Dicas sobre GPSs

Área dedicada a Computadores, PDA, GPS, Cartografia e Rádio

Dicas sobre GPSs

Mensagempor CAB » quinta jan 22, 2009 6:35 pm

Informa-se que o CAB - Círculo de Autocaravanistas da Blogo-esfera - iniciou hoje a divulgação periódica de "DICAS SOBRE GPSs" a que pode aceder no sitio do CAB.

Estes textos não são documentos técnicos, mas tão somente escritos generalistas com o objectivo de habilitar minimamente os autocaravanistas, sugerindo-lhes, inclusive, fontes de informação que melhor os elucidem.

Os nossos leitores podem sempre contribuir com esclarecimentos suplementares através da inserção de "postes" em "comentários", que encontram no fim de cada texto, ou remeter-nos textos com "DICAS SOBRE GPSs" que divulgaremos se e quando possível.

Por se tratar do primeiro texto sobre o tema entendemos por bem transcrevê-lo aqui:

*******************

DICAS SOBRE GPSs (1)

As novas tecnologias vieram para ficar.


Muitos autocaravanistas ainda não dispensam os tradicionais mapas em papel como forma preferencial de se deslocarem para destinos pré definidos, contudo, um já significativo número utiliza o (GPS) Global Positioning System ou Sistema de Posicionamento Global.

O GPS é um sistema de navegação por satélite utilizado para determinação da posição de um receptor colocado, no caso especifico dos autocaravanistas, nas respectivas autocaravanas.

Uma posição (coordenadas) sobre o nosso planeta é calculada com base na distância a que se está do equador (paralelos), do meridiano de Greenwich (a linha imaginária que vai de pólo a pólo e passa por Greenwich) e, também, pela altitude. São, assim, necessários três números para se determinar uma posição: a latitude, a longitude e a altitude.

A “máquina GPS” é composta de hardware (parte física) e Software (programa). O GPS recebe sinais de satélites e efectua os cálculos necessários para determinar a posição em que se encontra e, para determinar um percurso até uma outra localização, o operador (o autocaravanista) introduz directamente as coordenadas para onde se pretende deslocar ou faz uma introdução indirecta das mesmas através da digitação de um endereço.

As vantagens e a simplicidade da utilização do “GPS” são evidentes, porém, como todas as máquinas, é susceptível de avarias, pelo que se aconselha conservar em lugar acessível os velhinhos e tradicionais mapas em papel.

Para uma ainda melhor compreensão sugere-se uma consulta aos seguintes endereços:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gps

http://www.cienciaviva.pt/latlong/anterior/gps.asp

http://www.tomtom.com/howdoesitwork/index.php?Language=1

http://www.tomtom.com/howdoesitwork/page.php?ID=27&CID=8&Language=17
CAB - Círculo de Autocaravanistas da Blogo-esfera

www.cab-circulo.blogspot.com
circulo.cab@gmail.com
___________________
Avatar do Utilizador
CAB
 
Mensagens: 17
Registado: domingo nov 30, 2008 12:10 pm
Localização: Portugal

Voltar para Tecnologia

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 22 visitantes