Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor fmds7 » sábado abr 07, 2018 1:42 pm

Boas,

Sou novo aqui no fórum e tenho um projecto de transformação em mente, talvez me consigam ajudar a esclarecer algumas dúvidas.

Tenciono transformar um Autocarro em Autocaravana (Já vi que é comum chamar Autovivenda também), já me dirigi ao IMT para saber a viabilidade do projecto mas não me souberam dar grande informação (apenas sobre o funcionamento do processo de transformação). Quem sabe responder são os técnicos mas esses não fazem atendimento ao público nem contacto por email, a única maneira de falar com eles é submeter um projecto, pagar e ir a uma inspecção (É incrível como funciona este país, enfim..).

Algo deste género:
Imagem
Imagem

Zonas:
- Sala de estar
- Cozinha
- Casa de Banho
- Quarto

Caracteristicas:
- Electricidade: Paineis Solares c/ inversor de corrente
- Canalização de Água
- Esquentador Eléctrico/Gás
- Placa Eléctrica/Gás
- Sanita de Compostagem

Saídas de Água:
- Duche (WC)
- Lavatório (WC)
- Lava-loiça (Cozinha)

Depósitos de Água:
- Água Limpa
- Águas Cinzentas


A ideia é ser eu a fazer grande parte da transformação (vou procurar ajuda especializada para Instalação Eléctrica, Painéis Solares e Canalização).
E gostava de saber que tipo de limitações existem, se há algum "código de construção", etc..




Em relação ao veículo, ando a estudar as vantagens de um Mini-Autocarro (Ex.: Toyota OPTIMO BB50 - 2002, 27 lug + motorista, Peso total carregado : 4625 Kg, Tara : 2400 Kg ), pois já li que nas Autocaravanas é possível conduzir com carta ligeiros até 4250Kg, alguém sabe se é possível?


Imagem

Se for um autocarro maior (Ex:Mercedes-Benz O405 N2 - 1998, Peso Bruto:18000 Kg Tara:11100 Kg) já tirei de tirar carta de pesados, mas nesse caso a categoria não será a mesma antes e depois da transormação. Irá passar de Categoria D (Automóveis Pesados de Passageiros) para Categoria C (Automóveis Pesados de Mercadorias) correcto? No IMT a senhora que me atendeu disse que a Categoria Final depois da transformação seria "Autocaravana", mas suponho que haja um limite de peso para ser possível entrar nessa categoria correcto?


Imagem



Há por aí algum projecto semelhante ou alguém que me possa ajudar a obter algumas respostas?
Muito Obrigado :)
fmds7
 
Mensagens: 10
Registado: sexta Oct 13, 2017 9:35 am

Re: Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor ADinis » quarta abr 25, 2018 5:44 pm

vai ao olx, costuma haver malta a vender autocaravanas autocarros... talvez tenham sido eles a fazer a transformação :)

btw... não tenho nada a ver com os sonhos e possibilidades de cada um.... mas... sabes que em termos de mobilidade estás muito limitado, tens noção?

grande parte dos estacionamentos/estacoes de servico para abastecer agua e pernoitar, etc... nao entra lá um autocarro...
e pelo menos são 20litros a cada 100km, pelo menos...
entre outras coisas....

um abraço
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor Salazar » quarta abr 25, 2018 8:02 pm

Cá no burgo não estamos muito habituados a esse tipo de transformação. E há pouquíssima informação disponível sobre isso. A minha sugestão é procurar aconselhamento junto de uma empresa de transformação perto de si.

Outra questão que deverá ter em conta é o isolamento. Toda aquela superfície em vidro é péssima para isolamento térmico, uma vez que se trata apenas de vidro temperado simples.

Aproveito, em tom de inspiração, para lhe deixar este video:
https://www.youtube.com/watch?v=xeMT1d_L-hw

Esta transformação ficou surreal!
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor fmds7 » sexta jul 27, 2018 2:57 pm

Obrigado pelas dicas pessoal. :D

ADinis Escreveu:grande parte dos estacionamentos/estacoes de servico para abastecer agua e pernoitar, etc... nao entra lá um autocarro...
e pelo menos são 20litros a cada 100km, pelo menos...


Pois eu tenho mais ou menos noção disso, daí estar mais inclinado para um mini-autocarro (29 lugares). Esses à partida serão mais práticos, visto serem mais pequenos (É mais ou menos do tamanho de uma autocaravana grandinha certo?) :shock: . Sim, já vi que um autocarro normal pode consumir até 25-30 l/100 km.. :shock: Mas não consegui ter noção do consumo de um mini-autocarro, alguém sabe?

Salazar Escreveu:Cá no burgo não estamos muito habituados a esse tipo de transformação. E há pouquíssima informação disponível sobre isso. A minha sugestão é procurar aconselhamento junto de uma empresa de transformação perto de si.

Outra questão que deverá ter em conta é o isolamento. Toda aquela superfície em vidro é péssima para isolamento térmico, uma vez que se trata apenas de vidro temperado simples.

Aproveito, em tom de inspiração, para lhe deixar este video:
https://www.youtube.com/watch?v=xeMT1d_L-hw

Esta transformação ficou surreal!


Pois, infelizmente não há muita informação não. Já tentei entrar em contacto com uma empresa de transformação em Torres Vedras, mas não obtive resposta. Tenho que tentar lá passar, pode ser que pessoalmente tenha mais sorte.

Esse vídeo já conhecia claro.. é muito fixe esse autocarro, mas é um projecto gigante.. não metia numa dessas :P


UPDATE:

Já agora só para informar que decidi tirar a Carta de Pesados de Passageiros (Cat. D), tenho exame teórico de mecánica daqui a umas semanas. Só depois é que vou comprar o autocarro. Visto não ter espaço para o colocar neste momento era importante poder movimentá-lo sem depender de terceiros.

Primeira etapa já vai a meio :)
fmds7
 
Mensagens: 10
Registado: sexta Oct 13, 2017 9:35 am

Re: Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor fluis » terça jul 31, 2018 10:29 am

Boas,

Apesar de não estar 100 % certo, penso que um mini-autocarro, tem um consumo inferior ao outro, e será um pouco mais guloso do que uma autocaravana, aposto que andará à volta dos 16/17 litros 100 km.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor Luismbmp » sexta Oct 26, 2018 8:55 am

Bom dia,
e... novidades do projecto?
A malta quer ver como estão a correr as coisas :)
Um projecto desses em portugal seria inedito :)
Estamos á espera de novidades.

Um abraço
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor fmds7 » quarta mar 10, 2021 5:01 pm

[UPDATE]

Boas! Nunca mais me lembrei de cá vir, mas aqui vão os updates.

Em Novembro de 2018 comprei um - Nissan minibus 28 lugares, 3950cc, consumo 15-19 L /100km.

Imagem
Imagem

Ao fim de alguns problemas com inspecção e arranjos mecânicos só comecei a construção em Julho 2019. Retirei tudo do interior e fui até ao chassis para garantir que ficava tudo bem e pintei com tinta anti-ferrugem.

Imagem
Imagem
Imagem

Usei Reflectix duplo da Space Reflex (empresa PT) e 2 camadas XPS 30mm nas paredes. Toda a estrutura foi feita com pinho 50x30 e parede 50x50. Instalei um chão novo com contraplacado de cofragem 15mm.

Imagem

Revestimento do tecto com Lambrim de pinho. Como tenho 1.82m e o autocarro só tinha cerca 1.88cm de altura não podia roubar muito espaço. Então usei soalho flutuante com isolamento reflectix por baixo.

Imagem

Casa de banho completa, paredes revestidas com MDF Hidrófugo.

Imagem

Cama ao fundo, com arrumação por baixo.

Imagem

Restantes paredes revestidas com Contraplacado de Choupo 10mm.

Imagem

Móveis com contraplacado de bétula 18mm (deveria ter optado por 15mm que chegava bem) e estou a usar frentes de gavetas e portas da IKEA já lacadas como deve ser.

Imagem
Imagem
Imagem

(Esta foi antes de meter uns apoios para ficar mais direito :P)

Imagem
Imagem
Imagem

Frigorifico embutido
Imagem
Imagem
Imagem

Neste momento já tenho as paredes todas pintadas

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Falta terminar a cozinha (bancada, lava-loiça, etc..), a casa-de-banho (Móvel Lavatório, Sanita compostagem) bem como instalar reservatórios de água, bomba, etc..

Já não falta muito, daqui a pouco está a fazer 2 anos que estou a trabalhar nisto aos fim-de-semana e pouco mais.
Quem quiser ver mais fotos e videos e acompanhar todo o processo pode ver a página de instagram: http://www.instagram.com/amfm_bus
fmds7
 
Mensagens: 10
Registado: sexta Oct 13, 2017 9:35 am

Re: Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor fluis » quarta mar 10, 2021 9:46 pm

Boa noite,

Parabéns pelo trabalho já realizado, e coragem para chegar com o projecto ao fim.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor fmds7 » quinta mar 11, 2021 10:03 am

fluis Escreveu:Boa noite,

Parabéns pelo trabalho já realizado, e coragem para chegar com o projecto ao fim.


Obrigado fluis! Tem sido duro mas vai valer a pena certamente :D
fmds7
 
Mensagens: 10
Registado: sexta Oct 13, 2017 9:35 am

Re: Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor fluis » quinta mar 11, 2021 11:06 am

Bom dia,

Já agora mais uma questão, por curiosiadade. Aonde se localiza o motor, e qual o acesso ao mesmo? Não vai certamente ficar mais difícil o acesso, após terminar toda a transformação?
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor jmg1969 » quinta mar 11, 2021 10:30 pm

Eu pensei logo no peso disso tudo. Belo projeto! parabéns, adorava ter coragem para isso.
Eu gajo para seguir mas as publicações estão em Inglês... :roll:
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor fmds7 » sexta mai 28, 2021 11:16 am

fluis Escreveu:Bom dia,

Já agora mais uma questão, por curiosiadade. Aonde se localiza o motor, e qual o acesso ao mesmo? Não vai certamente ficar mais difícil o acesso, após terminar toda a transformação?


Boas, o motor está dentro do veículo entre os bancos do condutor e passageiro. Tem uma tampa amovível e vai continuar sempre acessível :lol:

Em relação ao peso posso ir até aos 8500 Kg por isso não há de ser problemático. Claro que quanto menos melhor. :wink:
fmds7
 
Mensagens: 10
Registado: sexta Oct 13, 2017 9:35 am

Re: Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor fmds7 » quinta mar 16, 2023 10:52 am

Hey pessoal, já passou algum tempo e posso dizer que a conversão já está feita e legalizado como Especial Pesado Autocaravana! :D

Entretanto tive de pintar o exterior e no interior já está tudo terminado, mas ainda não consegui fazer uma sessão fotográfica como deve ser.

Imagem
Imagem

Gravei uma tour a mostrar a conversão para um canal no YouTube, podem ver aqui:
https://youtu.be/gnr1cHkzPK4
fmds7
 
Mensagens: 10
Registado: sexta Oct 13, 2017 9:35 am

Re: Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor Hugoft » segunda mar 20, 2023 2:58 pm

Parabéns,

Excelente projeto, votos de excelentes viagens
Cumprimentos

Hugo
Hugoft
 
Mensagens: 156
Registado: quinta nov 14, 2013 6:37 pm
Localização: Lisboa - Areeiro e Caldas da Rainha

Re: Projecto de conversão de Autocarro em Autocaravana

Mensagempor fluis » terça mar 21, 2023 11:20 am

Bom dia,

Ficou muito bom. Obrigado pelo feedback.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

cron