por Henrique Fernandes » quarta dez 09, 2009 12:04 am
Companheiros:
Ao contrárioo do que parece fazer crer a estupefacção de alguns companheiros, o "mito urbano" existe mesmo, isto é, a polícia sabe que a grande maioria das ACs circulam na verdade com excesso de peso. E também sabe que se começarem a implicar, pura e simplesmente a maioria deixará a prazo de poder circular.
Por exemplo, a minha AC (Knaus Sun Traveller) foi concebida, construída e homologada na Alemanha para 3850 kg, aos quais acresce uma taxa legal de 10% de tolerância (esse valor está até inscrito numa chapa situada no motor, à vista de todos, em alemão). A mesmíssima AC foi vendida e homologada em Portugal apenas para 3500 Kg (a chapa encontra-se ao lado da primeira, em português), mas só por razões administrativas e legais do nosso país. O problema é que o Estado Português embolsou o dinheiro dos impostos mas esqueceu-se que eu só consigo circular se levar passageiros mas nenhum recheio, ou em alternativa recheio mas nenhuns passageiros...
Na altura da compra não me apercebi deste problema.
Os alemães que nos visitam, com uma AC em tudo igualzinha à minha, com o mesmíssimo peso (!), já podem circular em Portugal e Espanha dentro da lei porque estão protegidos pela homologação concedida no seu país (para 3850 Kg)! Eu, pelo contrário, só posso circular ilegalmente!
As polícias portuguesas e espanhola sabem disto, e só não implicam mais ou porque receberam instruções para o fazer (de acordo com alguns espanhóis e GNRs com quem falei), ou por outras razões que não sei aqui explicar.
Isto não é em nada comparável com o problema da velocidade, porque nesse caso apenas depende de cada um o cumprimento da lei. Ao invés, neste caso do excesso de peso o cumprimento da lei lei só pode ser alcançado se pura e simplesmente eu deixar a AC na garagem...
Completamente despojada de tudo o que é mobilizável (excepto o cofre e o toldo, que não consigo retirar), sem água e com o gasóleo no mínimo, a AC passa na inspecção com cerca de 100 Kg abaixo do limite de 3500!
Ouvi dizer que nalguns países de leste o problema é ainda pior, porque os veículos ligeiros podem aí pesar até 4000 Kg!
Claro que legalmente, se as polícias quiserem, estamos pura e simplesmente tramados. Acredito que os Suiços sejam bem menos compreensivos do que têm sido alguns espanhóis e portugueses.
Eis um problema que nos deve preocupar a todos, e uma possível área de intervenção para as nossas associações representativas.
É a Europa que temos!