Aproveito para deixar a experiência do meu contacto com a FFSolar feito por mail electronico. Foram muito rápidos na sua resposta e quando inquiridos acerca de instalação de aerogeradores em autocaravanas, apesar de vir referenciado no catálogo (nos modelos rutland 504 e 913) os mesmos desaconselharam a instalaçao em AC devido a problemas de sonorização e turbulência.
Mesmo depois de um segundo contacto meu a explicar que a instalação não seria fixa, mas sim uma instalação ou rebativel ou retractil, insistiram na ideia de que não é aconselhada a instalação de aerogeradores em AC's.
O meu passo a seguir foi contactar directamente a Marlec, fabricante destes modelos da Rutland, que me deram a seguinte resposta:
Thanks for your enquiry.
The best place to site a Rutland Windcharger would be on a pole adjoined to
the rear ladder or frame on the vehicle. There should be measures taken to
absorb any vibration between various frame members as resonance is possible
in metal tubes and this is an issue of their length and material. Our
Windchargers are extremely quiet in operation and it is the integrity of the
mounting structures that one has to be concerned about.
I have attached a couple of images that show a 913 and a 504 on camper vans.
The choice of Windcharger between these two is reliant on two factors. One
factor is energy demand and the other is convenience of set up. The 913 will
produce far more energy than the 504 and would be more suited to your
applications. However it is heavier and more difficult to manipulate than
the 504.
Certainly if you wished to tour in the darker months of the year, the solar
charging will be far less effective than wind charging.
De momento, enviei mais mails para outras empresas especializadas em instalação de sistemas hibridos (paineis solares + aerogeradores) mas ainda não recebi mais respostas.
Abraços,
PS - desculpem o inglês sem tradução