Sou novo aqui no fórum e tenho um projecto de transformação em mente, talvez me consigam ajudar a esclarecer algumas dúvidas.
Tenciono transformar um Autocarro em Autocaravana (Já vi que é comum chamar Autovivenda também), já me dirigi ao IMT para saber a viabilidade do projecto mas não me souberam dar grande informação (apenas sobre o funcionamento do processo de transformação). Quem sabe responder são os técnicos mas esses não fazem atendimento ao público nem contacto por email, a única maneira de falar com eles é submeter um projecto, pagar e ir a uma inspecção (É incrível como funciona este país, enfim..).
Algo deste género:

Zonas:
- Sala de estar
- Cozinha
- Casa de Banho
- Quarto
Caracteristicas:
- Electricidade: Paineis Solares c/ inversor de corrente
- Canalização de Água
- Esquentador Eléctrico/Gás
- Placa Eléctrica/Gás
- Sanita de Compostagem
Saídas de Água:
- Duche (WC)
- Lavatório (WC)
- Lava-loiça (Cozinha)
Depósitos de Água:
- Água Limpa
- Águas Cinzentas
A ideia é ser eu a fazer grande parte da transformação (vou procurar ajuda especializada para Instalação Eléctrica, Painéis Solares e Canalização).
E gostava de saber que tipo de limitações existem, se há algum "código de construção", etc..
Em relação ao veículo, ando a estudar as vantagens de um Mini-Autocarro (Ex.: Toyota OPTIMO BB50 - 2002, 27 lug + motorista, Peso total carregado : 4625 Kg, Tara : 2400 Kg ), pois já li que nas Autocaravanas é possível conduzir com carta ligeiros até 4250Kg, alguém sabe se é possível?

Se for um autocarro maior (Ex:Mercedes-Benz O405 N2 - 1998, Peso Bruto:18000 Kg Tara:11100 Kg) já tirei de tirar carta de pesados, mas nesse caso a categoria não será a mesma antes e depois da transormação. Irá passar de Categoria D (Automóveis Pesados de Passageiros) para Categoria C (Automóveis Pesados de Mercadorias) correcto? No IMT a senhora que me atendeu disse que a Categoria Final depois da transformação seria "Autocaravana", mas suponho que haja um limite de peso para ser possível entrar nessa categoria correcto?

Há por aí algum projecto semelhante ou alguém que me possa ajudar a obter algumas respostas?
Muito Obrigado