Olá companheiros:
Mas que grande confusão vai para aí!
Para já, devo informar que no site
www.rutasenautocaravana, não existe qualquer referência a viagens à Russia. O responsável dessa organização, o Enrique Berzoza, de quem sou muito amigo, efectua viagens para países de leste (R. Checa, Eslováquia, etc..), mas não tem para já nada previsto para Russia.
Do tema perseguições policiais, e pelas informações que os companheiros dão, como o caso passado na R. Checa, todos nós sabemos que são casos esporádicos, como em qualquer outro país. Por incrivel que possa parecer, até em Portugal se passa isso; senão vejamos o caso de perseguições policiais em certos sitios do Algarve, e não só!
Mas tambem sabemos que no caso concreto da R. Checa, é um país lindo, e que muitos companheiros já visitaram e porventura, com esperanças de voltar. Cidades como Praga, não se podem esquecer!
Aqui à uns anos atrás ( e se calhar ainda hoje), haviam companheiros que falar-lhes de ir em autocaravana a Marrocos, era logo pensado como um país muito inseguro e dificil de visitar!
A verdade é que no ano 2000, precisamente por esse receio, fui integrado num grupo de 50 autocaravanas organizado pelo Enrique Berzosa da Rutasenautocaravana, e no ano seguinte fui lá sózinho com os meus filhos e noras, e sem qualquer problema! O que é necessário é saber como contornar os ditos problemas! Qualquer dia volto a ir àquele país!!!
Quanto à Russia; esse tempo de os comunistas comerem as criancinhas, já lá vai!!! Tem havido alguma prosperidade, embora lenta, e concerteza que continuam a existir alguns problemas quanto a documentações, alfandegas, etc.. Por isso mesmo é que é aconselhavel uma visita organizada, em que a agência tem já tudo tratado, e em que o guia que acompanha o grupo, sabe já todos os contornos a fazer.
Quanto a precisarmos de 2 meses para a visita, é quase uma realidade!
A Russia é um país extenso, mas que salvarguardando alguns locais históricos, tais como Moscovo, São Petresburgo e as localidades do anel de ouro, tudo o resto não terá muito a visitar.
Por outro lado, quem quiser, poderá fazer a visita de 18 dias áqueles locais, mas terá que somar mais os dias necessários para ida e volta até á fronteira com a Russia, o que na melhor das hipóteses, serão necessários mais uns quinze dias; mas como nem sempre se passa por aqueles locais, na minha modesta opinião, seria de aproveitar a viagem, e visitar tambem aqueles paises balticos, já da Comunidade Europeia (Letónia, Lituania e Estónia), que são bem lindos. E aí já lá vão 2 meses!!!
Claro está que existem companheiros que apenas têm 1 mês para viajarem, mas esse poderão fazer a tal directa, sem visita aos Balticos.
Não sejamos pessimistas, pois penso que esse não poderá ser o lema de um autocaravanista!
Barbosa Moreira