Começar no autocaravanismo.

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Começar no autocaravanismo.

Mensagempor João da Kombi » segunda ago 27, 2018 9:27 pm

Olá,
desde novo que me habituei ao autocaravanismo. Hoje recordo esses momentos com muita saudade. Como a Vimara do meu avô não é funcional pensei comprar uma autocaravana, procurei e surgiram algumas dúvidas e terminou na mais terrível. Se em lugar de comprar uma AV eu construir uma autovivenda numa kombi como o meu avô tinha.

Queria por isso resolver dúvidas convosco.
1) Qual a melhor forma de comprar uma AC - Stand, sites de vendas, novas?
2) Tenho estado atendo a Hymer e outras do género, mas acho os preços altos para segunda mão, há outras gamas mais baratas?
3) O que é necessário para legalizar um AV?
4) É possível não utilizar gás numa AV/AC e apenas utilizar electricidade?

Obrigado pela ajuda!
João da Kombi
 
Mensagens: 2
Registado: quinta ago 23, 2018 10:19 am

Re: Começar no autocaravanismo.

Mensagempor fluis » quarta ago 29, 2018 9:28 am

Bom dia,

É preferível refazer o tópico. São muitas perguntas para um só tópico, corre o risco de não ver todas as dúvidas esclarecidas. Normalmente o que acontece neste tipo de tópicos, é a tendência para seguir um determinado rumo (normalmente desenvolve-se em torno de uma/duas questões primeiramente respondidas, acabando por não esclarecer todas as questões). Um conselho: tentar separar as questões, pesquisar e encontrar tópicos onde a questão já tenha sido debatida, e caso não fique esclarecido acrescentar um post com as dúvidas, todas as questões que não encontre nada já previamente debatido crie um novo para ver as suas dúvidas esclarecidas. Por exemplo a questão de importação e legalização já foi algumas vezes debatida nos tópicos:

viewtopic.php?f=9&t=8634
viewtopic.php?f=9&t=7273
viewtopic.php?f=9&t=6008
viewtopic.php?f=9&t=3600
viewtopic.php?f=9&t=3276
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Começar no autocaravanismo.

Mensagempor becosemsaida » sexta Oct 12, 2018 6:46 pm

Boas,

Vou tentar responder ao "inquerito".....

1- Visto que ja sabe o que e o autocaravanismo a resposta e facil de dar. Em stands pode pagar mais mas possivelmente tem um boa revisao e se o negocio for feito em condicoes tem garantia (resta saber se e "so" na parte mecanica ou na AC toda) Particular pode estar muito bom mas "perde" as regalias todas anteriores. O preco sera sempre discutivel da sua parte. Novo e novo mas €€€€€€ ??

2- A Hymer e por muitos considerados o Rolls Royce das AC, por experiencia propria prefiro muito mais a Hymer que a Dethleffs mas eu tambem so tenho uma ac velha....... Com quem eu ja falei e tem uma "nova" preferem as velhas devido a melhor qualidade de construcao e utilizacao de materias...

3- Legalizar uma ac...... Ora ai esta uma boa questao. Primeiro e escolher a ac aqui convem ter mais que uma porque ha com cada "cangalho" a venda, contactar o vendedor, viajar para ver onde na viagem tem de considerar alugar carro, hotel etc. etc., depois da compra viajar nela para PT ou mandar por transportadora (1500€ +/-). Aquando a compra tem de ter o COC/ certificado tecnico, declaracao de venda e se prefere conduzir matricula e seguro. A chegada a PT tem de iniciar o processo de legalizacao no IMT, alfandega e pagar o imposto. Dependendo da vontade e local da alfandega demora 2 meses mais coisa menos coisa. Sempre com €€€ para a frente !!!!!

4- Esta questao e facultativo, lembra-se que usa o gas para aquecer a agua para banhos e lavar a loica, para fazer comida, para aquecer a AC quando esta frio e o frigorifico quando esta parado. Pode substituir isto tudo por aparelhos electricos mas tem de se lembrar que por mais alteracoes ira fazer nunca ira conseguir ficar independente durante muito tempo. Inversores sao muito bons mas tudo gasta.... Ex: 10A a 230V sao 2300W, frigo, placa e boiler e mais alguma coisinha e sempre acumular. Alem disso 2300W sao 191.67A a 12V a serem tirados da bateria (nao contabilizando as perdas) para ser funcional precisa de um bom banco de baterias, carrega-las ja e outra questao ja que 100W em painel solar sao (somente) max 8A que produz..... Eu nao mudava para electricidade, instalava um bom sensor de fumos e CO2 revisionava o sistema de gas como deve ser e mantinha as saidas de queima sempre limpas. Se pretende usar somente parques ou zonas onde tem electricidade avanca para a modificacao, mas bonito e nao estar dependente de ninguem e de nada.

Se precisar de ajuda em trazer/ comprar / legalizar uma AC envie-me um PM. Tambem lhe posso fazer a conta quanto ira gastar no processo todo......

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
becosemsaida
 
Mensagens: 74
Registado: quinta dez 15, 2016 12:03 am
Localização: Serta


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 5 visitantes