Henrique Fernandes Escreveu:As dúvidas são: vou passar a pagar IUC ao nível de um pesado? As portagens passam também para outra categoria? O prémio de seguro aumenta
Boa noite Henrique Fernandes,
IUC- Garantidamente que sim porque na minha anterior o meu IUC era diferente das de 3500Kg.(Agora se essa alteração de peso que façam chega ás finanças e em que condições é que é dificil de avaliar.)
Portagens- Garantidamente que não porque o que serviu de bitola foi a altura do eixo da frente até á superficie do "capot" do motor e isso não altera, a minha anterior só era classe 3 pelo nº de eixos. (Chamo a atenção que em França em algumas portagens sômos também taxados pelo peso, porque ao entrarmos no corredor sômos medidos e pesados daí a diferença de preços nalguns casos pontuais.)
Prémio do Seguro- O capital seguro continua a ser o mesmo só se o aumentar por razões de recheio é que ele poderá aumentar mas aí entrará o coeficiente de desvalorizção comercial do veiculo.
Agora o que a maioria se esquece é que passa ser obrigatório o uso de placas reflectoras na traseira assim como o intervalo das inspecções passa a ser diferente. No caso da minha que este ano se preparava para fazer de 6 em 6 meses a legislação mudou e mesmo ao fim de sete anos nos casos das autocaravanas (e penso que mais nalguns casos!) só começam a fazer semestralmente ao fim de mais alguns anos além dos sete...mas desconheço os pormenores.
O aspecto da autocaravana continua a ser o mesmo...e por isso podiamos-nos sentir na tentação de entrar em sitios que á partida nos estão vedados pelo peso bruto...mas não se esqueçam que ao colocarem as placas refelectoras atrás passam a estar diferenciados das "ligeiras" e por isso se estiverem autoridades por perto o mais certo é serem autuados...
Quanto á homologação das
novas cuidado porque não será tão linear assim, assim como terão de pensar se eventualmente vale a pena por 1/2 dúzia de quilos a mais se vale a pena a estucha de logo no 1º ano serem obrigados á ansiedade das inspecções. Além de nem todos os centros fazerem a pesados e o grau de exigência ser um bocado superior do que nas ligeiras...
Uma coisa é certa já não precisam de tirar a tralha toda cada vez que vão ao centros...

Só para acrescentar um pequeno pormenor...apesar de estarmos na CEE nem tudo o que parece é...e por isso a homologação das novas com pesos além dos 3500Kg's...digamos, para ser simpático, pode-se tornar num calvário...e por aqui me fico.
Um abraço,