XIX AUTOMOBILIA 20, 21 e 22 de Maio de 2011 Aveiro

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

XIX AUTOMOBILIA 20, 21 e 22 de Maio de 2011 Aveiro

Mensagempor time_out » quarta mai 18, 2011 7:26 am

O mês de Maio é um mês importante para os aficionados do coleccionismo de veículos antigos e de toda a temática que lhe está directamente relacionada. É a aproximação da Automobilia que anualmente se realiza em Aveiro, nascida há dezanove anos pela mão do Clube Aveirense de Automóveis Antigos e resultado da grande carolice dos seus dirigentes e associados.
É já nos dias 20, 21 e 22 de Maio que o Parque de Feiras e Exposições de Aveiro recebe mais de três centenas de expositores, não só nacionais mas também oriundos de diversos países europeus, a fim de participarem na XIX Automobilia – um certame que foi o precursor em Portugal deste tipo de eventos – e que ao longo dos anos tem vindo a afirmar a sua importância incontornável no coleccionismo nacional automóvel. É unânime o reconhecimento que este evento foi o motor para o nascimento de muitas das empresas que actualmente laboram nesse sector no nosso País, seja no restauro ou na comercialização de peças e acessórios para clássicos.
Importância esta que está bem patente no número de expositores estrangeiros que, anualmente, rumam a Aveiro a fim de participarem naquela que é já a maior feira do sector da Península Ibérica, assim como no crescente interesse que tem despertado no público que, de ano para ano, tem aderido cada vez em maior número, atraindo não só os apaixonados da temática mas, igualmente, muita outra gente que aproveita a oportunidade para recordar o passado e mostrar aos seus descendentes como eram os meios de transporte no tempo dos seus pais e avós, bem patente nas várias exposições levadas a efeito.
A XIX Automobilia tem, para 2011, algumas novidades dando assim continuidade à política da Organização de inovar e surpreender o público, todos os anos. Dessas novidades destaca-se, em primeiro lugar, o facto de esta edição proporcionar a oportunidade de mais uma tarde de visita, a de sexta-feira (dia 20) abrindo as suas portas ao público pelas 15h00 desse dia.
Ainda no âmbito das novidades, o visitante poderá visitar uma exposição temática sob a designação de «Calhambeques, automóveis seculares», uma mostra baseada em modelos pioneiros do automobilismo. Os veículos militares têm também um espaço especial nesta XIX Automobilia com uma exposição de viaturas que “fizeram” a Guerra do Ultramar e a 2ª Guerra Mundial.
O sector das duas rodas está representado com uma exposição da mítica marca americana Indian, resultado de uma parceria com o Indian Motorcycle Clube de Portugal, não faltando a presença da indústria nacional das duas rodas com duas mostras: uma, mais generalista, abarcando a produção nacional de motorizadas, coordenada pelo Centro Motociclístico de Gulpilhares, e outra apenas focada na produção da primeira scooter portuguesa, a Carina da fábrica aveirense Casal. Com estas exposições procura-se homenagear a indústria nacional sob o lema «Motorizadas Portuguesas, um legado da Indústria Nacional». Outra exposição de grande qualidade, dedicada a Motociclos, está igualmente incluída no programa, promovida por um já habitual colaborador sócio activo do CAAA.
Numa homenagem àqueles que arriscam as suas vidas em prol dos outros, a Automobilia tem também um espaço dedicado à exposição temática «Veículos de Bombeiros, 100 anos a apoiar os soldados da paz», que conta com a presença de viaturas de diversas corporações de Bombeiros do Distrito de Aveiro.
Dentro do tema das bicicletas, que têm vindo a conhecer um interesse crescente e não menos importante, haverá no dia 21 uma concentração de bicicletas antigas, com exposição na Automobilia após um passeio pela cidade de Aveiro, para recordar aquele que foi o principal meio de transporte para gerações de portugueses, em especial na região de Aveiro.
Motivos mais que suficientes para uma prolongada e enriquecedora visita à XIX Automobilia, para reviver, conhecer, trocar, negociar e apreciar todo este mundo do coleccionismo motociclístico e automóvel.
Os horários de visita são os seguintes:
Sexta-feira, dia 20, das 15:00 às 21:00h;
Sábado, dia 21, das 10:00 às 21:00h;
Domingo, dia 22, das 10:00 às 20:00h.
Visite a Automobilia de Aveiro, um evento que evoca gerações.

in http://www.caaa.pt/pdf/2011/Press_Release_XIX_Automobilia.pdf
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Mensagempor joaquim » quarta mai 18, 2011 6:22 pm

Que pena não poder estar presente...Sendo amante dos clássicos e possuidor de dois, um Mini e um Citroen 2CV costumo, sempre que posso ir a esses eventos. aqui na Moita, onde há outra automobilia, é fácil pois estou a jogar em casa...e, nunca falho. Fica para a próxima. Obg pela informação.
um abraço!
Avatar do Utilizador
joaquim
 
Mensagens: 459
Registado: quarta ago 12, 2009 3:24 pm
Localização: Abrantes/Moita

Mensagempor António Esteves » quarta mai 18, 2011 6:42 pm

Estas iniciativas, feitas com a carolice de muitos voluntários, merecem o nosso apoio.
Pena esta acertar no fim de semana da Rampa da Falperra, onde estarei "ocupado", 8) pois caso contrário estaria lá, pois é um tema que muito aprecio.
António Esteves
 
Mensagens: 84
Registado: terça abr 20, 2010 8:53 pm
Localização: Portela


Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 19 visitantes