GPS - Actualmente, o que comprar?

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

Re: GPS - Actualmente, o que comprar?

Mensagempor Duarte » quinta ago 16, 2012 1:21 pm

Olá companheiro
A nivel de smartphones a grande novidade é o android e claro existem vários softwares para android.
O Sygic, o navigon, o iGO, o ndrive, e acho que o automapa está para breve se não estar á por ai rodar em android. O tomtom não existe para android só para windows mobile ou Mac IOS.
Eu tenho um android e gosto dele, é o Samsung Galaxy S2, mas digo-lhe claramente que o novo Galaxy S3 é muito superior a nivel de processamento.

neste momento tenho 4 softwares de GPS instalados no meu android e acho que o mais versátil é o Sygic, embora o navigon a nivel de navegação ser irrepreensivel, tem um pequenino defeito não lhe pode adicionar pois o que o limita um pouco para os nossos propósitos. Também com o android tem uma serie de apps que são dedicadas ao autocaravanismo e algumas até tem um interface directo para interagir com o sygic.
Para comprar um tablet é o mesmo que o smartphone já experimentei um HTC tablet com android e o Sygic e realmente ficamos com um ecrã maior, mas também dá muito nas vistas para os amigos do alheio.
Atenção pois nem todos os smartphones do mercado trabalham bem como as apps de gps, os samsung galaxy mini, 2 e 3 trabalham bem pois já testei, outro faça uma busca na neto pois não testei.

Pensar em comprar só um gps, bem isso se soubesse com actualizar ou meter o software a rodar em wince 6 por exemplo o iGO Primo ou o Automapa eu recomendava que comprasse este:
http://www.ebay.com/itm/Built-in-4GB-5- ... 58891f3c05
teria sim que levar uma actualização a nivel de software GPS e mapas pois os mapas que ele traz já deve estar um pouco desactualizados. Mas a nivel velociade de processamento e de ram (128) chega e sobra para por os que para mim são os melhores softwares de GPS do mercado o iGO 8 ou o iGO primo e o Automapa. Mas atenção isso é para quem sabe mexer nessas coisas e mais, o gps vem de hong kong e pode ter que pagar alfandega.

A escolha é sua mas se tem um tomtom por que não actualizar o tomtom pois embora não seja um gps que nutro muito carinho por ele, (tenho 2 tomtom) quando vou de viagem levo sempre um funcionar ao mesmo tempo que levo o iGO 8, pois acho que a nivel de interface maquina\utilizador é facil e tem uma coisa boa é que é fácil de adicionar pontos de interesse, e existe uma grande variedade de escolha de pontos de interesse no formato *.ov2 (tomtom) na net.

Se necessitar de mais esclarecimentos diga alguma coisa

Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Re: GPS - Actualmente, o que comprar?

Mensagempor Mafra » quinta ago 16, 2012 7:20 pm

Boa tarde Duarte, obrigado pela sua ajuda desde já.
O GPS que tenho foi uma prenda de aniversário que foi escolhida por mim com modéstia porque a carteira não era minha :lol: . também na altura era necessário para as minhas necessidades e também ouvia toda a gente dizer que os TOM TOM eram os melhores GPS do mercado. OK, não vou dizer que não são porque na verdade foi o unico GPS que usei até hoje, conheço as limitações deste mas na verdade não sei se os outros são melhores ou piores.
Pontos negativos da minha máquina na minha opinião:
- Software muito desatualizado poucas opções no planeamento dos traçados: mais rápido, mais curto e evitar auto-estradas. Não permite estabelecer pontos intermédios(muito chato quando ele insiste em ir por"aquela" estrada.
- Não sei se os TOM TOM permitem instalar novos softwares, se sim a minha não suporta de certeza.
-O ano passado comprei uma atualização de novos mapas (que não são baratos ) e hoje acho que não foi boa ideia porque não vejo grande atualização
- No planeamento da minha viagem de férias achei que os traçados escolhidos por o GPS eram piores que os do Google maps.

Vantagens num Smartphone ou tablet (é aqui que eu não sei se estarei certo):
- Visor maior no caso de ser um tablet
- Poder atualizar software ou instalar outros
- Dar outros usos ( que por sinal nem sinto necessidade, já tenho telefone e portátil)
-Não me sentir tão fidelizado a um software como me sinto agora.

