Excesso de Peso

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor ZecaSantos » sábado Oct 02, 2010 4:51 pm

Caraujo,

A trapalhada não será grande, já viste que na Europa só faltamos nós transcrever a directiva? os outros já a aplicam.

Saudações Autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor caraujo » sábado Oct 02, 2010 5:04 pm

Companheiro Zeca,

E eles não iriam alteraram os documentos das viaturas?

Isto pode dar uma grande trapalhada, pois penso que nem todos as Ac que têm peso bruto de 3500kg, estão preparadas para aumentar 750kg, pois em algumas a força do seu motor, amortecedores (ausência de amortecedores pneumáticos), etc, podem permitir a utilização segura dessas viaturas com esse acrescimneto, pois algumas até já estavam no seu limite da capacidade para o peso actual.

Na minha velhinha Dethleffts de peso bruto 3200, logo se fosse passagem automáticas de 3500 para 4250, nunca seria abrangida, mas já estava nos limites para esse peso. Não acredito que seja uma passagem automática, pois nenhum construtor se vai responsabilizar dessa forma.
Outra possibilidade sería os carroçadores listarem, por número de chasis, aquelas viaturas para as quais se responsablizam para esssa passagem automática.

Olhe, o mais importante é que venha lá essa alteração, pois em muito beneficiaria os Autocaravanistas.

Um abraço,
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

Mensagempor fnunes » segunda mar 21, 2011 10:31 pm

Companheiros!

Chegou, a minha vez, a minha AC foi há primeira inspeção. O seu peso foi de 3850Kg!!!!!, apenas com o dep. de gasóleo com 55litros.
Como poderá ser?
Uma viatura que não tinha águas resid. / limpas, sem mercearias, roupas, bicicleta e pneu subselente, simplesmente preplexo!!
O doc, regista, apenas 3075kg de tara, onde está o restante?
Não contente com o resultado, solicitei, que me fosse feita nova pesagem mas de forma diferente e noutra "linha de inspeção" o que foi feito sem qualquer dificuldade, depois de alegar que já, não era a primeira vez que companheiros tinham tido o mesmo problema, em certos IPO(s) relativamente á pesagem, e em casos semelhantes foi solicitado o parecer do IMMT.
Após a nova inspeção e com a viatura nas mesmas condições, o peso, quanto mim ainda exagerado para aquilo que estava á espera, ficou na casa dos 3470kg.
Assim sendo e para ter certeza que o peso da minha AC não me traga problemas rodoviários, solicitava aos companheiros que me indicassem, nos arredores de Lisboa um báscula certificada, ou com garantias para poder confrontar os resultados de hoje.

Os Meus agradecimentos
Fernando Nunes
ADRIA-680 SPL
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Mensagempor RuckFules » segunda mar 21, 2011 11:43 pm

Boa noite. Na altura em que trouxe a minha AC da Alemanha, andei à procura de básculas em Lisboa e não encontrei nenhuma. Falei inclusive com uma patrulha da polícia que estava a fazer pesagens de pesados na zona do Prior Velho, se me poderiam indicar alguma. Não me souberam informar.
Deram-me a dica de ir àquelas empresas que trabalham com pedra (a caminho de Sintra). Essas empresas têm básculas para pesar os camiões à saída, e poderia ser que encontrasse alguém simpático que pesasse a AC. No entanto também já li que a margem de erro dessas básculas é elevada, pois num veículo de 40 toneladas, mais 200Kg menos 200kg não é significante.
Acabei por arriscar ir à inspecção, e para meu espanto na pesagem dava menos uns 70Kg (com o inspector lá dentro e depósito de gasóleo quase cheio) em relação ao livrete. No livrete consta 2885Kg de tara.
O centro de inspecção foi no Poço do Bispo, à entrada do porto de Lisboa. A próxima inspecção será feita lá sem dúvida.

Cumprimentos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
LMC Liberty 6700
Autocabana
RuckFules

Registado: sábado ago 07, 2010 9:12 pm

Mensagempor fluis » terça mar 22, 2011 12:44 am

Boa noite,

Aqui neste tópico http://www.campingcarportugal.com/forum/viewtopic.php?t=2822, pode encontrar a informação de algumas basculas, veja se alguma lhe serve.

Em relação ao peso das AC’s nas inspecções, pela troca de experiências aqui neste tópico eu suspeitava que havia 2 metodos de pesagem nos centros de inspecção. Aquando da minha última passagem pelo centro de inspecção em Junho de 2010 fiquei com a certeza. Pela 1ª vez desde que vai à inspecção em 2005, o inspector disse-me se tinha alguma maneira de reduzir peso já que assim não podia passar já que acusava com 3.600 kg. Eu perguntei-lhe onde é que o valor tinha sido obtido se no teste de suspensões ou teste dos travões, tendo obtido a resposta que tinha sido nos travões, eu fiz-lhe notar que as ac’s são veículos com pouca folga de carga útil e que o peso deveria ser obtido no teste de suspensões, tendo ele feito meia volta e ido pesá-la então ao teste de suspensões obtendo um valor de 3316 kg. Mas eu tive a sorte de apanhar um inspector receptivo e dialogante que inclusivé virando-se para mim disse-me que vai passar a efectuar a pesagem das autocaravanas sempre no teste de suspensão, em vez de nos rolos de teste dos travões.

