Compra da primeira autocaravana

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Powershot » quinta mar 23, 2017 12:41 am

Boa noite pessoal,

Estou em vias de adquirir a minha primeira autocaravana e até ao momento estou a considerar os seguintes modelos:
Carado T339
Sunlight T 69 S
XGO "Dynamic 68 P

Estou a pensar comprar novo ou semi-novo (máximo 2 ou 3 anos).
No caso da Carado e Sunlight, li aqui no Forum que são fabricadas pela Hymer e dethleffs respectivamente, parecendo-me serem boas apostas em relação preço/qualidade.
Relativamente à XGO, pelo que pesquisei em Fóruns internacionais, é fabricada pela Rimor, mas não encontro grande informação sobre a marca.

O Preço em novo da XGO é bastante inferior à Carado e Sunlight, cerca de 12000 euros de diferença.
O problema maior da XGO é que não encontro muita informação sobre a marca e não sei se é de confiança.
Se alguém souber algo sobre a marca e soubesse dar algum feedback ficava muito agradecido.

Vou à Alemanha daqui a um mês e até lá tenho que tomar uma decisão. Já importei automóveis ligeiros de passageiros e conheço bem o processo, no entanto também gostaria de saber se o processo é diferente no caso das caravanas (Inspecção tipo B + pagamento ISV Alfandega + IMT).

Obrigado a todos!
Powershot
 
Mensagens: 5
Registado: terça mar 21, 2017 12:17 am

Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor MigSou » quinta mar 23, 2017 5:02 pm

Boas companheiro,

Fez em Fevereiro passado que fiz (+-) a mesma aventura que relata.
Acabei por trazer a Carado T449.

A XGO é de facto uma marca da Rimor e (salvo erro) apenas vende para a Alemanha, acho que vai ser dificil arranjar um concessionario da XGO em Portugal.
Salvo erro a Rimor é italiana o que para mim não me inspira muita confiança (mas isso são opiniões).

A legalização é muito parecida com a de um carro, a única diferença poderá ser nos pesos, é que dependendo do modelo da Autocaravana ela pode vir legalizada para mais de 3500 Kg e o companheiro pode querer que em Portugal ela fique legalizada por 3500 (penso que isto complique um pouco o processo, será necessário meter projecto, etc). É uma questão de perguntar qual o PB da AC antes de seguir viagem se tiver alguma em vista.

Boa compra.
MigSou
 
Mensagens: 46
Registado: quarta jun 19, 2013 3:11 pm
Localização: Lisboa

Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Luismbmp » quinta mar 23, 2017 5:06 pm

Boas amigo,
A XGO é a marca branca da Rimor, a Carado e Sunlight são a marca branca da Hymer, Dethleffs.
12000 de difrença de preço dá que pensar.
Se vai á Alemanha ver preços de Autocaravanas, vai ficar desiludido, isto porque, porque a Alemanha vende Autocaravanas extremamente caras, no caso de 2ª mão.
A França é o país da europa com os melhores preços de autocaravanas, e tambem de veiculos de passageiros neste momento.
O processo de legalização das autocaravanas é o mesmo que os veiculos de passageiros. Tome em atenção que na inspecção B para as autocaravanas, eles lixam o pessoal com o peso das autocaravanas, querem que a tara que vem determinada pelo fabricante nos documentos da autocaravana do país onde a comprou, seja igual ao que vai pesar a inspecção B. Porque se tiver mais tara, eles podem reduzir o numero de lugares sentados com cinto no documento unico. ( Ex. Se nos documentos do país de origem vem a dizer 5 lugares de cinto, em portugal podem reduzir 1 lugar e ficar apenas com 4 de cinto no documento unico ). Uma das situações a fazer antes de ir á inspecção B é ir com o deposito de combustivel quase na reserva sem aceder a luz da reserva, ir com os depositos de agua limpa e suja vazios. Todos os extras que foram instalados, como por exemplo, toldo, 2ª bateria de celula, ar condicionado, etc... etc.. é retirá-los para não contar para a tara da autocaravana. Antes de ir pese a autocaravana numa balança de camiões.
Outro problema um pouco comum nas autocaravanas que se importam, é a dificuldade de arranjar o Certificado de conformidade (COC).
Já agora uma dica, a Carado ( Capron.de) são impecaveis, o senhor envia um email para lá, dá o numero da matricula e VIN da autocaravana que quer comprar e eles enviam gratuitamente por email uma copia do COC.

Abraço e boa sorte na compra.
Luismbmp
 
Mensagens: 572
Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm
Localização: Quinta do Conde

Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor jpaulo » sexta mar 24, 2017 6:36 pm

Boa tarde.
Caro companheiro,já importei cinco autocaravanas quatro da Alemanha e mais recentemente uma de França, todas elas com o máximo de 3 anos de uso.
Na minha experiência de compra acho que compensa procurar em particulares pois são bem mais baratas,embora em França seja mais difícil a negociação, os franceses desconfiam muito dos estrangeiros. No ato da compra acho mais seguro comprar na Alemanha, embora na França seja mais barato,em França é uma dor de cabeça para segurar a autocaravana, as seguradoradas não aceitam seguros temporários.No ato da legalização em Portugal aconselho a entregar os documentos numa agencia, não é muito caro e poupa umas dores de cabeça.Quanto ao peso bruto não aconselho a fazer mudanças em relação ao país de origem pois depois vai andar com o coração nas mãos, é que se for fiscalizado pelas autoridadades e a autocaravana ultrapassar o peso bruto a multa ultrapassa os 500 euros.
Quem tiver carta de condução de ligeiros pode conduzir autocararvanas até 4200 kg de peso bruto.
Qualquer duvida disponha.
jpaulo
 
Mensagens: 81
Registado: domingo ago 05, 2007 10:37 pm
Localização: pedome

Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Powershot » sábado mar 25, 2017 12:38 am

Obrigado a todos pelas respostas :)

Os preços que vi em novo na Alemanha são:
XGO "Dynamic 68 P 38000
Carado T339 50000
Sunlight T 69 S 48500

A XGO parece ter tudo semelhante às outras duas, mas certamente haverão pormenores que não sei distinguir.
Há alguns detalhes que achem importante validar quando for ver as caravanas? (acabamentos, pormenores...)
Relativamente à assistência em PT, endo em conta que a XGO é fabricada pela rimor, acham que os vendedores/reparadores da rimor prestam assistência à XGO?

Se alguém tiver alguma sugestão de modelos semelhantes para estes valores também agradeço :)

Quanto à França ter caravanas mais baratas, para mim é um país problemático por dois motivos: Não sei falar Francês e há muitos Franceses que não falam Inglês :lol:
Na Alemanha nunca tive problemas em encontrar pessoas que falem Inglês e daí já ter importado carros da Alemanha. Por outro lado, na Alemanha faz-se seguro e livrete temporários num par de horas.

Obrigado a todos!
Powershot
 
Mensagens: 5
Registado: terça mar 21, 2017 12:17 am

Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor fj2011 » quinta mar 30, 2017 9:06 am

Luismbmp Escreveu:Boas amigo,

(...)
. Tome em atenção que na inspecção B para as autocaravanas, eles lixam o pessoal com o peso das autocaravanas, querem que a tara que vem determinada pelo fabricante nos documentos da autocaravana do país onde a comprou, seja igual ao que vai pesar a inspecção B. Porque se tiver mais tara, eles podem reduzir o numero de lugares sentados com cinto no documento unico. ( Ex. Se nos documentos do país de origem vem a dizer 5 lugares de cinto, em portugal podem reduzir 1 lugar e ficar apenas com 4 de cinto no documento unico ). Uma das situações a fazer antes de ir á inspecção B é ir com o deposito de combustivel quase na reserva sem aceder a luz da reserva, ir com os depositos de agua limpa e suja vazios. Todos os extras que foram instalados, como por exemplo, toldo, 2ª bateria de celula, ar condicionado, etc... etc.. é retirá-los para não contar para a tara da autocaravana. Antes de ir pese a autocaravana numa balança de camiões.
Outro problema um pouco comum nas autocaravanas que se importam, é a dificuldade de arranjar o Certificado de conformidade (COC).
Já agora uma dica, a Carado ( Capron.de) são impecaveis, o senhor envia um email para lá, dá o numero da matricula e VIN da autocaravana que quer comprar e eles enviam gratuitamente por email uma copia do COC.

Abraço e boa sorte na compra.


Desconhecia completamente isto que acabei de ler...
a considerar no futuro, pois fui no inicio do mês à inspecção com o deposito completamente cheio o de água e o de combustível, (pois fui dar uma volta com a familia logo depois da saída do centro IPO) ainda com as habituais 4 baterias de 100Ah, 3 paineis solares, frigorífico atestado, com material de despensa pesado, (por exemplo: 3 garrafões de água, sumos, cerveja, vinho) mais 2 cadelas grandes que se mantiveram no interior, pelos vistos tenho tido muita sorte ou a tara está muito abaixo do mencionado nos documentos.

- para a próxima que passar por lá vou perguntar para ter a certeza, pois não vale a pena arriscar
Saudações

Fernando Jorge
917407782

in AutoCarripana Moncayo
Avatar do Utilizador
fj2011
 
Mensagens: 503
Registado: domingo ago 07, 2011 6:23 pm
Localização: Capital do Gótico

Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Salazar » quinta mar 30, 2017 5:50 pm

fj2011 Escreveu:
Luismbmp Escreveu:Boas amigo,

(...)
. Tome em atenção que na inspecção B para as autocaravanas, eles lixam o pessoal com o peso das autocaravanas, querem que a tara que vem determinada pelo fabricante nos documentos da autocaravana do país onde a comprou, seja igual ao que vai pesar a inspecção B. Porque se tiver mais tara, eles podem reduzir o numero de lugares sentados com cinto no documento unico. ( Ex. Se nos documentos do país de origem vem a dizer 5 lugares de cinto, em portugal podem reduzir 1 lugar e ficar apenas com 4 de cinto no documento unico ). Uma das situações a fazer antes de ir á inspecção B é ir com o deposito de combustivel quase na reserva sem aceder a luz da reserva, ir com os depositos de agua limpa e suja vazios. Todos os extras que foram instalados, como por exemplo, toldo, 2ª bateria de celula, ar condicionado, etc... etc.. é retirá-los para não contar para a tara da autocaravana. Antes de ir pese a autocaravana numa balança de camiões.
Outro problema um pouco comum nas autocaravanas que se importam, é a dificuldade de arranjar o Certificado de conformidade (COC).
Já agora uma dica, a Carado ( Capron.de) são impecaveis, o senhor envia um email para lá, dá o numero da matricula e VIN da autocaravana que quer comprar e eles enviam gratuitamente por email uma copia do COC.

Abraço e boa sorte na compra.


Desconhecia completamente isto que acabei de ler...
a considerar no futuro, pois fui no inicio do mês à inspecção com o deposito completamente cheio o de água e o de combustível, (pois fui dar uma volta com a familia logo depois da saída do centro IPO) ainda com as habituais 4 baterias de 100Ah, 3 paineis solares, frigorífico atestado, com material de despensa pesado, (por exemplo: 3 garrafões de água, sumos, cerveja, vinho) mais 2 cadelas grandes que se mantiveram no interior, pelos vistos tenho tido muita sorte ou a tara está muito abaixo do mencionado nos documentos.

- para a próxima que passar por lá vou perguntar para ter a certeza, pois não vale a pena arriscar


E foi fazer uma inspecção tipo B ou uma inspecção periódica?
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor jgomes » quinta mar 30, 2017 7:47 pm

Boa noite.
Vamos com calma e tentar esclarecer pois segundo o que sei a Inspeção B destina-se aos veiculos importados para legalização e atribuição de chapas de matrículas; não tem nada a ver com a Inspeção periódica.
Cumprimentos.
jgomes
 
Mensagens: 263
Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am
Localização: Jou - Murça

Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Powershot » quarta dez 20, 2017 9:55 pm

Acabei por optar pela Carado T339 e comprei-a na Alemanha (Primeira matricula de Março de 2017).

Entreguei a documentação numa agência de documentação e recebi a guia temporária até ter o documento único.
Acontece que nessa guia a caravana está registada como veículo pesado (com 3650kg), quando a especificação da caravana diz que tem 3,495!!

Acho que os gajos na inspecção B me lixaram e na altura não dei conta!
Agora estou tramado porque não tenho carta de pesados :(

Amanhã vou à agência de documentação para reiniciarem o processo.
Ainda têm o COC em posse deles mas tenho a certeza que tinha lá o peso de 3495kg!

Há 2 anos legalizei um veiculo ligeiro de passageiros e tratei eu do processo, sendo que na alfândega os dados foram inseridos com base no COC.
No caso da caravana não é suposto ser o mesmo processo?

Obrigado!
Powershot
 
Mensagens: 5
Registado: terça mar 21, 2017 12:17 am

Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Luis Nascimento » quarta dez 20, 2017 11:18 pm

Não estou a perceber o problema! Uma autocaravana pode ser conduzida com carta de ligeiros até 4.250 Kilos.
Imagem

HYMER 544
Avatar do Utilizador
Luis Nascimento
 
Mensagens: 165
Registado: sábado nov 15, 2008 12:38 am
Localização: Leiria

Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Salazar » quinta dez 21, 2017 1:50 pm

Luis Nascimento Escreveu:Não estou a perceber o problema! Uma autocaravana pode ser conduzida com carta de ligeiros até 4.250 Kilos.


Seguro, ipo e condicionamentos de trânsito relativos a veículos pesados.

O processo de legalização é o mesmo. E o pb que lhe foi atribuído é o que vem no COC. Ou deveria ser.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Salazar » quinta dez 21, 2017 2:02 pm

Luismbmp Escreveu:Boas amigo,
A XGO é a marca branca da Rimor, a Carado e Sunlight são a marca branca da Hymer, Dethleffs.
12000 de difrença de preço dá que pensar.
Se vai á Alemanha ver preços de Autocaravanas, vai ficar desiludido, isto porque, porque a Alemanha vende Autocaravanas extremamente caras, no caso de 2ª mão.
A França é o país da europa com os melhores preços de autocaravanas, e tambem de veiculos de passageiros neste momento.
O processo de legalização das autocaravanas é o mesmo que os veiculos de passageiros. Tome em atenção que na inspecção B para as autocaravanas, eles lixam o pessoal com o peso das autocaravanas, querem que a tara que vem determinada pelo fabricante nos documentos da autocaravana do país onde a comprou, seja igual ao que vai pesar a inspecção B. Porque se tiver mais tara, eles podem reduzir o numero de lugares sentados com cinto no documento unico. ( Ex. Se nos documentos do país de origem vem a dizer 5 lugares de cinto, em portugal podem reduzir 1 lugar e ficar apenas com 4 de cinto no documento unico ). Uma das situações a fazer antes de ir á inspecção B é ir com o deposito de combustivel quase na reserva sem aceder a luz da reserva, ir com os depositos de agua limpa e suja vazios. Todos os extras que foram instalados, como por exemplo, toldo, 2ª bateria de celula, ar condicionado, etc... etc.. é retirá-los para não contar para a tara da autocaravana. Antes de ir pese a autocaravana numa balança de camiões.
Outro problema um pouco comum nas autocaravanas que se importam, é a dificuldade de arranjar o Certificado de conformidade (COC).
Já agora uma dica, a Carado ( Capron.de) são impecaveis, o senhor envia um email para lá, dá o numero da matricula e VIN da autocaravana que quer comprar e eles enviam gratuitamente por email uma copia do COC.

Abraço e boa sorte na compra.



Nos estamos no processo de compra de uma AC nova. Temos a lista reduzida a 3 marcas (do mesmo fabricante). Todas mais baratas na Alemanha do que na França (entre os 2000 e os 3000 euros). Na Alemanha, quase todos os stands que contactámos sabem como funciona o processo de exportação e mostraram grande disponibilidade.

E em género de curiosidade, pela mesma AC cá pediram-nos mais 8000(!) euros do que comprada lá (preço de venda na Alemanha sem IVA, isv e IVA, incluídos). :roll:
Para não falar que cá, para além dos vendedores estarem super mal preparados, forçam a venda do que têm em stock e mostram pouquíssima disponibilidade para qualquer outra coisa que as marcas que representam tenham. Nas isso são outros quinhentos que falaremos num relato sobre esta nossa experiência.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Garrbel » quinta dez 21, 2017 3:40 pm

Boa tarde

Salazar Escreveu: pela mesma AC cá pediram-nos mais 8000(!) euros do que comprada lá (preço de venda na Alemanha sem IVA, isv e IVA, incluídos)


Quer explicar um pouco melhor?

Se não estou errado para uma autocaravana nova comprada na Alemanha por um valor que inclui IVA (ex 50000€), apos legalização há que somar cerca de 8000€ (entre IVA, ISV e mais uns trocos para a viagem de ida e volta. Cá um vendedor tem de levar mais do que isso.
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Salazar » quinta dez 21, 2017 4:13 pm

Garrbel Escreveu:Boa tarde

Salazar Escreveu: pela mesma AC cá pediram-nos mais 8000(!) euros do que comprada lá (preço de venda na Alemanha sem IVA, isv e IVA, incluídos)


Quer explicar um pouco melhor?

Se não estou errado para uma autocaravana nova comprada na Alemanha por um valor que inclui IVA (ex 50000€), apos legalização há que somar cerca de 8000€ (entre IVA, ISV e mais uns trocos para a viagem de ida e volta. Cá um vendedor tem de levar mais do que isso.


Ao abrigo do regime de IVA que regula as transacções intracomunitarias, na compra de uma ac nova, não existe lugar ao pagamento de IVA no país de compra (neste caso, os 19% na Alemanha). E estamos a falar de PVP, por isso o stand na Alemanha já tem a margem dele e ainda nos oferece o seguro de 1 mês.
O exemplo que dei é para o valor de uma ac que à porta do stand na Alemanha nos fica por, imagine-se, 40000€. O ISV a pagar pelo 2.3 da ducato ronda os 4500€. Somam-se os 2 e aplica-se os 23% do nosso IVA. Neste caso, temos um valor total de quase 55000€.

Pela mesma ac, um representante da mesma marca cá pediu-nos mais perto de 8000€, isto é, pediu-nos cerca de 63000€. É verdade que o stand cá tem de pagar o transporte por camião. Há uns meses solicitei orçamento a uma das mais reputadas empresas nacionais. Para um reboque com a capacidade para 2 ac de 7m da porta da fábrica à nossa porta, foi-nos pedido 4150€ + IVA, por isso dá-nos cerca de 2000€ por transporte por cada ac.
Os outros 6000€ são para quê? Não creio que os stands cá tenham mais despesas fixas que os stands na Alemanha. O volume de vendas é outro, é verdade. Mas assim também não se estão a ajudar.

Os valores que dei neste exemplo são arredondados à centena de euro. Todas as contas que temos feito são feitas ao cêntimo, com valores dados pelos stands, com valores de isv e IVA dados pela alfândega (de 2017), mas também já temos os valores para 2018 que já foram aprovados no OE de 2018. As contas relativas às viagens são com base na nossa experiência em viagens à Alemanha na nossa ac, por isso não devem fugir muito. Isto tudo para dizer que não estamos aqui a falar para o ar com valores vagos.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Compra da primeira autocaravana

Mensagempor Garrbel » quinta dez 21, 2017 5:29 pm

Boa tarde

Ok é isso mesmo, só não tinha entendido a que se referia quando dizia "preço de venda na Alemanha sem IVA, isv e IVA, incluído"
No fundo ao preço pago na Alemanha há que somar cerca de 15000€.
Pena que para compra em França não seja tão simples como na Alemanha. Caso vendesse a minha AC estava tentado a ir buscar uma Pilote a França mas pelo que eu pesquisei, com emails enviados não fazem seguro a não residentes, não há matriculas de transito...

Boa compra
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

cron