Entrada em vigor de Novos Sinais de Trânsito 20 de abril de

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Entrada em vigor de Novos Sinais de Trânsito 20 de abril de

Mensagempor time_out » terça abr 14, 2020 9:41 am

No próximo dia 20 de Abril entra em vigor a primeira grande revisão ao Regulamento de Sinalização do Trânsito (RST) aprovado pelo Decreto Regulamentar n.º 22 -A/98, de 1 de Outubro, que visa o aperfeiçoamento e a
actualização da sinalização rodoviária em conformidade com o Código da Estrada e em alinhamento com o Plano Estratégico Nacional de Segurança Rodoviária — PENSE 2020.
Esta revisão do Regulamento introduz o sinal H46 - Zona residencial ou de coexistência - que indica a entrada numa zona de coexistência, concebida para a utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito estabelecidas no Código da Estrada, nomeadamente no seu art.º 78º - A. A definição destas zonas deve observar os princípios e regras de dimensionamento constantes no Manual de apoio às “Zonas Residenciais ou de Coexistência”, elaborado e aprovado pela ANSR, em cumprimento da medida, A14.62 do PENSE2020, que contempla também o Manual de apoio à implementação de "Zonas 30". A implementação destas zonas, de uma forma tecnicamente suportada, contribui para a melhoria da segurança rodoviária dentro das localidades, nomeadamente dos utilizadores vulneráveis.
São também introduzidos novos sinais de informação, novos símbolos de indicação turística, geográfica, ecológica e cultural, bem como a representação gráfica dos sinais dos condutores, dos agentes reguladores do trânsito e dos sinais luminosos.

Ver em https://odigital.pt/atencao-a-partir-de-dia-20-ha-novos-sinais-de-transito/
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Entrada em vigor de Novos Sinais de Trânsito 20 de abril

Mensagempor jmg1969 » quinta abr 30, 2020 11:01 am

Atenção, o sinal de caravana também indica autocaravana (modelo 11n):

Imagem
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: Entrada em vigor de Novos Sinais de Trânsito 20 de abril

Mensagempor danibeja » sexta mai 01, 2020 3:02 pm

Boa tarde,

O futuro é a unica coisa que nos reserva... :( à cerca de 10 anos atrás , neste forum, disse que se os autocaravanistas não se organizassem iria existir este desfeixo... este é o principio do fim...

Em vez de se terem criado penalizações no código da estrada para quem infringe, como quem utiliza o espaço exterior da autocaravana para praticas campistas... è muito mais facil ir pelo regulamento sinalização de transito e proibir todos como era intenção dos parques de campismo...

Muitas vezes escrevi aqui e noutros locais que bastaria criar uma alinea no artigo 50 do código da estrada que proibisse a colocação de artigos no exterior de viaturas automoveis para praticas campistas... e desta forma englovava todos os automóveis... mas como "ninguem" quer legislação... tomem lá sinais seus ignorantes que não houvem quem percebe disto !!!!!!!!!!!!!

Parabens aos CPAs deste lindo país... ganharam a guerra, e irão ganhar muito mais... alguns campistas no bolso!!!

Parabens a todos que são contra os clubes e a federação de autocaravanismo... (apesar de esta ultima não me ter permitido ter iniciativa e tentar dirimir este problema) mas a verdade é que uma grande maioria defendia que estava tudo bem e infelizmente eu estava certo mais uma vez....

Agora é irreverssivel, tivemos a oportunidade, mas não tivemos o apoio dos autocaravanistas... agora resta-nos fazer campismo...

Agora todos os concelhos podem proibir sem discriminar, pois está prevista a discriminação!!!!

Beijinhos para os ignorantes e abraços para os meus amigos, que como eu teremos um periplo futuro nada risonho...

Eu já previa tudo isto, assim como, em Março de 2019 pedi a demissão de Secretário da direcção da Federação Portuguesa de Autocaravanismo tambem por motivos semelhantes e outros piores... mas a vida é isto mesmo, cair, levantar, cair, levantar... mas agora era altura de punir quem nos fez mal... o que tenho a certeza que muito poucos perceberam o que escrevi...

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Entrada em vigor de Novos Sinais de Trânsito 20 de abril

Mensagempor becosemsaida » sexta mai 01, 2020 11:02 pm

Julgo que grande parte do problema esta mesmo nos utilizadores!!! Ando nisto ha "pouco" tempo e tenho visto cada coisa. Desde lugares "reservados" com cadeiras e mesas para amigos ate situacoes "ainda cabe" onde nem sequer conseguem abrir portas para entrar/sair. Ja sai de lugares onde fico "apertado" so para nao me chatear e as vezes dou resposta tipo "para ouvir o vizinho roncar que nem um porco fico em casa"......

Nao sao todos, encontrei muita gente educada e respeitadoras de regras mas ha MUITOS (sim em maiusculas) que pergunto: sera que sao assim em casa tambem?? Desde despejos nocturnos para chao (cinzentos/pretos) ate lixo mandado pela janela " o vento leva"...... So para nao ter trabalho de ir despejar nos sitios apropriados.
Claro que os responsaveis acordam perante estes situacoes e tomam medidas, queriam o que?? Com o boom de "autocaravanistas" torna-se evidente que tinha de haver regras mais apertadas. Nao acredito que desembolsar € seja a solucao mas antes tentar educar (le-se monitorizar e MULTAR FORTE E FEIO) quem pratica estes faltas de educacao.

Nao creio que uma associacao/grupo/etc. e a solucao, ha muitos que so la estao por interesse proprio e nao leva a nada mesmo. Mas cada um sabe de si.

Cada vez mais vejo-me "fugir" de parques livres (sou contra pagar estadias em parques de campismo, para isso vou para um hotel) mas concordo em ajudar com uma pequena quantia para encher agua ou despejar tanques e isso leva a outra situacao: nem todos estamos para isso e voltamos a estaca zero...... despejos ilegais e falta de educacao/ consideracao por outros utlizadores. Enquanto nao entendem que andamos a passear, temos condicoes para o fazer em seguranca e com facilidades de despejos/enchimentos as coisas nao mudam. Tanto e autocaravanista aquele que tem um de 2020 como o de 1900 mas nao ha maneira de entrar na cabeca de certa gente que pensa que la por ter um "novo" sao donos de tudo. Nao e para aqui chamado mas tenho possiblidade de comprar um de 2020 mas nao troco a minha "velhinha" por nada, esta equipado como quero e esta tecnicamente 100%!!

As coisas nao irao melhorar, pelo contrario, mas ha muito "buraco" onde ficar com paisagens lindas e se me pedem para sair eu saio e procuro outro....... Para despejos ha muito lugar e se tiver de pagar 1 ou 2 € para usar so be it.

Eu ando em passeio, anti-stress, para conhecer e aprender e nao estou para me meter em "guerras" e aturar gente doida sem educacao!!!! Lembro que ha alturas em que todos podemos estar "fora" e dar respostas menos apropriados mas nobody is perfect.

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Entrada em vigor de Novos Sinais de Trânsito 20 de abril

Mensagempor Salazar » sexta mai 08, 2020 8:12 pm

danibeja Escreveu:Boa tarde,

O futuro é a unica coisa que nos reserva... :( à cerca de 10 anos atrás , neste forum, disse que se os autocaravanistas não se organizassem iria existir este desfeixo... este é o principio do fim...

Em vez de se terem criado penalizações no código da estrada para quem infringe, como quem utiliza o espaço exterior da autocaravana para praticas campistas... è muito mais facil ir pelo regulamento sinalização de transito e proibir todos como era intenção dos parques de campismo...

Muitas vezes escrevi aqui e noutros locais que bastaria criar uma alinea no artigo 50 do código da estrada que proibisse a colocação de artigos no exterior de viaturas automoveis para praticas campistas... e desta forma englovava todos os automóveis... mas como "ninguem" quer legislação... tomem lá sinais seus ignorantes que não houvem quem percebe disto !!!!!!!!!!!!!

Parabens aos CPAs deste lindo país... ganharam a guerra, e irão ganhar muito mais... alguns campistas no bolso!!!

Parabens a todos que são contra os clubes e a federação de autocaravanismo... (apesar de esta ultima não me ter permitido ter iniciativa e tentar dirimir este problema) mas a verdade é que uma grande maioria defendia que estava tudo bem e infelizmente eu estava certo mais uma vez....

Agora é irreverssivel, tivemos a oportunidade, mas não tivemos o apoio dos autocaravanistas... agora resta-nos fazer campismo...

Agora todos os concelhos podem proibir sem discriminar, pois está prevista a discriminação!!!!

Beijinhos para os ignorantes e abraços para os meus amigos, que como eu teremos um periplo futuro nada risonho...

Eu já previa tudo isto, assim como, em Março de 2019 pedi a demissão de Secretário da direcção da Federação Portuguesa de Autocaravanismo tambem por motivos semelhantes e outros piores... mas a vida é isto mesmo, cair, levantar, cair, levantar... mas agora era altura de punir quem nos fez mal... o que tenho a certeza que muito poucos perceberam o que escrevi...

Grande abraço,

Danibeja


Não me leva a mal, mas a entrada en vigor destes novos sinais não traz nada de novo. Já antes se podia descriminar (positivamente ou negativamente) usando o painel adicional 11 com o texto referente ao veículo pretendido, autocaravanas, táxis, ambulâncias, etc...
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Entrada em vigor de Novos Sinais de Trânsito 20 de abril

Mensagempor danibeja » domingo mai 10, 2020 8:11 am

Salazar Escreveu:
Não me leva a mal, mas a entrada en vigor destes novos sinais não traz nada de novo. Já antes se podia descriminar (positivamente ou negativamente) usando o painel adicional 11 com o texto referente ao veículo pretendido, autocaravanas, táxis, ambulâncias, etc...


Bom dia,

Se o companheiro pesquizar neste forum no ano de 2010 vai encontrar a explicação total a cerca da placa adicional modelo 10a e 10b prevista no artigo 46º do RST ...

Depois iria verificar a diferença... mas posso transcrever da lei: "destinam -se a completar a indicação dada pelos sinais verticais" ..... e agora temos sinais totalmente dirigidos às Autocaravanas, não me vou alongar mais porque conheço de cor e salteado o código da Estrada, o regulamento sinalização de transito , o regulamento do código da estrada, Decreto-Lei n.º 81/2006 entre muitos outros...

Estive muitos anos a desempenhar funções numa esquadra de transito e fazia os meus livros de transito...

Mas cada um é livre de ter uma opinião diferente da minha... mas quando faço afirmações... o futuro em mais de 90% tem me dito que eu tinha razão.... por isso me sinto extremamente confortável a alertar os outros utilizadores... como se de altruismo se tratasse....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 41 visitantes