Excesso de Peso

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

INSTUMENTOS DE PESAGEM DE GRANDE ALCANCE

Mensagempor josegon_calves » sexta jun 04, 2010 5:47 am

Bom dia Companheira Cookie,

Específicamente não lhe posso ajudar aí na zona de Vila do Conde.

Contudo posso dar-lhe umas dicas que poderão facilitar-lhe essa procura.

Então é assim. Todas as Grandes Empresas que procedam a transportes de mercadorias para venda internacional costumam ter essas Balanças de Grande Alcance aferidas pela própria Câmara. Aliás, se consultar os Serviços de Aferição da Câmara Municipal eles poderão indicar-lhe algumas Empresas que possuam esses Equipamentod devidamente Certificados.

A partir daqui é só contactar as Empresas e explicar-lhes o que pretende.

Umas têm esse Serviço disponível ao Público mediante o pagamento de uma Taxa, outras prestam esse Serviço sem qualquer custo dado que o usam apenas para transacções internacionais.

Uma Pedreira, uma Central de Lixo, Cooperativas Agricolas de alguma dimensão, pesam os camiões à chegada e à partida para verem a carga que "vendem".

Mais do que isto...

Um abraço e até sempre,
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

http://ohotelrolante.blogspot.com

"Não sou da altura que me vêem, mas sim da altura que os meus olhos podem ver!"
by: Fernando Pessoa
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor cookie » sexta jun 04, 2010 9:52 am

obrigada companheiro, pelas informações tão úteis.

é que tenho a sensação que andamos sempre com excesso de peso... :oops: mas a verdade é que nunca pesamos a AC... :oops:
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Excesso de Peso

Mensagempor josegon_calves » sexta jun 04, 2010 12:11 pm

Boa tarde Companheira Cookie,

Desde há dois anos que deixei de andar com peso a mais. E tudo porque, antes de uma "grande" viagem, que inclua mais que uma semana, carrego a autocaravana com tudo e mais alguma coisa, mantimentos, água, gás, gasóleo, tudo. Bic's incluidas, e vou à balança.

Afinal eu tenho esse "serviço" à porta de casa, em Lordelo/Guimarães, por apenas 2€. Com Talão gravado com o peso. A partir daqui cabe-me a responsabilidade de gerir.

Tão simples quanto isso.

Se bem que a dita balança este ano acusou-me 3.160Kg e o novo Centro de Inspecção ficou-se pelos +-2.950Kg. São "apenas" uns meros 200 Kg!!!

Mas prefiro gerir a partir dos 3.160Kg. Assim não sou surpreendido.

A antiga Maconde e a Agros em Vila do Conde, creio que têm Instrumentos de Pesagem de 10.000Kg ou superiores.
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor majv » sexta jun 04, 2010 2:50 pm

Companheiro José Gonçalves, desculpe a pergunta, se calhar estupida, mas não sei a resposta e possivelmente outros estarão como eu....
A tara que aparece no livrete, e tal como disse a companheira Cookie, já inclui os tais 75 Kgs de peso médio dum condutor ou não ?(no meu caso esse valor peca por defeito.... :wink: :wink: )
Ou será que os Centros de inspeção estão a ser benevolentes nos pesos...?
A si foi menos 200, a mim, e por contas aproximadas, serâo cerca de menos 80 a 100...
Um abraço
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Dúvidas

Mensagempor josegon_calves » sexta jun 04, 2010 3:10 pm

Boa tarde Companheiros e Companheiras,
Boa tarde Companheiro MJAV,

A pergunta que coloca não é assim tão "estúpida" como à partida faria supor, até é das mais pertinentes e ainda não tinha explicado esse aspecto.

A explicação que passo a dar não é da minha autoria, mas de três vendedores de autocaravanas.

Uma autocaravana, quando vai ser submetida a testes de homolugação não inclui placa de fogão, lava-louça, frigorífico, degrau eléctrico, suporte de bic's, etc., etc., etc.. Mas inclui o condutor. E a cada passageiro eles atribuem a carga de 75Kg.

Ou seja, tem muito material que é extra e que retira carga útil.

A minha autocaravana tem um "Peso em vazio" de 2.850Kg.

Daí que quando o meu "problema" surgiu eu tivesse feito contas à vida e não tivesse encontrado como "remover" perto de 1000Kg para atingir a tara ou +-400Kg para ficar abaixo dos 3.500Kg. Era de todo impossível!

A minha autocaravana tem 6 lugares de viagem no Livrete mas, se transportar um porta-moto e respectiva moto, esse número desce automáticamente para 5 lugares "vagos".

Daí que eu esteja sempre a pesá-la para aferir até onde posso ir sem estar em transgressão. É que elas doiem a sério!!!

Espero ter sido útil nesta explicação que me foi dada por técnicos que, presumo, sabiam o que estavam a dizer!!!

Tanto julgo que sabiam que acertaram na patologia que afectava a circulação da minha autocaravana!!!
Até sempre,
José Gonçalves
(Guimarães)

josegon_calves

Mensagempor EFSILVA » sexta jun 04, 2010 6:48 pm

Portaria nº 1092/97, de 3 de Novembro
Art. 57 do C.E.

"TARA" o peso do veículo em ordem de marcha, sem passageiros nem carga, com o liquido de arrefecimento, lubrificantes, 90% do total de combustível, 100% dos outros fluidos, excepto aguas residuais, ferramentas e roda de reserva, quando esta seja obrigatória,e o condutor (75Kg), devendo ainda ser considerado, no caso de veiculos pasados de passageiros, o peso do guia (75Kg), se estiver previsto um lugar específico para o mesmo.

Companheiro José Gonçalves esses senhores quando levam as ACs para homolugação sem estarem completamente equipadas só estão a prejudicar ( enganar) os seus clientes, porque lhes estão a dar uma margem de carga no livrete que realmente não têm.

Um abraço
Ernesto Silva
EFSILVA

Registado: quinta dez 06, 2007 4:53 pm

Mensagempor majv » sexta jun 04, 2010 7:08 pm

Obrigado companheiros,
Quanto á explicação dos vendedores, não creio que seja geral, porque assim sendo esse equipamento todo devia ser aí uns 200Kgs ou mesmo mais, e no meu caso certamente estão incluidos na tara...
Mas já agora, companheiro Ernesto, isso dos 100% dos outros fluidos, tem a ver com as águas limpas da AC? Não creio...
E sendo assim, mais kilo menos kilo, a minha AC bate certinho...
Em complemento aos numeros antes apresentados..90% de combustivel....a minha estava aí a 75%, logo +/- 20Kg, mais o condutor 75kg, dá 95Kg, e a diferença para menos estava a dar-me cerca de 100kgs....
Bingo....vá lá que estes não aldrabaram na TARA.

Não faço publicidade a marcas, antes que pensem que a minha está á venda, ok?
E não está....
Boas voltas
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor joaquim » sábado jun 05, 2010 2:05 pm

Companheiros:
SEndo este um tópico basstante importante vou relatar tambem a minha experiência de pesos feita na 5ª feira a IPO. Livrete, peso bruto 3.400 kg, tara 2.760 kg, peso na IPO 3.190 kg. Tanques de águas vazios e retirei apenas dos arrumos aquela tralha tipo cadeiras, fogareiro, coisas leves e até deixei as duas botijas do gás embora uma esteja vazia...ah! o combustivel estava na reserva baixa...Quer dizer que fico com 210 kg para a carga variável. 100 kg para a água limpa, parte da água suja, gás, tralha e passageiros... Não me parece uma margem muito grande e fácilmente ultrapassável, se as minhas contas estiverem bem feitas...Pelo que entendi o meu peso máximo será os 3.400 kg e não os 3.500...?
cumpts|
joaquim

Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm

Re: Excesso de Peso

Mensagempor cookie » segunda jun 07, 2010 8:07 am

josegon_calves Escreveu:
A antiga Maconde e a Agros em Vila do Conde, creio que têm Instrumentos de Pesagem de 10.000Kg ou superiores.

vou telefonar para lá.
obrigada!
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor ZecaSantos » terça jun 08, 2010 11:53 am

Companheiro Joaquim,

Efectivamente o peso bruto da sua AC é de 3400kg, segundo me parece é o que consta no livrete. Em releção de querer dividir o peso das águas sujas e limpas não vale a pena porque a água limpa depois de usada só muda de depósito, por isso o peso é o mesmo.
As homolugações são feitas na origem e cá são transcritas de vacordo com o certificado de conformidade.
Se não falhar em nada é considerada tara o peso do carro completo (conforme é recebido cá ou seja, sem extras) com depósito de gasoleo a90% depósito de água limpa 90% e considerado um condutor com 75kg, depois daí até ao peso bruto há que ver o que se pode, ou não levar.

Saudações autocaravanistas

Zeca Santos
ZecaSantos

Registado: quarta nov 09, 2005 10:01 am

Mensagempor fluis » terça jun 08, 2010 4:18 pm

Boa tarde,

Voltando ao assunto peso, fui efectuar hoje a inspecção da minha.

Acabou por ser um pouco mais demorada do que a anterior. O inspector era muito simpático, contudo foi a primeira vez que, naquele centro, a pesagem foi efectuada, não nas placas de medição da suspensão, mas sim no rolo dos testes dos travões. O resultado foi desastroso, à semelhança do que já tinha acontecido no ano passado com o companheiro josegon_calves, já que chegando ao fim o inspector pergunta-me se tenho alguma maneira de aliviar o peso já que o valor obtido tinha sido de 3.600 kg, não sendo possível assim aprovar a viatura.

Mostrando-se o inspector receptivo e dialogante, digo-lhe que o valor que costumo obter na báscula é inferior ao agora obtido, refiro ainda que as autocaravanas são veículos que têm uma margem pequena em termos de peso, acrescento também que o valor que costuma dar é à volta de 3200 kg mas obtido nas placas de teste de suspensão. Acto contínuo ele coloca-se na autocaravana e leva-a de volta ao teste de suspensão, obtendo um valor de 3316 kg.
Virando-se para mim diz-me que vai passar a efectuar a pesagem das autocaravanas sempre no teste de suspensão, em vez de nos rolos de teste dos travões.

Acresce dizer que tinha o depósito de água praticamente cheio, o depósito de gasóleo cheio, a roupa da cama, alguma roupa nossa, as mercearias e a louça, livros e jogos dos miúdos, 1 bilha do gás cheia e a outra meia, a televisão, estando assim praticamente presente tudo o que lá costuma andar, tendo assim grande margem para diminuir peso se fosse necessária. Faltava a esposa, os miúdos e 4 bicicletas, mas mesmo assim, como se verifica, não é fácil conseguir manter dentro dos 3.500 kg legais.

Concluindo, muita atenção que o resultado obtido nos rolos é sempre superior ao obtido nas placas.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor RUYMORAIS » quinta jul 08, 2010 9:11 pm

hoje também fui fazer a inspecção a minha AC e obtive um peso de 3020kg

em relação ao ano passado tinha menos meia dúzia de quilos , faltava la o gerador , o deposito suplementar de 20 litros de agua estava vazio e não havia mercearias nenhumas , em conpensaçao andei a a colocar vinil autocolante no chão e deve ter acrescido mais uns 20kg
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

grato!

Mensagempor decarvalho » sexta jul 09, 2010 3:39 pm

Vivam

excelente analise e conselhos de Fluis....
e aqui fica noticia de um tira teimas...

http://camping-caravanismo-e-autocarava ... vanas.html
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Helder » sexta jul 09, 2010 5:27 pm

Bem, cada um tem a suas forma de pesagem.
comigo foi assim, na altura da inspecção comentei com o inspector que gostaria de saber o peso exacto da autocaravana - resposta dele no momento: Não tenha problemas isso é até 3.500kg. No fim da inspecção perguntei-lhe então quanto tinha pesado, "na verdade nem vi qualquer pesagem", resposta: Isso pesa mais o menos 3.200kg, agradeci e fiquei na mesma, ehehehehehe
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Pesos no limite

Mensagempor caraujo » terça set 28, 2010 5:37 pm

Boa tarde companheiros,

Hoje fui pesar a minha autocaravana a uma báscula de moedas, que fica entre Vila Franca de Xira e Porto Alto. Vira-se na N10 em direcção ao Porto Alto, à esquerda antes de uma bomba de gasolina Repsol e onde era a antiga estalagem Gado Bravo, fica aqui as coordenadas (N38° 57' 57.75", W8° 54' 32.25"). São 2,5€ em moedas.

Então depois de ir à balança a minha Andrade pesa 3260kg, ou seja, com bilha de gás, mercearias, algumas roupas, alguns livros e jogos dos miúdos e com pedositos vazios e o do gasóleo a 1/4, ou seja, muito porca margem, para lá colocar a família e todos os "normais" extras das férias...

Não últrapassar o limite máximo dos 3500kg é só por milagre.

Este peso de 3500kg para a viatura e carta de condução, realmente não nos são nada favoráveis.

Seria interessante fazer em Portugal o mesmo que na Alamanha, onde as autocaravanas têm até 3850kg de peso máximo homolgado e podem ser conduzidas por portadores de carta de ligeiros.

Para quando tentar o mesmo no nosso país?

Um abraço
Carlos Araújo
Andrade Rigel 740
caraujo

Registado: sábado jul 24, 2010 4:21 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes