O que se lê na imprensa....

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Paulo » terça jan 08, 2019 9:45 pm

Olá a todos,

Deixo o seguinte link, referente a um artigo do JN, publicado no passado Domingo 6/JAN/2019, onde o autocaravanismo é visto de um ângulo real e muito correcto. Os meus parabéns à jornalista Célia Soares.

https://campingcarportugal.com/diversos ... 1-2019.pdf


Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1427
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » sexta jan 11, 2019 2:50 am

Autarquia constrói área de serviço para autocaravanas

A câmara municipal decidiu criar uma área dedicada à pernoita de autocaravanas, para atender às necessidades dos inúmeros praticantes de turismo itinerante e de natureza que visitam o concelho.


Esta área encontra-se localizada no Parque Desportivo, dotada de boas condições de iluminação pública, com condições de segurança e próximo do centro urbano.

Neste espaço de descanso, foi ainda construída uma estação de serviço para as autocaravanas (ESA). Esta é uma infraestrutura com pontos de abastecimento de água potável, um local para despejo de águas saponárias e um local destinado unicamente à descarga de sanitas químicas, garantindo, assim, elevados níveis de higiene. Foram, também, disponibilizados recipientes de armazenamento de lixo.

Por iniciativa da Associação de Autocaravanismo Portuguesa (AAP), e a convite de autarquia, deslocou-se recentemente a Murça um grupo de caravanista vindo dos mais diversos pontos do país, que foram recebidos pelo executivo municipal, apresentando-lhes aquilo que de melhor Murça tem para oferecer. Em seguida visitaram alguns pontos de interesse da vila e deslocaram-se ao novo espaço dedicado precisamente aos autocaravanistas. Neste local foi o momento de apresentar a obra em pormenor e mostrar aos presentes que já era possível começarem a fazer uso de todas as serventias aí criadas.

O autocaravanismo é um movimento em expansão, muito interessante para o fluxo turístico em zonas do Interior, pelo que o executivo entende que esta obra “é importante para o desenvolvimento do turismo no concelho e de complemento à oferta da região”.

As áreas de serviço e de pernoita para autocaravanas são infraestruturas necessárias à boa prática do turismo itinerante e sustentável, sendo este um segmento com forte impacto económico nos territórios.

Com este projeto, o município “pretende colocar o concelho no mapa europeu das localidades amigas e divulgadas pelos viajantes em autocaravanas”.

in A Voz de Tras os Montes
https://www.avozdetrasosmontes.pt/noticia/20440
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » quarta fev 13, 2019 6:01 pm

Candidatura à Rede de Apoio ao Autocaravanismo no Algarve aprovada

O Município de Silves informou em comunicado que viu recentemente aprovada, no âmbito do CRESC Algarve, a candidatura da rede de apoio ao autocaravanismo na região do Algarve.

Trata-se de uma operação conjunta entre o Município de Silves, a Associação In Loco (beneficiário principal), e os Municípios de Tavira e de São Brás de Alportel e que representa um investimento total que ascende os 590 mil euros, com uma coparticipação comunitária do FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional) de 70%.

No caso do concelho de Silves, foi alvo de candidatura a criação de uma área de serviço de autocaravanas para 30 lugares em SB Messines, com possibilidade de expansão que inclui receção, placard informativo, estação de serviço, vedação e espaços ajardinados, instalações sanitárias, pavimentação redes de água e iluminação pública.

Com uma área total de cerca de 5.500 m2, esta área de serviço de autocaravanas integra a primeira fase de intervenção no espaço, onde se localizará ainda o Terminal Rodoviário e o espaço de Feiras, Mercados e Eventos/Parque de estacionamento automóvel, constantes das restantes duas fases.

De referir que o projeto na sua generalidade visa o alargamento e a consolidação de uma rede de equipamentos de apoio ao autocaravanismo através da criação de diversas áreas para o acolhimento dos turistas com apetência para a exploração de recursos associados à natureza e ao património cultural.

Estima-se que esta intervenção esteja concluída até ao final de 2020.

in Algarve Primeiro
https://www.algarveprimeiro.com/d/candidatura-a-rede-de-apoio-ao-autocaravanismo-no-algarve-aprovada-/25233-4
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta fev 13, 2019 9:56 pm

Em vez de uma verdadeira e justa política para o autocaravanismo, cheira cada vez mais a acantonamento...
Querem apostar que quando a ASA de S. Bartolomeu de Messines entrar em funcionamento logo aparecerão as proibições no resto dos locais que nos interessam?...
Henrique Fernandes
 
Mensagens: 539
Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » sábado fev 23, 2019 10:03 pm

VRSA QUER DISCIPLINAR ABUSOS DOS AUTOCARAVANISTAS

O novo Regulamento Municipal para o Exercício da Atividade de Autocaravanismo no concelho de Vila Real de Santo António (VRSA) já se encontra em vigor.

O documento regula o regime de atividades de autocaravanismo e procura clarificar e ordenar o aparcamento, estacionamento e a presença de autocaravanas na via pública.

O regulamento procura ainda disciplinar a presença e o estacionamento abusivo de autocaravanas nos locais públicos do concelho, nomeadamente nas frentes marítimas ou junto às praias, o que, nos últimos anos, tem limitado a rotatividade e a quantidade de oferta de lugares nas zonas balneares, gerando situações de conflito com os usos e atividades permitidas.

O normativo passa também a designar os sítios autorizados para a prática de autocaravanismo no concelho de VRSA, nomeadamente: o Parque Municipal de Campismo de Monte Gordo, o Espaço de Parqueamento da Frente Ribeirinha de VRSA (muralha) e o Espaço de Parqueamento da Frente Mar da Praia da Manta Rota.

Da mesma forma, só será permitido o aparcamento de viaturas com a finalidade de pernoitar nos locais legalmente consignados, tendo igualmente a autarquia procedido à colocação de nova sinalização complementar nos parques de estacionamento, de forma a cumprir o regulamento e tornar as regras claras.

De acordo com as disposições, as contraordenações passam a ser puníveis com coimas, estando a fiscalização a cargo dos serviços competentes da Câmara Municipal, das autoridades policiais e doutras entidades policiais e administrativas.

in Barlavento
https://barlavento.pt/regional/vrsa-quer-disciplinar-abusos-dos-autocaravanistas
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: O que se lê na imprensa....

Mensagempor time_out » sexta mar 01, 2019 7:47 pm

Sardoal | Vila vai ter parque para autocaravanas na zona do Freião

A instalação de uma zona de parque para autocaravanas em Sardoal foi aprovada por unanimidade em reunião de Câmara Municipal. O parque para autocaravanismo vai situar-se junto à urbanização do Freião, perto do Eucalipto Grosso, “suficientemente próximo do centro da vila” de Sardoal, observou o presidente Miguel Borges.

“Com alguma frequência as autocaravanas percorrem” o concelho de Sardoal deu conta o presidente da Câmara Municipal, Miguel Borges, ao mediotejo.net. O que “dentro de dias” vai ser criado é “um espaço onde os turistas possam pernoitar com melhores condições do que aquelas que têm agora de uma forma espontânea”.

O autarca classifica o espaço de “importante” até porque “fica perto do centro, para poderem deslocar-se facilmente à vila”.

Neste momento, o investimento do Município “é muito pequeno” para ser aplicado “na iluminação do local e nas placas de sinalização”. O investimento maior, na ordem dos 20 mil euros, “será feito posteriormente na estação de serviço, uma área onde as pessoas possam fazer a limpeza” das autocaravanas.

Quando concluído, o parque para autocaravanismo, infraestrutura básica de apoio ao turismo itinerante, contará então com rede de esgotos, pavimentação, redes de água e iluminação pública.

in Mediotejo.net
http://www.mediotejo.net/sardoal-vila-vai-ter-parque-para-autocaravanas-na-zona-do-freiao/
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1015
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizador a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante