por josegon_calves » quarta mai 13, 2009 4:55 pm
Boas tardes a todos os colegas e Companheiros,
Então é assim caro Amigo Luis,
Feita a reinspecção, obrigatóriamente no mesmo Centro da Rodovia de Covas, em Urgeses, Guimarães, caso contrário só mesmo em Braga no Instituto de Mobilidade Transportes Terrestres, em que o Inspector Oscar não compareceu, desconheco os motivos, não fiquei com o seu contacto, não o conheco, mas o técnico que procedeu ao teste foi o mesmo, Sr. Marcelo, tenho uma ficha verde em que não estão assinaladas quaisquer anotações ou anomalias.
Mesmo assim, ainda murmurou, por entre dentes, que a autocaravana estaria nos 3.500Kg.
Não comentei, não abri a boca.
Paguei, senão não teria "selo verde" para circular e o vermelho não me permitiu sair por precaução. É que está mencionado no relatório, da ficha vermelha, que só poderia circular para uma oficina ou Centro de Inspecções com uma única pessoa a bordo e sem qualquer carga. Como a Policia, normalmente, cai sempre em cima de quem tem por hábito andar direito... optei por sair de carro!
Reclamação, está efectuada em dois locais distintos.
Reclamei para a Delegação Regional do Norte do Ministério da Economia, que é quem, por norma e por delegação de competências do Instituto Porquguês da Qualidade, fiscaliza o funcionamento de Instrumentos de Pesagem e unidades de massa, coisa que vulgarmente tem o nome de peso.
Reclamei também para o IPAC, Instuturo Português de Acreditação de Empresas, dado que o Centro em causa está Acreditado.
Expus obviamente todo o desenrolar do assunto, documentei-o, e agora aguardo o desenrolar.
Pelo que o Companheiro Luis informa, os procedimentos aí pelo Sul diferem. Nunca nenhuma autocaravana minha passou pela linha de "ligeiros", onde existe esse tal Instrumento de regista as anomalias dos amortecedores e, parece, pesa também.
No outro Centro de Inspecção, em S. João de Ponte, com o Técnico no interior da viatura, esta pesava mais ou menos 3.300Kg. o que quer dizer que os 3.225Kg da Vilartex estariam correctos.
Mas, cheguei à conclusão que um Kg de ferro pesa efectivamente mais do que um Kg de algodão, dependendo do Centro de Inspecção onde é pesado, claro!!!
Não sei quais as complicações que irão advir desta aventura. Segundo estava inscrito na ficha vermelha, o assunto teria que ser obrigatoriamente esclarecido junto do IMTT. Como já não sou portador desse documento, não comuniquei coisa nenhuma. Mas alguém vai ter que justificar as diferenças em todos os Instrumentos de Pesagem, apenas porque reclamei e documentei.
Desenvolvimentos, por agora.....
E é só, por agora. Caso hajam novos capítulos, serão os segundos a tomar conhecimento, eu serei o primeiro, claro.
Antes de ir à inspecção, pelo sim pelo não, pesem-se todos.
Sem mais, até sempre,
José Gonçalves
Guimarães