Reportagem TVI "Descubra a Costa Vincentina"

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

Mensagempor majv » sábado ago 14, 2010 10:52 pm

Por acaso, na altura, vi essa reportagem.
Optei por não ligar, pois as reportagens são o que os jornalistas queiram e o que os entrevistados deixarem.
Tenho lido muita coisa, sobre medidas disto, folhetos daquilo, movimentos ás dezenas, etc etc...
Para mim, nunca nada nem niguém, vai fazer mudar as mentalidades dos que (alguns) já há muitos anos compraram AC's, e criaram hábitos da sua utilização, que ai de quem lhes diga o contrário.
Certamente que nunca ninguém de verá a chamar a atenção desse tipo de auto-campistas.
Também não acredito no espirito de certos "falsos-associativismos" que se vão vendo por aí, daí que, não alinho em nenhum.
Optei por seguir o meu rumo, o qual passa pelo cumprimento, não só do código da estrada, mas também do respeito pelos outros e pela natureza.
Não infringo as leis, estaciono/pernoito, de acordo com as leis em vigor, e, valha a verdade, até hoje nunca tive qualquer problema com as autoridades.
Uma coisa há, que penso ser muito importante, e se calhar era por aí que deveriam começar as "campanhas" de que tanto leio...
Começar pelos VENDEDORES de AC's....sim, por esses mesmo.
Ao venderem uma AC, não tentem vender a imagem de que "com esta maravilha, pode estacionar onde quizer e lhe apetecer, dormir em qualquer lado, fazer as patuscadas que quiser e onde quiser, etc etc.
Sei do que falo, pois foi precisamente essa a imagem que me tentaram vender há 3 anos atraz...mas levaram logo com uma resposta..." eu quero comprar uma AC para fazer turismo e viajar em liberdade, mas não para andar nas selvas..."
E já ouvi outros vendedores com frases do mesmo tipo.
Vendedores de sonhos, diria eu.
E voltando ao inicio...
As reportagens, são o que os jornalistas quiserem, e os entrevistados deixarem.
Aqui há uns tempos atraz, quando fui abordado para estar presente num programa de TV, impus as minhas condições: só colaboraria, se fosse para valorizar o autocaravanismo e que a sua imagem fosse pela positiva, e não da maneira como andava a ser tratado...
Pelo menos, naquele caso (felizmente que já houve mais) resultou.
Agora, se um jornalista quiser dar uma imagem negativa do autocaravanismo, é muito facil....facilimo....é só chegar a um sitio qualquer, onde haja uma AC acampada, de preferencia com churrascada á mistura, e falar com o seu proprietario...
Óbviamente, como autocampista que é, não tem qualquer formação nem interesse em respeitar códigos, natureza, vizinhos nem nada, e daí que é logo identificado como o ideal para fazer uma "bela" entrevista.
Boas voltas

Nota:
Por acaso nunca andei pela Costa Vicentina nem pelo Algarve, e com os relatos que vou lendo, certamente não me apanharão por lá.
Prezo muitos os ambientes calmos e "limpos".
E por falar em calmo...Consolação, hoje estava abarrotar, mas não vi autocampismos.
Vim para Peniche, zonas a abarrotar, igualmente sem autocampismo, pelo menos deascarado, pois dei uma volta completa pelos diversos locais e não vi nada de especial.
Acabei por ficar aqui num ponto mais sossegado, igualmente junto ao fosso, mas onde havia poucas AC's estacionadas.
E até ao momento, sossego absoluto.
Manuel Vitorino
Marinhais - Salvaterra de Magos
http://stamps-bikes-and-camping-car.blogspot.com/
majv

Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm

Anterior

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes