Ajuda-painel solar-mppt-alarme-rádio android

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ajuda-painel solar-mppt-alarme-rádio android

Mensagempor prsduarte » domingo mai 30, 2021 4:31 pm

Olá a todos
Adquiri agora uma autocaravana usada e preciso de instalar algumas coisas para ficar como quero.
Peço a vossa ajuda dado ser a primeira autocaravana da familia (antes era sempre em tenda de campismo).

_Painel solar com regulador mppt
_Alarme,
_Rádio android com ecrã para funcionar também como Gps
_Câmera traseira
_Porta-biciletas de 3

Onde aconcelham a comprar os produtos acima, conhecem quem faça a instalação dos mesmos?
Do que já procurei vi na empresa Damiasolar kits, um deles: https://www.damiasolar.com/produtos/kit ... _da1952_95 (painel, regulador mppt...)
só que percebo pouco disto e gostava de saber se conhecem a marca...outra coisa que não tenho conhecimentos é qual a capacidade do painel em relação à amperagem de uma bateria ou 2 baterias?

também vi estes reguladores aconcelhados aqui no forum:
https://www.wattuneed.com/en/solar-char ... 16741.html
https://merkasol.com/epages/62387086.sf ... or165-0002 (não está disponivel?

Nos paineis solares vi que existem alguns de 300w ou 400w a 24v, podemos usar este tipo de paines? è que em comparação ao preço a um de 160w a 12v é pouca a diferença...se alguem conseguir explicar...só sei que nos de 24v temos de usar um mppt forçosamente. e qual a vossa opinião nos tipos de painel, Mono vs poli cristalino?

O alarme vi um da Gemini G-852 291€ + iva, vem com um sensor de porta, e os volumétricos, o que acham? Consigo melhor por este preço? A empresa faz a instalação 30€/hora

O autoradio vi uns por 140€, retrateis (manual) com painel de 7´´ tactil e android 10 com istalação de vários programas (sei que deve ser chinês mas penso que para mim dê) mas gostaria da vossa opinião.

Já agora se alguem aqui tiver experiência em instalações e faça um trabalho (profissional) e queira ganhar eu não me importo, só quero que as coisas fiquem bem instaladas para não ter problemas no futuro...
Aguardo as vossas opiniões
Cumprimentos a todos e obrigado por existirem porque é uma ajuda grande que dão. Sei que são muitas questões mas diz respeito a tudo o que quero acrescentar à autocaravana...e não quero fazer asneira nem arrepender-me porque é tudo material caro...
Paulo
Editado pela última vez por prsduarte em domingo mai 30, 2021 5:04 pm, num total de 2 vezes.
prsduarte
 
Mensagens: 15
Registado: quarta dez 07, 2016 2:49 am
Localização: Alcabideche

Re: Ajuda-painel solar-mppt-alarme-rádio android

Mensagempor prsduarte » domingo mai 30, 2021 4:34 pm

...Esqueci-me de perguntar quais as empresas em Portugal a instalarem Kits GPL numa autocaravana com acesso exterior e que inclua o sistema Duocontrol CS Truma (que segundo percebi, os aparelhos podem ir a funcionar a gás em andamento como por exemplo o aquecimento/frigorifico...)?

Onde posso mandar fazer uma ''revisão'' aos silicones do exterior, das claraboias, janelas, nas emendas dos painéis...? a caravana é de 2002 e mesmo estando a meu ver bem estimada não queria ter supresas...
prsduarte
 
Mensagens: 15
Registado: quarta dez 07, 2016 2:49 am
Localização: Alcabideche

Re: Ajuda-painel solar-mppt-alarme-rádio android

Mensagempor prsduarte » segunda mai 31, 2021 9:19 pm

Boa noite.
Não há ninguem que possa dar umas dicas?
Ja ando desanimado pela nova lei mas pensei que aqui iria ter ajuda para preparar a minha menina...
prsduarte
 
Mensagens: 15
Registado: quarta dez 07, 2016 2:49 am
Localização: Alcabideche

Re: Ajuda-painel solar-mppt-alarme-rádio android

Mensagempor Kimzé » segunda mai 31, 2021 9:47 pm

Boa noite, companheiro Paulo.
Você coloca muitas dúvidas de uma só vez, eu vou ajudá-lo na área que domino, que é a energia solar.
Começando pela parte que pergunta qual a capacidade do painel em relação à bateria.
--- As baterias assim como a descarga é a carga, devem rondar entre os 10% e máximo 20%, ou seja, um Ex: uma bateria de 100Ah, não se deve descarregar mais de 20% (20Ah) de uma única vez, isso quer dizer que não deve usar num inversor, um equipamento que retire mais de 20% no imediato.
Não deve, mas às vezes é preciso, estraga a bateria, de imediato não, mas com o tempo sim.

---A recarga é a mesma coisa, mas aí é que estraga a curto prazo se for recarregada com mais de 20%, o ideal é os 10%, no caso de bateria de 100Ah, 10Ah, tolerável até aos 20Ah.
Isto para responder,  qual a capacidade do painel em relação às baterias.

Não se deve usar painéis que excedam os 20% de capacidade das baterias, geralmente nós Autocaravanistas temos duas em paralelo, ou quem tem espaço uma das grandes. Ex: eu tenho duas de 105Ah, totalizando 210Ah, posso ter painéis para me darem 40Ah, para isso teria que ter mais de 600W em painéis.
Por isso não se preocupe com a capacidade dos painéis em relação às baterias.

Na minha opinião, deve ter pelo menos duas baterias de 100Ah ou uma de 200Ah, para fazer face ao consumo noturno. Como eu tenho vindo sempre a dizer, as baterias têm que estar 100% carregadas quando o sol se pôr, e saber gerir o consumo noturno, para quando for dormir e desligar quase tudo (porque há sempre consumo durante a madrugada, como frigorífico, alarme de gases, a própria centralina, aquecimento, etc), a ou as baterias estarem com uma tensão de no mínimo 12,2v (as minhas não descem dos 12,3v a 12,4V), "isto é o ideal".

----Outra questão, em relação aos reguladores que eu deixei os Links, dentro dos bons MPPTs, esse acaba por superar em qualidade/preço, eu ainda não precisei de adquirir esse nos meus equipamentos, mas nada melhor do que perguntar diretamente aos companheiros ( mesmo através de mensagem privada), que compraram e usam, como o companheiro Tignoo e Flávio Brunner.

----Em relação aos painéis maiores, pode sempre usar. Esses são de 24v, por isso você diz e muito bem, que tem que ser com controlador MPPT. O problema é sempre em relação à área do teto da AC, dois mais pequenos dá para intercalar com as claraboias.
Os grandes são sempre mais baratos.

----Em relação ao Kit que mencionou, de 340W, em relação ao preço, está ótimo e também em capacidade, a não ser que tenha bem mais consumo durante o dia e não fiquem carregadas as baterias a 100% ao pôr do sol. Mas caso isso vier a acontecer, dá sempre para aumentar a potência depois.
Só não sei qual é o controlador MPPT que eles mandam junto desse Kit, ás vezes faz toda a diferença, é tentar saber através do próprio Site.
Caso esteja interessado realmente nesse Kit, pode negociar com eles, não sei se é possível, pedir para não enviarem os suportes de plástico do painel, porque é pouca área segura para um painel muito grande, é melhor usar a cantoneira de alumínio que explico no TÓPICO -- PAINÉIS SOLARES E SUA EFICIÊNCIA NA PRÁTICA, sempre custa por volta de 40 a 50€ e poderia abater noutra coisa que pedisse, Ex: um inversor.

Companheiro Paulo, pergunto, tem espaço para um painel de 2m por 1m no tejadilho? que não fique junto a qualquer coisa que lhe faça sombra por muito tempo? Ex. Antena parabólica, clarabóia aberta, etc.

---Eu vou deixar uns links de empresas que vendem todo esse material que mencionou e lhe fazem essa montagem e manutenção, bem como o GPL, uma delas é perto de si. Mas espere outros comentários, porque essas eu só conheço por nome.

Nem sempre essas empresas gostam de montar os Kits solares quando não são vendidos por eles.
Caso adquira um kit desses e não o montem, diga-me que arranjo quem monte, na margem Sul. 

---Em relação à diferença dos painéis MONOCRISTALINOS e POLICRISTALINOS, também falo no tal TÓPICO dos Painéis Solares. Na teoria é uma coisa, na prática é outra, eu tenho um de cada, e não vejo diferença entre um e outro num dia de sol e nublado, as diferenças devem ser calculadas ao fim de muitos dias, porque num dia normal, não consigo me aperceber de diferença de geração, por isso aconselho o que tiver mais em conta na altura.
Os Monocristalinos tendem a ser mais caros, mas apanha-se promoções em que até ficam mais baratos.

https://autocamping.pt/kits-botijas-gas-autocaravanas/

https://autocamping.pt/

https://parracho.pt/oficina-parracho/

https://greencamp.pt/402-Kits

Qualquer dúvida diga.
Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda-painel solar-mppt-alarme-rádio android

Mensagempor prsduarte » quarta jun 02, 2021 4:42 pm

Kimze
Obrigado pela ajuda que me deu e obrigado pelo tempo despendido a falar comigo para me tirar várias dúvidas em relação aos painéis/energia solar e acessórios.
Assim é mais fácil para quem começa...
Já agora, e após tantas perguntas ainda faço mais uma, Qual o produto que usam para o exterior para Substituir os "silicones" velhos nos perfis verticais e horizontais das autocaravanas e em volta das clarabóia...?
É que já li que o sikaflex 11fc é bom mas para colar porque não fica exposto aoa raios uv, porque quando fica exposto racha...
prsduarte
 
Mensagens: 15
Registado: quarta dez 07, 2016 2:49 am
Localização: Alcabideche

Re: Ajuda-painel solar-mppt-alarme-rádio android

Mensagempor Kimzé » quarta jun 02, 2021 5:07 pm

Boa tarde companheiro Paulo.

Não precisa agradecer, mas obrigado à mesma.

Eu na minha ainda não precisei de usar nada disso, por ser mais nova, só para colagem do 2º painel solar e as ligações do meu alarme exterior.

Mas penso, pelo que tenho visto, é usado o mesmo material, Sikaflex 11FC ou 221, bem como de outras marcas que tenham as mesmas características.
Mas espere mais comentários, para ter a certeza.
Abraço.
Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda-painel solar-mppt-alarme-rádio android

Mensagempor prsduarte » sábado jun 05, 2021 2:47 pm

Vou aguardar mais opiniões...
Não vou precisar para já mas quero ter sempre um comigo para o caso de alguma entrada de água ou de alguma coisa se descolar...
prsduarte
 
Mensagens: 15
Registado: quarta dez 07, 2016 2:49 am
Localização: Alcabideche

Re: Ajuda-painel solar-mppt-alarme-rádio android

Mensagempor prsduarte » sexta set 10, 2021 8:32 pm

Como o prometido é devido e não é só vir aqui pedir ajuda e depois não dizer mais nada, junto algumas fotos do que fiz "sozinho".

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Ainda faltam algumas fotos que colocarei mais à frente.
Também coloquei o material que comprei e o preço.
Também coloquei 4 pneus novos na autocaravana e escolhi os Continental camper (tem mais lonas e tem indice de peso supeiror aos michelin)...estou muito contente com os mesmos.
Só falta instalar o radio e a câmara, quando tiver coloco fotos.
Se alguem souber como resolver o problema da peliculas/ logotipos/fachas das autocaravanas que estão "feias" pelo sol é favor de dizer...
Um abraço
prsduarte
 
Mensagens: 15
Registado: quarta dez 07, 2016 2:49 am
Localização: Alcabideche

Re: Ajuda-painel solar-mppt-alarme-rádio android

Mensagempor Kimzé » sábado set 11, 2021 9:01 am

Bom dia Companheiro Duarte.

Parabéns pelo seu trabalho, eu sei o que é o entusiasmo de fazermos nós próprios.

Espero ter ajudado com a minha opinião, nessa área solar, com esse sistema que conseguiu montar, só tenho uma coisa  para lhe dizer: " Bem vindo aos Autossuficientes em Energia".

Garanto que não vai precisar de ligar a tomada exterior nunca mais, mesmo com dias nublados, a não ser para dar uma pausa ao frigorífico.

Em relação às películas, penso que a única solução é mandar vir novas e colocar, tive com um companheiro que estava na mesma condição e foi o que fez, mas espere outros comentários, pois pode alguém ter uma solução diferente.

Um grande abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda-painel solar-mppt-alarme-rádio android

Mensagempor prsduarte » domingo set 12, 2021 11:51 pm

Kimze obrigado por tudo e por termos falado.
Ainda faltam uns ajustes e tenho umas dúvidas sobre a parte elétrica.
Uma delas é em relação às colocação de fusíveis.
A outra é em relação ao consumo de uma máquina de café de por exemplo 1200w...
Corrijam me se tiver errado:

1200w hora dá um consumo de 100amperes hora não contando com o consumo do próprio aparelho inverter.
100a /60 dá 1,6 amperes por minuto
Se tiver ligada 5 minutos gasta 8amperes. É assim que funciona?
A vossa opinião, um inverter de onda pura de 1500w com pico de 3000w dá para este tipo de coisas, máquina café ou microondas....?
Será que ainda existem essas películas na marca?
Serão muito caras ou será mais barato numa empresa de logos para carros?
prsduarte
 
Mensagens: 15
Registado: quarta dez 07, 2016 2:49 am
Localização: Alcabideche

Re: Ajuda-painel solar-mppt-alarme-rádio android

Mensagempor Kimzé » segunda set 13, 2021 12:48 pm

Bom dia Companheiro  Paulo Duarte.

Isto tem sido um pandemônio, afinal existem mesmo muitas dúvidas com a energia solar Off Grid, desde que deixei o meu e-mail numa resposta no fórum, tem me faltado tempo, estou a tentar não demorar em responder, mas os companheiros registados têm prioridade, mas respondo a todos. 

Respondendo às suas perguntas.
Essas contas estão bem feitas, mas uma máquina de café, pelo menos a minha Nespresso, 2 minutos é o suficiente para tirar 3 cafés e é de 1.100W, mas quando uso acusa no inversor 980W de consumo e é só quando tem a resistência ligada, porque quando pára e está só a bomba de água cai de imediato.

Eu como já disse anteriormente, não gosto muito de referir marcas e potências, porque há sempre opiniões diversas, mas respeito todas.

Eu tenho um inversor de 1500W  e 3000W de pico, de onda pura, que mandei vir da china, mas só escolhi a esse depois de ver muitos e muitos testes com esse modelo e cheguei a ver uma empresa Espanhola de energia solar, a vender esse mesmo modelo, mas com a marca deles, ou seja, fazem uma certificação do produto e colocam a marca deles, é mesmo assim e é legal, acontece também com o controlador solar que você adquiriu, a marca original é "SRNE", mas há à venda o mesmo com outras marcas. Mas isso se você quiser eu digo depois qual o que eu uso.  

Os inversores, tem que se ter atenção numa coisa, eles 99,9% nunca aguentam a potência que marcam, entram em proteção antes disso, Ex. O meu diz ser 1500W constante e 3000W de pico, mas nos testes que vi, ele após algum tempo a trabalhar a 1100W, ao aumentar para 1500W ele ao chegar em 1380W, entrava em proteção e desliga, não há problema nenhum, só não se deve ter um inversor, muito próximo em uso com equipamentos elétricos da potência constante de referência do inversor.

O meu eu fiz um teste e filmei, para um companheiro e amigo meu, em que liguei, um secador de cabelo de 1200W e um berbequim de 500W, ao mesmo tempo, chegou aos 1400W de consumo durante 2minutos, e não entrou em proteção.

Por isso eu na minha modesta opinião acho que, para o que você vai ligar chega um de 1500W e 3000W de pico, mas tente saber se é mesmo de onda pura e se aguenta em constante muito próximo do que diz ser, às vezes um pouco acima a diferença em € é pouca e trabalha mais aliviado.

Em relação ao fusíveis, coloque um disjuntor/fusível de 30a ou 40A  antes do controlador, que protege e dá para desligar quando for preciso, outro de 40A depois do controlador, porque como a ligação é diretamente à bateria e não passa pela centralina, quando não está em uso desliga-se, porque assim não vai haver consumo do controlador, uma vez que pode estar em garagem.
Depois entre a bateria e o inversor, um disjuntor/fusível de 120A, ou se não houver, ponha um de 150A.

Um à parte,  quando fizer a ligação do inversor, o mais perto possível da bateria, com fio de nunca menos de 16mm2.
Esse painel de 380W, penso que vem com fio de 4mm2, pode manter até ao controlador, mas depois do controlador é de 10mm2, que é o que você comprou.

Em relação às películas não lhe sei informar.

Um grande abraço.
Kimzé
Editado pela última vez por Kimzé em quarta Oct 06, 2021 1:26 pm, num total de 1 vez.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ajuda-painel solar-mppt-alarme-rádio android

Mensagempor prsduarte » quarta set 15, 2021 9:03 pm

Kimzé Escreveu:Bom dia Companheiro  Paulo Duarte.

Isto tem sido um pandemônio, afinal existem mesmo muitas dúvidas com a energia solar Off Grid, desde que deixei o meu e-mail numa resposta no fórum, tem me faltado tempo, estou a tentar não demorar em responder, mas os companheiros registados têm prioridade, mas respondo a todos. 

Respondendo às suas perguntas.
Essas contas estão bem feitas, mas uma máquina de café, pelo menos a minha Nespresso, 2 minutos é o suficiente para tirar 3 cafés e é de 1.100W, mas quando uso acusa no inversor 980W de consumo e é só quando tem a resistência ligada, porque quando pára e está só a bomba de água cai de imediato.

Eu como já disse anteriormente, não gosto muito de referir marcas e potências, porque há sempre opiniões diversas, mas respeito todas.

Eu tenho um inversor de 1500W  e 3000W de pico, de onda pura, que mandei vir da china, mas só escolhi a esse depois de ver muitos e muitos testes com esse modelo e cheguei a ver uma empresa Espanhola de energia solar, a vender esse mesmo modelo, mas com a marca deles, ou seja, fazem uma certificação do produto e colocam a marca deles, é mesmo assim e é legal, acontece também com o controlador solar que você adquiriu, a marca original é "SRNE", mas há à venda o mesmo com outras marcas. Mas isso se você quiser eu digo depois qual o que eu uso.  

Os inversores, tem que se ter atenção numa coisa, eles 99,9% nunca aguentam a potência que marcam, entram em proteção antes disso, Ex. O meu diz ser 1500W constante e 3000W de pico, mas nos testes que vi, ele após algum tempo a trabalhar a 1100W, au aumentar para 1500W ele ao chegar em 1380W, entrava em proteção e desliga, não há problema nenhum, só não se deve ter um inversor, muito próximo em uso com equipamentos elétricos da potência constante de referência do inversor.

O meu eu fiz um teste e filmei, para um companheiro e amigo meu, em que liguei, um secador de cabelo de 1200W e um berbequim de 500W, ao mesmo tempo, chegou aos 1400W de consumo durante 2minutos, e não entrou em proteção.

Por isso eu na minha modesta opinião acho que, para o que você vai ligar chega um de 1500W e 3000W de pico, mas tente saber se é mesmo de onda pura e se aguenta em constante muito próximo do que diz ser, às vezes um pouco acima a diferença em € é pouca e trabalha mais aliviado.

Em relação ao fusíveis, coloque um disjuntor/fusível de 30a ou 40A  antes do controlador, que protege e dá para desligar quando for preciso, outro de 40A depois do controlador, porque como a ligação é diretamente à bateria e não passa pela centralina, quando não está em uso desliga-se, porque assim não vai haver consumo do controlador, uma vez que pode estar em garagem.
Depois entre a bateria e o inversor, um disjuntor/fusível de 120A, ou se não houver, ponha um de 150A.

Um à parte,  quando fizer a ligação do inversor, o mais perto possível da bateria, com fio de nunca menos de 16mm2.
Esse painel de 380W, penso que vem com fio de 4mm2, pode manter até ao controlador, mas depois do controlador é de 10mm2, que é o que você comprou.

Em relação às películas não lhe sei informar.

Um grande abraço.
Kimzé


Kimze mais uma vez obrigado.
Ok vou colocar os fusiveis como disse e sim, com os fusiveis que vi, até dá para desconectar o painel ou o controlador da bateria.
Os fios usei de 6mm entre painel e controlador e 10mm no resto.
Ja comprei o inversor e sim é onda pura 1500w pico 3000w e além do controlador tem um painel ligado por cabo de rede e ficha rj45 onde podemos ligar sem ter de ir carregar no botão ao inversor. Vou montar amanha o inversor em conjunto com dua tomadas colocadas em sitio aindaa decidir e ligadas por cabo e ficha ao inversor.
Quando instalar coloco aqui as fotos
prsduarte
 
Mensagens: 15
Registado: quarta dez 07, 2016 2:49 am
Localização: Alcabideche

Re: Ajuda-painel solar-mppt-alarme-rádio android

Mensagempor Kimzé » quarta set 15, 2021 9:32 pm

Boa noite Paulo Duarte.

Tudo muito bem, parabéns mais uma vez.

O fio em 6mm2, ainda é melhor, mas para ligar o inversor à bateria, tem que ter no mínimo 16mm2, se for mais de um metro de distancia, tem que ser de 25mm2, para usar essas potências de 1200W, se for com menos mm2, pode queimar o inversor.
Não arrisque.
E nunca use eletrodomésticos ao mesmo tempo, sempre um de cada vez.
Eu só fiz isso no meu, como teste e curiosidade.
Sempre que possível, esses equipamentos, controlador e inversor em lugares bem arejados.

Um brande abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 21 visitantes