Vila Real De Santo António

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Vila Real De Santo António

Mensagempor maisalentejo » quarta jan 02, 2013 8:44 pm

Deixo um testemunho singular vale o que vale.....
Neste municipio concretamente em Vila Real de Santo António, nasceu um espaço explorado tanto quanto apurei pela CMVRSA, onde a troco de 2,5 Euros, podemos estacionar, abrir toldos, dentro de um perimetro de ervas e lama, e nalguns pedaços de alcatrão estalado, ligar geradores e ainda usufruir de água e fazer despejos num local com lama em volta sem qualquer tipo de sinalética. Soma -se a isto falta de iluminação em muitas zonas...se não soubesse que isto era Portugal eu diria que estava noutro lugar....
Mas todas as manhãs alguém nos bate a porta ou está à entrada num contentor para faturar mais um dia....

Em grande parte da cidade, somam-se também as marcações de interditar o estacionamento às ACs....

Se decidir ir ao parque de campismo.... caro...sem renovações visiveis e já com um aumento em 2013....
existe neste parque sombra...2 áreas de serviço mas quanto aos locais para aparcar ou neste caso acampar é mais complicado devido aos terrenos que enterram os rodados. Segundo, alguns funcionários já alguns anos que existe vontade de se fazer dentro deste parque um local especifico para autocaravanas, mas na verdade se quiser estacional no potencial local, junto a entrada do parque em que noutros tempos era só estacionamento de viaturas...os campistas teem de ir buscar uma escada subir alguns metros para passar por cima os seus cabos eletricos....se cair..da escada não sei...se não puder subir as escadas....carece da boa vontade de outro campista....assim se acampa e ainda assim vale o bom companheirismo de alguns...

Este é o meu testemunho pessoal, senti-me literalmente tratado como tralha que se arruma ali para qualquer lugar, sem qualquer simpatia o gesto de ser bem vindo aquele lugar desde que largue dinheiro o resto não importa....
Não seria tempo desta autarquia criar verdadeiramente condições acolhedoras, pagas naturalmente mas num terreno cuidado iluminado, em harmonia com as boas práticas autacaravanistas?

E quanto ao parque de campismo não seria tempo de se dar mais dignidade a tantos turistas que anualmente escolhem aquele lugar para as suas férias...
Em muitos anos que ali passo não me recordo uma única vez de a CMVRSA brindar os seus turistas com alguma oferta de animação com em tantos outros lugares onde grupos amadores da sua terra mostram a sua arte..Lembro que este parque alberga milhares de campistas anualmente tem mais gente que muitas terras por este país fora...Será que pelo facto de gostar de autocaravanismo e também campismo devo ser tratado como turista de 2ª....
Não sei mas tenho mesmo muita pena gosto muito do Algarve ou melhor "deste Algarve" das suas gentes mas vou eu próprio colocar um cartão de proíbido voltar enquanto sentir este desprezo pelo anfitrião da casa da governação local.
O Autocaravanismo é uma forma de descobrir, partilhar e crescer...
maisalentejo

Registado: terça ago 24, 2010 9:07 am

Re: Vila Real De Santo António

Mensagempor Henrique Fernandes » quinta jan 03, 2013 10:12 am

Caro companheiro maisalentejo:
A situação que relata, sobretudo no que se reporta ao parque de campismo, subsiste há muitos anos, apesar das várias iniciativas e tomadas de posição assumidas junto da autarquia por diversas instituições autocaravanistas, incluindo o CGA.
Na minha perspetiva, fundamentada num certo "desprezo" que vislumbrei em tempos, dirigido pela atuação institucional da autarquia ao universo autocaravanista (itinerante e campista, diga-se), está em causa o valor material de todo aquele território litoral.
Dito de outro modo, aquela gente entende que ali só deveriam subsistir hotéis e coisas afins, e que qualquer espaço dedicado ao autocaravanismo implicará sempre uma menor rentabilidade económica geral do que aquela que adviria de uma utilização do mesmo espaço por sectores mais "elitistas". Cheguei mesmo a ouvir falar na extinção do parque de campismo e na construção de hotéis naquele local.
Claro que é uma visão distorcida e tacanha das coisas, mas não vou aqui discuti-la porque, quando alguém não quer ser convencido (refiro-me à autarquia), não conseguimos uma mudança de opinião só por explicarmos a mesma coisa 50 vezes.
O problema parece-me ser mais grave e profundo. É que, de facto, mesmo que a autarquia tivesse razão em relação à rentabilidade económica de todo aquele espaço litoral (e eu julgo que não tem, embora admita poder estar enganado), persiste a questão dos direitos de todos numa sociedade que se pretende de direito, democrática e civilizada.
Os autocaravanistas, campistas ou itinerantes, os caravanistas, os simples campistas, e outros "istas", também são cidadãos de pleno direito. As autarquias deveriam ser, antes de mais, instituições preocupadas com todos, e não apenas com aqueles que dão mais dinheiro.
É esta visão puramente mercantilista dos valores que, na minha opinião, conduziu Portugal (e o mundo...) para a triste situação em que se encontra.
Se somar a isto a profunda divisão do universo institucional autocaravanista, trespassado por investidas "campistas" em instituições autocaravanistas que pretendem cinicamente convencer-nos que estão do nosso lado (refiro-me aos autocaravanistas predominantemente itinerantes), compreenderá que a força coletiva para nos opormos a este mercantilismo selvagem é muito pequena.
Por isso, enquanto uma qualquer circunstância da fortuna não fizer pender a balança para o nosso lado, as coisas deverão manter-se como estão (ou piorar...).
Eu, simplesmente, deixei de frequentar aquela zona.
Se não me querem por lá, não me farei convidado...
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor JorgeMartins » quinta jan 03, 2013 11:53 am

Bom Dia Companheiros,

De facto, o que se passa em VRSA é vergonhoso. A mim particularmente, e porque sou deste "cantinho", envergonha-me a forma como estão a receber os muitos companheiros que por aqui passam. Mas também importa dizer que estes espaços são o que nós fazemos deles, e vejo alguns utilizadores de autocaravanas (não autocaravanistas, porque pela forma como se comportam não o podem ser) terem atitudes de autênticos "selvagens", enfim, desculpem o desabafo!!!

Mas neste "meu cantinho", também existe o contrário, o concelho de Castro Marim possui duas A.S. de muito boa qualidade. Sugiro uma em especial (já divulguei aqui no forum), a norte do Concelho, propriedade de um clube local onde de certeza todos serão bem recebidos, com boas condições, muito calma, uma vista magnifica, onde se podem organizar eventos de grupo, etc. etc. etc.

Imagem

Imagem

Imagem

Abraço,

Jorge Martins
JorgeMartins

Registado: quarta Oct 10, 2012 5:19 pm

Mensagempor spinto » sexta jan 04, 2013 12:15 am

A que distancia fica este parque da costa e suas praias?
Não valerá a pena pernoitar uns dias nesta area de servico de fazer uns km até á praia ou qq outro local e regressar pela qualidade e tranquilidade oferecida?

Sei que muitos gostam de "molhar" as rodas da autocaravana, mas uns km a mais e uns €€€ de combustiveis (embora estejam carissimos) não compensa e faz uma estadia menos monótona?

Eu pessoalmente prefiro andar mais e enquanto se vai e vem passeia-se, conversa-se, convive-se, conhece-se, etc... faz-se itenerancia que só o autocaravanismo permite.

No final de contas, e valores somados a despeza não deverá aumentar muito !!!!!!
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor JorgeMartins » sexta jan 04, 2013 11:37 am

Bom Dia Companheiros,

Companheiro Spinto esta Área de Serviço e Parqueamento fica a cerca de 10/15Kms das praias de Altura, Praia Verde, Praia do Cabeço e Retur. Tem como vias de acesso a IC27 e também a Via do Infante com troço sem portagem (Castro Marim/Altura). Deixo mais um conjunto de imagens deste cantinho do Portugal, espero que vos possa abrir o apetite para uma visita.

Abraço,

Jorge Martins

Imagem
JorgeMartins

Mensagempor Aleluia » sexta jan 04, 2013 1:13 pm

Bom dia companheiro Jorge Martins.
Pelas imagens, parece um sitio muito acolhedor.
Estou a pensar lá ir, quando o tempo se tornar mais agradável.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Departamento de Sócios do C.A.A.
Imagem
Aleluia

Registado: sábado nov 12, 2005 3:36 pm

Mensagempor jarosa » sexta jan 04, 2013 3:05 pm

Luís,
Vamos combinar isso e de preferência com um jantarzinho no clube de caçadores. Não sei se é possível, mas o nosso companheiro pode promover isso.
Jaqueline Rosa
Imagem
*Supervisora Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira*
jarosa

Registado: quarta fev 21, 2007 2:08 pm

Mensagempor JorgeMartins » sexta jan 04, 2013 3:17 pm

Caros Companheiros,

Desde já disponibilizo-me para contatar o clube e organizar um encontro/"Jantarzinho" por cá. Será um prazer receber-vos neste recanto do Sotavento Algarvio.
JorgeMartins

Mensagempor spinto » sexta jan 04, 2013 6:25 pm

JorgeMartins Escreveu:Bom Dia Companheiros,

Companheiro Spinto esta Área de Serviço e Parqueamento fica a cerca de 10/15Kms das praias de Altura, Praia Verde, Praia do Cabeço e Retur. Tem como vias de acesso a IC27 e também a Via do Infante com troço sem portagem (Castro Marim/Altura). Deixo mais um conjunto de imagens deste cantinho do Portugal, espero que vos possa abrir o apetite para uma visita.

Abraço,

Jorge Martins

Imagem

Já tinha visto pelo viamichelin que ficava perto, intervi para chamar a atençao a alguns companheiros k por vezes uns 20 ou 30km por dia a mais, compensa bem o tempo e despeza, afinal de contas é só 30minutos que valem horas de conforto.

Obg companheiro jorge
Editado pela última vez por spinto em sexta jan 04, 2013 8:13 pm, num total de 1 vez.
Por onde quer que passe, o Autocaravanista que se preze deixa sempre o local melhor do que o encontrou !!!!!
Sergio Pinto
Braga
spinto

Registado: segunda jul 21, 2008 5:58 pm

Mensagempor Aleluia » sexta jan 04, 2013 7:47 pm

Boas tardes companheiros/as.
Jaqueline e JorgeMartins, estamos nessa, mas só aguardar que os dias sejam um pouco maiores, para se poder ter um melhor usufruto da estadia.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Imagem
Aleluia

Mensagempor Miguel1975 » sábado jul 20, 2013 2:38 pm

Boa Tarde!!

Companheiro se tudo correr bem pensamos passar em Castro Marim entre 18 Agosto e 24 Agosto, companheiro peço que o companheiro me diga qual as melhores praias para visitar ai perto bem como as praias mais calmas para levar crianças.

obrigado
Miguel1975

Registado: sexta fev 11, 2011 3:44 pm

Mensagempor Aleluia » segunda jul 22, 2013 10:56 pm

Boa noite companheiros.
Miguel, de Faro para V.R.S.António, toda a costa é boa. As praias são grandes e a confusão é muito menor, do que para o outro lado e a água é mais quentinha.
No sentido de Castro Marim para Faro, tens logo Monte Gordo, Altura e Manta Rota.
Em Tavira, tens a ilha de Tavira, que tens que apanhar o barco nas Quatro Águas.
A seguir a Tavira, tens a praia do Barril. Para ires a esta, tens que ir a "Pedras D`el Rei" e apanhar um comboiozinho para atravessar a duna.
De seguida tens mais uma ilha. Na Fuseta.
Continuando ainda em ilhas, tens em Olhão, o barco para o Farol e para a Culatra.
Estas são as principais e com mais fácil acesso, só tens que fugir um pouco dos centros das localidades, utilizando mais as laterais, isto se fores de AC.
Chamo-te á atenção, que as ilhas são interessantes, principalmente para os miúdos, pois têm a deslocação de barco e as praias são belíssimas.
Não te esqueças, que neste troço só tens AS em V.R.S.A. e em Castro Marim. Só se fizeres a manutenção nalgum Parque de Campismo.
Saudações,
Aleluia
RIMOR - Katamarano 8P
Imagem
Aleluia

Mensagempor Miguel1975 » quarta jul 24, 2013 6:30 pm

Boa tarde!!

Obrigado, Sim vou de auto-caravana, e estou a pensar ficar na A/S de castro Marim.

Comprimento Miguel
Miguel1975

Registado: sexta fev 11, 2011 3:44 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes