AS da Terrugem: «aviso à navegação»

Assuntos gerais relacionados com autocaravanismo.

AS da Terrugem: «aviso à navegação»

Mensagempor Luis Almeida » quarta jul 30, 2008 5:46 pm

Terrugem. Pacata vila pertencente ao concelho de Elvas, tem sido nos últimos anos o nosso local escolhido sempre que o destino é o centro/sul de terras de Espanha.
O passado dia 17 de Julho não foi excepção.

A nossa ideia era jantar na AS e deitarmo-nos mais cedo de forma a podermos começar a rolar a meio da madrugada, evitando assim o calor que se fazía sentir no país vizinho.

Chegados por volta das 21 horas, deparámo-nos com a primeira situação caricata: consequência dos preparativos dos festejos em honra de Santo António de Terrugem, que se realizam entre 1 e 4 de Agosto, alguém havia colocado um poste de iluminação bem ao centro da entrada da (suposta) Área de Serviço para Autocaravanas, impedindo completamente desta forma a eventual utilização desta infraestrutura. De salientar que estavamos a 15 dias do evento (e não sei há quanto tempo estaría já ali o poste colocado).

A segunda situação caricata, se não fosse extremamente grave, é o facto das pessoas, crianças e adultos, beberem água e refrescarem-se no mesmo local onde é suposto (será?) serem despejadas as sanitas químicas. Sem dúvida um problema de saúde pública, já várias vezes denunciado.

Por volta das 23 horas começa a juntar-se um grupo de rapazes e raparigas que não tendo nada mais interessante para fazer decidem entreter-se pontapeando aleatoriamente os candeeiros que iluminam o largo do parque de estacionamento. Segundo percebi, um pontapé dado de uma determinada forma faz com que a luz se apague durante uns minutos pelo que a ideia é garantir que um maior número de candeeiros esteja apagado, ao mesmo tempo.

Claro que nem todos estavam a achar piada a este jogo pelo que rapidamente um grupo mais pequeno decide-se antes por jogar algumas das pedras dos passeios, uns contra os outros, por vezes contra os candeeiros e placas de sinalização. Sem dúvida, outra ideia muito engraçada.

Entretanto, alguns habitantes passavam no largo, acenando de forma repreensiva a cabeça perante estes actos da «malta nova».

Já madrugada dentro, alguém tenta abrir a porta da célula da nossa autocaravana. Algo para mim completamente impensável de acontecer naquela simpática vila alentejana.
Perante a percepção de que alguém estaría dentro do veículo, rapidamente se ouviram passos de corrida.
O(s) intruso(s) tinha(m) desaparecido bem como os 4 tampões das rodas da AC.

Definitivamente, era hora de nos lançarmos à estrada.

É certo que este episódio poder-se-ía ter passado em qualquer outro lado, em qualquer outro país. Mas no caso concreto da Terrugem toma, pelo menos para mim, contornos mais graves e daí esta mensagem de alerta para os restantes companheiros.
Dele irei também fazer eco junto da Junta de Freguesia da Terrugem e do Comando da GNR de Elvas, no sentido de alertar e chamar a atenção para a necessidade de uma maior atenção para esta realidade.

«É Bom Viver a Terrugem», sem qualquer dúvida, mas em segurança e respeito pelo próximo.

Saudações a todos.
Luis Almeida

Charneca de Caparica
[ Rimor Europeo 87P ]
Luis Almeida

Registado: quarta Oct 19, 2005 3:46 pm

Mensagempor seco » quarta jul 30, 2008 7:22 pm

Boa noite

Que pena o que se passou com o Luis !!!!
Quando lá fiquei foi em absoluto o oposto! Recordo o belo pôr do sol, a noite tranquila e a simpatia da população.
Talvez a Junta de Freguesia arranje um ATL para essas "crianças" de modo a que a imagem da calma Terrugem não se desvaneça!
seco

Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Mensagempor Mario » quarta jul 30, 2008 7:39 pm

Olá companheiros.

Lamento o que se passou em Terrugem,embora a varias centenas de Kms do meu local de residência já tive oportunidade de fazer uma paragem técnica,na altura deparei "apenas"com falta de água facto do qual me apercebi depois de ter despejado a sanita química,calculei que teria sido azar naquele dia não haveria água lá resolvi o assunto da limpeza com a reserva estratégica que me acompanha.

Quanto ao local parece-me apropriado para pernoitar e tranquilo como aliás é comum em terras lusas,e principalmente nas alentejanas.

Espero que o episódio não tenha passado de um caso isolado,naturalmente que o companheiro Luís não deixará de relatar o sucedido ás autoridades locais para que de sobreaviso possam interpelar os engraçadinhos.
Aquele Abraço

Mário
Mario

Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm

Mensagempor Paulo » quarta jul 30, 2008 10:04 pm

Boa noite a todos,

Esta situação é de todo lamentável, e deve ser divulgada, não pelo local em si, mas para que não nos esqueçamos que deveremos sempre tomar os devidos cuidados durante as nossas paragens. Também acontece connosco...

A Terrugem é um local muito aprazível, no entanto o vandalismo é algo que começa a estar também presente nos pequenos centros. Pernoitei na Terrugem junto a uma AC francesa no passado dia 23 de Junho, tendo tido uma noite muito tranquila e tendo ficado satisfeito por ver duas torneiras (com água!!) na AS.

Se não fosse este relato, de uma pessoa tão próxima como o LA, até colocaria algumas dúvidas sobre a hipótese de acontecer um facto destes na Terrugem. Mas, infelizmente, principalmente para o LA, aconteceu!

Não podemos ficar com estes casos para nós: há que divulgar às autoridades, para que tomem (desejavelmente) as acções necessárias.

Tenho a certeza de que o Luis irá superar facilmente este episódio.

Força!!
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta jul 30, 2008 11:23 pm

Também ja passei pela Terrugem, apenas para almoçar e dormir sesta. Pareceu-me (e é!) uma vila encantadora e pacata, como qualquer outra vila alentejana. Estes episódios lá vão acontecendo, infelizmente, mas há que não perder a moral. Por alguma razão durmo sempre, mas SEMPRE, onde quer que esteja, com o alarme ligado.
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor pressler » quinta jul 31, 2008 12:16 pm

Boa tarde companheiros!

No inverno estive na Terrugem e a noite foi calma!

J]a me aconteceu noites menos agradaveis em Porto Covo!
Creio que naquela zona nao ha discotecas e eles saem dos bares por volta das 2 da matina e decidem fazer rallye nos parques onde estam estacionadas as ACs. Acordar com o barulho de carros a derrapar no cascalho pertinho, pertinho da AC pos/me fula! Saltei ca para fora em pijama para bater no primeiro que se despistasse contra a minha querida autocaravana!!!!! :twisted: :twisted: :twisted:
Outra vez estava estacionada perto do farol, em espinha conforme os riscos no chao e eles faziam a rotunda a grande velocidade a derrapar para se armarem, alem de terem ligado o auto/radio com os woffers aos berros. :shock: :shock:
Paciencia e a garantia que ao pe do farol, nunca mais!!!
Boas viagens
Ana Pressler
pressler

Registado: quinta dez 13, 2007 11:50 pm

Voltar para Assuntos Gerais

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 6 visitantes