Escapadela ao Alentejo.

Informações e propostas sobre encontros, passeios e locais a visitar

Escapadela ao Alentejo.

Mensagempor Pluma Vermelhinho » segunda nov 19, 2007 10:42 pm

Pela segunda vez este ano o Alentejo foi o destino por mim escolhido para passar alguns dias. Não estava previsto mas assim foi e sem sombra de duvida que funcionou como uma excelente alternativa. Não querendo fazer um relato da viagem, que julgo nao merecer a pena, apenas deixo aqui algumas dicas para quem queira ir aos locais por onde passei.

Cuba - Vila muito simpática, as pessoas recebem muito bem. Estava a decorrer uma Festa do Magusto, com várias actividades e concertos. Para comer aconselho o restaurante "Adega da Lua".

Ferreira do Alentejo - Também muito simpática, não tem muito para ver mas respira-se bem o "ar alentejano" e tem um jardim público muito jeitoso. Para comer recomendo "O Casarão" ou "O Baguinho".

Alvito - Merece a visita, bons monumentos (Igreja Matriz e castelo, agora tornado Pousada mas visitável) e para quem goste do estilo Manuelino, muitas portas e janelas para fotografar :wink: . Para comer "O Buraco da Zorra".

Vila Nova da Baronia - Com pouco ou nada para ver, tem um local de estacionamento optimo mesmo por detrás do centro cultural. De um lado do centro cultural tem um jardim bem simpático com belas fontes e do outro lado uma estação da CP á antiga ainda activa, lindissima.

Viana do Altentejo - Vila muito simpática com um castelo com Igreja Matriz no seu interior, vale bem a visita, a Igreja está muito bem recuperada.
A 2km de Viana existe o Santuário de Nossa Senhora D´Aires, com dimensões imponentes. Aconselho uma visita atenta ao interior do Santuário. Ao lado do altar lindissimo está uma porta, que passando a mesma damos em duas salas forradas de pedidos e promessas feitas, a maioria com fotos. Muitas fotos remontam aos tempos da Guerra do Ultramar.
Para comer recomendo a churrasqueira "As Escadinhas".

Évoramonte - Terra pequena e simpática. O castelo e o centro histórico amuralhado vale uma manha inteira para apreciar as paisagens deslumbrantes. Atenção que estacionar AC convem ser no parque assinalado antes da entrada do castelo.

Estremoz - Já com um ar mais cosmopolita, Estremoz tem algumas coisas que merecem a visita. Museu do Bombeiro ou a Torre (que agora é pertença de uma Pousada") valem o tempo, bem como o centro histórico e as paisagens que são fenomenais, vendo-se as lindas vinhas a serem tratadas lá em baixo. Para comer recomendo "Adega do Isaias" e "A Cadeia".

Em termos de pernoita fiquei 1º no parque de campismo Markádia, que é de um sossego e se um silencio dificeis de encontrar. Ao fim de 2 noites já me "sentia outro". Em Évora, fiquei no parque de campismo da Orbitur, pequeno e simpático como sempre mas um pouco barulhento devido á nacional que passa ao lado. No entanto, nada que incomode.

Em termos de restauranção, sem duvida que o melhor restaurante foi "Adega do Isaias". Comida regional optima, doses fartas num ambiente bem tipico em que ficamos sentados "de lado" devido á inclinação do piso. Ou seria devido ao jarro? :oops: :oops: :oops:

Se alguem quiser fotos poderei mandar para email.

Pró ano há mais 8)
Boas viagens e fiquem bem.
WWW.WOOPHY.COM - Member » Jorge Ribas
Pluma Vermelhinho

Registado: quarta nov 15, 2006 9:02 pm

Mensagempor Paulo » segunda nov 19, 2007 11:05 pm

Boa noite,

Amigo Pluma, realmente além de turista militante também não te escapa uma boa refeição :D .

Confirmo plenamente a "Tasca do Isaías" em Estremoz e "O Casarão" em Ferreira do Alentejo.

Em Cuba existia o restaurante o"O Lucas", onde (imagine-se!) se podiam comer as melhores gambas grelhadas, num raio de muitas centenas de Km. Além deste prato, as febras grelhadas e a cabeça de borrego assada, eram os pratos mais emblemáticos.

Abraço,
Paulo
Moderador

Registado: terça Oct 18, 2005 11:59 pm

Mensagempor Nuno Pires » segunda nov 19, 2007 11:05 pm

Companheiro Pluma Weekend,
Belo passeio, espero que tudo tenha corrido pelo melhor, por brincadeira e um aparte ir a Évora e não despender tempo para ir a terra da minha mulher Monsaraz :cry: (espero que já tenha lá ido) é quase como vir a Belas e não comer um fofo. :D
Brincadeira a parte o Alentejo quando menos se espera tem agradáveis surpresas, peca pelo pouco investimento para quem anda nestas andanças, quer em parques quer em aéreas bem sei que está a ser feito um esforço para melhorar as condições e cabe a nos apoiarmos todas a iniciativas.

Bom regresso e já agora por ai não está a trovejar, bolas mais um.

Imagem

Boa viajem e vão devagar para chegar mais cedo.

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Registado: segunda set 10, 2007 11:36 am

mais alentejo

Mensagempor decarvalho » segunda nov 19, 2007 11:38 pm

Vivam

aproveitando a dica do Paulo sobre o ISAIAS de Estremoz, fui la confirmar uma minha opiniao antiga e favoravel... em sabado que estava reservado para a Natura, que desnaturada que abriu caminho a 24h no Alentejo
aqui fica mais um relato...com fotos
http://camping-caravanismo-e-autocarava ... go-do.html
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Mensagempor Pluma Vermelhinho » terça nov 20, 2007 11:40 am

Companheiro Nuno Pires, efectivamente já fui a Monsaraz e foi este ano, poderá ler o relato que está no Portal acerca das minhas férias de Setembro 8)
Pluma Vermelhinho

Mensagempor Nuno Pires » terça dez 25, 2007 9:41 pm

Fotos fresquinhas de Reguengos de Monsaraz com a bela da fogueira e o já tradicional presépio com figuras em tamanho real, a qualidade das fotos são beras, é o que faz fazer do telemóvel maquina fotográfica, cronometro, lanterna, despertador e até faz chamadas é uma loucura.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

http://nunopire.hi5.com

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos e reconhecer que vale a pena viver.Pedras no caminho????Guardo todas, um dia vou construir um castelo...
Nuno Pires

Mensagempor Pluma Vermelhinho » terça dez 25, 2007 9:54 pm

"Ó tempo, volta pra trás,
Leva-me de volta a Monsaraz"

Muito obrigado pelas fotos que o pobre Nokia 5200 com máquina fotográfica, cronometro, lanterna, despertador, gps, saca-rolhas, alicate, abre-latas, corta-unhas e afins nos trouxe, fazem voltar á memória a belissima terra de Monsaraz 8)
Pluma Vermelhinho

Mensagempor Pluma Vermelhinho » quarta abr 09, 2008 11:57 am

Ora aproveito este tópico para pedir uma opinião aos caros companheiros. No fds grande de 1 de Maio vou a uma prova de BTT em Portalegre e aproveito pra passear (claro...). Na quinta feira, dia 1 de Maio, vou visitar Elvas e dormir na AS da Terrugem e só na Sexta vou para Portalegre, pois no sábado tenho a dita prova. No trajecto para Portalegre quero parar para almoçar e visitar Arronches ou Monforte. Qual dos 2 me aconselham? Visitar os 2 está fora de questão, gosto de ver tudo com muita calma :lol:

PS: Se houver um restaurante muito bom que os companheiros conheçam numa das terras, devo avisar que pesa muito na minha decisão :lol:
Pluma Vermelhinho

Mensagempor jgomes » sexta abr 18, 2008 11:55 am

Companheiro Pluma Vermelhinho
Fazendo suas as minhas palavras, aproveito este tópico para lhe dizer que uma vez que viaja sózinho, vai dar uma volta pelo Alentejo, destino Portalegre, deixo-lhe uma pergunta: Quer companhia de mais 1 AC?
Não tenho outra maneira de o contactar, por isso deixo-lhe o meu contacto jmmagomes@hotmail.com
Um abraço e boas viagens.
JGomes - Ramada - Odivelas
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor jgomes » sexta abr 18, 2008 1:34 pm

Companheiro Pluma Vermelhinho
Segundo informações colhidas junto de um alentejano, recomenda no caminho de Elvas para Arronches, na localidade Povo de S. Vicente o restaurante" O Pompilio", prato tipico LACÂO (perna de porco assada no forno com batata assada). Uma delícia. Em Monforte, segundo conselho do mesmo o ideal é não abancar num restaurante, apesar de haver vários, percorrer a vila e as sua ruelas, entrar nas tasquinhas tipicas da mesma e provar os diversos petiscos que por ali abundam.
Em Arronches existe a fábrica dos tipicos capotes alentejanos, a igreja matriz, etc..
Votos de boa viagem
JGomes
jgomes

Registado: terça mai 22, 2007 10:37 am

Mensagempor abolotinha » terça abr 29, 2008 4:15 pm

Caro amigo ja que vem para o Btt, pode vir a Estremoz e visitar a FIAPE( feira internacional de agropecuaria de Estremoz)lá encontra boas tasquinhas e docaria Tradicional, muito artesanato e bons espectaculos e em Estremoz pode sempre visitar a adega do Isaias, o restaurante Zona Verde e o conhecido restaurante João do cantinho...e muitos Betetistas que nas vesperas da PTG tb pernoitam por aqui. Jà agora pode visitar o blog dos meus "Homens" que este ano não vão participar em Portalegre!!!

www.gambutasteam.blogspot.com
abolotinha

Registado: sexta abr 25, 2008 9:05 pm

Mensagempor Pluma Vermelhinho » terça abr 29, 2008 11:22 pm

Muito obrigado pela dica e confirmo que a Adega do Isaias é qualquer coisa :wink:
Pluma Vermelhinho

Mensagempor Pluma Vermelhinho » terça mai 06, 2008 9:47 am

Cá estou eu de volta, depois de um fim-de-semana revigorante por terras alentejanas (mais uma vez...). Aqui fica um resumo:

Dia 1/Quinta: Parti em direcção a Elvas. Como sai de casa mais tarde do que planeado, acabei por sair da AE para a Terrugem e almocei no parque junto á AS para ACs, local e vila muito agradáveis. Depois de almoço fui visitar Elvas, localidade que merece a visita embora com muita pena minha o castelo estava fechado, talvez por ser feriado :shock:
Saí para jantar num restaurante chamado Taberna do Adro, em Vila Fernando. O restaurante é muito tipico e os petiscos excelentes. É muito pequeno, convem reservar ou chegar cedo. Pernoitei em Vila Fernando, é muito sossegado.

Dia 2/Sexta: Depois de uma volta matinal por Vila Fernando, fui almoçar a S. Vicente. Há quem chame Povo de S. Vicente e no meu GPS tenho S. Vicente e Ventosa :shock: De qualquer das maneiras, almocei num restaurante chamado Pompilio, de comer e chorar por mais. Da parte da tarde passei por Arronches, onde a Igreja Matriz e o Museu (a) Brincar valem a visita. Este museu mostra os brinquedos do antigamente, é uma delicia para adultos e uma oportunidade de mostrar aos mais pequenos que se podem entreter sem PlayStaytions :lol: Depois fui para Portalegre, onde pernoitei num local que a organização de uma Maratona BTT onde participei tinha reservado para caravanas.

Dia 3/Sábado: Fiz a prova (dura até mais não...) e depois do almoço (já bem tarde...) fui para a Vila do Crato. A estrada entre Portalegre e esta vila é lindissima, pra se fazer com muita calma. Na Vila do Crato, pernoitei junto ao jardim, muito agradável e sossegado. De notar que depois de estacionar dirigi-me á GNR e perguntei se haveria problema em ali ficar até ao dia seguinte, ao que o Guarda me respondeu muito amavelmente que poderia ficar e que se precisa-se de alguma coisa, era só pedir 8)

Dia 4/Domingo: A manha foi a ver a Vila do Crato. O Castelo tem umas obras que me parecem embargadas :( O centro histórico é engraçado e o museu municipal é quase obrigatório, com uma exposição permamente de história do conselho desde as primeiras ocupações pré-históricas até ao nossos dias, com muitos achados arqueológicos e também com uma exposição etnográfica 8)
Depois de almoço foi hora de regressar a casa, fui por Mação para tratar da Vermelhinha na AS que lá está (AS muito bem estruturada) e depois AE até casa.

Para a próxima há mais 8)

PS: Lamento não colocar algumas fotos mas o servidor está mais que lento :?
Pluma Vermelhinho

Mensagempor Nuno Pires » domingo jul 13, 2008 11:50 pm

Festival Monsaraz Museu Aberto
Já com 3 dias de atraso :oops: (as minhas desculpas) :oops: fica aqui a informação, espero que ainda vá a tempo para alguém ir.

http://www.cm-reguengos-monsaraz.pt/pt/ ... a++Bal.htm

http://nunopire.hi5.com

http://www.vivercamaroes.com/

Nuno Pires
Camarões/Sintra
Imagem
Nuno Pires

mini escapadela....

Mensagempor decarvalho » quarta nov 26, 2008 10:14 pm

Ora vivam
o culpado foi o Nuno Pires, e mais outros simpáticos "postadores" do forum...

sugestionado pelos bons posts, la fui a Alter, Castelo de Vide etc em 24h. Isto de ser semi reformado tem vantagens , mas tambem constrangimentos...

Ora bem: o alerta aqui fica- castelo de Vide tem um parque de estacionamento bom para autocaravanas- mas não é facil de noite sem vivalma no caminho, e sem coordenadas no GPS, la chegar.

O bom parque para AC é o III parque debaixo das muralhas. o I nao serve para autocaravanas só para automoveis...(subida demasiado ingreme) o II tambem não, com grande desnivel so para veiculos pesados, mas o III que em letras pequeninas diz RECOMENDED (?) é que é bom para as AC.

Quem escreve ao Presidente da CM a felicita-lo por tal espaço, mas a sugerir que rapidamente invente um pictograma de uma AC? Ha sinais de PROIBIÇÂO que se agradecem...no I e II parque, mas ha sinais de Ac, ilegais, de autorizaçao e encaminhamento, que se agradecem também!

Sobre o relato da viagem, quem se interesse pode ler mais em:
http://camping-caravanismo-e-autocarava ... lo-de.html
semovente...
em:
http://www.camping-caravanismo-e-autoca ... ogspot.com
e na tertulia facebook 1 AC e 1 CAFE
copie e cole o link no seu browser.
http://www.facebook.com/groups/21501485 ... ?ref=notif¬if_t=group_activity
decarvalho

Registado: terça jul 11, 2006 2:45 pm
Localização: itinerante: entre Alenquer, São João do Estoril e Pedrógão do Alentejo

Próximo

Voltar para Outros Encontros e Passeios

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes