Qual o motor ideal para uma autocaravana

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Qual o motor ideal para uma autocaravana

Mensagempor Ajscontu » domingo fev 03, 2019 11:42 am

Bom Dia membros.
Eu ja tive uma autocaravana fiat ducato 2.8 tdi, 90 cv capucino com seis lugar de livrete, mas fiquei desiludido com os consumos combustivel 10 ou 11 litros aos cem km, talvez mais
Pretendo adquirir outra, talvez mais pequena, questionava aos membros o que aconcelham? Para um casal?
Com consumos mais modestos, Furgao, integral ou outra?
Aguem sabe explicar a relaçao entre cilindrada e potencia, pros e contras.
Obrigado.
Ajscontu
 
Mensagens: 6
Registado: domingo fev 03, 2019 11:10 am

Re: Qual o motor ideal para uma autocaravana

Mensagempor Mario » domingo fev 03, 2019 6:59 pm

Olá Ajscontu;

Os consumos que verificou na sua capucine estão num bom patamar,usei uma com motor 2,8 idtd com 128 cv e os consumos eram muito semelhantes,entretanto passei por uma capucine com motor ford 2.4tdci de 140 cv,com consumos na ordem dos 12 l,sem ultrapassar os 90,a velocidades médias de 100/110,14 L eram o esperado,actualmente uso um furgão com motor 2.3 multijet com 130 Cv, o mínimo absoluto foram 8,3L a ritmo de passeio em zona de planície,em utilização normal consumos médios de 9 L.
Na integral não tenho experiência de uso,mas os consumos estarão muito próximos da capucine.

Uma autocaravana nunca terá um consumo próximo de um ligeiro,porque o peso andará no limiar das 3,5t,e mais importante que isso a resistência ao avanço é enorme,pela sua volumetria,daí o furgão ser o mais comedido.

A decisão sobre a melhor configuração vai depender muito do gosto pessoal e do tipo de utilização,ou seja se pretende um apoio essencialmente para viajar ou para fazer longas estadias.


Não há soluções perfeitas no auto-caravanismo tudo assenta em compromissos.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Re: Qual o motor ideal para uma autocaravana

Mensagempor Luismbmp » terça fev 12, 2019 4:32 pm

Boas,

As autocaravanas que gastam mais são sem duvida as de capucine. As que gastam menos seriam as furgão? Depende.
Uma autovivenda como eu tive , com rudado duplo, com 7mts de comprimento e motor 2.800cc, gastava quase tanto que uma capucine.
A furgão que gasta menos, são os motores da fiat ducato 2.300cc de 130cv ou os novos de 150cv de tracção á frente, medias de 8.5L/100kms.

Na minha opinião, para um casal, e é o que eu pretendo de futuro adquirir seria uma integral de 6 mts com salão grande e cama de casal no tecto basculante, motor 2300cc da fiat com tracção á frente. Em termos de consumos não fugia muito das autovivendas.

Abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Qual o motor ideal para uma autocaravana

Mensagempor paulo jose » terça jul 02, 2019 3:15 pm

Boas,
tenho uma fiat ducato 2800cc 128CV, integral onde já fiz médias de 7,8l e outras até aos 11,0 litros
6,5 metros 4 pessoas.
Depende muito da velocidade e dos caminhos...
7,8 litros feitos no Alentejo em estradas camarárias a velocidades entre os 70 e os 90 kms/h.
11,0 litros feitos no norte de Portugal, em estrada nacional e auto estrada a velocidades entre os 90 e 120kms/h
Devo dizer tambem que melhorei a repro na centralina e assim o consumo tambem.
paulo jose
 
Mensagens: 7
Registado: sexta mai 31, 2019 12:08 pm

Re: Qual o motor ideal para uma autocaravana

Mensagempor becosemsaida » sábado set 14, 2019 11:50 am

A minha "velhinha" 2.5 TDI gasta 8-10, tinha uma capuccine que gastava 11-13....... Como nao e para corridas e evito autoestradas ate consigo fazer medias boas. Pressa ja me basta no dia a dia e nao quando vou no relax.

Ja se sabe que com 3mts de altura e comprimento qb nao ha milagres, depois tambem ha a considerar que PT nao e plano portanto e dificil chegar aos anunciados da marca. Para mim o motor ideal nao tera muito a haver com a cilindrada mas mais com o torque (forca) que ela tem, claro que nos motores mais recentes ha sempre a hipotese de aumentar mais um pouco com repro.

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta

Re: Qual o motor ideal para uma autocaravana

Mensagempor vitor » domingo mar 22, 2020 11:48 am

Na minha opinião, as mais económicas são no formato furgão.
A aerodinâmica que o fabricante considerou é preservada, sendo essa uma das variáveis mais importantes para obter um bom consumo.
Comecei com uma capucino (1.9TD), passei à perfilada (2.8JTD), e agora estou numa Vany Challenger (furgão) 2.3 multijet, 120cv.
O melhor consumo tenho-o tido com o furgão. Em nacionais, rodando à volta dos 80km/h, consome 8 (excepto em montanha, obviamente). Em auto-estrada, começa nos 10 e acaba nos 13, usando cruise-control e com velocidades médias de 135km/h.
Se um tipo conseguisse andar em auto-estrada (não paga como em Espanha, Bretanha e algumas outras francesas) e não passasse dos 100, as médias seriam bem mais interessantes. Quando "sem pressa" faço troços a essa velocidade, a coisa fica-se pelos 9 a 10, o que me parece bastante razoável... :wink:
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 33 visitantes