Destino - Àfrica -

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Destino - Àfrica -

Mensagempor jorge santos » quarta jan 07, 2009 7:38 pm

Olá
Companheiros Auto / Caravanistas,

Como eu, presumo que alguns dos companheiros já se tenham interrogado também, porque não constam nas grandes corridas internacionais, equipas de auto/caravanistas.
Há muitos companheiros que se deslocaram além fronteiras, viajaram até países, nos limites europeus, fizeram tiradas de muitas centenas de quilometros, enfrentando as mais variadas fases climáticas.
Também nos seus outros veículos de uso, automóveis, 4x4, jeeps, motos até bicicleta, já saborearam o gôsto da competição nas suas variadas categorias em disputa.
Alguém, idade inferior a 45 anos, gozando boa condição fisica, capaz de empreender tiradas de 600 kms. em terrenos adversos ( menos perigosos e congestionados do que na Europa ), 8000 kms, cêrca de duas semanas, 15/18 horas diárias, obedecendo a normas rigidas de tempos e presença, não será uma tarefa inultrapassável, com o corolário, a satisfação de vencer dificuldades, a participação, a aventura e no fim, ser apreciado pelos demais com admiração porque êle esteve lá e competiu.
A hipótese, caso interesse a alguém, levou-me a consultar os números relativos ao Dakar 2007, na circunstância, os do nosso primo, mais ronceirão - o camião - e o seu 10º. lugar.
Consultar, página oficial www.dakar.com ou wikipedia.
Então, como vai ser ?
Competição, debaixo das regras estabelecidas pela organização oficial para 2009/2010.
Semi-competição, rápida, mas permitindo espreitadela aos lugares mais importantes. (Possível cooperação de veterano português do Dakar).
Viagem de companheiros - Com algumas regras, definição prévia de rota, paragens e destino a alcançar, bem como, desembaraçar-se face a eventual imponderável de percurso.
O desafio está lá. As diferentes formas como pode ser empreendido, certamente, será respondido pelos companheiros.
Tomem-no como o " convite ", digamos, para um encontro do vosso clube, do vosso fórum, do vosso blog, ao vosso espirito de aventura.
Quem quer vai, quem quer sugestiona, quem quer ajuda, quem não quer, por vezes nem responde.
Desculpem, êste simulacro de sondagem.
Cumprimentos
Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Mensagempor majv » sexta jan 09, 2009 4:47 pm

Companheiro Jorge,
Não entendi o objectivo do tópico, nem do link....
Será que tem em mente uma ida de autocaravana até Dakar?
Cá por casa, as férias, este ano, serão o mês de Junho, ou em alternativa o de Maio.
E ando a fazer a cabeça á "patroa" para, caso sejam em Junho, uma viagem até África.......
Boas voltas
Avatar do Utilizador
majv
 
Mensagens: 449
Registado: quarta abr 09, 2008 7:34 pm
Localização: Camarate- Loures

Destino - Àfrica

Mensagempor jorge santos » sexta jan 09, 2009 7:38 pm

Companheiro
Manuel Vitorino

Agradeço o interêsse demonstrado por uma eventual viagem a Àfrica.

Três opções foram focadas, competição, semi-competição e viagem de companheiros, sendo que a primeira subentendia-se, destino Dakar, debaixo das normas da organização 2009/2010.
Quanto às outras duas, será até e como os companheiros eventualmente
interessados, assim o desejarem.

Cumprimentos,
Jorge Santos
Cascais
jorge santos
 
Mensagens: 138
Registado: domingo nov 27, 2005 3:49 pm

Expedição Africa organizada pela AdventurPortugal

Mensagempor basilio » terça jan 13, 2009 3:16 pm

Bons dias a todos, aproveitando o tópico aberto pelo companheiro Jorge Santos, quero informar qua a AdventurPortugal conforme agenda já oportunamente referida no site em 2008, vai organizar durante o ano de 2009 algumas Expedições em autocaravana a Africa nomeadamente a Marrocos sobre o tema, o deserto do Sahara e as suas Gentes, para não subcarregar a página do forum convido-os a saber mais sobre esta expedição em. :shock: http://sites.google.com/site/adventurpo ... -de-africa
:D Se pretende participar nesta grande aventura de culturas, faça chegar até nós atravéz de E-mail o seu pedido de informação sobre esta viagem que eventualmente iremos organizar se o numero de inscritos assim o justifique, se não é membro da Comunidade de viajantes Globais, :shock: http://groups.google.com/group/adventur ... l?hl=pt-PT agradecemos que no mesmo pedido mencione o seu nome localidade e tel: para contacto informando-nos tambêm qual o mês da sua preferência e disponibilidade para assim o tentarmos incluir num grupo próximo da data que preferir.
Esta informação não pretende substituir qualquer outra sugestão ou Evento especifico para este destino postado por outros companheiros aqui no Forum, mas sim oferecer a todos mais uma opção, quando existem mais opções existe escolha e a preferência é vossa.
lembramos que quanto mais cedo nos fizer a sua reserva de participação ,melhor será para todos a Expedição, isto porque é necessário antecipadamente fazer algumas reservas e tratar de alguns doc. necessários junto das autoridades competentes, para melhor vos servir e para que tudo se possa processar tranquilamente. reserve já sem compromisso de participação até á formalização final de inscrição.

com os nossos melhores cumprimentos
basilio
Membro Expulso
 
Mensagens: 69
Registado: segunda set 22, 2008 6:29 pm
Localização: Quinta da Beloura Linhó

Destino - Àfrica -

Mensagempor Jose Santo » sábado jan 17, 2009 5:17 pm

Amigos e companheiros,

Para aqueles que querem ir até Africa, vejam este site do nosso companheiro Antonio Resende, que ainda anda por lá.

http://www.autocaravanaspt.blogspot.com/

http://osespiritosanto.blogspot.com/

Jose
Avatar do Utilizador
Jose Santo
 
Mensagens: 19
Registado: quarta set 24, 2008 10:13 pm
Localização: Braga

Mensagempor alfacinha » segunda jan 26, 2009 10:54 am

Bom dia companheiros,
Embora não tenha a ver directamente com o autocaravanismo, não deixa de ser uma notícia interessante para quem deseja viajar até ao continente africano: dois jovens, portugueses, de 31 e 32 anos, realizaram uma viagem, de bicicleta, de Lisboa a Dacar, gastando apenas, cada um deles, 1000 euros. Escreveram um livro " Até Onde Vais com 1000 Euros? " e receberam o prémio de Super Blogue do Ano - http://ateondevaiscom1000euros.blogspot.com. Nada mau, não é?!!! Penso que os companheiros, interessados em viajarem até África, têm ainda melhores condições. Eu também gostava de ir mas, actualmente, não tenho possibilidades (tempo e liberdade) para o fazer. Aqui fica a mensagem do livro que eles escreveram: " Com pouco dinheiro podem realizar-se muitos sonhos ".
Alfacinha.
alfacinha
 
Mensagens: 40
Registado: segunda jan 07, 2008 3:11 pm
Localização: Barreiro

Guiné-Bissau 2009 em Autocaravana

Mensagempor ANTRES » segunda jan 26, 2009 6:06 pm

Caros companheiros
Em Janeiro e Fevereiro de 2008 desci até à Casamansa na fronteira com a Guiné-Bissau.
Eis-me de novo em solo Africano... de novo na Casamansa, contando na 4a. Feira ficar na Guiná-Bissau junto ao Rio Cacheu no Estaleiro da Empresa Soares da Costa que simpáticamente nos convidou para lá aparcar.
Ontem encontrei aqui em Cap Skirring uma equipe da RTP com quem troquei galhardetes...
Saí de PT a 26/12 e por aqui vou viajando, com 30ºC, praias, peixe, crustácios, marisco... e... outras coisas boas!!!...
Um abraço e pronto para organizar visita à Guiné com AC portuguesas... nada fácil, mas nada impossível...
O blogue será terminado lá para Março já que aqui a net é lentita...
António Resende

http://www.autocaravanaspt.blogspot.com
Avatar do Utilizador
ANTRES
 
Mensagens: 61
Registado: domingo dez 23, 2007 11:21 am
Localização: Braga

Mensagempor basilio » segunda jan 26, 2009 10:02 pm

:D Boas! António Resende, pelo texto que escreveu está quase a chegar á Guinè ... Isso foi quaze sempre pé na Tábua... deu com certeza para no minimo apreciar as vistas mágnificas...
Por aqui as coisas vão um bocado ao rolanty...! mas vão andando. Desejo-lhe uma muito boa viagem de regresso a PT, Felicidades para os seus projectos.

Boa viagem
Saudações
basilio
Membro Expulso
 
Mensagens: 69
Registado: segunda set 22, 2008 6:29 pm
Localização: Quinta da Beloura Linhó

Marrocos um reino mágico cheio de mistérios

Mensagempor basilio » quinta fev 05, 2009 2:23 pm

Marrocos, um reino ensolarado no noroeste da África, surpreende aos que imaginam apenas paisagens desérticas pela sua diversidade de elementos naturais com lagos e cachoeiras assim como desertos e montanhas.

Quem diria que da aridez do país desértico surgem cachoeiras de 60 metros de altura ou florestas com cedros centenários? Não esquecendo 1.100 quilómetros de litoral dividido entre as águas claras do oceano Atlântico e do Mar Mediterrâneo e da neve que pontua os cumes da Cordilheira Atlas no inverno.

É comum associamos ao deserto do Saara, uma vez que metade de seu território é ocupado pelo deserto sendo que o próprio nome do país surgiu dele - Marrocos - "A Terra do Sol Poente".

Em Portugal é possivel integrar-se numa Expedição a Marrocos em Autocaravana, com o patrocinio da News Press a AdventurPortugal organiza para si! Expedições á Terra do Sol Poente, decida-se, párta para a Aventura, é a viajar que por vezes conhecemos as pessoas mais fantásticas, que por vezes até, alguma vez estivemos ao lado, mas que nunca repara-mos que existiam, faça parte da Expedição e vai ver que vale a pena fazer uma viagem inesquecivel na companhia de outros companheiros.

Para ler mais e ver imagens que temos para lhes mostrar vejam aqui:
:shock: reportagem com excelentes imagens onde poderam ter uma ideia de Marrocos :shock: http://newspress-motorhomes.blogspot.com/
basilio
Membro Expulso
 
Mensagens: 69
Registado: segunda set 22, 2008 6:29 pm
Localização: Quinta da Beloura Linhó

Alguns esclarecimentos da Expedição AdventurPortugal

Mensagempor basilio » sábado fev 07, 2009 11:36 am

Bons dias companheiros /as, na sequência de alguns E-mails que a AdventurPortugal têm recebido com vários pedidos de esclarecimento da nossa Expedição a Marrocos, que gostariamos que fosse um sucesso, não só da vossa adesão ao evento, mas tambêm fazemos questão que a expedição seja uma viagen inesquecivel para todos os que nela queiram participar. assim informamos:

A ideia é organizar um grupo de Autocaravanas com destino a uma Expedição a Marrocos, onde já tive oportunidade de estar e adorei, em relação ao Itenerário será organizado após ter pelo menos 15 Autocaravanistas que tenham mostrado um possível interesse de participar, neste momento estão pré inscritos 6 Autocaravanas , como podem calcular a organização para que a Expedição seja um sucesso dá um certo trabalho, que eu me proponho a fazer com muito gosto e empenho, mas só o organizo se efectivamente os companheiros demonstrarem o mínimo interesse de participar.

Na Expedição as pessoas não são obrigadas a fazer seja que visitas for, cada um aproveita o tempo como quiser e llhe apatecer, se querem fazer praia fazem, sem problema, se outros compamheiros querem ir visitar seja o que for vão sem problema, se querem simplesmente descansar optimo sem problema. Agora, como vão estar em Marrocos é conveniente ver alguns sítios de interesse nomeadamente o válle do dráa a entrada do deserto em Zagora, etc. etc etc. mas como podem calcular isto pode ser feito sem rigidez de percurso, ou seja posso dizer-vos que se houver interesse pela vossa parte em participar, iremos organizar uma viagem sem stress mas convém fazer uns kms por dia que podem ser divididos pelos dias da Expedição, por exemplo se fizermos tipo 200 Kms por dia, corresponde a tipo 3 horas rodando devagar pela manhã com a Autocaravana, o dia têm 24 sobram-nos 19 horas em que cada um aproveita como quiser, e se por exemplo a duração da Expedição for de 25 dias 200x 25 = fazer-se 3000 Kms, o que no meu entender para conhecer Marrocos é pouco, haverá sempre um dia ou outro que se terá que fazer tiradas um pouco maiores, como por exemplo de Portugal a Tarifa para embarque no Ferry para Tanger são aproximadamente 1200 Kms se fizer-mos nesta etapa tipo dia em meio só com paragem para comer e dormir, depois em Marrocos pode-se fazer o percurso tranquilo e sem stress. E como podem calcular é agradável irmos juntos 1º pelo convivio que proporciona entre os companheiros, e o mais importante será a entre ajuda e o apoio dos participantes caso seja necessário estaremos todos juntos.
.
Em relação ao custo será cobrada simplesmente uma pequena taxa de inscrição para encargos administrativos, até porque é necessário tratar de alguma doc. na Embaixada de Marrocos, fazer tel de reserva de parques >Etc etc.

Para que seja possivel efectuar esta iniciativa da AdventurPortugal, contamos com a vossa participação. Mãos á obra !

Nota: não queremos de forma nenhuma ser importantes nem ter protagonismo até porque já o temos quanto baste. Tal e qual como todos os companheiros Autocaravanistas já todos somos importantes, todos temos as nossas Autocaravanas e todos de uma forma ou de outra somos acima de tudo adeptos de viajar e consequênte do bem estar e estilo de vida que usufruimos nas Autocaravanas. Queremos simplesmente juntar o agradável ao util , fazer novos amigos Autocaravanistas, conviver e viajar na companhia de quem para Marrocos esteja a apontar viajar.

Estou disponivel para concluir e contribuir, com
empenho e dedicação a iniciativa, que até esta ser divulgada nunca nenhuma iniciativa do Genero que eu tanha conhecimento existiu em Portugal. mas que conceerteza esta minha iniciativa irá contribuir para novas ideias de outros companheiros onde certamente todos ficaremos a ganhar, até porque enquanto á opcção existe escolha.

O E-mail para que seja possivel inseri-lo na lista de possiveis participantes é : Adventurportugal.pt@gmail.com, ou se preferirem

autocaravana.adventure@gmail.com, estamos disponiveis para que em conjunto possamos organizar uma Expedição de companheiros, e assim tentarmos enquadrar o programa o mais possivel dentro da medida de cada participante. Contamos consigo !

Pela minha parte vou continuar a viajar porque é efectivamente isso que me dá prazer e me move neste Grande Mundo Autocaravanista.

Cordiais Saudações.
basilio
Membro Expulso
 
Mensagens: 69
Registado: segunda set 22, 2008 6:29 pm
Localização: Quinta da Beloura Linhó


Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 88 visitantes