Auto "Campismo" na SIC

Zona para discussão de ideias, esclarecimento de dúvidas e apresentação de propostas sobre o autocaravanismo.

Auto "Campismo" na SIC

Mensagempor Nuno Pires » sábado fev 07, 2009 11:12 pm

Boa Noite a todos.

Hoje no jornal da noite saiu mais uma notícia (quanto a mim) má para o Autocaravanismo.

http://sic.aeiou.pt/online/video/inform ... costas.htm

Foi aqui demonstrado que saímos como que em bandos e ocupamos tudo o que é lugar. É de salientar que mais uma vez o mau jornalismo está em alta, foi aqui dada a imagem “comercial” do Autocaravanismo, imagem que só interessa a quem vende, demonstrando aqui que fazer “Auto campismo” é barato.

http://umafotomilpalavras.blogspot.com/

http://nunopire.hi5.com

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

Mensagempor josegon_calves » domingo fev 08, 2009 10:22 am

Bom dia compçanheiros e companheiras,
Bom dia Nuno,
Também eu vi a referida reportagem.
Também a mim me desagradou os comentários quer dos nacionais quer dos estrangeiros.
Desagradou-me ainda mais ver "colegas", que deveriam respeitar o autocaravanismo itenerante, evitando a todo o custo cenas como as transmitidas.
Fazer "pic-nic's" todos têm o direito, é um facto!
Mas não custava nada afastarem-se pelo menos da autocaravana e fazer o pic-nic como um normal cidadão. Creio eu!!!
Assim.....
Não vamos lá, decididamente!!!
José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor indiana » domingo fev 08, 2009 12:58 pm

Companheiros,
Pois isto é o "Autocaravanismo" que temos por todo o lado. O facto de existirem meis duzia de "radicais" que cumprem as regras e até escrevem nun "forum" como este não representa nada mais que isso, uma minoria muito reduzida que não tem visibilidade mediática. A realidade é o que a reportagem transmite. Por todo o lado por onde viajo é o que se vê constantemente, sobretudo nos locais mais apraziveis. Nem mesmo a periferia da Torre de Belém e o monumento dos descobrimentos escapa, sempre temos uma fila com 5 ou mais caravanas estacionadas frente ao mar mesmo ali ao lado, no Algarve e costa alentejana é o que sabemos, estão por ali até serem "corridos" e o mesmo sucede em muitos outros lugares. Na época baixa quando o pessoal está a trabalhar os "reformados" dos paises como Alemanha, Bélgica ,Holanda, França, Inglaterra, etc pululam por toda a linha de costa, já falei com muitos deles que dizem passar de dois a 6 meses fora de casa neste esquema, indo só esporádicamente a parques de campismo. Como são corridos de muitos sitios, vejam o que se passa com Marrocos para onde se dirigem às centenas e centenas, tipo invasão e ficam pelo sul de marrocos onde por vezes é dificil encontar um lugar livre junto a certos sitios da linha de costa.
Penso que toda a gente sabe disto, não deve ser novidade para ninguém.
Por isso as reportagens como poderiam ser diferentes?
Boas viagens a todos
Indiana
indiana

Registado: segunda Oct 29, 2007 2:58 pm

Mensagempor Mario » domingo fev 08, 2009 1:24 pm

Olá

Claro que as reportagens podiam e deviam ser diferentes.
Há muitas acções meritórias levadas a cabo pelos "radicais" que não são divulgadas.

Naturalmente que não ignoro algumas verdades aqui transcritas.

Há um longo percurso a fazer muita aprendizagem confundir o objecto da reportagem com Autocaravanismo é o primeiro erro grave.

Conforme há jornalistas que não sabem do que verdadeiramente se trata quando se fala sobre Autocaravanismo
infelizmente há muitos utilizadores de autocaravana que não sabem para que servem , fazem uso abusivo do veículo prejudicando a essência do Autocaravanismo,para gáudio de jornalistas mal informados,ou talvez não.....se estão mal informados lamento mas desculpo,se pretendem deliberadamente confundir Autocaravanismo com o que apresentaram não estão a ser honestos.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor Paulo » domingo fev 08, 2009 6:17 pm

Relativamente à reportagem: "mais do mesmo"!!

Relativamente aos turistas de Inverno em AC, no Algarve onde resido: "mais do mesmo"!!

Relativamente aos ""radicais" que cumprem as regras e até escrevem nun "forum" como este": tenho orgulho de pertencer a essa meia dúzia" e ter colocado este fórum ao serviço em 10 de Novembro 2005. Tenho a certeza que, após essa data, já se somaram muitas meias dúzias de "radicais" cumpridores daquilo que é o correcto comportamento do autocaravanista, enquanto turista itinerante.

A confusão é grande entre os nacionais e é de total indiferença entre os estrangeiros que utilizam o espaço público para fazer aquilo que está destinado aos campings: o campismo. Neste aspecto o litoral é um "mártir"; mas não é só o litoral português! A costa espanhola sofre do mesmo problema.

Quem são os responsáveis? Bem, em primeiro lugar são os prevaricadores, e novamente em primeiro lugar são as entidades responsáveis. Permitem que estas situações aconteçam, não fiscalizando convenientemente, tomado o comportamento de alguns por um todo, não criando condições, regras, etc, etc, etc.

E isto que eu refiro não é correlacionável com perseguições a autocaravanistas, ou a limitações da liberdade individual. É simplesmente a constatação de que isto não é autocaravanismo. Isto não acontece em França, nem em Inglaterra nem na Holanda nem na Alemanha. Nesses países há regras e espaços dedicados ao parqueamento e serviços das nossas viaturas.

Enquanto as autoridades, aos mais variados níveis, não perceberem que há aqui oportunidades importantes para o turismo, mas que é necessário criar (pequenas) condições e (algumas) regras, nada vai melhorar significativamente.

Resta a alguns "radicais" irem mostrando o que é o autocaravanismo, mesmo que esteja ao alcance de TODOS aprender e "Saber Viajar em Autocaravana" e cumprir uma boa "Política Ambiental".

http://www.campingcarportugal.com/infor ... 008-PT.pdf

http://www.campingcarportugal.com/infor ... viajar.htm
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Luis Almeida » domingo fev 08, 2009 8:17 pm

Mais do mesmo.

Vêm às dezenas, passam dias ou semanas no mesmo sítio, em verdadeiras aldeias de ACs, não querem saber de regras, enfim, tudo aquilo que certamente não farão nos seus países de origem.

A questão é sempre a mesma: onde está a autoridade nestes casos, para repreender os «auto-campistas»?

Saudações a todos. :wink:
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor indiana » domingo fev 08, 2009 10:27 pm

Perfeitamente de acordo com o que foi escrito mas mensagens anteriores.

Também me considero um dos "radicais", por isso estou neste fórum, e embora tenha sido eu a escrever essa palavra "radicais" vejo que foi compreendida no sentido que pretendi transmitir, praticantes que gostam de ver cumprir algumas regras básicas relativas ao ambiente, boa educação etc. etc. No entanto tenho seguido com interesse as opiniões manifestadas neste Fórum sobre as eventuais soluções para resolver ou melhorar o apoio ao Turismo itinerante em autocaravana. Concordo que para evitar despejos ilegais generalizados dos resíduos das autocaravanas se devem construir locais adequados para tal…é uma forma de defender o ambiente…porque doutra maneira não tenho dúvidas que este tipo de praticantes de campismo selvagem em autocaravana efectuarão os despejos em qualquer lado, quando as temperaturas são mais amenas já vi meter a mangueira do telefone do duche para o lado de fora e tomam banho na rua na maior das calmas…só alguns fazem isto, mas “todos” ficam comprometidos….
E os locais de estacionamento e pernoita? Os sítios de que mais gostam são aqueles de que todos gostamos, estacionamentos ou locais com boa vista para o mar, ora se tiverem locais próprios “pagos” certamente que não serão com a tal “vista panorâmica para o mar”, logo não gostam de “pagar” de 10 a 30 euros por noite para estarem num sítio tipo “campo de concentração” ( que é como se referem aos sítios existentes deste tipo) ou então nos parques de campismo que ficam longe de tudo e caros. Então existe solução?
Para obviar o mau aspecto e a violentação da paisagem que estas situações representam nos locais onde são praticadas ( refiro-me ás grandes aglomerações de AC) , normalmente na orla litoral nos sítios mais aprazíveis frente ao mar e sobretudo logo que exista uma possibilidade de “estacionar”, o que pensam os companheiros que seria possível fazer?
Temos de pensar que uma ou outra autocaravana estacionadas de forma dispersa, não causa problemas, agora este tipo de situação é provocado por autenticas “invasões” grupos e filas por vezes a perder de vista.
Iriam para parques? Não, por um lado porque os parques nunca terão a mesma qualidade paisagística que pretendem, por outro lado porque é preciso pagar, e ainda mais porque reduz a “liberdade” de movimentos etc.etc.
Onde encontramos solução para o problema?
Não sei, a coisa deve ser complicada, agora coloquem-se no lugar das autoridades e autarquias das respectivas zonas afectadas. Com limitações orçamentais severas e bairros da lata e famílias em dificuldades disseminados por quase todas as autarquias em que estes fenómenos se verificam, pequenas obras são sempre possíveis, mas soluções de fundo só se forem comerciais, e aí voltamos aos custos pagos pelos utilizadores que não estão interessados em “pagar”mais que 5 ou 10 euros ( e mesmo assim tenho dúvidas).
Então começam por colocar as famosas “barreiras” em tudo quanto é sitio onde as autocaravanas são um “empecilho”, avisam para que se retirem, em última instancia fazem operações de multa generalizada….

O fenómeno sazonal tipo migração que sucede cada ano a partir de Outubro até fins de Maio e tem origem nos países da Europa mais fria e que se deslocam para Espanha Portugal Marrocos etc. e se concentram em todas as áreas do litoral mais soleado e com vista para o mar, não fazem turismo, “estão por ali”….
Os jornalistas e as autoridades não percebem de autocaravanismo do tipo que é discutido e abordado neste forum, só veêm “aquele” “campismo” em “autocaravana” e ainda por cima de “massas”pois um ou outro praticante não causavam impacto nem motivavam uma reportagem.
Parece-me que com o tempo a coisa acabará por dar em mais proibições e interdições de acesso a zonas costeiras através da colocação de barreiras e obstáculos físicos.
Na Ericeira o parque de estacionamento era já um autêntico parque de campismo reservado a campistas de “autocaravana” vedaram o parque com as tais "barreiras" e afastaram-nos para outras zonas.
Parece-me que esta será uma das perspectivas que as autoridades e os media têm do campismo em autocaravana, se porventura disserem o contrário é porque estarão a tentar ser simpáticos e a mentir.
Nós aqui no Fórum a trocar impressões uns com os outros, perdemos um pouco a perspectiva de como somos “vistos” por aqueles que nos são exteriores e sobre o que “eles “ pensam de nós.
Estas hordas invasoras parece-me que com os seus comportamentos e por serem muitos, acabam sempre por prejudicar os objectivos de socializar o verdadeiro autocaravanismo praticado pela tal minoria "radical".
Boas viagens
Indiana
indiana

Registado: segunda Oct 29, 2007 2:58 pm

Mensagempor Mcas » domingo fev 08, 2009 10:31 pm

Para quem não viu ainda pode ver em:
http://sic.aeiou.pt/online/video/inform ... costas.htm

É pena que não venha identificada a utoria, sendo, neste caso, da responsabilidade da redacção. Sempre se podia mandar um mail de esclarecimento...
"Não importa onde te leva a viagem mas sim o que ela faz de ti." Gonçalo Cadilhe
---------------------------------------------------------
http://viajantelusitano.wordpress.com
Mcas

Registado: quarta jan 11, 2006 10:03 pm

O que me preocupa são as imagens

Mensagempor Papa Léguas » segunda fev 09, 2009 1:12 am

REPORTAGEM DA SIC EM VÉSPERAS DE COLÓQUIO DA FCMP.

O Jornal da Noite da SIC, do passado dia 07 de Fevereiro, a despropósito da “crise” faz um apontamento de reportagem sobre a presença na costa Algarvia de utilizadores de autocaravanas.

É bom que se diga que os utilizadores das autocaravanas entrevistados estavam (ao que parecia) acampados, o que é proibido fora dos locais legalmente definidos em Portugal e, tanto quanto me é dado saber, em muitos outros países da União Europeia.

Contudo, não podemos transferir para o enquadramento legal todo o comportamento social a seguir pelos utilizadores de autocaravanas, da mesma maneira que não se pode obrigar através da lei os cidadãos a cumprimentarem-se mutuamente.

O meu sentir sobre esta reportagem da SIC está mais nas imagens vistas do que nas palavras ditas. O que nos deve (?) preocupar naquela reportagem não são as palavras. São as imagens (verdadeiras) que transmitem uma mensagem que as organizações de autocaravanistas têm a obrigação de contestar e, através de medidas ao seu alcance, dar o exemplo.

A reportagem em vídeo e um artigo (completo) de opinião pode ser lido no Blogue do Papa Léguas.
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Campismo na SIC.. ou tenda ás costas ?

Mensagempor basilio » segunda fev 09, 2009 12:35 pm

Bons dias a todos !
:D aqui exponho tambêm no Forum a minha opinião sobre a reportagem realizada pela Sic :

Em Portugal os média , não sabem qual é a diferença entre um piquenique de amigos e uma Autocaravana parada nas proximidades... E até associam o Turismo itinerante em Autocaravana a uma forma barata de fazer turismo. Como os Senhores (reporter`s) estão tão mal informados !
Sendo Portugal um Pais com tradição de piqueniques.... A tradição em Portugal já não é o que era nos tempos da outra Senhora, agora neste principio de Século 21 em que as ideias se baralham pela crise Mundial, e também pala falta de iniciativa própria pela parte dos média que em Portugal, alguns transformaram-se em autentico moços de recados, com uma camara ás costas, um micro e uma ordem de serviço a dizer : Toma lá este equipamento de jornalista ( camara, viatura, micro e despesas de almoço incluídas... no restaurante! para não darem maus exemplos )... vai filmar aqueles campistas que fazem piqueniques. Pois é !... A este género de ( repórter ) damos-lhe aqui uma sugestões:
Quando o vosso chefe vos disser para fazerem as reportagens, seria útil antes de as fazer 1º terem a liberdade de serem repórter`s, 2º Se não a têm... , mostrem ao vosso chefe, algumas reportagens em Canais de Televisão de referência Mundial.

O Autocaravanismo não é de forma nenhuma, uma forma barata de fazer Turismo, até porque para o fazer, senhor jornalista, tem que desembolsar em média 60.000 Euros, que na generalidade dos adeptos deste estilo de vida Livre, compram as suas Autocaravanas a Pronto pagamento.
Se formos para topos de gama, terá que desembolsar 800.000 Euros que seria a classe onde inseria todos os que não sabem o que é este estilo de vida! E não posso deixar de o mencionar - Se fosse no meu " beículo " topo gama, com a bagageira atolhada com as cadeiras, mesas e tudo o necessário para um picnic, não deixava de ir fazer a mesma coisa que se mostra na reportagem da SIC mas, já era encarado como saudável e de bom gosto o convívio com a Natureza........

Caros companheiros /as a minha opinião é efectivamente um pouco vasta sobre este assunto, para conclusão do exposto e verem o video que escolhi na prespéctiva de contribuir com a sigela sugestão, realizado pela BBC WORlD. O endereço está em rodapé no post

Cordiais Saudações para todos os Adeptos de turismo Itinerante em Autocaravana
basilio
Membro Expulso

Registado: segunda set 22, 2008 6:29 pm

El extraño caso del Algarve

Mensagempor Papa Léguas » quarta fev 11, 2009 1:05 am

El extraño caso del Algarve

Não fosse o autor do artigo, com cujo título abrimos esta mensagem, José Iglesias González e o mesmo teria passado despercebido.

Contudo, esta afirmação, "La prohibición de aparcamiento, sin ninguna alternativa, en el Algarve es un quebrantamiento de derechos que bien merece una profunda consideración y que analizaremos a continuación", despertou ainda mais a minha curiosidade.

A frase que cito despertou-me dúvidas. O que poderá querer dizer “sin ninguna alternativa”? Um parque de campismo seria uma alternativa?

Transcrever todo o artigo não me parece muito prático. Assim, sugiro que o leiam no Blogue do Papa Léguas e depois podem comentá-lo ou através da inserção de um comentário ou no Fórum do CampingCar Portugal, neste tópico, por exemplo

Podem também aceder ao projecto da FICC intitulado "Un nuevo concepto de autocaravanismo" e que pretende ser um Projecto Pan-Europeu. Este projecto foi apresentado por José Iglesias González através da La Comisión técnica y Medioambiental da FICC.

Mas porque é que isto tem importância? Primeiro porque estes trabalhos têm ideias que interessa analisar e, depois, porque (recordam-se?) José Iglesias González é o orador do colóquio que vai ter lugar na FIL, na próxima Sexta-feira, dia 13.

Encontramo-nos lá?
Parar. Parar não paro.
Se a coerência custa caro,
Eu pago o preço.

(Citação livre de Sidónio Muralha)
http://papa-leguas-portugal.blogspot.pt/
papaleguaspt@gmail.com
Papa Léguas

Registado: sexta abr 25, 2008 7:00 pm

Voltar para Autocaravanismo

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 10 visitantes