Camper 4x4 dúvidas

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Camper 4x4 dúvidas

Mensagempor Camper4X4 » sexta Oct 19, 2018 2:00 pm

Boa tarde, como disse na minha apresentação, vou adquirir um 4x4, vou fazer algumas alterações de forma a poder dormir dentro e para obter algum conforto a bordo pretendia ter:
Um frigorifico para bebidas e coisas pequenas, pensei no dometic cd30 que tem um consumo de cerca de 1Ah ,
Aquecimento vi uns tipo webasto, por menos de 500€, alguem sabe se sao bons?
Para ter energia pensei numa segunda bateria, mas nao sei como funciona, qual a capacidade maxima dessas baterias, 100ah ?
Quanto tempo demoram a carregar com o motor a trabalhar? E ligadas à corrente?
Alguem me pode dar umas luzes do assunto?
Obrigado
Camper4X4
 
Mensagens: 5
Registado: terça Oct 16, 2018 6:40 pm

Re: Camper 4x4 dúvidas

Mensagempor time_out » sexta Oct 19, 2018 6:53 pm

Boa tarde

Aqui ficam algumas respostas

Camper4X4 Escreveu:... Um frigorifico para bebidas e coisas pequenas, pensei no dometic cd30 que tem um consumo de cerca de 1Ah ,...


Para ser sincero nunca vi nenhum dometic cd 30 instalado em 4x4. Habitualmente são usados os Dometic / Waeco da serie CF (https://www.dometic.com/pt-pt/pt/produtos/g%C3%A9neros-aliment%C3%ADcios-e-bebidas/caixas-frigorificas/caixas-com-motor) ou da Indel B (http://www.indelb.pt/produtos/automotive/suv_offroad_jeep_fridges) ou da ARB (https://www.arbeurope.com/products/arb-fridge-freezers/)
Estes sei que funcionam perfeitamente em todas as condições de temperatura e pó!

Camper4X4 Escreveu:....Aquecimento vi uns tipo webasto, por menos de 500€, alguem sabe se sao bons?...


São muito utilizados no norte da Europa para aquecer a cabine com recurso a programador e para permitir que em dias muito frios o motor não sofra mantendo a temperatura no motor sem que este funcione. Utiliza o gasóleo do deposito. Tenho um que retirei de um 4x4 que comprei e que se lhe interessar posso dispensar.

Camper4X4 Escreveu:... Para ter energia pensei numa segunda bateria, mas nao sei como funciona, qual a capacidade maxima dessas baterias, 100ah ?
Quanto tempo demoram a carregar com o motor a trabalhar? E ligadas à corrente? ....


Para colocar uma segunda bateria deverá montar também um equipamento que faz com que o alternador carregue as duas baterias mantendo-as separadas (https://www.mon-camping-car.com/article/6678/coupleur-separateur-2-batteries-12-v). Assim sempre que tiver o motor a trabalhar ambas as baterias são carregadas.
No caso de pretender também ter 220V terá de montar um carregador de baterias e manter tudo a funcionar a 12V.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Camper 4x4 dúvidas

Mensagempor Camper4X4 » sexta Oct 19, 2018 7:09 pm

Antes de mais obrigado pelos esclarecimentos, eu pretendo instalar o dometic cd30 porque assim fico com o espaço livre para colocar colchão por cima para duas pessoas, do género da foto:
https://www.tentworld.com.au/buy-sale/d ... -cd-30-30l.

Quanto ao equipqmento que tem instala-se como? Usa as saidas de ar do jipe? É muito barulhento ou consegue-se dormir com ele ligado? Qual o modelo sabe?

Quanto as baterias, o maximo de capacidade são os 100ah? Quanto tempo demora o carro a carregar as baterias sabe? E se ligar á corrente 220v ? Demora menos certo?
220v acho que nao preciso de ter, será mais para carregar tablet e tlm, isso posso fazer diretamente a 12v certo?
Camper4X4
 
Mensagens: 5
Registado: terça Oct 16, 2018 6:40 pm

Re: Camper 4x4 dúvidas

Mensagempor Salazar » sexta Oct 19, 2018 8:23 pm

No mercado inglês existem uns aquecedores imitação dos Eberspacher D2 por volta das 100/150£, com alguns videos no yt.
De uma vista de olhos à loja da Uro-Camper sobre frigorificos que têm. E pode também inspirar-se no impressionante trabalho que fazem.
Em termos de electricidade, tem baterias com capacidade até mais de 200 Ah. No entanto, deverá calcular primeiro as suas necessidades e depois verá que bateria necessita.
Deverá sim colocá-la a ser carregada pelo alternador. A 12vPlanet vende um rele de separação sensível à voltagem, super simples de montar. Pode também ponderar a colocação de um painel solar, flexivel ou não, dando-lhe autonomia para uns dias parado no mesmo sítio.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Camper 4x4 dúvidas

Mensagempor Camper4X4 » sexta Oct 19, 2018 9:35 pm

Salazar Escreveu:No mercado inglês existem uns aquecedores imitação dos Eberspacher D2 por volta das 100/150£, com alguns videos no yt.
De uma vista de olhos à loja da Uro-Camper sobre frigorificos que têm. E pode também inspirar-se no impressionante trabalho que fazem.
Em termos de electricidade, tem baterias com capacidade até mais de 200 Ah. No entanto, deverá calcular primeiro as suas necessidades e depois verá que bateria necessita.
Deverá sim colocá-la a ser carregada pelo alternador. A 12vPlanet vende um rele de separação sensível à voltagem, super simples de montar. Pode também ponderar a colocação de um painel solar, flexivel ou não, dando-lhe autonomia para uns dias parado no mesmo sítio.

Sim era essas imitações da Eberspacher que eu tinha visto, no
entanto tenho receio que nao
Seja grande coisa, mas pelo preço acho que compensa arriscar!

Quanto ao frigorífico acho que o dometic cd30 é o ideal, ocupa pouco espaço e acho que é o suficiente para o que preciso!

A bateria que preciso é para alimentar o frigorífico, cerca de 1Ah hora, tablet (8827mah) telefone (1827mah) e o plafonier do jipe! As necessidades são poucas, para já não conto usar nada a 220V...
Neste caso ao ligar o jipe aos 220v, para alimentar o frigorífico que trabalha a 12v tenho de carregar a bateria que por sua vez alimenta o frigorífico certo? Ou o melhor é ligar o frigorífico diretamente aos 220v com um conversor?

Estive a ver o site da UR-camper e realmente fazem coisas muito interessantes, mas eu para já quero algo bem
Simples e acima de tudo discreto, para quê ninguém perceba que esta alguém a dormir no jipe...
Camper4X4
 
Mensagens: 5
Registado: terça Oct 16, 2018 6:40 pm

Re: Camper 4x4 dúvidas

Mensagempor time_out » sábado Oct 20, 2018 7:36 am

Camper4X4 Escreveu:...Quanto ao equipqmento que tem instala-se como? Usa as saidas de ar do jipe? É muito barulhento ou consegue-se dormir com ele ligado? Qual o modelo sabe?...


É montado no compartimento do motor e aquece a água do motor. Usa a chaufage para aquecer o habitáculo sendo necessário intercalar na mesma. Há uma ligação ao deposito de gasoleo. O equipamento não se houve, apenas a ventilação da chaufage.
Não sei o modelo.

Camper4X4 Escreveu:...Quanto as baterias, o maximo de capacidade são os 100ah? Quanto tempo demora o carro a carregar as baterias sabe? E se ligar á corrente 220v ? Demora menos certo?
220v acho que nao preciso de ter, será mais para carregar tablet e tlm, isso posso fazer diretamente a 12v certo?


Se não tem nada que necessite mais de 12V os 220V podem ser superfulos (se é para permanecer parado muito tempo então é uma opção)
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Camper 4x4 dúvidas

Mensagempor time_out » sábado Oct 20, 2018 7:46 am

Camper4X4 Escreveu:... A bateria que preciso é para alimentar o frigorífico, cerca de 1Ah hora, tablet (8827mah) telefone (1827mah) e o plafonier do jipe! As necessidades são poucas, para já não conto usar nada a 220V...
Neste caso ao ligar o jipe aos 220v, para alimentar o frigorífico que trabalha a 12v tenho de carregar a bateria que por sua vez alimenta o frigorífico certo? Ou o melhor é ligar o frigorífico diretamente aos 220v com um conversor?...


O frigorifico que menciona trabalha exclusivamente a 12V ou 24V. A necessitar de 220V será apenas para carregar as baterias através de um carregador ligado em paralelo ao alternador

Camper4X4 Escreveu:... Estive a ver o site da UR-camper e realmente fazem coisas muito interessantes, mas eu para já quero algo bem
Simples e acima de tudo discreto, para quê ninguém perceba que esta alguém a dormir no jipe...


O mais simples é fazer um armario que entra na traseira (altura dos bancos traseiros rebatidos) sendo que o tampo do armario é duplo para se poder extender sobre os bancos rebatidos aumentando a area para dormir (nessa altura a bagagem passa para os bancos da frente)

Imagem
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: Camper 4x4 dúvidas

Mensagempor Camper4X4 » sábado Oct 20, 2018 9:24 am

time_out Escreveu:
Camper4X4 Escreveu:...Quanto ao equipqmento que tem instala-se como? Usa as saidas de ar do jipe? É muito barulhento ou consegue-se dormir com ele ligado? Qual o modelo sabe?...


É montado no compartimento do motor e aquece a água do motor. Usa a chaufage para aquecer o habitáculo sendo necessário intercalar na mesma. Há uma ligação ao deposito de gasoleo. O equipamento não se houve, apenas a ventilação da chaufage.
Não sei o modelo.

Camper4X4 Escreveu:...Quanto as baterias, o maximo de capacidade são os 100ah? Quanto tempo demora o carro a carregar as baterias sabe? E se ligar á corrente 220v ? Demora menos certo?
220v acho que nao preciso de ter, será mais para carregar tablet e tlm, isso posso fazer diretamente a 12v certo?


Se não tem nada que necessite mais de 12V os 220V podem ser superfulos (se é para permanecer parado muito tempo então é uma opção)


Esse equipamento é como o da eberspacher d2 ? Tem fotos que possa enviar para o meu mail assim como o valor que pretende? CDCR1993@outlook.com

Nao estou a pensar colocar nada a 220v, neste caso nem o frigorífico, o carregador ligado em paralelo ao alternador parece-me bem para usar quando estiver parado alguns dias em campings ou assim, mas dessa forma nao vou reduzir a vida util das baterias, por estar sempre a receber carga ?

Quanto ao armário para dormir a minha ideia é exatamente essa, duas gavetas atras, e duplo tampo, com a diferença de que o wrangler (que é o jeep que ando a procura) quando rebate os bancos fica praticamente plano sendo assim quando Abrir o segundo tampo para fazer a cama fico com um espaço livre por baixo do segundo tampo, da mesma altura das gavetas que servirá para colocar as malas, que serão rígidas para servirem de apoio ao segundo tampo...
Camper4X4
 
Mensagens: 5
Registado: terça Oct 16, 2018 6:40 pm


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 35 visitantes