Concluindo, muita atenção que o resultado obtido nos rolos é sempre superior ao obtido nas placas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor txinho » terça mar 22, 2011 9:35 am

Bom dia a todos,

Fui na semana passada á inspeção da minha AC e reparei que aqui ond resido não fazem a inspeção nos corredores de ligeiros mas sim dos pesados e não me fizeram teste á suspensão nem gases :roll: , quando questionei o peso o inspector disse 2960 KG, será que posso confiar neste valor :?: , já que pelo que leio por aqui nunca dão certos.
Saudações Rolantes
Concorde 590 XT
Imagem
Paulo Casais
Diretor de Seguros / Gestor de líquidos e derivados
Clube Autocaravanista da Abeceira
txinho

Registado: sexta mai 07, 2010 10:22 am

Mensagempor João Morgado » terça mar 22, 2011 1:55 pm

Boa tarde,
Tenho feito as inspecções tanto no centro de Sintra, como agora no de Azeitão e sempre foram feitas no corredor de pesados. Nunca me falaram em peso e nem eu perguntei, não sei se é pesada e está tudo bem ou pura e simplesmente não é pesada.
Saudações
João Morgado

Registado: quinta jan 17, 2008 6:36 pm
Localização: Brejos de Azeitão - Setúbal (Barman do Clube Autocaravanista da Abeceira)

Mensagempor carlos36 » quarta mar 23, 2011 3:05 pm

ola companheiros
apos alguma luta ja tenho matriculas e ate ja fiz a minha primeira saida , mas o tecnico da inspeçao disse-me que era preciso por uma placas na traseira da viatura iguais as dos camioes.
amarelas e vermelhas , sera que alguem sabe se isso e realmente obrigatorio?
a autocaravana foi considerada pesada mas acho que isso talvez seja demais.

cumprimentos
carlos36

Registado: terça nov 23, 2010 6:18 pm

Mensagempor Calita » quarta mar 23, 2011 3:52 pm

carlos36 Escreveu:ola companheiros
apos alguma luta ja tenho matriculas e ate ja fiz a minha primeira saida , mas o tecnico da inspeçao disse-me que era preciso por uma placas na traseira da viatura iguais as dos camioes.
amarelas e vermelhas , sera que alguem sabe se isso e realmente obrigatorio?
a autocaravana foi considerada pesada mas acho que isso talvez seja demais.

cumprimentos

Companheiro Carlos
A informação que lhe foi dada está efetivamente correta,pois trata-se de uma obrigatoriedade para os veiculos pesados.
Calita

Registado: quinta jan 06, 2011 7:20 pm

Mensagempor fnunes » quarta mar 23, 2011 7:53 pm

Companheiros!

Na continação do contrôlo do peso da minha AC, decidi ir a outro centro de insp. para obter outros valores.
Os funconários foram muito receptivos e muito prestáveis á minha solicitacão.
Houve várias tentativas de pesagem, nos rolos e nos"pratos", o valor a que chegaram foi simplesmente os 3550kg.
Perante esta realidade, esclarecido mas não convencido, irei ter em conta as vossas dicas da localização das várias básculas, pelo Pais e numa próxima oportunidade, lá testarei o peso que teima a rondar os 3500kg.
Não tenho pesado na minha zona onde existe pelo menos 2 básculas porque, não me garantem a certificação dos valores obtidos.

Saudações autocaravanistas
Fernando Nunes
fnunes

Registado: quarta nov 23, 2005 2:40 pm

Re: Excesso de Peso

Mensagempor Luismbmp » terça fev 26, 2013 10:03 pm

A minha AV, sai de fabrica como furgão ligeiro e pesado, ou seja, tanto dá para ser de categoria ligeira como dá para categoria pesada, Sem nenhuma alteração mecanica.
O que facilita alterar a minha AV de 3500kg de peso bruto para 4250kg :)

Abraço
Luismbmp

Registado: sexta nov 30, 2012 1:19 pm

Mensagempor guedessilva » sábado mar 09, 2013 10:34 am

Olá companheiros

Relativamente ao problema de excesso de peso,eu foi com a minha esta sexta feira e a primeira coisa que me perguntaram foi se trazia os depositos de agua e gasóleo cheios ,mas como já estava avisado levei o minimo possível de carga ,além de despejar a agua tirei as bilhas de gaz e tudo o que tinha na bagageira assim como alguma loiça e copos de vidro ,e mesmo assim pesava cerca de 3250kg,de referir que minha auto caravana é o modelo Ducato mais comprida com cerca de 7 metros e bagageira grande ,por tudo isto julgo que tivermos o cuidado não temos que estar preocupados .

Um abraço para todos
guedessilva

Registado: segunda mai 21, 2012 11:48 am

Mensagempor Manuel Martins » terça abr 16, 2013 1:32 pm

Boa tarde, Companheiros

Gostava de saber se algum de vocês já solicitou nova homologação das vossas AC para aumento do PB.

Um Abraço

M.Martins
Manuel Martins

Registado: quarta nov 16, 2011 4:05 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » terça abr 16, 2013 2:14 pm

Companheiros:
Fazendo o ponto da situação, levei este mês a minha AC à inspeção. O método usado para pesar continua a ser o do teste dos travões. Na mesma "balança" deu, em duas ocasiões distintas, dois pesos diferentes: abaixo e acima de 3500 kg! E isto depois de a esvaziar quase até ao tutano...
A solução passou por mudar de operador, para um que tinha uma "barriguinha" bem mais acomodada e que pesava menos uns 30 kg que o primeiro. E assim já passou...
Relativamente à questão colocada pelo Manuel Martins, ainda não tive "coragem" de pedir a homologação da minha AC para os 4250 kg porque considero não haver suficiente definição legislativa acerca daquilo que me espera depois disso. Isto apesar de o chassis estar preparado para suportar, como em muitas ACs vendidas em Portugal na gama dos 3500 kg, segundo julgo e a acreditar nas inscrições nele contidas, até aos 5850 kg!
As dúvidas são: vou passar a pagar IUC ao nível de um pesado? As portagens passam também para outra categoria? O prémio de seguro aumenta? Etc., etc.?
Suspeito que enquanto não ocorrer uma qualquer definição legislativa de âmbito europeu, vinda de cima para baixo, nos arriscamos a não conseguir obter em Portugal um clarificação que nos permita uma decisão em consciência. Ou então teremos de aguardar pelas informações do primeiro companheiro que ouse promover essa homologação.
Tudo isto pode mudar também pela via dos "esclarecimentos" associados à compra de novas ACs, que de origem venham já com a especificação dos 4250 kg de peso bruto. Mas como o mercado está quase parado, a probabilidade de novas experiências com fundamento em novas aquisições é capaz, no curto prazo, de ser diminuta.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor Luis Agostinho » terça abr 16, 2013 8:03 pm

Henrique Fernandes Escreveu:As dúvidas são: vou passar a pagar IUC ao nível de um pesado? As portagens passam também para outra categoria? O prémio de seguro aumenta

Boa noite Henrique Fernandes,

IUC- Garantidamente que sim porque na minha anterior o meu IUC era diferente das de 3500Kg.(Agora se essa alteração de peso que façam chega ás finanças e em que condições é que é dificil de avaliar.)

Portagens- Garantidamente que não porque o que serviu de bitola foi a altura do eixo da frente até á superficie do "capot" do motor e isso não altera, a minha anterior só era classe 3 pelo nº de eixos. (Chamo a atenção que em França em algumas portagens sômos também taxados pelo peso, porque ao entrarmos no corredor sômos medidos e pesados daí a diferença de preços nalguns casos pontuais.)

Prémio do Seguro- O capital seguro continua a ser o mesmo só se o aumentar por razões de recheio é que ele poderá aumentar mas aí entrará o coeficiente de desvalorizção comercial do veiculo.

Agora o que a maioria se esquece é que passa ser obrigatório o uso de placas reflectoras na traseira assim como o intervalo das inspecções passa a ser diferente. No caso da minha que este ano se preparava para fazer de 6 em 6 meses a legislação mudou e mesmo ao fim de sete anos nos casos das autocaravanas (e penso que mais nalguns casos!) só começam a fazer semestralmente ao fim de mais alguns anos além dos sete...mas desconheço os pormenores.

O aspecto da autocaravana continua a ser o mesmo...e por isso podiamos-nos sentir na tentação de entrar em sitios que á partida nos estão vedados pelo peso bruto...mas não se esqueçam que ao colocarem as placas refelectoras atrás passam a estar diferenciados das "ligeiras" e por isso se estiverem autoridades por perto o mais certo é serem autuados... :mrgreen: :mrgreen:

Quanto á homologação das novas cuidado porque não será tão linear assim, assim como terão de pensar se eventualmente vale a pena por 1/2 dúzia de quilos a mais se vale a pena a estucha de logo no 1º ano serem obrigados á ansiedade das inspecções. Além de nem todos os centros fazerem a pesados e o grau de exigência ser um bocado superior do que nas ligeiras...
Uma coisa é certa já não precisam de tirar a tralha toda cada vez que vão ao centros... :mrgreen: :mrgreen:

Só para acrescentar um pequeno pormenor...apesar de estarmos na CEE nem tudo o que parece é...e por isso a homologação das novas com pesos além dos 3500Kg's...digamos, para ser simpático, pode-se tornar num calvário...e por aqui me fico. :roll:

Um abraço,
Luis Agostinho
Ex-A748-2

Registado: domingo dez 04, 2005 2:49 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes