Notáveis Messinenses:Vivências e Contributos-S. B. Messines

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Notáveis Messinenses:Vivências e Contributos-S. B. Messines

Mensagempor Duarte » sexta abr 17, 2009 11:46 am

Imagem

Notáveis Messinenses: Vivências e Contributos” é o título da exposição que a Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines inaugura no dia 18 de Abril, pelas 15 horas, com a presença de várias individualidades, entre as quais o Ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira.
A exposição é organizada pela Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines, com o apoio da Câmara Municipal de Silves, Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de São Bartolomeu de Messines, Arquivo Municipal de Lagoa, Delegação Regional do Ministério da Cultura, jornal Barlavento e Antena 1.
Esta iniciativa surge no âmbito da evocação do aniversário natalício do poeta e pedagogo João de Deus, em torno do qual é organizada a exposição, bem como da celebração da inauguração do monumento a este messinense, e no contexto do centenário da primeira edição da monografia local da autoria do escritor Ataíde Oliveira.
Na exposição, serão destacadas vinte e duas personalidades, naturais desta freguesia ou que aqui fixaram residência durante largo período das suas vidas. Individualidades que se destacaram, a nível nacional, pelos seus feitos, profissões ou postura humanista, serão evidenciadas através da apresentação das respectivas biografias, alguns objectos pessoais e outros elementos.
Da lista dos messinenses ilustres constam os nomes: Joaquim Mendes Neutel (Visconde de Messines); João de Deus ( Poeta, autor da “Cartilha Maternal”, agraciado com a Grã-Cruz de Santiago); António Vaz Mascarenhas (Republicano, Autarca); José do Espírito Santo Battaglia Ramos ( Visconde de Messines); Joaquim Primo António (Republicano, Vereador); Maurício Serafim Monteiro (Advogado, Jornalista, Autarca, Regionalista); Joaquim Rita da Palma (Advogado, Presidente da Ordem dos Advogados no Algarve); António Neves Anacleto ( Advogado, Jornalista, Antifascista, Deputado); Francisco Neto Cabrita (Médico, Autarca); José Correia Pires (Antifascista); António da Costa Contreiras (Médico, Benemérito); Teófilo Fontaínhas Neto (Industrial); António Cabrita Mealha (Ciclista); Maria Antonieta Júdice Barbosa (Poetisa); Francisco Vargas Mogo (Comendador de Grande Mérito); José Francisco Viseu ( Autarca); Teodomiro Cabrita Neto ( Professor Universitário, Jornalista, Historiador); José Inácio Costa Martins (Capitão de Abril, Ministro do Trabalho); Maria Alves da Silva Cavaco Silva ( Professora Universitária, Primeira Dama); Joaquim Manuel Cabrita Neto ( Governador Civil, Deputado); Vítor José Cabrita Neto (Secretário de Estado, Regionalista); Maria Emília Guerreiro Neto Sousa ( Presidente da Câmara de Almada).
A exposição estará patente até dia 20 de Junho, de segunda a sexta-feira, das 9.00h às 18.00h, e aos sábados e domingos das 10.30 às 18.00h, no edifício sede da Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines.

Leia aqui o roteiro da exposição ---> http://www.campingcarportugal.com/diversos/notaveis_messinenses_livro.pdf

Para os Autocaravanistas interessados em visitar esta exposição o Presidente da Junta Sr. José Vitor Lourenço amávelmente providenciou um recinto fechado com vigilancia durante 24 horas para que os companheiros possam pernoitar com a vossas Ac's em total segurança.
De referir que este espaço tem casas de banho, bem como água para poderem reabastecer a vossas Ac's.
Se por acaso chegarem de noite e quiserem pernoitar no local vedado é só contactarem a segurança que se encontra dentro da Junta de Freguesia (local onde se encontra a exposição) para que seja aberto o portão que dá acesso ao local vedado.
Este espaço vedado têm lugar para 5 Ac's, mas no Largo da Junta de Freguesia, há estacionamento para várias Ac's ,caso cheguem um maior numero de Ac's para visitar a exposição.


Local vedado onde podem pernoitar.
Imagem


Contactos
Junta de Freguesia de São Bartolomeu de Messines
Rua João de Deus (à Cruz Grande)
8375 São Bartolomeu de Messines
Telefone: 282339136
Fax: 282339136
E-mail: j.freg.messines@mail.telepac.pt

No Gps
N 37º 15'.500
W 8º 17'.465
ou por endereço no gps
Rua:Largo da Junta de Freguesia
Localidade:São Bartolomeu de Messines

saudações rolantes
Duarte
Editado pela última vez por Duarte em sexta abr 17, 2009 3:48 pm, num total de 1 vez.
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

NOTÁVEL

Mensagempor josegon_calves » sexta abr 17, 2009 12:46 pm

SIMPLESMENTE NOTÁVEL!

Apenas posso dizer NOTÁVEL este comportamento de uma Autarquia Local em prol do autocaravanismo.

E não será apenas em prol do Autocaravanismo mas certamente em prol do desenvolvimento Local, dos seus Comerciantes e, principalmente, das suas Populações!

Parabéns!

É mesmo de Louvar públicamente e divulgar!

Até sempre,

José Gonçalves
Guimarães
Avatar do Utilizador
josegon_calves
 
Mensagens: 563
Registado: quarta Oct 01, 2008 4:22 pm
Localização: Guimarães

Mensagempor Mario » sexta abr 17, 2009 2:57 pm

Olá

S. Bartolomeu de Messines é uma localidade que foi bafejada de uma forma particular como berço ou local de residência de diversas personalidades notáveis.

A acção cultural levada a efeito pela Junta de Freguesia é a prova que muito do incentivo para levar de vencida as dificuldades do presente pode passar exactamente por relembrar os notáveis e os seus feitos.

Certamente um momento alto na vida dos Messinenses e daqueles que os visitam.

A atenção dos responsáveis pela edilidade inclui a preparação de um espaço especialmente dedicado aos praticantes de autocaravanismo.

Muito me apraz como adepto da modalidade a consciencialização para este tipo de turismo por parte das entidades oficiais,embora a criação do espaço seja temporária poderá estar implícita a evolução para algo mais concreto.

Permito-me agradecer publicamente ao Sr, Presidente da Junta de Freguesia a sensibilidade demonstrada em relação ás necessidades dos praticantes do turismo itinerante.

Desejo os maiores sucessos ao evento .
Aquele Abraço

Mário
Mario
 
Mensagens: 842
Registado: quinta mai 24, 2007 4:19 pm
Localização: Albergaria- a -Velha

Mensagempor Paulo » terça mai 05, 2009 9:26 pm

Este tipo de iniciativa é simplesmente louvável e merece o nosso apoio.

Só com a nossa visita poderemos mostrar que quando somos bem recebidos visitamos e voltamos!

Visitemos Messines!
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro

Dra. M.Cavaco Silva visitou a Exposição Notáveis Messinenses

Mensagempor Duarte » domingo mai 10, 2009 3:00 pm

Junto aqui o link da Visita Dra. Maria Cavaco Silva á Exposição ”Notáveis Messinenses: Vivências e Contributos.

http://www.presidencia.pt/mariacavacosi ... &idi=26963

http://www.barlavento.online.pt/index.p ... 802&tnid=5

saudações
Duarte
Guru do GPS
iGO Primo
Rapido 9086
Avatar do Utilizador
Duarte
Guru do GPS
 
Mensagens: 910
Registado: quarta nov 09, 2005 1:43 pm
Localização: São Bartolomeu de Messines - Algarve

Mensagempor Paulo » segunda mai 11, 2009 10:21 pm

Boa noite,

Aos companheiro mais próximos (em termos geográficos :twisted: ) lanço o convite de fazermos uma visita conjunta a esta exposição e aproveitarmos para uma visita e esta zona, bastante autêntica e longe da massificação da litoral.

Os interessados podem contactar-me via Mensagem Pessoal.

Vamos visitar os Notáveis Messinenses?

Abraço,
Avatar do Utilizador
Paulo
Moderador
 
Mensagens: 1451
Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm
Localização: Faro


Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 69 visitantes