por josegon_calves » sexta mai 08, 2009 7:29 am
Bom Dia!
Apesar de aqui no Norte, o tempo estar de cara um pouco para o feia, para mim, é um Excelente Dia! O "sol" voltou a "brilhar"...
Ah! A Autocaravana Moncayo Halcon 465 que estava à venda... Já não está!
Passemos então a explicar todo um desenrolar de uma situação, do mais desagradável possível, para uma resolução que terá resultados positivos obrigatoriamente na próxima 2ª. feira.
Foram 32 Horas de buscas, contactos, reclamações, as mais loucas que me passaram à frente sobre a minha "bichana".
Antes de mais, o meu muito obrigado:
- à Norticampo, Sr. Jorge e Companhia;
- Aqui ao CampingCar Portugal, Companheiro Luis e Companhia;
- A todos os que de uma forma ou de outra me indicaram vias, ou sugestões, para ultrapassar uma situação difícil;
- À Midouro, Sociedade Panificadoura, em Lordelo;
- Á Vilartex, Empresa de Malhas Vilarinho, em S. João de Ponte, muito em especial à Engª Nazaré Macedo;
- E ao Inspector Oscar, ZUIR.
Resumindo o possível.
-Qualquer autocaravana, à saida de fábrica é pesada e homologada, no meu caso tinha uma Tara de 2850Kg para um Peso Bruto máximo de 3500Kg. Até aqui, tudo bem!
-A acrescentar a esse peso (Tara) temos: Frigorificos; aquecimentos de águas, aquecimentos de ambiente, placas de cozinha e etc.. Aproximadamente mais 100Kg.
-A partir daí estamos por nossa conta e risco. Chamo à atenção especial para geradores, placas solares e respectivos sistemas de armazenamento de corrente, Ares Condicionados, Malas de cobertura, Toldos, etc.. Existem equipamentos que "comem" apenas 200Kg, coisa pouca para quem dispõem de 500Kg, para carga e passageiros!!!
Como ontem alertei, devem os companheiros, dentro das suas possibilidades, efectuar uma pré pesagem antes de se dirigirem aos Centros de Inspecção.
Desta forma, primeiro, têm a consciência do peso que efectivamente transportam, segundo, podem remover o execesso de carga, se este existir de facto, terceiro, podem contestar de imediato a anomalia verificada nos Centros de Inspecção!
Um deslocamento aos IMTT's, ou possíveis homologações para "pesos pesados" está fora de questão. Não há solução possível!
Ontem, passei pela Midouro e pesei a autocaravana, sem retirar coisa nenhuma, além da água, da mercearia e etc. que já tinha retirado antes da Inspecção. Resultado 3.160Kg. O Instrumento de Pesagem, era um equipamento (balança) Centezimal, Homologado, Aferido anualmente pela Delegação Regional do Norte do Ministério da Economia, com Certificação Válida até 30 Novembro de 2009. Em menos de 24 horas a "bichana" tinha emagrecido 800Kg!!!
Desloco-me de imediato ao Centro de Inspecção, com o documento de pesagem na mão e "reclamo". Sim senhor. Esse peso está aí "mas o nosso é que conta!".
Toca a colocar a carrinha outra vez na linha de inspecção e "pesar" outra vez. Resultado 3.760Kg. "Tem que homolugar para peso pesado".
Sem mais adiantar informei que iria a outros locais proceder a novas pesagens e que iria também a outros Centros de Inspecção.
Segunda pesagem, Vilartex. Desta feita o equipamento é Electrónico. Tal como o Centezimal, está homologado e é também aferido anualmente exactamente pela mesma Instituição. A Certificação é também válida até 30 de Novembro de 2009. Resultado 3.260Kg. Uma diferença de 100Kg que, segundo explicações da Engª. Nazaré Macedo, é perfeitamente aceitável e admissivel dado os erros máximos admissiveis em equipamentos desta envergadura.
Saio dali e dirigo-me a um Centro de Inspecções na mesma freguesia, 3Km mais ou menos.
Aqui solicito amavelmente se me podem pesar a autocaravana porque.....
Enquanto explico o meu "drama" abeiram-se três homens. Um deles diz para o outro, leva a viatura e vai coloca-la na linha de Inspecção.
Feitos os testes todos até à travagem, informa-me o tal que mandou, "Está tudo bem, apenas uma ligeira deficiência de travagem no eixo traseiro que você deveria corrigir, mas nada de grave.". Aí eu informei que o assunto já estava agendado com a FIAT para 2ª. feira de manhã. Por uma questão de segurança já tinha decidido e agendado a reparação e ou substituição de fosse o que fosse para melhorar a travagem no eixo traseiro. É uma questão de princípio. Quando existe a mais pequena anomalia ou deficiência, grave ou não, é para reparar. Sempre assim foi em todos as viaturas que me passaram pelas mão e esta não será excepção.
"Ordena-me" então o tal senhor, Oscar: você vai fazer o acerto na travagem, (parece que é apenas apertar dois parafusos num sistema que distribui a força de travagem) e à tarde, entre as 17H e as 18H, da próxima 2ª. feira, vai ao mesmo Centro de Inspecção, e manda-me chamar(???). Entretanto sai lá do aparelho um relatório em que é registada a matricula da minha autocaravana. Peso "Dinâmico" (tanto quanto entendi, em ordem de marcha e consequente travagem) 3.450Kg.
Peso "Estático" (tanto quanto entendi, viatura parada) 3.225Kg.
A autocaravana deve pesar efectivamente à volta dos 3.200Kg no máximo. Espantoso!!! Em 10 Km tinha emagrecido de um Centro para o outro 700Kg.
O tal Sr. Oscar, é, nem mais nem menos que um Inspector que inspeciona Centros de Inspecção!!!
Resumindo.
Há técnicos que trabalham MAL, muito MAL!
Felizmente, há Técnicos que trabalham Bem e eu tive a sorte de encontrar um nesta minha, digamos, Aventura!
O alerta aqui fica registado para que todos os Companheiros possam tirar as suas conclusões e decidirem em conformidade e consciência.
Para finalizar esta descrição:
A Brigada de Trânsito (que agora tem outro nome mas as funções são as mesmas) não anda atrás dos autocaravanistas por dá cá aquela palha no que respeita a Peso das Autocaravanas. Os "excessos" normalmente resumem-se a liquidos e sólidos destinados ao consumo próprio e não à sua comercialização. Convém não abusar.
Estas palavras, que valem o que valem, foram-me confidenciadas por um Inspector.
Não vou vou dizer seu nome...
Mas não abusem...
Ah! Mais uma vez... Ainda não tive tempo de retirar o anuncio de vende-se Autocaravana, mas nem por todo o dinheiro do mundo vendo a minha "bichana", não agora!!!
Desculpem o comprimento do texto... Espero ter sido útil!
Companheiro Luis, OBRIGADO pela tua msg. A resposta...
Até sempre,
José Gonçalves
Guimarães