Agora por aquilo que tenho pesquisado uma das desvantagens que tenho deparado são os preços, aqui talvez seja melhor um GPS, para quem não precise de outras funcionalidades.
Com respeito ao comprar no EBAY americano, para além do aparelho ser chinês o que por si talvez já seja uma aventura, se tivermos azar a alfandega pode tornar um artigo que para nós é barato, para um produto caro. já me aconteceu isso num fato de mergulho que comprei.

Um abraço
Paulo J. Ribeiro

Hymer Camp 65 2.5 TD

Mafra
Avatar do Utilizador
Mafra
 
Mensagens: 70
Registado: segunda nov 07, 2011 11:02 pm
Localização: Mafra

Re: GPS - Actualmente, o que comprar?

Mensagempor Amendoeira » domingo ago 19, 2012 9:58 pm

Boa noite.

Por experiencia própria, acho que a melhor solução será sem sobra de dúvida um GPS dedicado. Já tive GPS em Tablet e smartfone e posso dizer o seguinte:

1) No tablet de 7" (HTC Flyer) posso dizer que a imagem acabava por ser demasiado grande e tinha sempre problemas em saber onde coloca-lo, pois acabava sempre por tapar alguma coisa do angulo de visão. O tamanho como já foi dito, acaba por chamar demasiada atenção. Outro dado importante é que nem sempre é fácil encontrar um bom suporte para Tablet e quando se encontra acaba por ser caro. Este Tablet que utilizem já era um tablet de gama alta, mas fiz várias tentativas em Tablet "low Cost" e nunca conseguia colocar o GPS em funcionamento. A qualidade do GPS tem muito a ver com o preço dos equipamentos;
2) Gps num Samsung Galagy GIO - posso dizer que o equipamento tem alturas que demora mais de 30 minutos a fixar os satélites, isto para não falar nas constantes quebras de sinal ao longo do percurso (especialmente chato quando se esta perto de cruzamentos). Para além disso, o visor é apenas de 3". Mais uma vez, penso que aqui se passa o mesmo que acontece nos tablets. Quanto mais caro é o equipamento, melhor é a qualidade do GPS. Nunca ouvi ninguém queixar-se de problemas de GPS nos Galaxy S1 e S2, mas o mesmo não acontece na gama mais barata.

Para além disto, existem outros aspectos a ter em conta. Um tablet ou smartfone sempre com o GPS ligado, vê a duração da bateria cair a pico ( o meu galagy Gio dura cerca de 2 h) o que leva que se ande sempre com o carregador ligado, levando a que a bateria tenha uma duração muito mais reduzida. Já para não falar, que as vezes queremos fazer uma chamada e não temos bateria. Também notei, que tanto o tablet com o smartfone aqueciam muito mais do que o actual Garmin. Para além disso, têm muito menos resistência ao sol. O Galaxy chega a ficar sem ecrã quando passa muito tempo a apanhar sol.

Vantagens do GARMIN:
Muito mais rápida fixação dos satélites;
Nunca perde sinal em andamento;
Muito mais robusto;
Melhor qualidade do ecrã e é menos influenciado pelo sol;
Não danificada a bateria do tablet ou telemóvel ;-)!


Os GPS dedicados têm uma grande vantagem. Seja qual for o valor deles, tem sempre boa captação de sinal. Depois os preços vão funcionando em função dos extras que têm, que podem ou não interessar.
No que se refere aos equipamentos os melhores são os Garmin e Tomtom, que para além das infinitas opções e funcionalidades (em função do preço), têm ainda uma vasta gama de acessórios que podem ser encontradas praticamente em todo o lado.

A TomTom, lançou recentemente um aparelho mais dedicado as autocaravanas, que pode ser visto em:

http://www.tomtom.com/pt_pt/camper-caravan-navigation/

Agora a escolha depende sempre de si.

Qualquer dúvida disponha.
Amendoeira
 
Mensagens: 74
Registado: sexta set 12, 2008 8:54 pm
Localização: Azambuja

Re: GPS - Actualmente, o que comprar?

Mensagempor Mafra » domingo ago 19, 2012 10:24 pm

Boa Noite! Obrigado pela partilha das vossas experiências que muito contribuiram para tirar as minhas dúvidas. Penso que a minha escolha recairá sobre um Garmin, o modelo terá de ser ainda escolhido tendo em conta os euros. :wink:

Cumprimentos
Paulo J. Ribeiro

Hymer Camp 65 2.5 TD

Mafra
Avatar do Utilizador
Mafra
 
Mensagens: 70
Registado: segunda nov 07, 2011 11:02 pm
Localização: Mafra

Anterior

Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 16 visitantes