ESP - Vale a pena ?

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ESP - Vale a pena ?

Mensagempor siroco » segunda jan 26, 2009 4:58 pm

Na minha opinião, vale todos os centimos que custa. E será uma caracteristica a ter em conta, juntamente com a potencia do motor, na escolha de uma autocaravana.

Site com 2 filmes bastante elucidativos sobre o funcionamento do ESP (em castelhano...):

http://www.microsiervos.com/archivo/mundoreal/como-funciona-el-esp.html
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Mensagempor albi » segunda jan 26, 2009 11:16 pm

Não sei se os valera, pois todos os sistemas nos vídeos promocionais são excelentes. este fim de semana um colega que tem o sistema no carro, foi dar uma volta ate a serra de estrela e foi apanhado por um nevão no caminho e por aquilo que ele contou o carro nem andava para a frente nem para trás e com todos os sistemas ligados (tracção nem vê-la). muitos destes sistemas podem fazer diferença com pequenas alterações ao piso, agora quando as coisas começam a ficar mais duras só mesmo a tracção 4x4, por isso ponha muitas duvidas a que o sistema vale os euros que pedem por ele.


saudações
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Mensagempor Nuno Pires » terça jan 27, 2009 12:58 am

Boa noite a todos.

Todos estes sistemas são sem duvida uma mais valia para o veiculo, contudo 95% dos problemas ocorrem no aparelho que existe entre o banco e o volante :shock: , o condutor. Estes sistemas devem ser testados pelos donos dos veículos em ambientes condicionados para o efeito, caso contrario podem até provocar um "pânico" maior. O grande problema é que as marcas a única preocupação que têm é que o carro tem todos aqueles sistemas com muitas letras e que fazem ........, agora colocar o cliente num carro de testes e ensinar a utiliza-los isso não fazem.

Sou também defensor que os sistema dityos de segurança não devem ser usados como "moeda" de troca, devem sim fazer parte do pack básico de utilização, senão qualquer dia temos marcas a dizer que este mês oferecem o travão de estacionamento. :twisted:


Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

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Mensagempor siroco » terça jan 27, 2009 10:40 am

Nuno Pires Escreveu: Sou também defensor que os sistema dityos de segurança não devem ser usados como "moeda" de troca, devem sim fazer parte do pack básico de utilização, senão qualquer dia temos marcas a dizer que este mês oferecem o travão de estacionamento.


Plenamente de acordo, mas infelizmente estes sistemas de segurança ainda não estão disponíveis em todos os modelos, pelo que há que seleccionar.

Levantei esta questão porque quando comprei a minha av não conhecia este sistema, foi por mero acaso (providencial) que comprei uma av com ESP, mas depois de o experimentar, e é fácil experimentar porque tem um botão para ligar e desligar, constatei a enorme mais-valia que o mesmo constitui.

Em piso molhado, por ex. relva, é facílimo manter uma trajectória recta. Com neve, e para arrancar, é preciso desligá-lo, senão o ESP detecta falta de tracção e tira potencia do eixo, deixa-se a roda patinar um bocado para limpar a neve e depois de ganhar tracção e estar em movimento volta-se a ligar o ESP. E para neve, melhor que 4x4 são mesmo as belas das correntes, ou pneus de inverno. :wink:
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Mensagempor Pluma Vermelhinho » terça jan 27, 2009 11:56 am

albi Escreveu:Não sei se os valera, pois todos os sistemas nos vídeos promocionais são excelentes. este fim de semana um colega que tem o sistema no carro, foi dar uma volta ate a serra de estrela e foi apanhado por um nevão no caminho e por aquilo que ele contou o carro nem andava para a frente nem para trás e com todos os sistemas ligados (tracção nem vê-la). muitos destes sistemas podem fazer diferença com pequenas alterações ao piso, agora quando as coisas começam a ficar mais duras só mesmo a tracção 4x4, por isso ponha muitas duvidas a que o sistema vale os euros que pedem por ele.


saudações


Discordo um pouco do ponto de vista do companheiro Albi.

O ESP (como se chama em algumas marcas, na BMW é DSC e na Porsche PSM) é um sistema algo complexo que serve para ajudar a corrigir a trajectória em caso de desvio da mesma.

É a evolução natural do Controlo de Tracção e do ABS, que começou a aparecer há alguns anos no mercado como ajuda para situações mais complicadas.
É obvio que nenhum dos sistemas pode garantir a total segurança e correcção de trajectórias, senão teriamos situações de começar uma curva de 90º a 150km/h e supostamente o ESP iria corrigir a deriva do veiculo. Claro que um cenário destes é utópico... .
E é utópico porquê? Porque existe algo que o ESP não consegue contornar: o limite de tração dos pneus. Posso ter um sistema de ESP que analise e corrija 200 vezes por segundo a trajectória de um veiculo (este numero não é ficticio, são as caracteristicas da PSM da Porsche :!: ) mas se os pneus estiverem "nos arames", não ha nada que o os sistemas eletrónicos possam fazer... .
No caso de conduzir com gelo, se os pneus não tiverem com correntes, pouco ha que o ESP possa fazer, embora por incrivel que pareça faz a diferença, senão vejam este video bastante elucidativo, feito por um dos melhores test drivers do mundo (Tiff Needle) para a Top Gear: http://www.youtube.com/watch?v=j-hHWSQh ... 1&index=25
Boas viagens e fiquem bem.
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