Passagem de ano em AC

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Passagem de ano em AC

Mensagempor Helder » sábado nov 07, 2009 5:40 pm

A passagem de ano esta proximo, alguem já pensou ou aconselha um local para a passagem de ano em AC.
Sugestões
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Passagem de ano em AC

Mensagempor Henrique Fernandes » sábado nov 07, 2009 10:49 pm

Caro Helder:

Se tiver muita, mas mesmo muita sorte com o boletim metereológico, vá pensando na serra da Estrela.
Imagine o que é acordar de manhã, com a AC estrategicamente situada nos melhores lugares, a poucos metros da pista de esqui, com sol, com quase 1 metro de neve ao lado, e com as condições suficientes para ficar independente da multidão de turistas...
Tem é que meter uma cunha ao S. Pedro, e se tudo correr bem terá de chegar à torre (mesmo no cimo da serra) durante a noite anterior, quando não há praticamente confusão nenhuma.
Para mim, que sou da Guarda, é uma experiência mais fácil de realizar, mas uma vez que perguntou vá pensando na proposta se não lhe surgir mais nada.
Henrique Fernandes

Registado: quarta Oct 28, 2009 8:18 pm
Localização: Guarda Membro do CGA-Clube Gardingo de Autocaravanas

Mensagempor oguh » terça nov 10, 2009 7:13 pm

A questão fim de ano em autocaravana já me passou pela cabeça tambem.
A ideia da Serra da Estrela é muito boa na minha opinião.
Uma pergunta de quem ainda nao tem muita experiencia nesta situações.
Com esta neve toda é facil e seguro deslocarnos em autocaravana?
oguh

Registado: terça jun 16, 2009 11:14 am

Mensagempor Henrique Fernandes » terça nov 17, 2009 10:53 pm

Normalmente as estradas para o cimo da Serra da Estrela só estão abertas quando existem condições mínimas de segurança.
Já apanhei dias fantásticos, com sol e calor, com neve de mais de 1 metro de altura fora da estrada, e com o piso de alcatrão quase tão seguro e seco como num dia de verão. Basta um pouco de sol para o alcatrão aquecer muito rapidamente (por ser negro), enquanto a neve se mantém devido à reflexão da luz solar.
O problema é isto acontecer raramente (há cada vez menos neve "durável" devido às alterações climáticas...), e obrigar a uma decisão quase em cima do acontecimento.
Para quem vive na Guarda, a uma hora de viagem, é bem mais fácil.
O problema desses dias é que toda a gente da região pensa o mesmo, e juntam-se centenas ou milhares de veículos nos acessos à Serra, com engarrafamentos monumentais. Por isso é que se deve chegar à Torre na noite anterior, ou então de manhã muito cedo, pormenor em que batemos aos pontos os que não têm AC...
Convém acautelar o problema do gás (o propano não congela, ao contrário do butano).
Henrique Fernandes

Mensagempor cookie » sexta nov 27, 2009 6:45 pm

claro que sim!
nós vamos tentar passá-la em Andorra :P perto das pistas de El Tarter :P
e já tratamos de passar a propano.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » domingo nov 29, 2009 4:50 pm

Caro Cookie:

Se forem mesmo para Andorra, e caso ainda não conheçam, não esqueçam que - com toda a probabilidade - vão ser "fiscalizados" à saída para Espanha pela Guardia Civil, relativamente às compras de tabaco e álcool.
Quando lá estive em Agosto entraram-me dentro da AC, abriram meia dúzia de armários, levantaram colchões, e entraram em choque quando viram o estado da garagem da AC (bagunça total!).
Acabaram por não implicar demais, mas nunca se sabe...
Boa sorte.
Henrique Fernandes

Mensagempor cookie » domingo nov 29, 2009 11:27 pm

boa, dessa não me tinha lembrado porque sempre que lá fui foi de carro e nunca fomos mandados parar.

quanto a esses itens não há crise pois não fumamos e só bebemos socialmente. a nossa perdição é mesmo material e roupa de montanhismo e neve :oops:

eles verificam o peso? já agora, sabem, na zona norte, onde podemos pesar a AC?

obrigada pelo alerta.
cookie

Registado: domingo Oct 04, 2009 2:08 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » terça dez 01, 2009 11:04 am

Não me apercebi da existência de nenhuma balança, nem que a polícia, em Andorra ou em Espanha, se preocupasse com o peso das ACs.
Aliás, a informação de que disponho, passada apenas de boca em boca, é que a polícia espanhola sabe que 99,9999% das ACs circulam com excesso de peso muito significativo, e por isso têm instruções para não chatear...
Na Europa cada país tem um peso para a categoria de ligeiros (3500 Kg em Portugal, 3850 Kg na Alemanha, 4000 Kg nalguns países de leste, etc), por isso anda tudo à espera de uma harmonização comunitária".
Espero que até lá não impliquem porque se não estou feito, nunca consigo circular com menos de 500 kg de excesso...
Boa sorte
Henrique Fernandes

Mensagempor siroco » terça dez 01, 2009 12:42 pm

Já vi balanças na antiga fronteira em Irun, já vi balanças na Suiça, e podem crer que se são apanhados vão ter de mandar "carga ao mar" até atingirem o peso regulamentar, e não saiem do local até o atingirem.

Há bastantes relatos destas situações pela net, julgo que inclusivamente neste forum.

Henrique Fernandes Escreveu:a polícia espanhola sabe que 99,9999% das ACs circulam com excesso de peso muito significativo, e por isso têm instruções para não chatear...

Esta pérola, é certamente um "mito urbano", ou seja a polícia ao ter conhecimento de uma hipotética situação gravíssima optava por não actuar ?!? :?

Sugiro que se as ACs passem a circular com "excesso de velocidade muito significativo" pode ser que a polícia não chateie. :lol:
siroco

Registado: terça abr 15, 2008 9:25 am

Mensagempor nuno soares » terça dez 08, 2009 5:04 pm

Este ano tenho previsto passar a passagem de ano na Ac em Albufeira.
A temperatura a sul é mais amena e Albufeira é muito animada na passagem de ano.
Normalmente há um concerto na praia, fogo de artificio e claro a animação continua noite dentro nos diversos bares da zona histórica.
BOAS VIAGENS

NUNO SOARES

Imagem
(Pilote G690 Aventura 3.0)
nuno soares

Registado: sábado jun 24, 2006 4:49 pm

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta dez 09, 2009 12:04 am

Companheiros:

Ao contrárioo do que parece fazer crer a estupefacção de alguns companheiros, o "mito urbano" existe mesmo, isto é, a polícia sabe que a grande maioria das ACs circulam na verdade com excesso de peso. E também sabe que se começarem a implicar, pura e simplesmente a maioria deixará a prazo de poder circular.
Por exemplo, a minha AC (Knaus Sun Traveller) foi concebida, construída e homologada na Alemanha para 3850 kg, aos quais acresce uma taxa legal de 10% de tolerância (esse valor está até inscrito numa chapa situada no motor, à vista de todos, em alemão). A mesmíssima AC foi vendida e homologada em Portugal apenas para 3500 Kg (a chapa encontra-se ao lado da primeira, em português), mas só por razões administrativas e legais do nosso país. O problema é que o Estado Português embolsou o dinheiro dos impostos mas esqueceu-se que eu só consigo circular se levar passageiros mas nenhum recheio, ou em alternativa recheio mas nenhuns passageiros...
Na altura da compra não me apercebi deste problema.
Os alemães que nos visitam, com uma AC em tudo igualzinha à minha, com o mesmíssimo peso (!), já podem circular em Portugal e Espanha dentro da lei porque estão protegidos pela homologação concedida no seu país (para 3850 Kg)! Eu, pelo contrário, só posso circular ilegalmente!
As polícias portuguesas e espanhola sabem disto, e só não implicam mais ou porque receberam instruções para o fazer (de acordo com alguns espanhóis e GNRs com quem falei), ou por outras razões que não sei aqui explicar.
Isto não é em nada comparável com o problema da velocidade, porque nesse caso apenas depende de cada um o cumprimento da lei. Ao invés, neste caso do excesso de peso o cumprimento da lei lei só pode ser alcançado se pura e simplesmente eu deixar a AC na garagem...
Completamente despojada de tudo o que é mobilizável (excepto o cofre e o toldo, que não consigo retirar), sem água e com o gasóleo no mínimo, a AC passa na inspecção com cerca de 100 Kg abaixo do limite de 3500!
Ouvi dizer que nalguns países de leste o problema é ainda pior, porque os veículos ligeiros podem aí pesar até 4000 Kg!
Claro que legalmente, se as polícias quiserem, estamos pura e simplesmente tramados. Acredito que os Suiços sejam bem menos compreensivos do que têm sido alguns espanhóis e portugueses.
Eis um problema que nos deve preocupar a todos, e uma possível área de intervenção para as nossas associações representativas.
É a Europa que temos!
Henrique Fernandes

Mensagempor Henrique Fernandes » quarta dez 09, 2009 12:34 am

Caros companheiros:

Peço a todos imensa desculpa por ter ajudado a derivar o tema da passagem de ano para o tema das balanças e do excesso de peso.
Mas juro que não foi por desconsideração.
Acho que me empolguei um pouco. Tentarei não repetir.

Henrique Fernandes
Henrique Fernandes

Mensagempor Helder » domingo dez 13, 2009 10:15 pm

vamos então fazer o ponto de situação:
Serra da estrela;
Albufeira;
Andorra;
São martinho do Porto;
Figueira da Foz;
Nazaré.
Estes são os locais onde a rapaziada conta passar a passagem de ano em AC.

Sei que é já muito em cima da hora, mas li num site francês de Ac, que muitas Ac se vão juntar num restaurante na bretanha. Vão ter um ementa recheiada, animação e até fogo de artificio.
Que tal?
Será que esta ideia não deixa curiosidade? penso que as associações/clube de Ac poderiam pensar numa coisa deste tipo.
Que dizem?
Helder

Registado: terça jan 29, 2008 3:36 pm

Mensagempor oguh » segunda dez 14, 2009 6:18 pm

Já está decidido, vamos passar a passagem de ano na AC com amigos, agora só procuramos o sitio melhor para o fazer Serra da estrela ficou fora de opção por agora.
Procuramos um local previligiado para assistir a um daqueles fogos de artificios de final de ano.
oguh

Registado: terça jun 16, 2009 11:14 am

Passagem do ano

Mensagempor psalreta » terça dez 22, 2009 6:53 pm

Em princípio vou com mais amigos para a barragem de Montargil, acho que o principal é todos nos divertirmos, mas vou evitar a confusão habitual desta época em certas zonas do país mais concorridas. Bom Ano Novo para todos!
Paulo J. Salreta
Amadora
psalreta

Registado: domingo jul 27, 2008 11:15 pm

Próximo

Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes