Dúvidas - transformação de furgão

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Dúvidas - transformação de furgão

Mensagempor GonGoncalves » segunda fev 26, 2018 11:40 am

Bom dia amigos

Gonçalo, 26 anos e é o meu primeiro post aqui no fórum.

Estou com a ideia de transformar um furgão numa campervan para viagens de fim de semana e por vezes algumas de maior distância. A ideia era ter uma companheira que me levasse aos surfs de fim de semana com o melhor conforto possível. A carrinha não será usada para o dia-a-dia.

Desta feita a minha ideia passava por comprar uma VW T4 dos anos 90 até à casa dos 3.000€. Sei que terá de ser algo com bastantes km's, mas pelo que ouvi dizer estes motores aguentam bastante. Se algum de vós puder partilhar a sua experiência com algo do género fico muito grato.

Posto isto, tenho algumas questões que gostaria de colocar:
- Como funciona a legislação para a transformação de furgões? Se não homologar a carrinha tenho de estar constantemente a desmontar o material? Pelo que li não é difícil passar na inspecção, mas há problema em circular?
- Tendo em conta o propósito e a legislação acham que seria melhor adquirir uma carrinha exclusivamente comercial ou mista?

Muito obrigado
Abraço!
GonGoncalves
 
Mensagens: 4
Registado: segunda fev 26, 2018 9:57 am

Re: Dúvidas - transformação de furgão

Mensagempor Salazar » segunda fev 26, 2018 8:40 pm

Com todo o respeito, mas se a ideia será essa, não é necessária legalização para nada. Um colchão insuflável, um bico de gás, um jarrican para água e, se não quiser ser mais um dos que larga poias e papel higiénico pelas matas, arribas e dunas da Costa Vicentina, um porta-potti. Tem a conversão de uma campervan feita com uns €100.
Mais do que isso, é estar a jogar dinheiro para dentro de um poço. Se de facto gostar da coisa, mais tarde procure um camper a sério.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Dúvidas - transformação de furgão

Mensagempor GonGoncalves » quarta fev 28, 2018 9:58 am

Obrigado pela resposta
Se adicionar uma estrutura em madeira para arrumação e "sofá" o esquema mantém-se certo?
GonGoncalves
 
Mensagens: 4
Registado: segunda fev 26, 2018 9:57 am

Re: Dúvidas - transformação de furgão

Mensagempor Rodadossaurus » segunda mar 05, 2018 3:52 pm

A estrutura não pode estar fixa à carrinha.
Tudo tem que ser amovível - para fazer o IPO, p.e.
Rodadossaurus
 
Mensagens: 143
Registado: quinta fev 18, 2016 6:14 pm
Localização: Grande Lisboa

Re: Dúvidas - transformação de furgão

Mensagempor ADinis » quarta mar 07, 2018 11:33 pm

Boas.

A minha opiniao, vale o que vale...
Aluga primeiro uma autocaravana ou autovivenda.

Vê se é aquilo que tens "sonhado", é que às vezes a malta pensa que é chegar e siga... mas é preciso meter água, é preciso limpar o cócó, é preciso muita coisa que há malta que nao imagina, é preciso saber onde estacionar e dormir... nao é chego aqui é fixe e siga!
Então depois...

Espera mais uns tempos, junta umas croas e compra uma coisa como deve de ser, já chave na mao.
Porque os axanatanços em pouco tempo vão durar pouco tempo... e vais estar a investir dinheiro numa coisa que nunca vai ser a verdadeira coisa, e vais andar sempre a sonhar com a outra e no final, vai-te ficar mais caro.

onde é que quero chegar? tens carta de mota, vais comprar uma 125cc? claro que não! no mínimo uma 500! porquê? porque a 125cc no inicio é altamente, mas passado uma semana já estás cansado porque aquilo nao anda nada :D

Desculpa alguma falta de maneiras :)
ADinis
 
Mensagens: 105
Registado: terça ago 09, 2016 9:34 pm
Localização: Aveiro

Re: Dúvidas - transformação de furgão

Mensagempor Fernando Mestre » domingo abr 29, 2018 11:13 am

Bom dia a todos

Também irei adquirir uma carrinha para utilizar em modo de campismo (portanto para pernoitas em campings).

Apesar de existir uma Autocaravana "partilhável" na família (Fiat Ducato 2.5D Capuccine c/ 4 dormidas e 6 pessoas transportáveis/6 cintos de segurança) e tendo em consideração que já a utilizei para uma viagem longa num curto espaço temporal, pela velocidade de cruzeiro possível observada (entre os 80 Km/h e os 100 Km/h), decidi adquirir então uma segunda viatura do tipo "van". A AC está estupenda mas a ideia seria fazer 5 a 6 viagens anuais de cerca de 2200 km / cada (aproveitando pequenas férias e feriados), situação que inviabiliza um pouco o uso da mesma tendo em consideração as suas caraterísticas.

Assim a carrinha (VWT4, MB Vito 1996 a 2002 ou Ford Transit MK3 de 1988 a 1995, decididamente uma das 3), cuja aquisição se situará no intervalo dos 1.500,00€ a 2.000,00€, apresentará uma melhor mobilidade e prestação nos consumos para as viagens longas.

A duvida de facto será escolher, para além da marca/modelo, a tipologia, designadamente entre 3 lugares (furgão) ou 7 lugares (mista), para as quais apenas a Mercedes não apresenta a tipologia (3 + 4 lugares). A questão da "camperização" não será problema, pois tenho uma ideia para dispor de cama/sofá/armário sem que implique a fixação à carrinha de forma "definitiva". Mesmo que decida homologar, também não será problema (sou Eng.º Mecânico), mas como a viatura terá também a função de 2º carro não deverei homologar alterações deixando o furgão ou a mista livres para circulação em modo família (somos 3).

A minha questão é então a seguinte, alguém aqui no forum sabe se o banco traseiro de trás (o tal de 4 lugares das "mistas") rebate o encosto do mesmo permitindo utilizar como cama? Se sim fará toda a diferença entre o "furgão" ou a "mista", bem como condicionará a implantação de outras funcionalidades na carrinha (até julgo que já vi numa fotografia num site de vendas de usados).

Muito obrigado e óptimas viagens.
Fernando Mestre
 
Mensagens: 34
Registado: terça jul 31, 2007 7:41 am
Localização: Beja

Re: Dúvidas - transformação de furgão

Mensagempor José Duarte » segunda abr 30, 2018 2:16 pm

Boa tarde
O meu comentário é sobre o banco das carrinhas mistas. Vou falar de uma experiência pessoal. Há alguns anos necessitei de transportar uns móveis e realizar uma viagem de +-200Kms.
Pedi a um amigo uma renault trafic. Como a mesma tinha um banco que era muito fácil de retirar, assim procedi e efectuei o transporte na maior. Quando entreguei a viatura disse como tinha procedido e qual foi a surpresa? Tiveste sorte. Caso a autoridade
te controlasse serias multado, por esse facto.
Informo que era portador de uma guia na qual estava mencionado o que transportava.
Moral de tudo isto. A viatura tem de manter as suas características em circulação. Não sei se no momento implica a existência da tal guia.
Felicidades e boas viagens.
Saudações.
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha


Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes