As nossas comunicações

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

As nossas comunicações

Mensagempor spedy » terça fev 28, 2012 2:31 pm

Boa tarde a todos,

Gostava de lançar aqui um pequeno desafio aos companheiros que consiste em termos uma ideia de quem uma Radios Cb. Bem como o tipo de material utilizado ( radio e antena) e em que situações o costumam utilizar.

Começando por mim. Montei uma antena president Mississipi com um alan 42. Em termos de utilização dada a montagem ser recente ainda não consigo descrever mas a ideia teórica é circular com ele ligado para que possa interagir com os outros companheiros. Ressalvo claro circular cumprindo a legislação em vigor!

Saudações autocaravanistas
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: As nossas comunicações

Mensagempor spedy » segunda mar 05, 2012 9:58 pm

bem pelos vistos não ha comunicaçoes!!!!!
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: As nossas comunicações

Mensagempor calexandre » terça mar 06, 2012 10:35 am

Bons dias companheiro,

Como a minha AC é integral, e toda em fibra, tinha o problema da antena não fazer "Plano de Terra"
por causa das ondas estacionárias, resolvi o problema comprando uma antena para barcos de 5/8 de
onda e 1,5 metros de altura. Esta antena tem a particularidade de fazer a sua própria "Massa" e tem uma afinação
fixa de 1.3 a 1.5 SWR ( estacionarias ). Está montada á frente no lado do pendura, como pode verificar
na foto da AC que se encontra na minha apresentação.
O rádio é um Cobra 148 GTL, com bandas Laterais e canais " altos e baixos ", rádio da
" Velha Guarda " :D :D :D :D .
Costumo andar com o Rádio ligado no canal 34 LSB, pois é o canal onde à mais frequentadores de DX ( longa distancia )
e os "Barra Pesados" ( Camionistas ).
Já agora, convidava todo o pessoal do Forum a ter um canal especifico, pois seria mais fácil podermos falar uns com os outros,
mesmo no estrangeiro, a quando circulamos em viagem, seria vantajoso para quem tem este tipo de equipamento nas Acs.

Carlos Alexandre
Cumprimentos

Imagem
Avatar do Utilizador
calexandre
 
Mensagens: 718
Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm
Localização: Maceira/Leiria Capital da Poeira e da Pedrada

Re: As nossas comunicações

Mensagempor spedy » terça mar 06, 2012 11:27 am

Bom dia companheiro, pelo que li os companheiros usam o canal 27am .

Também estava a pensar evoluir para bandas laterais (apesar do meu equipamento ser recente)

A antena esta no capot é a santiago 1200
Imagem
Tesoureiro Geral do Clube Autocaravanista da Abeceira
Avatar do Utilizador
spedy
 
Mensagens: 1592
Registado: terça jan 31, 2012 11:45 pm
Localização: 22º58'15.4488"S:43°10'53.9364"W

Re: As nossas comunicações

Mensagempor Helder » terça mar 06, 2012 1:24 pm

A cerca de 20 anos, também fui um franco utilizador do CB, utilizava normalmente mais em DX "longa distância", consegui falar para vários pontos do mundo, era um hobie bastante engracado até ao momento em que foi generalizado e qualquer pessoa tinha um CB e o utilizava de forma menos correcta "linguagem ordinária e sem respeito", cansei e vendi o material todo. Para os entendidos na altura tinha uma presidente lincon e um alfa lima "implificador" de 300W, fazia móvel e em base. Penso que para a utilização que pretendemos nas nossas ACs existem duas vertentes - 1º : Contacto com outra(s) ACs que circulem connosco, qualquer CB é funcional " AM ou FM", já que a distância é curta. Caso se pretende falar com alguem de mais longe é impossivel. 2º: contactos com qualquer utilizador de CB de vários pontos do mundo, apenas com um CB com outras caracteristicas, "Banda larga". Pessoalmente acho que quem circula sozinho não faz sentido ter um CB de AM ou FM, não vai com toda a certeza falar com ninguem.
Mas como disse, já lá vão 20 anos sem nunca mais ter utilizado CB, no entanto os entendidos de hoje que digam da sua justiça.

73/51 para todos

Helder
Avatar do Utilizador
Helder
 
Mensagens: 321
Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm
Localização: Torres Novas

Re: As nossas comunicações

Mensagempor calexandre » terça mar 06, 2012 1:57 pm

É verdade companheiro Hélder,

Também sou desse tempo, recordo-me que quando a propagação abria, conseguia-se fazer o Brasil em AM bem como Espanha....,
mesmo em bandas laterais, se a propagação não fosse favorável, era complicado.
O meu pai tinha um negócio de abastecimento de frutas, e o Cobra que eu tenho na AC, estava montado nessa camionete, como
tinha base em casa ( Cobra 142 GTL Base ), Antena fixa ( Spctrum 1200 com 8 radiais ), Fonte de alimentação de 20 Amp., amplificadores
a válvulas de 1000 W, 300 W e outro de 700 W e directiva de 3 elementos em plano Horizontal,
todo este equipamento era equiparado aos telemóveis de agora, além disso, com um microcomputador 48 K ( os primeiros PC que ainda tenho, e
funciona ), fazia RTTY, via frequência ( equivalente à Internet ).
Estávamos sempre em contacto, 24 horas por dia.....

Os rádios estando a trabalhar em pleno e as antenas sem estacionárias nas nossas ACs, consegue-se fazer longa distancia, mesmo em AM.

Pois é pessoal, quando circularem em passeio, tenham o equipamento ligado, fecham o botão de squelch até ele deixar de fazer o barulho de
fundo e quando passarmos uns pelos outros, alem de comprimento da praxe e buzinadela, trocarmos os cumprimentos verbalmente....

Carlos Alexandre
Cumprimentos

Imagem
Avatar do Utilizador
calexandre
 
Mensagens: 718
Registado: terça set 06, 2011 9:50 pm
Localização: Maceira/Leiria Capital da Poeira e da Pedrada

Re: As nossas comunicações

Mensagempor 5 De Outubro » sexta abr 20, 2012 7:37 pm

boas companheiros
pois é eu tambem "faço radio cb " no carro na minha AC e em casa e os canais que mais uso é o 30 em AM 34 em LSB e o 16 em AM. e ja oncontrei muita gente de AC no canal 30 em AM.
uma coisa que seria bom era ter um canal onde encontra se todo os companheiros das AC. e era bom se mais companheiros opta se por adaptar um radio cb nas suas AC. já agora ao adaptar um bom radio e uma boa antena nao esquecer da dita licença para poderem andar mais avontade e sem problemas...para quem tiver a pensar em tirar a licença dou ja uma noticia boa e uma má, a boa é que a licença agora é vitalicia e a má é que custa 74,82€
é cara mas evita problemas com as autoridades... eu ja tirei a minha e ja me safei de boa, pois no porto por um pouco se nao tive se a licença "ficava" sem radio e antena...
Imagem
Hugo Silva "5 De Outubro" Hugo_Silva01@hotmail.com
Pilot R470
Avatar do Utilizador
5 De Outubro
 
Mensagens: 127
Registado: domingo mar 04, 2012 8:05 pm
Localização: Barcelos

Re: As nossas comunicações

Mensagempor carlos fernandes » sábado abr 21, 2012 3:58 pm

meus amigos, depois de ler sobre este tema vamos lá chegar a um ponto concreto sobre o canal para estarmos em contacto. ainda nao tenho( cb) na ac por enquanto so no carro de trabalho :wink: saudaçoes limianas
Editado pela última vez por fluis em quarta mai 02, 2012 8:17 am, num total de 1 vez.
Razão: Ao abrigo da regra nº16 do fórum. Por favor não escrevam em linguagem msn
limiano , ducato 290 fendt
Avatar do Utilizador
carlos fernandes
 
Mensagens: 103
Registado: quarta fev 22, 2012 9:44 pm
Localização: ponte de lima

Re: As nossas comunicações

Mensagempor zejorge » domingo abr 22, 2012 5:15 pm

Boa tarde

O canal mais utilizado pelos autocaravanistas é o canal 27 em FM.

Cumpts
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância

Re: As nossas comunicações

Mensagempor 5 De Outubro » domingo abr 22, 2012 5:43 pm

boas
e esse canal é a nivel nacional? ou será a nivel de zona?
Imagem
Hugo Silva "5 De Outubro" Hugo_Silva01@hotmail.com
Pilot R470
Avatar do Utilizador
5 De Outubro
 
Mensagens: 127
Registado: domingo mar 04, 2012 8:05 pm
Localização: Barcelos

Re: As nossas comunicações

Mensagempor seco » domingo abr 22, 2012 9:36 pm

Boas

Sempre o tive como nacional!
Desde a minha "iniciação " que me refriram que o "nosso" canal era o 27 AM. É o que trago sintonizado...

seco
seco
 
Mensagens: 589
Registado: segunda nov 28, 2005 7:15 pm

Re: As nossas comunicações

Mensagempor zejorge » domingo abr 22, 2012 10:52 pm

Boas

Companheiro Seco tem toda a razão canal 27 AM e não FM como eu escrevi...

Cumpts

Zejorge
zejorge
 
Mensagens: 276
Registado: segunda jun 11, 2007 9:06 pm
Localização: Montalvo-Constância


Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes