturas baixas não imaginas o suplicio que é, montar correntes.

Se precisares de mais alguma coisa diz,

Boa noite,

Infelizmente tenho que descordar desta ultima parte da sua msg.
Se as correntes forem das medidas correctas para os pneus, não é nada dificil colocar. Não necessita de macacos, pois as correntes sao colocadas com a roda no chão e não no ar :?
Na primeira vez que fui obrigado a comprar/colocar correntes foi um inferno(carro) e acabei por não conseguir e ainda perder a maq. fotografica devido a enfiar-me debaixo do carro :oops:
Comprei as correntes para a Ac (station Marche 16€), pessoalmente acho que não é necessário serem especiais de corrida, partem-se da mesma forma que outras se andarem no asfalto.
Aconselho a treinar colocar antes e aqui em Portugal, mas depois basta 1min por roda no maximo.

boas viagens na branquinha :D
bushman

Registado: sábado jul 26, 2008 9:37 pm

Mensagempor cookie » sexta dez 04, 2009 8:34 am

bem, ainda não temos as correntes. pedi 215/75/16 mas o senhor percebeu e encomendou 215/65/16... depois de rectificada a medida, vamos lá ver se chegam hoje.

entretanto o manual da minha AC nada refere quanto a correntes de neve. completamente omisso. tb tenho o manual da challenger e tb não encontrei nada a este respeito. claro que um índice remissivo ajudava...

estive a ver a distancia do pneu à "embaladeira" e ainda é um bom bocado, por isso duvido que as correntes façam algum estrago a esse nível.

são de facto violentas para o pneu, mas isso, à excepção das telas, são-no sempre. por isso há que andar devagar devagarinho... digo eu...
cookie

Mensagempor las2855 » sexta dez 04, 2009 10:14 am

Boas,

Talvez porque o meu manual seja a versão inglesa mencione isto dos pneus. Talvez seja omisso nos paises do sul...
Vou ligar à ford e tentar conferir...
Cordialmente,
las2855
las2855

Mensagempor cookie » sexta dez 04, 2009 10:43 am

o meu é a versão francesa e o da challenger é trilingue.

sei que há mais companheiros com AC com esta medida de pneus e parece que usam essa medida nas correntes. como é que se têm portado as correntes? têm tido problemas?

como disse, hoje arrancamos e vamos chegar ao destino intermédio entre a 1 e as 2 da manhã. vai ser dose... :?

segundo a dgt não ha incidências meteorológicas neste momento nas estradas por onde vamos passar. para quem não conhece, aqui fica o link para verificarem o estado das estradas em espanha:

http://www.dgt.es/portal/es/informacion ... cidencias/

é uma ferramenta muito útil e está sempre actualizada!

se as estradas estão em nível vermelho, muito cuidado pois haverá muita neve e a circulação estará condicionada ao uso de correntes. mesmo assim, neste nível, a condução é muito difícil.

espero que vos dê jeito :wink:
cookie

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes