Excesso de Peso

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor nelson » quinta mai 14, 2009 8:29 pm

boa noite

aproveitando o topico ,gostaria aqui tentar preceber !
a minha tem pesos max. frente - 1690 retaguarda - 1750
total 3200 kg tara e de 2595 de 6 lugares
o que acontece pesada numa balança me deu 2,780 kg
na inspecçao passou por um triz 3190 kg
o que me leva a pensar que realmente a ac tinha os tais 2780 e me foi multiplicado 5 lugares a 75 kg o que faria 3,155 kg
o que mesmo assim em estrada como so anda com 4 pessoas e carregada nao me passa dos 3100 kg ate agora ,a medida que os muidos crescem temtarei eu de emagrecer :D :D :D

um abraço

nelson
katamarano light 140cv
nelson

Registado: sexta dez 01, 2006 1:45 pm

Re: Reinspecção Periódica

Mensagempor RUYMORAIS » quinta mai 14, 2009 9:09 pm

josegon_calves Escreveu:Boas tardes a todos os colegas e Companheiros,

Então é assim caro Amigo Luis,

Feita a reinspecção, obrigatóriamente no mesmo Centro da Rodovia de Covas, em Urgeses, Guimarães, caso contrário só mesmo em Braga no Instituto de Mobilidade Transportes Terrestres, em que o Inspector Oscar não compareceu, desconheco os motivos, não fiquei com o seu contacto, não o conheco, mas o técnico que procedeu ao teste foi o mesmo, Sr. Marcelo, tenho uma ficha verde em que não estão assinaladas quaisquer anotações ou anomalias.

Mesmo assim, ainda murmurou, por entre dentes, que a autocaravana estaria nos 3.500Kg.

Não comentei, não abri a boca.

Paguei, senão não teria "selo verde" para circular e o vermelho não me permitiu sair por precaução. É que está mencionado no relatório, da ficha vermelha, que só poderia circular para uma oficina ou Centro de Inspecções com uma única pessoa a bordo e sem qualquer carga. Como a Policia, normalmente, cai sempre em cima de quem tem por hábito andar direito... optei por sair de carro!

Reclamação, está efectuada em dois locais distintos.

Reclamei para a Delegação Regional do Norte do Ministério da Economia, que é quem, por norma e por delegação de competências do Instituto Porquguês da Qualidade, fiscaliza o funcionamento de Instrumentos de Pesagem e unidades de massa, coisa que vulgarmente tem o nome de peso.

Reclamei também para o IPAC, Instuturo Português de Acreditação de Empresas, dado que o Centro em causa está Acreditado.

Expus obviamente todo o desenrolar do assunto, documentei-o, e agora aguardo o desenrolar.

Pelo que o Companheiro Luis informa, os procedimentos aí pelo Sul diferem. Nunca nenhuma autocaravana minha passou pela linha de "ligeiros", onde existe esse tal Instrumento de regista as anomalias dos amortecedores e, parece, pesa também.

No outro Centro de Inspecção, em S. João de Ponte, com o Técnico no interior da viatura, esta pesava mais ou menos 3.300Kg. o que quer dizer que os 3.225Kg da Vilartex estariam correctos.

Mas, cheguei à conclusão que um Kg de ferro pesa efectivamente mais do que um Kg de algodão, dependendo do Centro de Inspecção onde é pesado, claro!!!

Não sei quais as complicações que irão advir desta aventura. Segundo estava inscrito na ficha vermelha, o assunto teria que ser obrigatoriamente esclarecido junto do IMTT. Como já não sou portador desse documento, não comuniquei coisa nenhuma. Mas alguém vai ter que justificar as diferenças em todos os Instrumentos de Pesagem, apenas porque reclamei e documentei.

Desenvolvimentos, por agora.....

E é só, por agora. Caso hajam novos capítulos, serão os segundos a tomar conhecimento, eu serei o primeiro, claro.

Antes de ir à inspecção, pelo sim pelo não, pesem-se todos.

Sem mais, até sempre,

José Gonçalves
Guimarães

caro companheiro a folha vermelha deveria lhe ter sido entregue pelo tecnico , mesmo que tenha recebido uma verde
o tecnico como ja devia de estar a espera de alguma coisa da sua parte nao lhe deu a mesma por causa de voce ñao ter provas
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor RUYMORAIS » quinta mai 14, 2009 9:20 pm

a minha e uma ford andrade de 1988
e no livrete diz

peso bruto 3500 kg

tara 2720 kg

pesos maximos admitidos por eixo

eixo da frente 1330 kg

eixo traseiro 2600 kg

quanto a inspecçao ainda nao fui em virtude de estar a fazer umas remodelaçoes nos interiores
RUYMORAIS

Mensagempor josegon_calves » sexta mai 15, 2009 7:16 am

Bom dia Companheiro Ruy Morais,

Às vezes, o ser humano tem que fazer-se de "burro", mas não é lorpa!

A dita "folha vermelha", de facto não tenho o original, porque somos obrigados a entregar a ficha anterior, tenha ela a cor que tiver.

Mas tive o cuidado de a passar por um scaner para ficar com prova.

Já tenho essa, e a verde, passada pelo scaner e bem guardadas.

A anterior à vermelha é que não, infelizmente. Estamos sempre a aprender.

Essas provas já foram enviadas a quem de direito, menos ao IMTT, da minha parte, claro. Já agora quero ver se o caso lá chega seguindo o estipulado na ficha vermelha.

Continuo a acreditar que o Kg tem de facto várias medidas, consoante os aparelhos que o medem.

Como se explica, já não só o meu caso concreto, que uma viatura pese numa balança X e noutra Y, variações de 200; 300 e 600Kg???

Numa viatura pesada, de várias toneladas de carga máxima, mais 500Kg menos 500Kg não faz moça nenhuma, de facto!

Mas numa viatura ligeira, com uma folga de 500Kg/600Kg, antes da saida de fábrica, é muito esquisito que o peso não seja de facto rigoroso e nos obrigue a inventar para baixar o peso. Daqui a pouco, teremos de retirar a roda suplente e, já agora, as restantes quatro rodas, para podermos estar abaixo dos máximos nos Centros de Inspecção!!!

É absolutamente ridicula esta situação!

É de facto o espelho do nosso país!

Daqui a nada, ao comprarmos 1Kg de batatas, 1Kg de feijão e 1Kg de laranjas, no total só teremos de facto 2,4Kg de mercadoria quando pagámos 3Kg!!! Dá para pensar bem no assunto. O que estará errado no sistema de pesagem em Portugal???

Alguém terá explicações???

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor RUYMORAIS » sexta mai 15, 2009 11:59 pm

josegon_calves Escreveu:Bom dia Companheiro Ruy Morais,

A dita "folha vermelha", de facto não tenho o original, porque somos obrigados a entregar a ficha anterior, tenha ela a cor que tiver.

voce realmente entrega a folha no inicio , mas depois ele no fim tem de lhe a dar

eu fui com a VW westfalia a inspeçao e ela chumbou , por causa de um fole e o motor babado e a densidade do fumo , visto ter estado parada

levei com a folha vermelha

mudei o fole , lavei o motor , e andei uns dias com ela

quando la fui entreguei a folha vermelha e no fim ele deu-me a verde e a vermelha

do meu mitsubishi eclipse tenho-as todas desde que o carro e meu
Essas provas já foram enviadas a quem de direito, menos ao IMTT, da minha parte, claro. Já agora quero ver se o caso lá chega seguindo o estipulado na ficha vermelha.

Continuo a acreditar que o Kg tem de facto várias medidas, consoante os aparelhos que o medem.

Como se explica, já não só o meu caso concreto, que uma viatura pese numa balança X e noutra Y, variações de 200; 300 e 600Kg???

Numa viatura pesada, de várias toneladas de carga máxima, mais 500Kg menos 500Kg não faz moça nenhuma, de facto!

Mas numa viatura ligeira, com uma folga de 500Kg/600Kg, antes da saida de fábrica, é muito esquisito que o peso não seja de facto rigoroso e nos obrigue a inventar para baixar o peso. Daqui a pouco, teremos de retirar a roda suplente e, já agora, as restantes quatro rodas, para podermos estar abaixo dos máximos nos Centros de Inspecção!!!

É absolutamente ridicula esta situação!

É de facto o espelho do nosso país!

Daqui a nada, ao comprarmos 1Kg de batatas, 1Kg de feijão e 1Kg de laranjas, no total só teremos de facto 2,4Kg de mercadoria quando pagámos 3Kg!!! Dá para pensar bem no assunto. O que estará errado no sistema de pesagem em Portugal???

Alguém terá explicações???

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
RUYMORAIS

Mensagempor RUYMORAIS » sábado mai 16, 2009 12:03 am

eu tenho visto aqui no centro onde faço as inspeçoes aos 6 veiculos com rodas que existem ca em casa , que quando e uma autocaravana eles nao fazem o teste as suspensoes , mas pesam-nas

mas amanha vou la perguntar ao chefe daquilo como e que que a coisa funciona
RUYMORAIS

Mensagempor fluis » segunda mai 18, 2009 11:26 am

Boa tarde,

josegon_calves Escreveu:Bom dia Companheiro Ruy Morais,

...

Bom dia,

Existem efectivamente diferenças de procedimento de centro para centro. A mim devolvem-me a antiga, simplesmente colocam-lhe um carimbo que assinala que já existe uma inspecção mais nova efectuada na data X.

nelson Escreveu:boa noite

aproveitando o topico ,gostaria aqui tentar preceber !
a minha tem pesos max. frente - 1690 retaguarda - 1750
total 3200 kg tara e de 2595 de 6 lugares
o que acontece pesada numa balança me deu 2,780 kg
na inspecçao passou por um triz 3190 kg
o que me leva a pensar que realmente a ac tinha os tais 2780 e me foi multiplicado 5 lugares a 75 kg o que faria 3,155 kg
o que mesmo assim em estrada como so anda com 4 pessoas e carregada nao me passa dos 3100 kg ate agora …

Nelson,

A companheira Teresa já abordou ligeiramente este tema. Mas pelo que percebi, esse cálculo é usado na obtenção do valor de carga útil.
No caso em análise dos centros de inspecção, estamos a chegar à conclusão que existem 2 métodos diferentes de as pesar, havendo centros a optar por um e outros por outro:
  • Um mais estático no aparelho de testes de suspensão, sendo pesada cada roda individualmente para se obter o resultado final, que deve dar algo aproximado aos 2.780 kg que obteve.
  • O outro é mais dinâmico no aparelho de teste de travões e pelo que se tem estado a ver são obtidos valores superiores, que foi o que sucedeu ao companheiro josegon_calves, e penso que também a si dando os tais 3190 kg.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor ruca » segunda mai 18, 2009 3:36 pm

boa tarde companheiros, gostva de saber se algum companheiro me sabe elucidar quanto ao seguinte; a minha AC foi importda não por mim da Alemanha, a qundo da legalização da mesma em Portugal, a nivel de pesos, são considerados os que vêm no documento Alemão ou os que aparecem agora no livrete a nivel de tara ´s obtido em pesagem no centro de inspecção onde a mesma foi homolgada? é que tenho uma tara de 3004kg pra um peso bruto de 3490k.
grato pela atenção
ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor time_out » segunda mai 18, 2009 5:05 pm

ruca Escreveu:boa tarde companheiros, gostva de saber se algum companheiro me sabe elucidar quanto ao seguinte; a minha AC foi importda não por mim da Alemanha, a qundo da legalização da mesma em Portugal, a nivel de pesos, são considerados os que vêm no documento Alemão ou os que aparecem agora no livrete a nivel de tara ´s obtido em pesagem no centro de inspecção onde a mesma foi homolgada? é que tenho uma tara de 3004kg pra um peso bruto de 3490k.
grato pela atenção
ruca

Boa tarde

Os valores a considerar são os que constam no Documento Unico (antigo Livrete). Esses foram retirados de um dos documentos que foi apresentado quando da alteração de matricula.
Os dados devem ser os mesmos que na Alemanha e que são os que deram origem à homologação do modelo em causa.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
time_out

Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm

Mensagempor hnunes2 » segunda mai 18, 2009 11:11 pm

Boa noite companheiras e companheiros.

Ao companheiro JorgeAlmeida:

Há uma báscula a uns 100 mts. antes de chegar ao semáforo em Albergaria-à-Nova, do lado esquerdo no sentido Norte/Sul.
Creio que o custo da pesagem é de 4 euros. A máquina faz a pesagem por inserção de moedas de um euro. Levando as moedas pode pesar a qualquer hora.

Cumprimentos
Hnunes
hnunes2

Registado: sábado mai 03, 2008 2:33 pm

Mensagempor Humberto » segunda mai 25, 2009 10:08 am

Podemos então concluir que, quanto mais próxima for a tara ( presumo que peso em vazio em ordem de marcha) dos 3500kg, maior dificuldade teremos em cumprir esse peso, ou seja:

Uma AC que anuncie um peso de 3150kg, se pretendermos levar uma motoreta , 3 pessoas , bagagem inerente as mesmas, bilhas de gás, garrafões de água etc... mt dificilmente conseguiremos cumprir os 3500kg??
Humberto

Registado: quarta abr 25, 2007 6:51 pm

Mensagempor josegon_calves » segunda mai 25, 2009 12:17 pm

Cuidado!
Muito Cuidado!

Há autocaravanas que não estão homologadas para um Peso Bruto de 3.500Kg.

Esse é o Peso Bruto máximo que estamos habilitados a conduzir, 3.500Kg.

Talvez lá para 2012, possamos estar habilitados a 4.250Kg. Mas até lá, e enquanto não for transposta essa Normativa Europeia, essa e outras, que custa a serem transcritas para os diversos Estados Membros.

Bom! Voltando atrás.

Há muitas autocaravanas a circular com menção de Peso Bruto 3.200Kg, ou mesmo inferior!!!

Quer isto dizer que não pode ser ultrapassado esse valor de forma alguma.

Quanto ao transportar uma motoreta, e restantes pessoas e mercadoria, é uma questão de contas que cada um terá que fazer, de forma a andar mais ou menos perto dos limites.

No meu caso, 3.500Kg, e como pesa de facto 3.225Kg, já com condutor, e tenho de livrete 6 lugares, obviamente quando levar a motoreta e os restantes materiais atestados, não posso levar mais que duas pessoas.
Já fiz as continhas e já a fui pesar nessas condições, 3.560Kg. (é da motoreta).

Por isso Companheiro Humberto, nada como a pesar e jogar de cintura.

Quanto ao meu assunto em concreto... Ninguém responde!

Começo a questionar-me para quê a obrigatoriedade de existir um Livro de Reclamações em cada esquina, ou endereços mail para participarmos as nossas queixas, para quê a existência da ASAE & Cª., se não fazem coisa nenhuma, se o "assunto" não for susceptivel de reportagem em um qualquer Orgão de Comunicação Social!!!

Para quê reclamar???

Bom! O assunto não é esse!

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Mensagempor siroco » segunda mai 25, 2009 1:00 pm

josegon_calves Escreveu:Há autocaravanas que não estão homologadas para um Peso Bruto de 3.500Kg.

Esse é o Peso Bruto máximo que estamos habilitados a conduzir, 3.500Kg.

Talvez lá para 2012, possamos estar habilitados a 4.250Kg. Mas até lá, e enquanto não for transposta essa Normativa Europeia, essa e outras, que custa a serem transcritas para os diversos Estados Membros.

E quando isso acontecer vamos estar habilitados a conduzir 4.250Kg mas as nossas ACs vão continuar a estar homologadas para 3.500Kg, ou menos.

Só terá utilidade quando os fabricantes, para aproveitamento de uma legislação mais favorável, começarem a produzir viaturas homologadas para 4.250Kg.

Logo só os companheiros que adquirirem novas ACs com estas características é que poderão usufruir da alteração.
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor josegon_calves » terça mai 26, 2009 7:51 am

Bom dia Companheiro Siroco,

Não é bem, bem, bem assim!

Ou seja, quando a tal Norma Europeia for transposta para o Direito Português teremos sempre a possibilidade de, através de um atrelado, aumentarmos a possibilidade de carga das nossas necessidades efectivas, até aos 4.250Kg, sem necessidade de qualquer alteração à actual Carta de Condução.

Ou seja, para quem dispõe de uma viatura de 3.200Kg, ou mesmo 3.500Kg, pode transpostar um atrelado, de maior ou menor dimensão e consoante as suas necessidades até 4.250Kg. Actualmente, estamos limitados aos 3.500Kg, com ou sem atrelado.

Resultado, será sempre algo benéfico a alguém, penso eu.

A ver vamos quando tal acontecer!

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Mensagempor RUYMORAIS » quarta ago 26, 2009 5:47 pm

bem hoje la fui com a AC a inspecçao , passou com zero anotaçao

na questao dos pesos deu 3043 kg , comigo la dentro , visto a ispectora ser pequena e nao ver as guias

a tara dela e de 2720 kg

tinha la um bidon com 30 litros de agua ,toldo exterior , chapeu de sol para a praia e nao e pequeno , gerador , eu 110kg , estensao electrica , bilha de gaz pequena repsol , bilha 3 kg camping gaz cheia , depositos todos vazios os 3 , meio deposito de gasoleo , televisao tft , 2 garrafoes de agua cheios , louças , roupa de cama , alguma roupa nossa nossa , suporte de 2 bicicletas da fiama , grade no tecto em aluminio , duas cadeiras que pesam 5 kg as duas , fogareiro , saco de carvao com 6 kg , caixa de farramentas , mais conversore , lanternas , mais cangalhada que anda sempre la dentro para os miudos brincarem

para o peso que deu nao foi mau , visto so faltar a mulher , e os dois filhos que ao todo fazem 105 kg , ainda me sobra uma margem de 357 kg
RUYMORAIS

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes