Subsituicao Frigo tri-valente, FEITO!! DYI na pag. 2

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Subsituicao Frigo tri-valente, FEITO!! DYI na pag. 2

Mensagempor becosemsaida » quarta jul 19, 2023 12:36 pm

Bom dia,

Antes demais ja li alguns topicos sobre o assunto mas fiquei basicamente na mesma,

Na minha autocaravana tenho um figorifico tri-valente (12V, 230V e gaz) que deu o berro, nao funciona a gaz e ja nao da "aquele rendimento para a jola". Preciso de subsutituir por um "normal" a 230V. Visto que os precos andam acima do meu orcamento para subsituicao direta preciso de algo mais em conta. Tenho lido bastante e vejo que muita gente mete um "de casa" com paineis e baterias piores que eu. Tenho 300W de paineis solares, inversor de 3000W e uma bateria AGM de 250A, MPPT e tudo com cabos sobre dimensionados e protegido por fusiveis. Agora para teste aproveitei um frigorifico pequeno de bebidas, compressor, e liguei ao inversor (0,56A de consumo) tudo arranca sem problemas e o consumo em 18H ate nao esta mau (todo dia no MAX) o problema e que quando fui baixar o termostato e quando desligou o frigorifico o inversor desligou, porque? Apos reset ao inversor o "arranque" quase nem se nota mas voltando a temperatura e ao desligar por termostato volta a desligar o inversor. Sei que o consumo no arranque pode ser ate 5X mais e ele aguenta isso bem mas ao desligar nao deveria haver consumo para que dispara o inversor!! Algum "guru" que me pode explicar o porque?? Se vou adquirir um frigorifico novo para por na autocaravana nao posso estar sentado ao pe do inversor para fazer reset todo o dia. Pelo que vejo ha tambem quem utiliza frigorifico de 12V e 230V, vantagens? Tenho a possibilidade de comprar um estatico, qual sera o melhor em questao de consumos? Sei que "perco" com o inversor ligado 24/7 pelo menos 1-2% do rendimento mas essa perda sera somente quando ja nao ha sol e consigo viver com isso.

Obrigado pela vossa ajuda

Beco
Editado pela última vez por becosemsaida em quarta Oct 04, 2023 10:43 pm, num total de 1 vez.
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Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor Kimzé » sábado jul 22, 2023 4:54 pm

Boa tarde companheiro Becosemsaida.

Não sou nenhum "GURU", mas vou tentar comentar os motivos pelo qual pode o inversor de corrente desligar (mas consoante o que descreveu, é muito estranho).

- Quando o pico de partida, (como diz e  muito bem, pode chegar a 5x e às vezes, até mais, vai depender dos aparelhos) é superior ao que o inversor aguenta, pode apitar (se tiver aviso sonoro) e desligar, ou só desligar.

- Quando a potência nominal (constante) do aparelho que está a ser usado, é superior à que o inversor aguenta (atenção, que não é a potência que está marcado na carcaça do aparelho e sim a potência real que ele suporta, 99% indicam por exemplo "1500W e pico 3000W", mas ao chegar aos 900W ele desliga), uma coisa é a publicidade, outra coisa é na prática.

- Quando, não por falta de potência do inversor, mas por falta de corrente ou tensão da bateria ( bateria fraca, bateria com carga mas vai logo abaixo, porque já não consegue segurar essa mesma carga, cabos finos ou compridos demais, que não consegue transitar a corrente necessária). 

- Quando entram em aquecimento excessivo (nesses casos com ventilação forçada resolve-se o problema).

- Quando, mas menos comum, o inversor é de onda modificada (quadrada), e o aparelho que vai ligar necessita de onda pura (senoidal), geralmente neste caso é o próprio aparelho que se queixa e não o inversor.

- Quando os cabos que vão da bateria ao inversor tenham as suas conexões com folgas, bem como as conexões dos fusíveis.

Estes são os sintomas em que desligam os inversores em pleno funcionamento.

Tente verificar com calma cada um deles, principalmente o último que referi.
Depois de verificar esses itens, pode experimentar outro aparelho com as mesmas características de consumo e arranque, para ver o seu comportamento.

Em relação aos frigoríficos, o que posso dizer é, que eu colocaria um de 12v a compressor, consumo bem razoável e a fazer frio 5 estrelas, já existem alguns fora das duas marcas de referência, com preço bem mais em conta.

Já agora, de quantos watts é esse seu frigorífico e qual foi o consumo que teve nessas 18h que refere?

Pode sempre usar um a 220v alimentado pelo inversor, vai ter como disse é o consumo do mesmo ( um inversor que aguente 1500W nominal, tem um consumo em vazio entre 0,8Ah e 1,5Ah, também é bem suportável), esta é só a minha opinião.

Companheiro Becosemsaida, espero ter ajudado.

Um abraço. 

Kimzé.
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Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor becosemsaida » domingo set 10, 2023 6:41 pm

Boas,

Obrigado Kimze pela preciosa ajuda, ajudou-me bastante numa escolha ja por si dificl de fazer.

Tivemos a comprarar precos, utilidades e outras formas de ter um frigorifico na autocaravana e acabamos por escolher um frigo de compressor a 12V. O preco......... bem a nivel nacional e para esquecer, ainda nao basta o governo meter a mao no bolso mas quem vende artigos para autocaravanas deve ter aprendido com eles. Para que fiquem com uma ideia: MENOS de 900€ nao consegui encontrar (80X50X50cm). Acabei por mandar vir "de fora" por um preco muito mais engracado com garantia 3+1 anos e mesmo se tiver de o mandar de volta fica-me mais barato do que comprar em PT. Atendimento 5* tanto por e-mail como por telemovel, ao contrario de uns xico espertos que contactei que me tratavam como se tivesse roubado algo e mesmo as respostas sao do tipo "queres queres senao queres nao chateia". Infelizmente cada vez mais gasto o meu dinheiro fora de PT e ate a data nao me arrependo nadinha. Tanto o autocaravanismo como todo o suporte, vendas e assistencia em PT e tratado como lixo enquanto sao mais valorizados alem fronteiras. Nao e tudo mal, tenho boa experiencia (e a unica) com uma casa em Leiria mas alem de nao terem para entrega o que queria e nem previsao tive de ir a procura de outra coisa.

Agora resta-me esperar (tenho tracking) que venha, desmontar o velho e montar o novo. Cabelagem ira ser toda nova ate a bateria e devidamente protegida. Feito as contas com uma bateria de 250A e dois paineis de 350W nao devo ter grandes problemas em gastar 4A/hora :roll: :roll: .

Se alguem precisar de um frigorifico tri-valente Dometic RM4401 que tem luas a trabalhar a gas (funciona bem a 220V e nunca usei a 12V) basta mandar um pm, ira para venda apos instalacao do novo devidamente identificado com a avaria.

Beco
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Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor Kimzé » domingo set 10, 2023 9:00 pm

Boa noite companheiro Becosemsaida.

Infelizmente tudo que diz é a pura verdade, mas é o que temos.

Ainda bem que optou pelo frigorífico a compressor de 12v, vai ver que não se arrepende.

Esse consumo de 4Ah, é o consumo de um  mero computador portátil, a carregar, não se preocupe.

Em relação à bateria de 250Ah, é o suficiente para aguentar a noite, mas tem que estar 100% carregada ao pôr do sol.
Assim sendo, com esse consumo durante a noite, não vai gastar mais de 10% de carga, vai-lhe durar bastantes anos.
O objectivo, é ter o cuidado de por descuido, não deixar baixar dos 12v Ex: quando está em garagem uns meses sem uso, senão lá se vai a bateria em bem menos tempo.

Em relação aos painéis, se são dois de 350W (total 700W), não vai precisar mais de energia exterior (bem vindo ao clube).

Veja bem como vai fazer a ligação dos mesmos, para poder aproveitar o máximo deles.

Ainda bem que o ajudei de alguma forma.

Abraço.

Kimzé.
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Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor Luismbmp » domingo set 10, 2023 9:40 pm

Olá boa noite, eu também estou tentado e adquirir um frigorifico a compressor 12v, mas estou um pouco limitado na energia, apenas tenho uma bateria de descarga lenta de 100Ah, que na verdade são apenas 50Ah, pois quando a bateria baixa dos 50% de carga começo a ter menos de 12.30v. Não tenho painel solar, carrego a bateria da celula quando estou em viagem ou quando estou a 220v. No inverno penso que não terei problemas, porque o compressor do frigorifico vai ligar menos vezes que no verão, mas no verão com temperaturas acima de 35º, o frigorifico para manter a temperatura deve ligar muitas mais vezes.O frigorifivo é pequeno, tem 85L de capacidade, gasta 4A/h.
Estou tentado em adquirir também uma bateria de litio de 100Ah, o fabricante garante uma eficacia de 93% com voltagem a 12.8v, ou seja se tiver com a bateria a 10% de capacidade, irei ter 12.8v, e isso teria uma capacidade de estar uns 3 dias (no verão) parado sem carregar a bateria com o frigorifico a trabalhar nos 6-7º. No entanto não tenho 100% a certeza se as contas que fiz estão corretas.

A nivel de ventilação de um frigorifico a compressor, vai necessitar de ventilação pelas grelhas da celula certo? O compressor irá gerar muito calor ou nem por isso?
Obrigado.
Cmps.
Luismbmp
 
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Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor José Duarte » segunda set 11, 2023 9:44 am

Bom dia
Tenho instalado frigorífico pequeno de compressor, duas baterias AGM de 100Ah e 310W de painéis e a coisa tem funcionado bem.
Até agora, satisfeito em ter trocado o meu trivalente avariado.
Saudações
José Duarte
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Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor becosemsaida » segunda set 11, 2023 11:59 am

Luismbmp Escreveu:Olá boa noite, eu também estou tentado e adquirir um frigorifico a compressor 12v, mas estou um pouco limitado na energia, apenas tenho uma bateria de descarga lenta de 100Ah, que na verdade são apenas 50Ah, pois quando a bateria baixa dos 50% de carga começo a ter menos de 12.30v. Não tenho painel solar, carrego a bateria da celula quando estou em viagem ou quando estou a 220v. No inverno penso que não terei problemas, porque o compressor do frigorifico vai ligar menos vezes que no verão, mas no verão com temperaturas acima de 35º, o frigorifico para manter a temperatura deve ligar muitas mais vezes.O frigorifivo é pequeno, tem 85L de capacidade, gasta 4A/h.
Estou tentado em adquirir também uma bateria de litio de 100Ah, o fabricante garante uma eficacia de 93% com voltagem a 12.8v, ou seja se tiver com a bateria a 10% de capacidade, irei ter 12.8v, e isso teria uma capacidade de estar uns 3 dias (no verão) parado sem carregar a bateria com o frigorifico a trabalhar nos 6-7º. No entanto não tenho 100% a certeza se as contas que fiz estão corretas.

A nivel de ventilação de um frigorifico a compressor, vai necessitar de ventilação pelas grelhas da celula certo? O compressor irá gerar muito calor ou nem por isso?
Obrigado.
Cmps.


Boas,
Entendo as tuas duvidas, tambem os tive/tenho mas comecei a pensar somente no sistema. Se em casa temos uma mini grelha para o frigorifico de casa e aguenta na AC deve funcionar igual. Alem disso ja tinha instalado as ventoinhas da praxe para ver se o trivalente se aguentava e esses planeio deixar la ligados. Tem termostato proprio e so tenho de ver onde "agarrar" no sistema. As grelhas vou deixar ficar, afinal quanto mais respira melhor e o calor tem de sair para algum lado de preferencia para fora da AC. Blablabla whiskas saquetas e deixamos de rodeios, numa AC em pleno verao mesmo com os tetos abertos as temperaturas podem atingir acima de 50ºC e essa sera o meu unico receio que o frigorifico "nao se aguenta a bronca" embora tem as specs para clima sub-tropical ja se sabe que nem tudo e um mar de rosas. Em ultimo caso e visto que ainda fico com 2cm de folga nas laterais e 4-5cm no topo acrescento isolamento como ja tenho visto nas pesquisas que fiz ( e foram muitas).

Ando a ponderar uma bateria de litio mas os precos sao proibitivos, alem da minha AC ser "senior" tinha de alterar algumas coisas porque nao esta preparado para litio. Tenho uma bateria para habitaculo de 250A de descarga lenta, ja o vi abaixo dos 12.2V mas nao me preocupo muito. Sao raras a ocasioes que estou ligado a 230V e ate a data nao tive grande problemas com energia. O que me "come mais" e o inversor para o cafezinho (e era para ser para o frigo mas desisti) porque de resto, nao conto com o arcondicionado, tenho tudo a 12V.

Assim que chegar, instalado e testado dou um feedback.

Beco
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Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor becosemsaida » segunda set 11, 2023 12:11 pm

Kimzé Escreveu:Boa noite companheiro Becosemsaida.

Infelizmente tudo que diz é a pura verdade, mas é o que temos.

Ainda bem que optou pelo frigorífico a compressor de 12v, vai ver que não se arrepende.

Esse consumo de 4Ah, é o consumo de um  mero computador portátil, a carregar, não se preocupe.

Em relação à bateria de 250Ah, é o suficiente para aguentar a noite, mas tem que estar 100% carregada ao pôr do sol.
Assim sendo, com esse consumo durante a noite, não vai gastar mais de 10% de carga, vai-lhe durar bastantes anos.
O objectivo, é ter o cuidado de por descuido, não deixar baixar dos 12v Ex: quando está em garagem uns meses sem uso, senão lá se vai a bateria em bem menos tempo.

Em relação aos painéis, se são dois de 350W (total 700W), não vai precisar mais de energia exterior (bem vindo ao clube).

Veja bem como vai fazer a ligação dos mesmos, para poder aproveitar o máximo deles.

Ainda bem que o ajudei de alguma forma.

Abraço.

Kimzé.


Obrigado,

Quanto as ligacoes: estou a menos de dois metros da bateria (Hymer B644) mas mesmo assim vou meter cabos de 10mm2, um disjuntor de corte/protecao e o que me ira dar mais trabalho e "arrumar" tudo para que nao se fica a ver nada. Na altura da instalacao dos paineis tive um trabalho do c..... para arrumar tudo e ja estou a ver que tenho de perder mais tempo na estetica do que na instalacao. Pelo esquema que tenho disponivel tenho 12V permanente e outro do D+, o permanente (que tem fusivel no EBL) fica para as ventoinhas, o D+ e anulado juntamento com o 230V. O tubo do gas e tamponado, seguranca primeiro, mas vou deixar tudo "no sitio" nunca se sabe se ira ser preciso de novo no futuro por mim ou alguem. Ainda estou a ponderar meter uma caixa de fusiveis "inteiro" a saida da bateria do habitaculo e em vez de monitorizar a bateria atraves do carregador dos paineis meter um a saida da bateria. O projeto esta em andamento, e tudo coisas pequenas mas que irao melvar o seu tempo. Como sou pessoa que gosta das coisas "como deve ser".........

Beco
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Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor Kimzé » segunda set 11, 2023 12:13 pm

Boa tarde companheiro Luismbmp.

Não sei bem o que lhe dizer, companheiro Luís.
No seu caso, penso que a melhor opção, se essa sua bateria de 100Ah ainda aguenta algum tempo, é investir na energia solar, hoje em dia não se justifica não a ter numa AC.

Esse frigorífico que se refere, que diz ter um consumo de 4Ah, fazendo as contas a pelo menos entre 12 e 16h de funcionamento por dia, pois ele desliga através de termostato quando atinge a temperatura pré definida, vai ter um consumo nunca menos de 50A/dia.

Você além deste consumo obrigatório, vai ter todos os outros normais de uma AC. Por isso infelizmente as suas contas não estão corretas, se mesmo que só tivesse mais 10A/dia (que duvido), seriam 60A/dia no total. Mesmo com bateria de lítio, só dava para um dia e meio ( atenção que as baterias de lítio realmente podem retirar os 90% da carga, mas se ler o manual, e em alguns não o dizem, vai diminuir o tempo de vida, não sou eu que digo, está escrito em alguns), a própria Tesla, diminui-o a autonomia dos seus carros, não por falta de capacidade das baterias, mas sim para prolongar a vida útil.

Não estou, nem quero assustá-lo, mas você resolve bem esse problema com o próprio exemplo do amigo José Duarte.

Em relação ao aquecimento, penso que não vai precisar de nenhuma ventilação forçada, basta os próprios respiradores de origem da AC.

Eu sei que vou ser criticado neste assunto, por isso não gosto de falar de baterias, mas se optar por lítio, o meu conselho é, muito cuidado com as baterias baratas, uma boa bateria de confiança de 100Ah, nunca custa menos de 1.000€, são baterias completamente electrónicas, de resto sobre este assunto não quero comentar mais nada. Não me leve a mal.

Mesmo optando por lítio, deverá sempre ter energia solar.

O que recomendo: colocar nunca menos de 400W de painel ou painéis solares, um bom controlador solar e para já não trocava de bateria, se essa ainda está em bom estado.

Se precisar de ajuda para esse sistema diga-me.
Isto é a minha modesta opinião, como costumo dizer, espere outros comentários.

Companheiro Luismbmp, espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Kimzé
Editado pela última vez por Kimzé em domingo Oct 01, 2023 5:07 pm, num total de 1 vez.
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Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor Kimzé » segunda set 11, 2023 4:43 pm

Boa tarde Companheiro Becosemsaida.

Faz bem em usar os fios (cabos) de 10mm2, para essas potências, não aconselhava menos.

Eu também tenho um voltímetro bem como um termómetro duplo à saída das baterias, antes ainda do corta corrente, fica mais visível e não dá erro de leitura.

É sempre aconselhável colocar um fusível/disjuntor com interruptor nessas ligações dos painéis à bateria, um de 30A antes do controlador e um de 60A depois, fica bem protegido (depois do controlador não use menos de 60A).

Não lhe perguntei, o seu controlador solar tem a certeza, que é MPPT real, é que vai fazer toda a diferença, é que muitos na carcaça diz que é MPPT mas não são.

Há sempre esse inconveniente, de ocultar as ligações, é o que dá mais trabalho e paciência.

Companheiro Becosemsaida, espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Kimzé
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Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor Luismbmp » segunda set 11, 2023 6:55 pm

Kimzé Escreveu:Boa tarde companheiro Luismbmp.

Não sei bem o que lhe dizer, companheiro Luís.
No seu caso, penso que a melhor opção, se essa sua bateria de 100Ah ainda aguenta algum tempo, é investir na energia solar, hoje em dia não se justifica não a ter numa AC.

Esse frigorífico que se refere, que diz ter um consumo de 4Ah, fazendo as contas a pelo menos entre 12 e 16h de funcionamento por dia, pois ele desliga através de termostato quando atinge a temperatura pré definida, vai ter um consumo nunca menos de 50A/dia.

Você além deste consumo obrigatório, vai ter todos os outros normais de uma AC. Por isso infelizmente as suas contas não estão corretas, se mesmo que só tivesse mais 10A/dia (que duvido), seriam 60A/dia no total. Mesmo com bateria de lítio, só dava para um dia e meio ( atenção que as baterias de lítio realmente podem retirar os 90% da carga, mas se ler o manual, e em alguns não o dizem, vai diminuir o tempo de vida, não sou eu que digo, está escrito em alguns), a própria Tesla, diminui-o a autonomia dos seus carros, não por fata de capacidade das baterias, mas sim para prolongar a vida útil.

Não estou, nem quero assustá-lo, mas você resolve bem esse problema com o próprio exemplo do amigo José Duarte.

Em relação ao aquecimento, penso que não vai precisar de nenhuma ventilação forçada, basta os próprios respiradores de origem da AC.

Eu sei que vou ser criticado neste assunto, por isso não gosto de falar de baterias, mas se optar por lítio, o meu conselho é, muito cuidado com as baterias baratas, uma boa bateria de confiança de 100Ah, nunca custa menos de 1.000€, são baterias completamente eletrónicas, de resto sobre este assunto não quero comentar mais nada. Não me leve a mal.

Mesmo optando por lítio, deverá sempre ter energia solar.

O que recomendo: colocar nunca menos de 400W de painel ou painéis solares, um bom controlador solar e para já não trocava de bateria, se essa ainda está em bom estado.

Se precisar de ajuda para esse sistema diga-me.
Isto é a minha modesta opinião, como costumo dizer, espere outros comentários.

Companheiro Luismbmp, espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Kimzé



Boa tarde, obrigado pelo seu comentário.
A bateria que tenho de 100Ah, foi comprada em fevereiro deste ano. Paineis solares, são uma grande vantagem, no entanto tenho pavor em furações no tecto. Podem não acreditar, todas as infiltrações que tenho visto em autocaravanas, são todas causadas por má manutenção das mesmas, todas elas com entrada de água na furação do tecto onde passam os fios do painel solar, e eu quero evitar isso a todo o custo, já tive 3 autocaravanas e 1 autovivenda, todas com painel solar, e todas dos respetivos antigos proprietarios sofreram infiltrações nessa zona dos fios a passarem no tecto da autocaravana, e por experiencia propria, podemos comprar o melhor cola e veda do mundo o melhor mastic sika proprio para claraboias e anti-infiltrações, basta dois verões ao calor, aquilo abre fixura, por isso buracos no tecto não.
A bateria de litio, vi no Aliexpress por 212€, 100Ah com mostrador digital de carga.
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Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor Kimzé » segunda set 11, 2023 8:46 pm

Boa noite companheiro Luismbmp.

Não precisa agradecer, mas obrigado.
Se essa bateria tem esse tempo, eu não trocava.

Em relação à de lítio que refere, não me leve a mal, mas eu pessoalmente,não usaria, é um risco muito grande, bem pior que infiltrações, mas lá estou eu a comentar um assunto que não gosto de interferir na decisão dos companheiros.

Para puder recarregar as de lítio, tem que se usar equipamento próprio e mesmo assim tem que ser de uma grande confiança. Sei que há pessoas que apenas trocam e pronto, eu pessoalmente se souber que o meu vizinho de parque está a fazer isso, não lhe digo nada, mas mudo de lugar.
Não é à toa que as instalações da VICTRON, numa AC para ter garantia , fica por 3.000€ mínimo, consoante a capacidade da bateria.

Em relação às infiltrações, devem ter sido mal feitas essas passagem dos fios. Não lhe vou garantir que não possa acontecer, mas se for bem feito, garanto que não há problema, mas gato escaldado tem medo de água fria.

Os painéis também são colados nada de parafusos.
Mas o companheiro é que sabe. Quanto a isso não quero interferir na sua decisão.

Cumprimentos.

Kimzé.
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Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor becosemsaida » terça set 12, 2023 10:26 am

"Boa tarde, obrigado pelo seu comentário.
A bateria que tenho de 100Ah, foi comprada em fevereiro deste ano. Paineis solares, são uma grande vantagem, no entanto tenho pavor em furações no tecto. Podem não acreditar, todas as infiltrações que tenho visto em autocaravanas, são todas causadas por má manutenção das mesmas, todas elas com entrada de água na furação do tecto onde passam os fios do painel solar, e eu quero evitar isso a todo o custo, já tive 3 autocaravanas e 1 autovivenda, todas com painel solar, e todas dos respetivos antigos proprietarios sofreram infiltrações nessa zona dos fios a passarem no tecto da autocaravana, e por experiencia propria, podemos comprar o melhor cola e veda do mundo o melhor mastic sika proprio para claraboias e anti-infiltrações, basta dois verões ao calor, aquilo abre fixura, por isso buracos no tecto não.
A bateria de litio, vi no Aliexpress por 212€, 100Ah com mostrador digital de carga."

Boas, vamos la ver se conseguimos tirar o "medo" a buracos na AC..........
Esta certo que qualquer buraco que faca/tenha numa AC e potencial sitio para infiltracoes, tetos, passa cabos, antenas esta tudo sujeito a infiltracoes e para isso e preciso duas coisas: uma carteira recheada para mandar fazer tudo de 2 em 2 anos ou perder a umas horas de trabalho e manter tudo. Vamos fazer? Ok, ir ao chinoca ou loja do € e comprar algo que supostamente cola nao vale a pena!!! Uma boa cola&veda custa € e aquilo gasta-se mas compensa. Tirar um teto e facil, so da trabalho, sao duas partes preso por parafusos normalmente e a limpeza/remocao do antigo e lixado. E quando se tem 3 tetos (como eu) demora algum tempo e sao sempre preciso 2 pessoas. Quanto ao resto, e igual so mais pequeno, a antena e de rosca mas so sai se tiver ja tudo limpo e nem sempre "quer desenroscar" os passa cabos/respiradores convem substituir mas sao baratos e aparafusados. A minha como tem arcondicionado nem sequer quero falar nisso, deve ser o pior que tenho para isolar. Para quem tem gosto na bricolage e um sabado com umas cervejas do frigo da AC e fica pronto, entre produtos e cola&veda nao gasta 100€ (ja com as cervejas incluidas). Quem mandar fazer, nao faco a minima quanto se gasta mas e um descanso SE o trabalho for bem feito.

Paineis solares.... ora ai e que ha muita divergencia uns colam outros aparafusam e ainda ha quem faz suporte acima da AC. Na minha primeira colei os paineis mas por noobismo esqueci-me de deixar espaco para respirarem. Isso foi ha mais de 10 anos e que eu saiba ainda la estao e nunca foram mexidas pelo dono que tem 2 maos esquerdas!!! Nesta AC quando instalei deixei espaco para dissipar o calor e voltei a colar ja la estao ha uns 5 anos talvez, e feita a inspecao todos os anos a fixacao, e ate a data gastei mais cola&veda nos tetos do que nos paineis!!! Infiltracoes ate a data ZERO, mas sou da mesma opiniao que furar um teto para por parafusos nao e a melhor! Ja bastam os "buracos" que sao postas pelo fabricante.

Ter uma AC ( e querer mante-lo) implica quase ter outra mulher: manutencao e a ordem do dia. Se nao e um teto que precisa de ser colado e um upgrade a algo. Mas eu vejo como um hobby e nao uma obrigacao. Ainda pior, a minha "dorme" na rua, felizmente 90% a sombra, e todos os anos e inspecionado os tetos, paineis e outros pontos que eu acho importante alem de limpeza profunda do exterior, lavagem e tectyl no chassis e mudanca de fluidos MESMO que nao faca os kms!!! Gosto de passear e nao andar preocupado se ira avariar isto ou aquilo e ver a AC em cima de um pronto socorro, pode acontecer mas minimizando essa possibilidade ja e uma ajuda. E antes que me esqueco a minha AC e de 1994, portanto acabou de sair da puberdade...... :lol: :lol: :lol: Ja tive para o vender e comprar algo mais "novo" mas a qualidade dos mais novos deixa tanto a desejar que vou ficar com este mais uns anitos......e isso e outra discussao que nao vou inserir aqui.

Vou estar atento as vossos comentarios, principalmente sobre o litio. Proximo projeto talvez :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

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Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor becosemsaida » terça set 12, 2023 10:51 am

Kimzé Escreveu:Boa tarde Companheiro Becosemsaida.

Faz bem em usar os fios (cabos) de 10mm2, para essas potências, não aconselhava menos.

Eu também tenho um voltímetro bem como um termómetro duplo à saída das baterias, antes ainda do corta corrente, fica mais visível e não dá erro de leitura.

É sempre aconselhável colocar um fusível/disjuntor com interruptor nessas ligações dos painéis à bateria, um de 30A antes do controlador e um de 60A depois, fica bem protegido (depois do controlador não use menos de 60A).

Não lhe perguntei, o seu controlador solar tem a certeza, que é MPPT real, é que vai fazer toda a diferença, é que muitos na carcaça diz que é MPPT mas não são.

Há sempre esse inconveniente, de ocultar as ligações, é o que dá mais trabalho e paciência.

Companheiro Becosemsaida, espero ter ajudado.

Cumprimentos.

Kimzé


Boas,

O meu controlador e MPPT "verdadeiro" e tem fusivel de entrada de 60A embutido, soldado na placa, nao tem de saida mas como tenho a entrada da bateria nao me preocupei muito com isso. Tive uma muito ma experiencia com um controlador PWM e nunca mais!!! Entre o famoso gato :) :) ..
Tenho um voltimetro a bateria de arranque e outra na bateria do habitaculo mas o painel da Hymer e fiavel (as agulhas nao falham) a divergencia e pouca. So nao monitoriza a entrada dos paineis, poderia ter feito a ligacao atraves da EBL mas pelo que tenho lido nao e(ra) aconselhavel devido a perdas, acabei por ligar diretamente a bateria do habitaculo. Pelo que tenho visto a minha Cyrix carrega as duas baterias seja por alternador, 230V (EBL) ou paineis. E ate a data nunca tive problemas, nem sequer substitui a bateria de arranque que vinha com ela!!!

O unico problema que tive ate a data foram os € gastos no sistema, e nao e dos melhores tenho plena consciencia disso, e mesmo tendo eu feito o trabalho todo e ter desconto no material ficou acima dos 1000€. Apos 3 meses de verao avariou a ventoinha do MPPT, queimou o fusivel de entrada (dai saber o que la esta) mas apos "upgrade" a ventilacao e substituicao do fusivel nunca mais tive problemas. Claro que sei que devido aos paineis estarem deitados ha perda de rendimento mas enquanto chego a noite com a bateria carregada e a viatura pega de manha esta tudo bem.. :lol: :lol: Nao dispenso do cafe da maneira nenhuma, e nao ha nada melhor do que olhar pela janela a ver o por do sol a beber um cafezinho.......... sem preocupacoes. :roll: :roll: isto e se nao tirar as cadeiras e a mesa para a rua, sujeito a ser presenteado!!!! A que ponto chegamos que para sentar numa cadeira na rua temos de ter cctv....... Enfim. Recuso-me ir para parques de campismo, nao pelo pagamento, adoro enconstar algures onde e sossegado e comprei a AC para estar independente. Claro que cumpro o " senso comum" quanto ao lixo, despejos e cassete mas hoje em dia sao tantos ja os sitios de despejo que e uma vergonha nao cumprir!!!

Beco
Hymer B644 com todos os luxos, nunca perdido mas sempre a descobrir..
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Re: Subsituicao Frigo tri-valente, para o que??

Mensagempor Kimzé » terça set 12, 2023 11:57 am

Boa tarde companheiro Becosemsaida.

O que interessa é as coisas funcionarem em pleno, respeitando os manuais e protegidas.

Respeitar as voltagens de saída dos painéis, principalmente se forem ligados em série, porque com painéis grandes de 24v, eles têm uma saída entre 34 e 50v, ligados em série, vai somar essa tensão(v) e pode ficar bem no limite da entrada do controlador solar e às vezes até passar.

Muitos controladores dizem ser de, Ex: 30A e 100v, mas no manual explica que para suportar os 100v de entrada, tem que ser em 24v nas baterias, se for em 12v que é o nosso caso, só aguenta 70 ou 80v de entrada.

Companheiro Beco, como digo a independência energética, já não é luxo e sim uma forma de viver.

Uns bons cafezitos ao pôr do sol

Cumprimentos.

Kimzé
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