Conselhos e regras para visitar o Parque Nacional da Peneda-

Itinerários-partilha e auxilio, companheiros de viagem, etc.

Conselhos e regras para visitar o Parque Nacional da Peneda-

Mensagempor time_out » segunda mai 10, 2021 9:04 am

Conselhos e regras para visitar o Parque Nacional da Peneda-Gerês

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) tem muitas riquezas naturais e culturais a conservar. Não deixar lixo e não importunar os animais são normas do senso comum, a que se juntam outras dirigidas, por exemplo, a campistas e caminhantes. Há ainda recomendações aplicáveis a todos.

Primeiro, um conselho: contactar as Portas do PNPG antes de iniciar a visita, para obter informações e contactos de empresas de animação turística licenciadas. Isto porque as atividades desportivas ou recreativas na área protegida devem respeitar o Plano de Ordenamento do Parque, e algumas exigem mesmo autorização prévia.

#1 – Não colher plantas, líquenes, cogumelos, frutos, amostras de rochas e minerais, nem perturbar os animais. Evitar ruídos. Privilegiar as deslocações a pé ou de bicicleta, dentro do PNPG.

#2 – Andar somente por trilhos e caminhos existentes. Respeitar a sinalização e as normas de acesso às diversas zonas do Parque, bem como a propriedade privada, o modo de vida e o trabalho dos residentes.

#3 – Campistas e caravanistas só podem ficar em locais autorizados, sendo que em cada município abrangido por esta área protegida existe pelo menos um parque de campismo devidamente licenciado. Antes de ir para a estrada, importa saber onde há parques com pernoita autorizada e Áreas de Serviço de Autocaravanas (ASA) para descartar águas sujas, abastecer o depósito de água e obter eletricidade. Essas informações podem ser solicitadas nas Portas do PNPG. Recomenda-se reserva prévia, sobretudo no verão.

#4 – Cingir os piqueniques às zonas de merendas, não fazer fogo (fogareiros só são permitidos em certos locais e épocas) nem fumar em zonas florestais.

#5 – Não deixar lixo no Parque. Transportá-lo até um ponto de recolha.

#6 – Manter os animais de companhia presos por trela.

#7 – Ter cautela ao fazer atividades na Natureza. Evitar ir sozinho para a montanha, e avisar conhecidos ou entidades locais se o fizer. Consultar as previsões meteorológicas e não avançar com chuva, trovoada, nevoeiro ou neve. Usar calçado e roupa adequados. Em caso de acidente, contactar o 112 e, se o telefonema não for possível, pôr a vítima em segurança, a salvo do frio ou do sol, e buscar ajuda.

#8 – Perante uma mordedura de víbora, raramente fatal, manter a calma, imobilizar o membro, limpar a parte mordida e ir ao hospital, ou contactar o Centro de Informação Antivenenos (808250143).

Desportos de montanha

Escalada, canyoning, passeios a cavalo, caminhadas em trilhos interpretativos e desportos náuticos são algumas das atividades proporcionadas por empresas de animação turística.

in Evasões
https://www.evasoes.pt/o-que-fazer/conselhos-e-regras-para-visitar-o-parque-nacional-da-peneda-geres/1014096/
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Voltar para Viagens

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 11 visitantes