por fluis » terça jun 08, 2010 4:18 pm
Boa tarde,
Voltando ao assunto peso, fui efectuar hoje a inspecção da minha.
Acabou por ser um pouco mais demorada do que a anterior. O inspector era muito simpático, contudo foi a primeira vez que, naquele centro, a pesagem foi efectuada, não nas placas de medição da suspensão, mas sim no rolo dos testes dos travões. O resultado foi desastroso, à semelhança do que já tinha acontecido no ano passado com o companheiro josegon_calves, já que chegando ao fim o inspector pergunta-me se tenho alguma maneira de aliviar o peso já que o valor obtido tinha sido de 3.600 kg, não sendo possível assim aprovar a viatura.
Mostrando-se o inspector receptivo e dialogante, digo-lhe que o valor que costumo obter na báscula é inferior ao agora obtido, refiro ainda que as autocaravanas são veículos que têm uma margem pequena em termos de peso, acrescento também que o valor que costuma dar é à volta de 3200 kg mas obtido nas placas de teste de suspensão. Acto contínuo ele coloca-se na autocaravana e leva-a de volta ao teste de suspensão, obtendo um valor de 3316 kg.
Virando-se para mim diz-me que vai passar a efectuar a pesagem das autocaravanas sempre no teste de suspensão, em vez de nos rolos de teste dos travões.
Acresce dizer que tinha o depósito de água praticamente cheio, o depósito de gasóleo cheio, a roupa da cama, alguma roupa nossa, as mercearias e a louça, livros e jogos dos miúdos, 1 bilha do gás cheia e a outra meia, a televisão, estando assim praticamente presente tudo o que lá costuma andar, tendo assim grande margem para diminuir peso se fosse necessária. Faltava a esposa, os miúdos e 4 bicicletas, mas mesmo assim, como se verifica, não é fácil conseguir manter dentro dos 3.500 kg legais.
Concluindo, muita atenção que o resultado obtido nos rolos é sempre superior ao obtido nas placas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins