Excesso de Peso

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Excesso de Peso

Mensagempor forum_admin » quarta mai 06, 2009 10:13 pm

josegon_calves Escreveu:Boas tardes Companheiro Carlos Campos,

Como disse o Companheiro Siroco, a vulgar carta de condução é suficiente para conduzir até 3500Kg, ou seja Tara mais carga.
O pior, é que muitas autocaravanas, apesar de nos documentos mencionarem carga total 3500Kg, ultrapassam em muito esses limites e depois surgem os problemas.
No meu caso em concreto, tenho que vender a minha autocaravana, a partir de hoje, porque ultrapassa os 3500Kg em 200Kg, na Tara, e antes, obviamente, vou ter a chatice de a homologar!!!
Por isso, cuidado com o que compra porque os Centros de Inspecção não estão a tolerar rigorosamente nada.
Pela primeira vez na vida tenho um Selo Vermelho e ainda não sei o que fazer a seguir...
Até sempre,
José Gonçalves
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
forum_admin
Site Admin
 
Mensagens: 408
Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Mensagempor forum_admin » quarta mai 06, 2009 10:15 pm

Boa noite,

O assunto aqui colocado pelo companheiro josegon_calves é, na nossa opinião bastante pertinente e merecedor de um tópico próprio de modo a trocarmos alguma impressões sobre o tema.
A Equipa CampingCar Portugal
http://www.campingcarportugal.com
Avatar do Utilizador
forum_admin
Site Admin
 
Mensagens: 408
Registado: terça Oct 18, 2005 9:37 pm

Mensagempor fluis » quinta mai 07, 2009 12:02 am

Boa noite,

Gostaria que o companheiro josegon_calves, nos desse mais algumas pistas sobre como se chegou aquele valor de 3.700 kg se não interpretei mal o que escreveu
OS depósitos como estavam, o que tinha dentro da AC etc.
Qual o valor da tara e Peso Bruto que constam do livrete?

Obrigado
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2455
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Falsas Declarações nos Registos Automóveis

Mensagempor josegon_calves » quinta mai 07, 2009 8:45 am

Bom dia Companheiros.
O que se passou, e passa, comigo é o seguinte:
Na Inspecção Periódica do ano passado foi-me informado, no mesmo Centro deste ano, qua a autocaravana estava um pouco carregada, pesava 3.600Kg.
Informei que possuia o depósito de água atestado, mais dois bidões com 40 litros de água cada um, mais mercearia e bebidas, mais roupas, mais bicicletas 3, mais pranchas de surf, bodibord, enfim, estava preparadinha para seguir viagem de férias. O resultado, foi uma "ficha de Aprovado sem qualquer registo ou anotação".
Segui viagem com a dita "pulga atrás da orelha".
Já no regreso, com passagem por Ilhavo, dei um salto ao Porto Maritimo e pedi se poderiam pesar-me a autocaravana na báscula lá existente. Amavelmente mo permitiram e informaram que a autocaravana estava a pesar 3.680Kg, com três pessoas a bordo.
Este ano, antes de ir à dita Inspecção, pensei com os meus botões e decidi aliviar o dito peso. Tirei toda a mercearia, toda a água, macacos hidreulicos (2), rampas de estacionamento, e até o depósito de gasóleo está quase vazio, já percorri 350Km sem reabastecer.
Resultado.... 3.700Kg. Surpreendente!!!
Ainda aleguei que a balança deles deveria eventualmente estar a dar informações incorrectas ao que estes alegaram que foi aferida a semana passada.
Resultado, tenho um documento Vermelho de "chumbo" e de uma vistoria especial agora em Braga no IMT, com indicação que deverá "passar" para uma homolugação de Pesado!
E agora, o que fazer???
De momento, ainda não digeri bem o assunto...
Só sei que sou proprietário desta viatura que diz no Livrete ser de Tara 2.850Kg e Peso Bruto 3.500Kg, há seis anos que é vistoriada sempre no mesmo centro e agora não posso circular com ela, primeiro por não estar encartado, segundo por não estar devidamente homolugada.
Como descalçar a bota???
De momento ainda não sei bem!!!
Como disse, ainda estou a digerir...
Por isso, a todos os que pensarem em adquirir uma autocaravana, levem-na primeiro a um Centro de Inspecções para a pesar e depois...
É que estes têm indicações muito precisas para verificar o peso de TODAS as viaturas.
Por agora, é só o que posso alertar e informar.
Até sempre,
José Gonçalves
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor fluis » quinta mai 07, 2009 9:25 am

Bom dia,

Diria que está de facto perante uma situação delicada.
Todos sabemos que as AC são veículos bastante pesados e com dificuldade em estar dentro dos valores legais, agora já não me parece normal o tirar uma parte ainda sensível de peso e acusar mais do que na pesagem anterior, algo não poderá estar bem.

No meu caso já tenho ido à báscula em estado de viagem e acusado um pouco mais do que os 3.500 kg, contudo para ir à inspecção e de modo a não ter problemas com a focagem dos faróis já que na primeira inspecção que fez reprovou, porque o inspector me disse que tinha que fazer a medição com o regulador da altura dos mesmos no 0, costumo esvaziar a garagem, tirando as 4 bicicletas e tudo o mais, deixando no entanto o resto que costuma lá andar: a mercearia básica, os pratos, os artigos de higiene, etc., até o depósito de água limpa costuma ir cheio (130 lt).
Como gosto de estar atento aos aparelhos de medida, tenho reparado nos resultados do peso - cerca de 1400kg-1500kg à frente e 1700-1800 kg atrás o que dá um total aproximado entre 3200 e os 3300 kg.

Não sei o que poderá fazer em termos legais, contudo parece-me que mudar a homologação para pesado será a última coisa.
Para já que eu fazia, era retirar tudo o que possa retirar, incluindo por exemplo a mesa de refeições os colchões da cama, continuar com os deposito quase vazios, etc. Procurar na sua zona básculas que funcionem em self-service por moedas (aqui para o Sul eu conheço várias que lhe podia indicar, aí para o norte infelizmente não conheço), ir pelo menos a 2-3 para ter vários talões, com esses talões ir ao mesmo centro, ou eventualmente a outro, e pedir uma reinspecção.
Paralelamente, na posse dos talões de pesagem talvez fosse bom ideia elaborar uma carta de exposição ao IMTT.

Boa sorte e vá comunicando aqui os resultados.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2455
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor josegon_calves » quinta mai 07, 2009 10:51 am

Desde à pouco...

Hoje, parece que o meu dia é andar às voltas...

Primeiro - Homologação para viatura "Pesada" = Completamente "FORA DE QUESTÂO"! Não há a mínima hipótese de tal segundo representante da Moncayo aqui no Norte! É uma questão de dados técnicos com que foi efectuada a primeira homologação que torna de todo inviável essa saída.

Com esta primeira solução fora de questão, resta-me abordar outras.

Quais???

Ainda ando à procura. Se calhar retirar todo o "recheio", bancos, camas, frigorifico, aquecedor de ambiente e de águas, roda suplente, o toldo, etc., etc., etc..

Se não chegar...

Bom! Vou continuar a luta! Se bem que agora esteja já a contar com uma preciosa ajuda da Norticampo, passe a publicidade, que é a representante da Moncayo aqui no Norte. Até ao momento, e desde ontem ao final da tarde, não se têm refutado a procurar soluções. A eles o meu muito obrigado desde já!

A ver vamos.

Mais desenvolvimentos, serão colocados aqui de imediato até para prevenir quem vem atrás...

Até sempre,

José Gonçalves
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor fluis » quinta mai 07, 2009 12:08 pm

Boa tarde,

Pessoalmente estou convencido que houve erro na balança. Não tem lógica retirar peso, e ainda obter um valor superior. A sua autocaravana, retirando algumas coisas deverá ficar com um peso semelhante à minha. Não creio que valha a pena retirar elementos como o frigorifico e os aparelhos de aquecimento.
Quanto muito aqueles que se retiram sem necessidade de montagem como a mesa e os colchões da cama, eventualmente o toldo se não obrigar a operações complicadas.

Reforço que era importante passar por outras 2,3 balanças para ter uma base de comparação.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2455
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Mensagempor Teresa » quinta mai 07, 2009 12:27 pm

Boa tarde

Pela experiência com viaturas ligeiras de mercadorias,ao peso da viatura é sempre acrescido o peso correspondente ao nº de lugares de livrete(75kg/pessoa),poderá estar aqui o diferencial encontrado.
Fiquem bem
Teresa

Imagem

Clube Autocaravanista da Abeceira
Directora Ciclismo
Avatar do Utilizador
Teresa
 
Mensagens: 923
Registado: segunda fev 05, 2007 3:13 pm
Localização: Albergaria-a-Velha

Mensagempor josegon_calves » quinta mai 07, 2009 12:38 pm

Desde... à pouco,

Caro Companheiro Luis,

A "solução" passa primeiro por obter uma pesagem "estática", numa báscula com capacidade para tal, certificada e que emita um documento com o peso. Coisa que aqui no Norte é tremendamente escassa. Com esses dados contestar ao IMTT o sistema de pesagem nos Centros de Inspecção. Todos os Autocaravanistas deveriam, antes de se apresentar nos Centros de Inspecção, possuir um documento destes para contrapor as pesagens no Centro e evitar ir para IMTT's, facto que complica imenso a questão...

E, espanto meu, a solução passa também por aumentar significativamente a capacidade de travagem!!! É que nos Centros, o peso é obtido durante a travagem. DURANTE. Se trava/estanca mais rápido o "sensor" de "peso" pode não registar o seu "peso bem", porque a viatura "salta" logo do aparelho. Se, pelo contrário, for mais suave, mais "longa" o dito parece que intrepreta como aumento de "peso" face à duração da "travagem". Em termos de Leis da Física, é capaz de ter alguma lógica. Mas não entendo bem como relacionar directamente o Peso em excesso e a duração de travagem ser igual a x Kg!!! Mas eu não sou especialista!!! Foram explicações que me deram hoje, durante a minha busca de soluções.

Como é que se consegue tal coisa, de aumentar significativamente a capacidade de travagem??? Os mecânicos devem saber como.

Para uma função que eu pensava ser automática, parece que existem mais forças envolvidas na força de travagem para além da pressão exercida pelo pé e a acção do servo-freio.

Bom! Vou agora pesar a minha "bichana" para ver o que tem de emagrecer!!!

Até sempre,

José Gonçalves
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor nelson » quinta mai 07, 2009 7:02 pm

boa tarde

eu penso que deve haver engano na inspecçao , eu quando passei a minha passou vazia ,tinha 3190 ,tara maxima 3200 kg ,foi justo pois nao é de 3500kg .
o mais engraçado pesado numa balança e carregada tinha dado 2,900kg
relembrar que tara vazia no livrete e de 2600kg .
para uma proxima saida irei de novo a pesar!!!!
* ou sera como diz teresa ,que os numeros de lugares sao contados , pois a minha e de 6 lugares digamos 2,900 kg + 5lugx75 = ja dava 3,275, mas como desta vez nao estava totalmente carregada ????


um abraço

nelson
katamarano light 140cv
Avatar do Utilizador
nelson
 
Mensagens: 416
Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm
Localização: vermoil

Mensagempor JorgeAlmeida » quinta mai 07, 2009 9:11 pm

Eu faria outra inspecção noutro centro,só para tirar duvidas!
Jorge Almeida

EURAMOBIL
JorgeAlmeida
 
Mensagens: 211
Registado: terça ago 28, 2007 9:32 pm
Localização: Oliveira de Azemeis

Peso Correcto

Mensagempor josegon_calves » sexta mai 08, 2009 7:29 am

Bom Dia!

Apesar de aqui no Norte, o tempo estar de cara um pouco para o feia, para mim, é um Excelente Dia! O "sol" voltou a "brilhar"...

Ah! A Autocaravana Moncayo Halcon 465 que estava à venda... Já não está!

Passemos então a explicar todo um desenrolar de uma situação, do mais desagradável possível, para uma resolução que terá resultados positivos obrigatoriamente na próxima 2ª. feira.

Foram 32 Horas de buscas, contactos, reclamações, as mais loucas que me passaram à frente sobre a minha "bichana".

Antes de mais, o meu muito obrigado:
- à Norticampo, Sr. Jorge e Companhia;
- Aqui ao CampingCar Portugal, Companheiro Luis e Companhia;
- A todos os que de uma forma ou de outra me indicaram vias, ou sugestões, para ultrapassar uma situação difícil;
- À Midouro, Sociedade Panificadoura, em Lordelo;
- Á Vilartex, Empresa de Malhas Vilarinho, em S. João de Ponte, muito em especial à Engª Nazaré Macedo;
- E ao Inspector Oscar, ZUIR.

Resumindo o possível.
-Qualquer autocaravana, à saida de fábrica é pesada e homologada, no meu caso tinha uma Tara de 2850Kg para um Peso Bruto máximo de 3500Kg. Até aqui, tudo bem!
-A acrescentar a esse peso (Tara) temos: Frigorificos; aquecimentos de águas, aquecimentos de ambiente, placas de cozinha e etc.. Aproximadamente mais 100Kg.
-A partir daí estamos por nossa conta e risco. Chamo à atenção especial para geradores, placas solares e respectivos sistemas de armazenamento de corrente, Ares Condicionados, Malas de cobertura, Toldos, etc.. Existem equipamentos que "comem" apenas 200Kg, coisa pouca para quem dispõem de 500Kg, para carga e passageiros!!!

Como ontem alertei, devem os companheiros, dentro das suas possibilidades, efectuar uma pré pesagem antes de se dirigirem aos Centros de Inspecção.

Desta forma, primeiro, têm a consciência do peso que efectivamente transportam, segundo, podem remover o execesso de carga, se este existir de facto, terceiro, podem contestar de imediato a anomalia verificada nos Centros de Inspecção!

Um deslocamento aos IMTT's, ou possíveis homologações para "pesos pesados" está fora de questão. Não há solução possível!

Ontem, passei pela Midouro e pesei a autocaravana, sem retirar coisa nenhuma, além da água, da mercearia e etc. que já tinha retirado antes da Inspecção. Resultado 3.160Kg. O Instrumento de Pesagem, era um equipamento (balança) Centezimal, Homologado, Aferido anualmente pela Delegação Regional do Norte do Ministério da Economia, com Certificação Válida até 30 Novembro de 2009. Em menos de 24 horas a "bichana" tinha emagrecido 800Kg!!!

Desloco-me de imediato ao Centro de Inspecção, com o documento de pesagem na mão e "reclamo". Sim senhor. Esse peso está aí "mas o nosso é que conta!".

Toca a colocar a carrinha outra vez na linha de inspecção e "pesar" outra vez. Resultado 3.760Kg. "Tem que homolugar para peso pesado".

Sem mais adiantar informei que iria a outros locais proceder a novas pesagens e que iria também a outros Centros de Inspecção.

Segunda pesagem, Vilartex. Desta feita o equipamento é Electrónico. Tal como o Centezimal, está homologado e é também aferido anualmente exactamente pela mesma Instituição. A Certificação é também válida até 30 de Novembro de 2009. Resultado 3.260Kg. Uma diferença de 100Kg que, segundo explicações da Engª. Nazaré Macedo, é perfeitamente aceitável e admissivel dado os erros máximos admissiveis em equipamentos desta envergadura.

Saio dali e dirigo-me a um Centro de Inspecções na mesma freguesia, 3Km mais ou menos.

Aqui solicito amavelmente se me podem pesar a autocaravana porque.....

Enquanto explico o meu "drama" abeiram-se três homens. Um deles diz para o outro, leva a viatura e vai coloca-la na linha de Inspecção.

Feitos os testes todos até à travagem, informa-me o tal que mandou, "Está tudo bem, apenas uma ligeira deficiência de travagem no eixo traseiro que você deveria corrigir, mas nada de grave.". Aí eu informei que o assunto já estava agendado com a FIAT para 2ª. feira de manhã. Por uma questão de segurança já tinha decidido e agendado a reparação e ou substituição de fosse o que fosse para melhorar a travagem no eixo traseiro. É uma questão de princípio. Quando existe a mais pequena anomalia ou deficiência, grave ou não, é para reparar. Sempre assim foi em todos as viaturas que me passaram pelas mão e esta não será excepção.

"Ordena-me" então o tal senhor, Oscar: você vai fazer o acerto na travagem, (parece que é apenas apertar dois parafusos num sistema que distribui a força de travagem) e à tarde, entre as 17H e as 18H, da próxima 2ª. feira, vai ao mesmo Centro de Inspecção, e manda-me chamar(???). Entretanto sai lá do aparelho um relatório em que é registada a matricula da minha autocaravana. Peso "Dinâmico" (tanto quanto entendi, em ordem de marcha e consequente travagem) 3.450Kg.
Peso "Estático" (tanto quanto entendi, viatura parada) 3.225Kg.

A autocaravana deve pesar efectivamente à volta dos 3.200Kg no máximo. Espantoso!!! Em 10 Km tinha emagrecido de um Centro para o outro 700Kg.

O tal Sr. Oscar, é, nem mais nem menos que um Inspector que inspeciona Centros de Inspecção!!!

Resumindo.

Há técnicos que trabalham MAL, muito MAL!

Felizmente, há Técnicos que trabalham Bem e eu tive a sorte de encontrar um nesta minha, digamos, Aventura!

O alerta aqui fica registado para que todos os Companheiros possam tirar as suas conclusões e decidirem em conformidade e consciência.

Para finalizar esta descrição:

A Brigada de Trânsito (que agora tem outro nome mas as funções são as mesmas) não anda atrás dos autocaravanistas por dá cá aquela palha no que respeita a Peso das Autocaravanas. Os "excessos" normalmente resumem-se a liquidos e sólidos destinados ao consumo próprio e não à sua comercialização. Convém não abusar.

Estas palavras, que valem o que valem, foram-me confidenciadas por um Inspector.

Não vou vou dizer seu nome...

Mas não abusem...

Ah! Mais uma vez... Ainda não tive tempo de retirar o anuncio de vende-se Autocaravana, mas nem por todo o dinheiro do mundo vendo a minha "bichana", não agora!!!

Desculpem o comprimento do texto... Espero ter sido útil!

Companheiro Luis, OBRIGADO pela tua msg. A resposta...

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor majv » sexta mai 08, 2009 7:39 am

Já pode respirar de alivio...
E começar a pensar já na próxima volta, que palpita-me, vai ter um sabor bem especial, depois dessa tormenta.
Um abraço
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 452
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Marinhais - Salvaterra de Magos

Mensagempor josegon_calves » sexta mai 08, 2009 7:53 am

É que NEM DÚVIDE!!!!

Só não saio já hoje porque a mulher tem compromissos amanhã até às 10H, senão....

Vocês nem imaginam o sufoco que é passar por uma situação destas e sentir-se IMPOTENTE, sem "saidas"...

É de LOUCOS!!!

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarãe
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor Mario » sexta mai 08, 2009 8:00 am

Olá

José Gonçalves, depois da provação a que te sujeitaram começo sinceramente a acreditar que a unidade de medida conhecida por “Kilo” é tão variável como o local de onde endereçamos as nossas mensagens...... :roll:

Congratulo-me com o facto do episódio ter tido um final feliz.
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Próximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes