Gás

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Gás

Mensagempor Haddock » sábado abr 11, 2009 12:48 pm

Salvé companheiros

alguém, experiente sobre estes assuntos, me pode dar um conselho?
A AC foi-me entregue com uma garrafa de gás de 11 kg (pluma, mas não trazia a menina das entregas) da Galp.
Como tenciono fazer algumas viagens prolongadas por essa Europa fora (filhos na Bélgica obrigam-me a isso) pergunto:
1- Butano versus propano? Sabendo que não existem garrafas "pluma" de propano;
2-Melhor marca em termos de distribuição no espaço europeu (Repsol, BP, outra?);
3-Consumos? Sair de Portugal com duas bilhas cheias, sabendo que o meu (eventual) aquecimento não funciona a gás durará para quanto tempo?
Desde já obrigado a quem se dignar responder-me
Haddock on the road
"Façam o favor de ser felizes"
Haddock

Registado: terça mar 03, 2009 9:33 pm

Mensagempor vitor » domingo abr 12, 2009 9:12 pm

Se tencionas fazer férias de neve o propano é melhor opção.
Quanto às marcas a única que pude encontrar, sem dificuldade, por toda a Europa foi/é a camping gás. Por isso a minha garrafa suplente é sempre esta. A grande é actualmente repsol mas já foi BP e cubo Shell propano (entretanto extinto).
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor vitor » domingo abr 12, 2009 9:26 pm

Já agora uma outra questão também relacionada com o gás.
A minha AC não tem grelha superior de respiro no compartimento do gás. Em contrapartida tem 3 generosas entradas de ar (ou saídas de gás) no fundo. Como até há dias só usava propano (cubo) estava tudo bem.
Agora, com a esbelta substituta do cubo que só existe em butano, põe-se-me o problema de saber se é seguro não ter respiro no topo do compartimento (é que o butano é mais leve do que o ar...)
Que me dizem?
vitor

Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am

Mensagempor fluis » domingo abr 12, 2009 11:06 pm

Boa noite,

Para utilização em condições de temperatura inferiores a 2/3 graus positivos é aconselhável a utilização do propano, apesar do ponto de ebulição do butano rondar os 0º graus a velocidade de passagem de liquido para gasoso quando a temperatura se aproxima dos 0ºc pode não ser suficientemente célere para o consumo dos aparelhos mais gulosos como é o caso do combinado da truma.

Relembro que no portal http://www.campingcarportugal.com/ secção “Técnicas & Bricolages”, existe um artigo precisamente sobre o gás nas autocaravanas que pode desfazer algumas dúvidas.

Tanto o butano como o propano são mais pesados do que o ar, tendo até o butano um peso específico superior ao propano. A diferença está na superior pressão com que o propano está armazenado nas garrafas, como consequência por lei só pode ser usado no exterior das habitações, ou no nosso caso o depósito tem de ser exterior e estanque em relação ao interior.

Duas bilhas cheias de propano irão certamente durar muito, visto que não se vai servir delas para o aquecimento nem para o forno, que são os aparelhos mais gastadores. Em termos de marcas, a repsol, encontra em Portugal, Espanha e nalguns pontos de França. Já a BP, apesar de ter uma cobertura Europeia, penso que o redutor/adaptador não será igual em todos os países, resta efectivamente a Camping Gaz como cobertura europeia efectiva.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Re: Gás

Mensagempor FSaraiva » sexta jun 05, 2009 3:25 pm

Haddock Escreveu:Salvé companheiros

alguém, experiente sobre estes assuntos, me pode dar um conselho?
A AC foi-me entregue com uma garrafa de gás de 11 kg (pluma, mas não trazia a menina das entregas) da Galp.
Como tenciono fazer algumas viagens prolongadas por essa Europa fora (filhos na Bélgica obrigam-me a isso) pergunto:
1- Butano versus propano? Sabendo que não existem garrafas "pluma" de propano;
2-Melhor marca em termos de distribuição no espaço europeu (Repsol, BP, outra?);
3-Consumos? Sair de Portugal com duas bilhas cheias, sabendo que o meu (eventual) aquecimento não funciona a gás durará para quanto tempo?
Desde já obrigado a quem se dignar responder-me
FSaraiva

Registado: sexta abr 11, 2008 10:30 pm

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes