Excesso de Peso

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor fluis » sexta mai 08, 2009 9:35 am

Companheiro,

Não tem nada que agradecer. Estamos cá todos para ajudar.

De tudo o que se passou quero sublinhar:
  • O ter conseguido resolver a sua situação.
  • O ter partilhado connosco tudo o que se passou. O relato irá servir certamente para ajudar de futuro outros companheiros.
  • No meio de tanto azar, ter a sorte de encontrar a pessoa certa, o Srº Óscar.
  • O mau exemplo e desconhecimento de um centro de inspecções, que mesmo perante provas apresentadas, em momento nenhum coloca a possibilidade de ter erro no equipamento. Pior ainda o facto de recomendar uma solução inviável, ou seja a homologação como pesado.

Se me permite ainda vou fazer as seguintes sugestões:
  • O indicar concretamente qual o centro de inspecção que tem este comportamento inaceitável.
  • Tal como já fez em relação a Esposende, também acredito que irá fazer uma carta de reclamação.
  • Logo na altura pedir o livro de reclamações, para registar a incompetência de um centro, que tem uma frase como esta "Sim senhor. Esse peso está aí "mas o nosso é que conta!".. Absolutamente inacreditável!

Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm

Mensagempor siroco » sexta mai 08, 2009 12:48 pm

Fico satisfeito por ter resolvido o seu problema. Depois conte-nos como correu na 2ª, calculo que vá seguir as indicações do sr. Óscar para que os incompetentes não passem impunes.

Fluis, pode, sff, indicar algumas básculas que funcionem em self-service por moedas ?
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor josegon_calves » sexta mai 08, 2009 1:05 pm

Desde à pouco...
Boas tardes a quem está de novo.

Então é assim:

-A "istória" ainda não a posso dar por concluida, ainda não tenho uma folha verdinha a dizer "ausência de anotações". Por enquanto está em "brasa", cor de "fogo", vermelha!!! Como eu estou, claro!!! Agora menos, para ser sincero. Mas já me apeteceu literalmente explodir!!!

-Infelizmente esta cena passou-se comigo, como pode passar-se com qualquer um. Pelos comentários que ouvi no Centro, já teriam sido várias as autocaravanas a receber tratamento igual desde o inicio deste ano. O que é muito grave!!! De tudo o que ouvi, incluindo o "nosso é que "vale"", não posso provar absolutamente nada. Resta-me um Técnico Honesto, Competente, que se cruzou acidentalmente no meu caminho, e, principalmente, porque ficou registado o teste efectuado no 2º. Centro de Inspecção, apesar de não ter pago absolutamente nada. Há gente honesta neste Pais.

-A reclamação, mesmo que não sirva de nada, à semelhança de muitas que tenho efectuado, essa irei fazê-la, ninguém dúvide! O meu direito de cidadania em denunciar o que entendo estar mal está consagrado na Constituição, e eu teimo em usar os meus direitos como me comprometo a cumprir as minhas obrigações.

O meu alerta destina-se a que todos tenham consciência de que esta situação pode acontecer a qualquer um, incluindo a mim novamente. Por isso, se tivermos consciência de que não estamos a transgredir, devemos por todos os meios tentar a presença de um Inspector ao Centro e, usar este meu caso concreto.

O nome do Inspector Honesto é apenas Oscar, na segunda feira tentarei saber o nome "inteiro", e não terei problemas em elogiá-lo pela honestidade e competência.

O Centro que me fez um teste de forma absolutamente gratuita e rigoroso situa-se na freguesia de S. João de Ponte, Zuir (salvo erro), na recta que liga Fermentões a Caldas das Taipas/Braga.

O Centro que falhou, não sei de momento o nome, não tenho aqui à mão os dados, estão na carrinha, situa-se na freguesia de Urgeses, na chamada rodovia de Covas.

Como não são muitos os Centros de Inspecção aqui em Guimarãe, não é dificil indentifica-los pela sua localização.

A todos os Companheiros que de uma forma ou de outra se solidarizaram nesta minha cruzada e a todos os que efectivamente me ajudaram, o meu muito obrigado.

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm

Mensagempor RUYMORAIS » sexta mai 08, 2009 11:54 pm

pela lei da fisica a pesagem de um carro como um todo da X de peso mas as somas dos pesos feitos nas rodas traseiras e dianteiras sao sempre superiores ao peso de um todo

se pesar um carro com as 4 rodas em cima da bascula da um peso , se depois for pesar as as rodas traseiras e depois as dianteiras a soma desses dois pesos e superior ao primeiro

como e que no centro poderia ser um peso correcto , ate porque quando o fabricante pesa o veiculo fa-lo parado , estatico , e e esse o peso que conta e nao o dinamico

tanto que a GNR quando faz operaçoes autostop com pesagem falo as quatro rodas do veiculo e nao so a duas

esse centro deveria de começar a reconsiderar a sua forma de funcionamento

infelizmente este caso nao e unico e nem a situaçao e excepcional , outras diferentes existem

ainda bem que resolveu o seu problema
Editado pela última vez por RUYMORAIS em sábado mai 09, 2009 9:30 am, num total de 1 vez.
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor josegon_calves » sábado mai 09, 2009 7:09 am

Bom dia RuyMorais,

O exemplo que o amigo aponta é errado. Eu mesmo efectuei esse teste em equipamento de precisão, Homologado, Aferido e Certificado e constatei um aumento de carga em 50%. Surpreso?

Então é assim,

Um volume rectangular, com uma configuração de um paralelipipedo, mais ou menos uma caravana, com uma carga exacta de 20Kg.

Apoiada uma extremidade, em superficie solida, e de forma nivelada a outra extemidade num Instrumento de precisão de 30,000Kg, o resultado foi: 15,366Kg.

Resumindo, de o objecto é um paralelipipedo, ou seja, a outra extremidade, pesada de igual forma, pesa igualmente 15,366Kg. A soma das duas extremidades (dois eixos) dá qualquer coisa como 30,400Kg (numeros redondos), um acréscimo de mais de 50% quando o mesmo objecto, uma Unidade de Massa com uma carga precisa de 20Kg "engordou".

Agora imagine essa pesagem feita com a inércia de uma viatura em travagem, tal como acontece nos Centros de Inspecção...

O sistema está errado!

Devia ser pesado o veículo, seja ele qual for, de forma estática, como um todo. Assim seria correcta a pesagem.

É isso que vou fazer ver a quem de direito na reclamação que irei apresentar oportunamente.

Se experimentarem, mesmo como uma balança de cozinha, dá o mesmo resultado!!!

Até sempre,

José Gonçalves
josegon_calves

Mensagempor RUYMORAIS » sábado mai 09, 2009 9:29 am

caro companheiro

apos rever a minha materia apresento as minhas desculpas quanto ao meu erro
eu fiz o teste e nao porque enganei-me nas contas pelo facto de ter alterado o valor da primeira pesagem

ambos os recocinios estao certos desde que o meu alter duas palavras , que ja estao alteradas

mas isto foi feito utilizando um exemplo em pequena escala , ierei fazer o mesmo na realidade quando passar com o carro numa bascula

atençao que a autocaravana nao tem um peso uniforme
RUYMORAIS

Registado: segunda mar 10, 2008 10:12 pm

Mensagempor ruca » quarta mai 13, 2009 9:23 am

Companheiro josegon_calvesiro, já voltou ao centro para reinpecionar a sua AC, acompanhado do tal inspector? quais foram os resultados? ja agora pode revelara a entidade e os contactos de Sr. inspector, para o caso de algum companheiro ter problemas idênticos aos seus? é que infelizmente em Portugal os centros funcionam dessa maneira e muito ao gosto e vontade dos srs inspectores que se acoprdam mal dispostos vão descarregando nos clientes pois muitos consideram-se superiores a tudo e todos.
grato pela sua colaboração e contribuição para situações destas não se repitam e todos possamos estar alerta e saber o que fazer nestes casos.
a sua postura é um exemplo para todos nos
cumprimentos ruca
ruca
ouvir é não acreditar.... ver é duvidar... sentir é acreditar.
ruca

Registado: quinta mar 06, 2008 1:56 pm

Mensagempor fluis » quarta mai 13, 2009 1:36 pm

Boa tarde,

Enquanto esperamos o desfecho da inspecção do companheiro josegon_calves.
Vou deixar umas breves notas sobre a inspecção da minha, a qual fui efectuar hoje.

Foi bastante rápida, sem grande história. Mas eu estava mesmo era com atenção à questão do peso, que no meu caso não foi medido no aparelho que mede a eficiência da travagem e respectivo desfasamento entre rodas, mas sim no que testa a eficácia da suspensão, sendo que o peso aparece descriminado por roda e no fim aparece o peso total:
  • Roda Frente esquerda 660 kg
  • Roda Frente Direita 719 Kg
  • Total Eixo da frente 1379 Kg
  • Roda Atrás esquerda 869 Kg
  • Roda Atrás direita 941 Kg
  • Total Eixo Traseiro: 1810 kg
  • No fim apareceu o Peso Total no monitor: 3189 Kg

Capacidade máximas indicadas no livrete por eixo:
  • Capacidade total Eixo frente 1600 kg
  • Capacidade total Eixo Traseiro 2600 kg

Tinha o depósito de água com cerca de 1/3, o de gasóleo meio, a garagem estava vazio sem nenhuma bicicleta. Mas mesmo assim, estavam as coisas que nunca tiro:
  • Livros e jogos dos miúdos
  • Pratos, tachos, talheres, etc.
  • Algumas peças de roupa
  • A Mercearia básica, como especiarias, Arroz., Massas, algumas latas, café, açúcar, natas, leite, bolachas, etc,
  • Os artigos de higiene.
  • As roupas da cama, almofadas, etc.
  • A televisão, o conversor, ...
  • 2 Bilhas do gaz uma cheia e outra meia.

De qualquer modo é sempre complicado, com a lotação e o resto das nossos objectos ficarmos dentro do peso. Razão pela qual nas viagens maiores, como se leva mais roupas, etc. acabo por não aproveitar a garagem, deixando as 4 bicicletas em casa.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Reinspecção Periódica

Mensagempor josegon_calves » quarta mai 13, 2009 4:55 pm

Boas tardes a todos os colegas e Companheiros,

Então é assim caro Amigo Luis,

Feita a reinspecção, obrigatóriamente no mesmo Centro da Rodovia de Covas, em Urgeses, Guimarães, caso contrário só mesmo em Braga no Instituto de Mobilidade Transportes Terrestres, em que o Inspector Oscar não compareceu, desconheco os motivos, não fiquei com o seu contacto, não o conheco, mas o técnico que procedeu ao teste foi o mesmo, Sr. Marcelo, tenho uma ficha verde em que não estão assinaladas quaisquer anotações ou anomalias.

Mesmo assim, ainda murmurou, por entre dentes, que a autocaravana estaria nos 3.500Kg.

Não comentei, não abri a boca.

Paguei, senão não teria "selo verde" para circular e o vermelho não me permitiu sair por precaução. É que está mencionado no relatório, da ficha vermelha, que só poderia circular para uma oficina ou Centro de Inspecções com uma única pessoa a bordo e sem qualquer carga. Como a Policia, normalmente, cai sempre em cima de quem tem por hábito andar direito... optei por sair de carro!

Reclamação, está efectuada em dois locais distintos.

Reclamei para a Delegação Regional do Norte do Ministério da Economia, que é quem, por norma e por delegação de competências do Instituto Porquguês da Qualidade, fiscaliza o funcionamento de Instrumentos de Pesagem e unidades de massa, coisa que vulgarmente tem o nome de peso.

Reclamei também para o IPAC, Instuturo Português de Acreditação de Empresas, dado que o Centro em causa está Acreditado.

Expus obviamente todo o desenrolar do assunto, documentei-o, e agora aguardo o desenrolar.

Pelo que o Companheiro Luis informa, os procedimentos aí pelo Sul diferem. Nunca nenhuma autocaravana minha passou pela linha de "ligeiros", onde existe esse tal Instrumento de regista as anomalias dos amortecedores e, parece, pesa também.

No outro Centro de Inspecção, em S. João de Ponte, com o Técnico no interior da viatura, esta pesava mais ou menos 3.300Kg. o que quer dizer que os 3.225Kg da Vilartex estariam correctos.

Mas, cheguei à conclusão que um Kg de ferro pesa efectivamente mais do que um Kg de algodão, dependendo do Centro de Inspecção onde é pesado, claro!!!

Não sei quais as complicações que irão advir desta aventura. Segundo estava inscrito na ficha vermelha, o assunto teria que ser obrigatoriamente esclarecido junto do IMTT. Como já não sou portador desse documento, não comuniquei coisa nenhuma. Mas alguém vai ter que justificar as diferenças em todos os Instrumentos de Pesagem, apenas porque reclamei e documentei.

Desenvolvimentos, por agora.....

E é só, por agora. Caso hajam novos capítulos, serão os segundos a tomar conhecimento, eu serei o primeiro, claro.

Antes de ir à inspecção, pelo sim pelo não, pesem-se todos.

Sem mais, até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
josegon_calves

Mensagempor c.lima » quarta mai 13, 2009 8:42 pm

boa noite a todos
um pouco alarmado com tudo isto na 2- feira foi com a minha ac á vistoria.
deposito de água vazio,gasoleo um quarto,mala vazia,alguma roupa e mercearia.
no centro alguma fila para os ligeiros mas foi para os pesados,depois de toda a inspeçao onde não houve nada a assinalar perguntei pelo peso onde me dizem que estava tudo bem , ainda insisti que me dessem o peso do carro mas o tecnico disse que estava tudo e que seguisse a minha vida para não me preocupar. :?:
conclusão.agora vou pesar o carro como esta e depois tornar a pesa-lo
carregado com tudo incl.bicicletas para ficar com uma ideia até aonde posso ir. :wink:
um abraço
C. Lima
c.lima

Registado: quarta abr 11, 2007 9:44 pm

Mensagempor JorgeAlmeida » quarta mai 13, 2009 8:52 pm

Boa noite
Ainda bem que esta tudo resolvido!
O companheiro C.Lima conhece aqui na região algum local onde se possa pesar as AC?
Jorge Almeida

EURAMOBIL
JorgeAlmeida

Registado: terça ago 28, 2007 9:32 pm

Mensagempor majv » quarta mai 13, 2009 9:49 pm

Companheiro fluis:
pelas suas contas, e se bem entendo, ainda terá 221+790=1011Kg de sobra ....
Sendo assim, com ocupantes e as bikes, duvido muito que atinja o limite.
MV
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Mensagempor fluis » quarta mai 13, 2009 11:02 pm

Boa noite,

majv Escreveu:Companheiro fluis:
pelas suas contas, e se bem entendo, ainda terá 221+790=1011Kg de sobra ....
Sendo assim, com ocupantes e as bikes, duvido muito que atinja o limite.
MV

Efectivamente receio que não me tenha explicado correctamente. O Peso Bruto é 3.500 kg e não pode ser ultrapassado, pelo que só sobra 311 Kg para o que faltava. Os 1600 kg+ 2600 kg é a capacidade mecânica dos eixos o que perfaz um total de 4200 kg, permitindo assim alguma liberdade em termos da distribuição de pesos. Contudo tanto quanto sei numa pesagem não pode nem exceder o peso bruto, nem tão pouco os valores máximos por eixo, isto é, se numa pesagem obter por exemplo 1650 kg à frente e 1800 kg atrás, apesar do total set 3450 kg, já estarei a cometer uma infracção porque excedi a capacidade do eixo da frente.

Companheiro josegon_calves ainda bem que resolveu o seu problema para já. Pena que o dito senhor não tenha aparecido, como não podemos duvidar de alguém que foi ele próprio a oferecer-se, teremos de acreditar que lhe terá acontecido algum imprevisto.
Felicita-o pelas reclamações que fez, aguardemos então pela resposta.

Por último quero esclarecer que a minha foi inspeccionada na linha dedicada aos pesados, simplesmente é uma linha que quando livre de pesados pode perfeitamente inspeccionar os ligeiros.
Foi curioso que como estava de sobreaviso pela sua situação estive muito atento, o suficiente para perceber que ele não usou o aparelho para testar a reacção da suspensão mas simplesmente para determinar o peso, tendo esperado que os valores no aparelho estabilizassem, já que eles oscilam ainda um pouco quando as rodas lá são colocadas.
Este será então o peso estático, e deverá ser este que deve ser usado para determinar o peso das AC’s já que a nossa folga é diminuta.
Tanto quanto percebi com as nossas trocas de ideias, a medição na zona de travagem deve provocar a inflação dos valores, o que para veículos pesados que ali se apresentam vazios não será uma variação 500/600 ou mais kilos que lhe causam qualquer problema, pois continuam abaixo do peso bruto.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
fluis
Moderador

Mensagempor caminheiro » quinta mai 14, 2009 11:33 am

Olá Companheiros,
Como eu invejo alguns de vós. Tenho uma integral com 6,4 mt forrada a chumbo. Há poucos dias pesou na inspecção 3310Kg sem água, com condutor,30L de gasóleo e tudo o mais que habitualmente não se retira (mesa, 3 cadeiras, mercearias, louça, extensão, antena parabólica, 1,5 garrafas de gás, televisor LCD, etc). Se aos 3310 kg adicionarmos 70 kg de água+50 kg de gasóleo+2 passageiros e pertences (2X80Kg)+ 10 kg de alimentos e bebidas teremos 3600Kg, ou seja, 100 Kg a mais. Nem sequer arrancando o toldo, TV e antena consigo ficar aquém dos 3500 kg. Como este verão pretendo passar pela Suíça, onde habitualmente pesam as AC, só me resta a solução de atravessar a fronteira com um máximo de 60 Kg (água + gasóleo)
Bem aventurados os companheiros que não tem excesso de peso sem ter que viver na autocaravana de forma espartana privando-se dos pequenos luxos e comodidades.
caminheiro

Registado: sábado dez 15, 2007 7:22 pm

Mensagempor c.lima » quinta mai 14, 2009 12:21 pm

boas tardes
amigo jorge
aqui na nossa zona descobri duas balanças.
1 lourosa frente aos bombeiros voluntarios na est. n. 1.
2 ovar frente ao dolce vita tem um areeiro com balança,isto é tudo informação que me foi chegando por colegas camionistas falta saber mais
informaçoes sobre horarios e preços.
quando tiver mais novidades informo. :wink:
C. Lima
c.lima

Registado: quarta abr 11, 2007 9:44 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes