problema no sistema eléctrico, será da bateria?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

problema no sistema eléctrico, será da bateria?

Mensagempor Luis Nascimento » segunda jul 27, 2009 2:40 pm

Olá Companheiros,

Tenho um problema no sistema eléctrico da minha AC, não sei se é a bateria que está nas lonas ou algo que me está a consumir a energia.
Na sexta-feira arranquei para o fim-de-semana com a bateria completa, a AC tinha estado nesse dia ligada aos 220 por causa do funcionamento do frigorífico. Pernoitei numa AS e nem sequer gastei muita energia. Cerca das 6 da manhã levantei-me e verifiquei que o quadro estava desligado e que a bateria estava com 11,5Voltes de carga.
Pela manhã segui viajem, fiz umas dezenas de quilómetros e ela carregou bem, só que quando parava descarregava-se rapidamente.
Tive que ir para um parque e ligar-me aos 220V. Quando regressei a casa, a bateria estava plena de carga.
Arrumei a caravana e certifiquei-me que estava tudo desligado, passadas 4 horas fui ver e já estava nos 12Voltes, esta manhã estava com 11,5, voltei a liga-la aos 220V.
Sei que a bateria é a de origem e o carro é de Janeiro de 2007, mas não sei se foi mal tratada pois não o comprei novo, mas será que as baterias morrem assim repentinamente sem apresentarem sintomas de desgaste?
Como descobrir a origem do problema? Se alguém me puder esclarecer agradeço.

Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am

Mensagempor Paulo » segunda jul 27, 2009 4:23 pm

Caro Luis,

Não sei de que tipo é a bateria. De qualquer modo, uma bateria tem dois grandes inimigos:

1 - Descargas profundas (> 80%);
2 - Exposição a temperaturas elevadas;

Estas duas situações (entre outras) provocam que uma bateria perca a sua capacidade de armazenamento de carga, mesmo em 2 anos como refere.

Durante eventuais períodos de não utilização da AC, deve ter o cuidado de acompanhar a descarga da bateria e ligar a AC à energia. Há equipamentos no seu interior que consomem permanentemente (boiler, amplificador de antena da TV....etc).

No meu caso, tenho a AC quase sempre ligada à energia, pois a minha centralina aplica-lhe uma corrente de manutenção muito baixa (200 ou 300mA) que é o suficiente para não descer a valores de tensão muito baixos (abaixo dos 10,5V por ex.).

Procure por "bateria" aqui no fórum, e encontrará vários posts com informações importante a até algumas marcas com bom desempenho.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Luis Nascimento » terça jul 28, 2009 9:31 am

Olá Paulo,

O meu sistema deve ser muito idêntico ao seu pois também se trata de uma Hymer.
A minha bateria é de Gel, G80 12V 340 A , 90-100 80-20. Já li algures uma explicação destes valores mas fiquei sem perceber de quantos amperes é a bateria.
Até acontecer este problema a bateria sempre teve um comportamento normal, nunca baixando dos 12,5 voltes, também nunca esteve parada ou sem levar carga mais que duas semanas.

Um abraço,
Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Mensagempor Paulo » terça jul 28, 2009 12:59 pm

Viva,

A bateria de gel da minha AC também durou apenas 2 anos e os sintomas foram idênticos aos que refere. Alterei para Autosil Leisure (2 baterias de 85A/h em paralelo) e os resultados foram muito bons. Já passaram dois anos e meio sem problemas e autonomia suficiente, mesmo de Inverno e com bom consumo de DVD e TV.

Nota: Na nossa mão podemos avaliar o tratamento que damos à bateria, mas antes da AC nos ser entregue, não :( .

Abraço,
Editado pela última vez por Paulo em quarta jul 29, 2009 1:19 pm, num total de 1 vez.
Paulo
Moderador

Mensagempor Luis Nascimento » quarta jul 29, 2009 9:58 am

Afinal o problema não está na bateria.
Desliguei o sistema eléctrico no corte geral da caixa dos fusíveis e a bateria manteve-se com a carga maxima. Por exclusão de partes cheguei à conclusão que o problema está no circuito que alimenta o frigorifico.
Aparentemente o frigorifico trabalha bem, o que é certo é que mesmo desligado, em 4 horas consome a carga da bateria.

Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Mensagempor RUYMORAIS » quarta jul 29, 2009 8:26 pm

entao existe ai alguma anomalia

porque nao e normal ele estando desligado consumir corrente
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor Luis Nascimento » quarta jul 29, 2009 10:11 pm

Penso que estou achegar a uma conclusão.
O relé que corta a corrente dos 12 voltes quando em viagem com o frigorifico ligado paramos a viatura, está avariado e a resistência fica sempre em carga.
Está em carga quando o frigorífico em automático passa a gás ou mesmo a 220 V e até quando o frigorifico está desligado, está desligado mas continua a fazer frio, daí o consumo exgerado.
Amanhã vou comprar um relé e tiro as duvidas.

Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Mensagempor RUYMORAIS » quinta jul 30, 2009 10:04 am

se mesmo com o carro parado e nao estando ligado aos 220v e com o gaz desligado so pode mesmo ser do rele , deligue-o primeiro e veja se o problema persiste em ves de estar ja a gastar dinheiro , porque pode nao ser dai mas de algum fio encostado onde nao deve
RUYMORAIS

Mensagempor Luis Nascimento » quinta jul 30, 2009 1:57 pm

Já substitui o relé, foi barato, não chegou a custar 3 euros.
Afinal o problema não está no relé, porque está na mesma. O problema está no equipamento que dá o sinal ao relé para ele cortar a corrente, sempre que o frigorifico não tenha que estar a ser alimentado pelos 12 voltes.
O problema é que o relé não desliga e o frigorifico está sempre ligado aos 12V.
A próxima etapa é descobrir qual é o aparelhometro que dá o sinal ao relé.
Isto é complicado porque não tenho o esquema eléctrico da AC. Os manuais que me deram da Hymer são em espanhol e são uma treta, só dizem coisas básicas e intuitivas.

Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Mensagempor caminheiro » quinta jul 30, 2009 6:27 pm

Companheiro Luis,
O alternador tem dois bornes. A borne principal destina-se a alimentação geral do veículo nomeadamente a carregar baterias. Existe outro borne no alternador designada por" D+" que tem funções de comando. Quando o motor está parado o veículo continua a ter energia proveniente das baterias mas sómente quando o motor trabalha é que aparecem os 12V na linha D+. A linha D+ serve para alimentar bobines de relés tais como o que separa o alternador das baterias, o do frigorífico, o de recolha de escada ou antena parabolica, etc. Estes relés desatracam quando o motor pára pois deixa de haver 12V na linha D+. Se o relé do frigorífico não muda de estado quando o motor pára, provavelmente será porque a bobine do relé não está a ser alimentado pela linha D+ (circuito de comando) mas sim pelos 12V normais (circuito de potência). Concluindo: A bobine do relé recebe 12V de D+ sómente quando o motor trabalha. Nessa altura o relé atraca e através dos seus contactos vai passar a energia oriunda do circuito de potencia para alimentar a resistência do frigorífico. Espero que esta descrição o possa ajudar a encontrar a causa.
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Mensagempor KOBRA » quinta jul 30, 2009 8:52 pm

Boas :
Se o seu frigorifico e de 2 portas ou seja da serie 7 entao o problema pode passar pela placa electronica do comando .
No entanto pode sempre verificar com um buscapolos de 12 v. se o fio de corrente a rele tem corrente com a chave desligada se for o caso esta mal ligado porque deve de ser ligado a corrente de chave ou seja so passa corrente se a chave da igniçao estiver ligada.
“Quando se tem uma meta, o que era um obstáculo passa a ser uma das etapas do plano.” Gerhard Erich Boehme
KOBRA

Registado: sexta jun 01, 2007 12:19 am

Mensagempor RUYMORAIS » quinta jul 30, 2009 9:32 pm

o rele tem quatro ou cinco contactos , dois fios vermelhos mais grossos que sao : um o que tras a corrente da bateria e entra no rele outro que faz a saida da corrente e vai para o frigorifico , depois tem outros dois mais finos em que um e preto que e o negativo e outros que e vermelho e e que activa o rele , isto e , fa-lo abrir ou fechar consoante existe corrente ou nao no fio vermelho mais fino

com o carro desligado veja qual deles e que e o fio fino e se o mesmo tem corrente , se tiver entao tem esse fio a fazer contacto com um ponto de corrente em algum lado que faz com que o rele nao se comute

veja se tem 4 ou cinco contactos , se tiver cinco um deles nao e usado
RUYMORAIS

Mensagempor Luis Nascimento » sexta jul 31, 2009 10:29 am

O problema está no módulo electrónico.
Temos os tais fios grossos da corrente e depois os mais finos, que neste caso são brancos e estão ligados ao módulo electrónico.
Quando ligo o frigorifico para 12 voltes, o tais fios finos, metem 12 voltes no relé e ele atraca. Quando desligo, eles deveriam passar a zero voltes para o relé desatracar, mas não, ficam com cerca de seis voltes e o relé não consegue desatracar.
Para o relé não estar sempre em carga a mamar a bateria, desliguei um dos fios. O frigorífico ficou a trabalhar a gás e a 220.
Amanhã vou ao Porto ao JSM para eles me resolverem o problema, como quero estar lá cedo, arranco esta noite e durmo por lá. Como tenho que fazer 200 km e vou sair tarde já não dá para ir para um parque de campismo. Alguém me dá uma dica para num raio de 50 km pernoitar num lugar seguro?

Luis
Imagem

Mobilvetta
Luis Nascimento

Mensagempor Paulo » sexta jul 31, 2009 12:16 pm

Caro Luís,

Já tenho pernoitado em Vila do Conde, quando passo em viagem. PF consulte a nossa secção de Áreas de Serviço, disponível no Portal (clique no Distrito do Porto).

Boa viagem.
Paulo
Moderador

Mensagempor ruca » sexta jul 31, 2009 1:22 pm

Boa tarde companheiro Luis, se é de Leiria penso não ser necessário ir pra o Porto pra resolver a avaria, tem em coimbra a Campilusa, já experimentou contactar?
eu costmumo resolver lá os meus problemas, e como tenho de me deslocar e para estar cedo pernoito em coimbra, procuro uma rua sossegada numa zona residencial.
boas voltas
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 8 visitantes