Excesso de Peso

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor RuckFules » terça set 28, 2010 6:03 pm

Só a titulo de curiosidade, a minha AC tem no livrete 2875Kg de Tara.
Foi à inspecção B (para fins de homologação) e na linha de pesados acusou nos rolos de teste de travões 2835Kg. Embora ainda ande vazia, tinha meio depósito de gasóleo e alguma água nos tanques. Mesmo assim ainda acusou menos 40kg que no livrete.
Vá-se lá entender esses testes de peso!

Obrigado pela informação caraujo. Tentei de várias formas saber onde havia uma báscula perto de Lisboa para verificar o peso antes da inspecção e não consegui encontrar nenhuma, mas agora já fico com a informação para futuramente (em especial quando começar a andar com "tralha" dentro).

Cumprimentos
Carlos Marinho e Alice Nunes
De regresso ao autocaravanismo!!
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Mensagempor ZecaSantos » quarta set 29, 2010 9:54 am

Companheiros Bom dia,
caraujo vamos esperar pelo dia 11JAN11 para saber se já há novidades para os 4250kg.

Lógicamente só para as AC que possam ser homologadas para este peso a carta B será válida, mas só para viaturas de recreio, como já existe em quase toda a Europa incluindo a nossa vizinha Espanha.

Saudações Auitocaravanistas

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Mensagempor EFSILVA » quarta set 29, 2010 10:29 am

Bom dia companheiros

Tenham em atenção que nem todas as ACs têm o P.B. de 3500Kg, como está aqui a ser generalizado, tenham atenção ao P.B. que está indicado no documento único, porque esse e só esse é que é valido.

Um abraço
Ernesto Silva
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Mensagempor caraujo » quarta set 29, 2010 11:01 am

Bom dia companheiros,

Se forem aprovados os 4250kg, para viaturas de recreio, temos o problema resolvido, para quem vai comprar uma viatura nova.
Para os outros que estejam no limite, com uma usada, e que por precaução queirar homolgar as suas para o peso extra, deve ser uma grande trapalhada de papelada, pois por certo vai ter que envolver declarações de conformidade do construtor da célula, do fabircante do chasis, etc, etc.
No meu caso, se tal vier a ser aprovado, vou o tentar fazer e espero ter a ajuda da Andrade para isso, pois estou certo que eles também têm uma grande interesse nesse assunto, pois eles realmente têm uma boa qualidade de construção, mas o peso!!! Segundo ouvi dizer existem algumas que vazias chegam a passar os 3500kg, logo o simples facto de fazer a inspecção periódica já é uma dor de cabeça.

Relativamente à afirmação Ernesto, é preciso realmente ter atenção ao que está escrito no livrete, pois temos sempre no nosso subconsciente o número 3500kg, mas principalmente as mais antigas, têm pesos brutos inferiores a isso. A minha antiga Dethleffts tinha 3200kg, o que lhe era suficiente porque era de 6m, mas para as antigas de 7 e mais metros, e com todos os extras maravilhosos que exitem no mercado...é um problema.
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Mensagempor cookie » quarta set 29, 2010 11:14 am

caraujo Escreveu:Bom dia companheiros,

Se forem aprovados os 4250kg, para viaturas de recreio, temos o problema resolvido, para quem vai comprar uma viatura nova.
Para os outros que estejam no limite, com uma usada, e que por precaução queirar homolgar as suas para o peso extra, deve ser uma grande trapalhada de papelada, pois por certo vai ter que envolver declarações de conformidade do construtor da célula, do fabircante do chasis, etc, etc.


também me parece que valerá a pena o esforço de "re-homologar" a nossa viatura. só de deixarmos de ter o problema de contabilizar cada saco de arroz que lá colocamos já é uma grande coisa.
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Mensagempor caraujo » quarta set 29, 2010 11:38 am

Pois eu penso que não devo estar a dizer nenhum disparate se disser que 80% das AC a rolar em estrada (nacionais e estrangeiras) em "modo férias prolongadas", quando têm água carregada, estão acimas dos 3500kg.

Só não percebo como os construtores ainda não se juntaram para tentar fazer pressão na União Europeia, pois este mercado envolve cada vez mais verbas e começa a ser um nicho de mercado importante na economia de cada país.
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Mensagempor Henrique Fernandes » quarta set 29, 2010 11:39 am

O Caraujo tem toda a razão, quando fala na eventual necessidade de declarações de conformidade do construtor da célula, do fabricante do chasis, etc.
Mas a ser verdade o que me disseram no representante da marca a coisa pode ser ainda mais complicada. Essas declarações todas só poderão ser obtidas depois de uma garantia de que o veículo está preparado para "suportar" o novo peso em condições de segurança homologáveis. E isso pode obrigar a mudanças nas peças dos travões, suspensões, etc., e até na motorização do veículo, de forma a que tudo fique "equilibrado" em termos de engenharia de construção, como se a viatura tivesse originalmente sido construída - no seu todo - a pensar no novo peso bruto (4250 Kg?).
Imagino a complicação que pode ser, e isto apenas se vierem a permiti-lo.
Temo que a alteração, a ocorrer, seja mais a pensar nas novas ACs, naquelas que ainda hão-de ser construídas.
Ou seja, a maioria de nós estará, no mínimo, "entalada" com este problema do peso, garantida que está a ausência de uma solução fácil...
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Mensagempor ZecaSantos » quarta set 29, 2010 11:51 am

Companheiros,

Estou convencido que para todas ou quase todas as AC com PB3500kg será fácil fazer a homologação dos 4250kg junto do fabricante/importador.

Os chassi das viaturas mais recentes normalmente são homologadas para PB superiores como viaturas comerciais de carga por isso não haverá à partida necessidade de alterar os orgãos mecânicos.

As AC de PB inferior julgo que não será possível, se já não chegavam aos 3500 como iriam passar para os 4250?

Saudações Autocaravanistas

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Mensagempor cookie » quarta set 29, 2010 12:22 pm

entre uma ac de 2007 e o mesmo modelo de 2011, o chassi provavelmente será o mesmo. já a decoração/styling exterior será diferente mas neste caso o que interessa é o resto.

a ver vamos... entretanto, não vale a pena "sofrer" por antecipação.
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Mensagempor jgomes » quinta set 30, 2010 8:27 am

Bom dia
Tem-se estado a palpitar sobre como irá ser.
Vai mais um palpite: será que não vai acontecer o mesmo como aconteceu com a alteração à idade da carta de condução?
Podem vir a autorizar a circulação sem alteração do Livrete, atribuindo-lhes um PB superior, proporcional com o PB actual. Srá que isto virá a acontecer?!!!
Boas viagens.
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Mensagempor caraujo » quinta set 30, 2010 10:29 am

Ok,

Isto vai ser aprovado e bem rapidinho, pois vendo um assunto aqui do Forum, que se refere a imposto Automóvel, este aumenta com o aumento de peso Bruto do Veículo...

tipo
Quote do TXINHO
"Bom dia,

Companheira vai pagar 48 euros como o amigo joaquim já informou salvo a AC pesar mais de 3.500 kg.
Aqui vai a tabela

Seleccione categoria a consultar: Categorias A e B Categoria C Categoria D Categorias E, F e G


Categoria C - Veículos de peso bruto <= 12 t Escalões de peso bruto (em quilogramas) Taxas Anuais (em euros)

Até 2.500 29,00
2.501 a 3.500 48,00
3.501 a 7.500 114,00
7.501 a 11.999 187,00 "...

Ou seja, com a passagem para os 4200kg, passamos a pagar 114€, em vez dos 48€...alguém tem dúvidas que isto vai ser aprovado, e bem rapidinho...e tipo..."é só preciso meter um papel e já está", claro fazendo rápidamente o pagamento do imposto de circulação.

BINGO :lol:
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Mensagempor ZecaSantos » quinta set 30, 2010 6:04 pm

Companheiros,

Conforme o esperado a célebre Directiva 2006/126/CE deverá ser transcrita até ao final de Novº, pelo menos assim o espera o IMTT.

O portador da carta B poderá conduzir AUTOCARAVANAS até um PB de 4.250kg, desde que tenha mais de 21 anos e mais de 3 de carta de condução.

Como vai ser com as AC? ainda não se sabe... será que a tolerância será para os carros c/PB3500? será que terão que ser homologados?
Os novos virão com 4250kg? julgo que não porque o ISV só incide sobre carros ligeiros e a receita a perder seria enorme e o aumento de imposto não compensaria.

Bom... pelo menos para a carta parece que já vai, em relação ao resto já se está a tentar saber como vai ser.

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Mensagempor RuckFules » quinta set 30, 2010 6:48 pm

ZecaSantos Escreveu:
[...]
Os novos virão com 4250kg? julgo que não porque o ISV só incide sobre carros ligeiros e a receita a perder seria enorme e o aumento de imposto não compensaria.
[...]


Presumo que isso seja facilmente ultrapassável com a inclusão de autocaravanas de 4250kg na categoria de ligeiros, pois a carta de condução necessária continuará a ser de ligeiros.
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Mensagempor ZecaSantos » sexta Oct 01, 2010 2:24 pm

Companheiros,

Isto de momento são só palpites, por isso lá vai: como a carta não vai ser alterada, haverá um "fechar de olhos" legalizado, julgo que em relação às viaturas de 3500kg também haverá um "fechar de olhos" até aos 4250kg :shock: :lol: será possível?

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Mensagempor caraujo » sexta Oct 01, 2010 5:54 pm

Isto de momento são só palpites, por isso lá vai: como a carta não vai ser alterada, haverá um "fechar de olhos" legalizado, julgo que em relação às viaturas de 3500kg também haverá um "fechar de olhos" até aos 4250kg será possível?


Isso é que não...já viram a trapalhada que era explicar isso a um polícia no estrangeiro, com a AC na balança?
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