Parque Biológico da Serra da Lousã

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Parque Biológico da Serra da Lousã

Mensagempor siroco » terça set 21, 2010 2:40 pm

PARQUE BIOLÓGICO DA SERRA DA LOUSÃ

http://www.parquebiologicodaserradalousa.com



Zoo de Vida Selvagem Nacional, Quinta Pedagógica de Raças Portuguesas com Centro Hípico, Labirinto de Árvores de Fruto – único no Mundo, Roseiral, Museu Vivo de Artes e Ofícios Tradicionais com oficina de artesanato e loja de venda, Ecomuseu, Museu da Tanoaria e Restaurante Museu da Chanfana. E para breve a construção do Museu de Miranda …

Completo e autónomo, o PBSL está dotado de infraestruturas que proporcionam um programa organizado e multidisciplinar. Com ou sem visita guiada, esta viagem ao conhecimento é possível com actividades como a Iniciação à Equitação, a Equitação Adaptada, Passeios a Cavalo/Pónei ou de Charrete, Maneio Animal, Tiro com Arco, Alimentação dos Animais, Jogos Tradicionais e, ainda, a possibilidade de realização de Festas de Aniversário com todas estas actividades e Jogos Didácticos, Pinturas Faciais, Lanche e muitas outras coisas... As refeições podem passar por um almoço self-service no refeitório da Fundação ADFP a preços simbólicos (2,50€ Criança e 3,50€ Adulto), no Salão de Festas com lotação até 400 lugares, no Restaurante Museu da Chanfana onde se alia a gastronomia tradicional a uma cozinha contemporânea que privilegia a qualidade e o requinte do serviço e de uma ementa diversificada ou um mero pic-nic no Parque.

Um espaço natural agrícola e florestal, atravessado pelo rio Dueça, que revela um conjunto de ecossistemas e uma biodiversidade que constituem um cenário idílico a uma aula de biologia/ecologia in situ.

São 29 raças de 16 espécies na Quinta Pedagógica… Zoo de Vida Selvagem com 40 raças de 39 espécies… Flora com 105 espécies identificadas.

Pontuado por engenhos de rega de várias tipologias e mecanismos de transformação de produtos agrícolas (moinho a vento, moinho de água e lagar de prensa de vara), e com pólos museológicos dedicados às vivências e artes de outros tempos, O PBSL obriga a uma incursão pela história e pela evolução das tecnologias, onde as energias alternativas ocupavam um lugar que hoje anseiam recuperar.

A par com esta missão pedagógica existe uma lição de vida, o PBSL prossegue a filosofia e actividade da entidade promotora dando ocupação/emprego a cerca de três dezenas de pessoas portadoras de doença crónica e/ou psiquiátrica ou desempregados de longa duração. Uma missão integradora e de pura responsabilidade social, marcando assim a sua especificidade em relação a outros conjuntos na transmissão de ensinamentos e referências para a vida a um público maioritariamente jovem.

Situada na Quinta da Paiva, a 2 Km de Miranda do Corvo, no sopé da Serra da Lousã e inserido na Região do Pinhal Interior Norte, este espaço rural de 12 hectares, dos quais 8 de área florestal, é palco de um projecto fruto de uma parceria entre a Fundação ADFP – Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional, como proprietária, e o Município de Miranda do Corvo que criou uma área desportiva e de lazer de usufruição pública contígua ao PBSL, com piscina, circuito de manutenção, campos de jogos, parque de merendas e parque infantil.

Com as portas abertas desde Junho de 2009, o Parque Biológico conta com mais de 30 000 visitantes num ano de existência, e cerca de 55 000 utilizadores em toda a Quinta da Paiva.

Destaque-se que este projecto, em parceria com a Câmara Municipal, ganhou o 1º prémio na categoria de Investimento Humano do Concurso Nacional dos European Enterprise Awards, atribuído pela Comissão Europeia, através do IAPMEI/Ministério da Economia.

O PBSL está aberto todos os dias (das 9H às 18H - eu retirava esta informação uma vez que o horário varia, Setembro 9h-19h, Outubro 9h-18h e fins de semana 10h-18h, etc.essa informação vem detalhada no folheto em anexo onde a poderão consultar), incluindo fim-de-semana e feriados.

http://www.youtube.com/watch?v=AulZXTwhw_8

http://www.youtube.com/watch?v=LYzR1D_RIlA

http://www.youtube.com/watch?v=E-wlsWwPniA

http://www.youtube.com/watch?v=S9me837PdY0

http://www.youtube.com/watch?v=aTnmhfo-hTY





--

Instituição de Utilidade Pública
Instituição Privada de Solidariedade Social

Para outras informações consultar os sites:
http://www.adfp.pt e http://www.parquebiologicodaserradalousa.net

Visito o PARQUE BIOLÓGICO DA SERRA DA LOUSÃ na Quinta da Paiva
Avatar do Utilizador
siroco
 
Mensagens: 307
Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am
Localização: Sintra

Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 58 visitantes