QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » segunda abr 26, 2021 9:35 pm

Kimzé Escreveu:Companheiro Flávio, também não sei como enviar as fotos, mas mande-me por e-mail.

crispim.kimze@gmail.com


Boa noite. Mandei as fotos para o seu e-mail.
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » terça abr 27, 2021 7:47 am

Bom dia companheiro Flávio.
Recebi as fotos e vou responder por aqui, porque posso sempre ser corrigido se estiver a dizer alguma coisa mal, estamos sempre a aprender e nunca sabemos de tudo.

Realmente a sua ligação está direta às baterias,quem a fez sabia que a sua central não suporta mais de 15a.
Deve haver algures entre o controlador e as baterias um fusível de 20a a 30a. Por isso não há problema, mas tem que ter esse fusível, se for de 20a tem que subir para 25a ou 30a.

Confirme a espessura dos fios que saem do controlador. Porque como os fios dos painéis vêm separados até ao controlador, não é preocupante, passa por eles no máximo 7a em cada, depois do controlador é que se juntam e o próprio controlador por ser MPPT vai subir a corrente e pode chegar aos 20a.

Uma pergunta, vai pedir mais um painel para somar a esses dois de 140w? Se sim, diga-me, porque vai ter que ser diferente.

Espero que tenha entendido mais ou menos o mecanismo.
Qualquer dúvida diga.
Abraço.

Kimzé.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor joao rafael santos » terça abr 27, 2021 2:01 pm

Excelentes explicações companheiro Kimze. Eu também coloquei á pouco tempo mais um painel solar de 160 W que comprei em Espanha e coloquei um controlador MPPT Blue Solar com bleutooth com aplicação no telemóvel é muito pratico.diga me só uma duvida quando os fios que saem dos painéis e não passam pela centralina/carregador e vão diretamente para as baterias será que a dita centralina/carregador carrega as baterias quando está ligado aos 220v ?

Um abraço

João Rafael
joao rafael
Avatar do Utilizador
joao rafael santos
 
Mensagens: 157
Registado: segunda mar 08, 2010 10:05 pm
Localização: faro

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » terça abr 27, 2021 2:33 pm

Boa tarde amigo João.
Quase de certeza que sim, porque são circuitos diferentes. A instalação de paineis solares são um extra e as Acs já trazem os ditos carregadores (esse controlador da Victron é muito bom mas são bem mais caros).

Mas é sempre bom confirmar, se ainda não fez a ligação, confirme primeiro em tirar o fusível da centralina onde diz SOLAR e ver se vai carga à bateria com os 220v ligados.

Amigo João, não sei qual a potência de Watts que tem ou que vai ligar, mas lembre-se que a fiação e proteções têm que existir, consuante as cargas usadas.

Aminha Ac tem a centralina com fusível de 20a na parte solar, e está no meu limite, se eu neste momento colocá-se um controlador MPPT, teria que ser direto às baterias e mudificar a fiação.

Grande abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » terça abr 27, 2021 2:52 pm

Kimzé Escreveu:Companheiro Flávio, também não sei como enviar as fotos, mas mande-me por e-mail.

crispim.kimze@gmail.com

Boa tarde, companheiro!
Recebeste meu e-mail com as fotos?
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » terça abr 27, 2021 2:54 pm

Desculpe-me. Não vi a resposta acima.
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » terça abr 27, 2021 3:24 pm

Kimzé Escreveu:Bom dia companheiro Flávio.
Recebi as fotos e vou responder por aqui, porque posso sempre ser corrigido se estiver a dizer alguma coisa mal, estamos sempre a aprender e nunca sabemos de tudo.

Realmente a sua ligação está direta às baterias,quem a fez sabia que a sua central não suporta mais de 15a.
Deve haver algures entre o controlador e as baterias um fusível de 20a a 30a. Por isso não há problema, mas tem que ter esse fusível, se for de 20a tem que subir para 25a ou 30a.

Confirme a espessura dos fios que saem do controlador. Porque como os fios dos painéis vêm separados até ao controlador, não é preocupante, passa por eles no máximo 7a em cada, depois do controlador é que se juntam e o próprio controlador por ser MPPT vai subir a corrente e pode chegar aos 20a.

Uma pergunta, vai pedir mais um painel para somar a esses dois de 140w? Se sim, diga-me, porque vai ter que ser diferente.

Espero que tenha entendido mais ou menos o mecanismo.
Qualquer dúvida diga.
Abraço.

Boa tarde, companheiro.
Não sei dizer se um terceiro painel seria necessário. Vou fazer um resumo da situação:
1)compramos nossa autocaravana Dethleffs há 2 anos atrás. Quem nos a vendeu (Parracho) disse que necessitaríamos desses 2 painéis + as 2 baterias de 100A cada. Aceitei o sugerido, pois nada entendia do assunto e nem quais seriam nossas necessidades.
2)praticamente moramos (minha esposa e eu) na autocaravana.
3)nossa necessidade de eletricidade é para carregar diariamente 2 telemóveis + 2 notebooks + utilização eventual de varinha mágica e secador de cabelo.
4)não frequentamos parques de campismo (ou seja, raramente temos onde carregar as baterias com 220V).
5)quando passamos nosso primeiro inverno em Portugal, tivemos sérios problemas com o suprimento de energia elétrica, face à ausência de sol. Por isso, acabamos instalando por baixo da autocaravana (também no Parracho) um gerador à gasolina DOMETIC, que além de poder carregar as baterias, nos fornece 220V para o microondas e aspirador de pó.
6)porém, sempre nos sentimos desconfortáveis em ligar o gerador, pois sabemos o incômodo que é para os vizinhos. Só o fazemos quando é estritamente necessário.
7)por isso estou interessado em ter o máximo aproveitamento dos painéis solares já instalados, o que não vem ocorrendo no momento. Atualmente, quando o sol se põe, nunca estamos com as baterias carregadas acima de 12,7V. E esse valor, após cerca de uma hora, já cai para cerca de 12,4V (valores não muito precisos, pois lidos no painel com LED).
8)como o atual carregamento pelo controlador não está sendo muito efetivo, não sei se haveria necessidade de um terceiro painel ou se apenas a troca do controlador já resolveria nosso problemas. Ou quem sabe também, quando for necessário trocar as baterias, usar outras de maior capacidade ou de outro tipo (atualmente são as estacionárias convencionais).
Qual sua opinião?
Obrigado

Kimzé.
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » terça abr 27, 2021 5:41 pm

Boa tarde Flávio.

Não é tão fácil saber gerir o nosso consumo com o que pudemos gerar.
Antes de mais, você teria que saber em tempo real a sua carga de corrente(Ah) a entrar nas baterias, por isso o tal  visor LCD RM -6, depois tudo que usar extra, como aspirador, secador de cabelo, varinha, etc, ver quantos watts tem na informação técnica e dividir por 12v, vai dar os amperes gastos na bateria.

Ex. secador de cabelo se disser que é de 1000W em quente, porque se for em frio é muito menos, divide por 12v é igual a 83Ah, se usar 15minutos, gastou 20 amperes da bateria. 

Mas se realmente vivem na AC e passam o inverno e já tiveram essa experiência, eu colocaria outro painel de 150w ou 160w, mas tínhamos que fazer umas alterações.
Tem espaço no teto para mais um?

Trocar o controlador já é muito bom, mas no seu caso vai lhe dar mais 20 a 25% de energia. É uma questão de fazer contas ao seu consumo e ver se resolve com esses 20% a mais.

Eu vou abrir um novo TÓPICO no fórum com  " PAINÉIS SOLARES E SUA EFICIÊNCIA NA PRÁTICA",  estive a pensar acho que para quem não tem conhecimento vai ser interessante.

Em relação às baterias deve chegar, o objetivo é quando o sol se pôr, elas estejam a 100%. 
A carga da bateria só é real, depois de ser carregada, esperar nunca menos de 2 horas até estabilizar, por isso a sua, baixa para 12,4v.

Um abraço

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » quarta abr 28, 2021 9:21 pm

Boa noite, companheiro!
Estive verificando e tenho espaço para um terceiro painel. Mas gostaria de só fazer esse investimento se apenas a troca do controlador não resolver satisfatoriamente o problema.
Assim, me parece que a melhor solução seria deixar o sistema em condições de receber um terceiro painel, caso se mostre necessário no futuro. Assim, já instalaria um controlador de 40A (Solar Regulator SRNE MC2440n10 MPPT 12/24V 40A). A diferença de preço para o de 30A é de cerca de 20 euros, mais barata do que uma futura troca caso venha a necessitar de um terceiro painel.
Assim, por enquanto, o sistema estaria sobredimensionado. Haveria algum problema nisso (usando o controlador de 40A com apenas os 2 painéis que possua atualmente)?
Mais uma pergunta: vi em um comentário anterior uma referência a controlador com conexão ao telemóvel por bluetooth. Há alguma vantagem significativa em relação ao custo/benefício?
Um abraço
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » quarta abr 28, 2021 9:58 pm

Boa noite Flávio.
Respondendo às suas perguntas.
Não faz mal nenhum ter um controlador com potência a mais, o contrário é que não pode.

Mas faz bem, assim experimenta a diferença que o controlador dá em termos de amperagem a mais e depois logo se vê.
De qualquer forma, já fica preparado para mais um painel  se for preciso. 

Em relação ao controlador do outro companheiro, é um Victron Blue. É da gama alta, e tem a informação que o LCD MR-6 dá, mas através do telemóvel.
A meu ver, em relação à diferença de preço, não justifica, mas tudo depende da carteira de cada um.
Segue o link dos Vitrons.

https://merkasol.com/epages/62387086.sf ... ron_Energy

Abraço 

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » quinta abr 29, 2021 3:09 pm

Muito obrigado!
Vou adquirir o Solar Regulator SRNE MC2440n10 MPPT 12/24V 40A.
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor José Duarte » quinta abr 29, 2021 5:48 pm

Boa tarde
Obrigado pelas dicas.
Pronto. Atendendo às minhas necessidades energéticas não vale a pena substituir o meu controlador WR20/PWM. A ideia estava relacionada com a amperagem no carregamento.
Tenho dois painéis de 100W e 1 bateria ácida de descarga lenta de 100 Ah, TV de 12V, iluminação interior led e etc., e para as necessidades de 220V dois inversores de onda modificada de 150W e 300W, que são utilizados para o computador, quando necessário, e varinha mágica. Tem sido suficiente.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor Kimzé » quinta abr 29, 2021 7:34 pm

Boa noite Duarte.

Esse seu controlador, penso que tem um visor, em que lhe dá a informação toda necessária.
Se for, veja quantos amperes ele marca em pleno sol de 12h e 15h, para dois painéis de 100W em paralelo só com esse controlador, se gerar 8Ah já está muito bom. Caso contrário veja se está limpo o painel e se não apanha nenhuma sombra.

Mas só resulta se a bateria tiver tido uso antes, ou então se por acaso estiver a 100% olhe para o visor e ligue equipamentos que dê esse consumo.

Lembre-se de uma coisa, não sei qual o consumo que você tem durante a noite, mas não retire da bateria mesmo sendo estacionária, mais de 40%. Eu sei que o fabricante diz que pode, mas gostam mais é de as vender.
Pode ir realmente aos 70%, mas não aconselho.
Um abraço.

Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor José Duarte » sexta abr 30, 2021 5:37 pm

Boa tarde Kimzé
Sim, tem um visor e dá várias informações, para mim até demais, porque já me baralhei com aquilo.
Se tudo correr mais ou menos bem, esperamos que no próximo mês possamos dar uma volta. Nessa ocasião tentarei ver a amperagem de carregamento.
A bateria do habitáculo já tem uns anitos e aparentemente continua na maior. Tirando a situação das férias grandes (!!!!), com Filhos e Netos (em parque de campismo) em que a cara metade quer levar a arca congeladora, não costumamos ser muito exigentes com ela. À noite o maior consumo é a TV. Quanto à iluminação noturna é o mínimo, atendendo que temos duas lanternas led, tipo gambiarra, com boa iluminação (substituí a pilha de 9V por duas de 9V), as quais aproveitamos para recarregar durante o dia.
Vou por à prova o 50-A. Até ver continuarei a fazer tudo na mesma.
Mais uma vez obrigado pelas informações.
Saudações,
José Duarte
José Duarte
 
Mensagens: 149
Registado: domingo mai 04, 2014 2:05 pm
Localização: Linda-a-Velha

Re: QUAL CONTROLADOR PARA PAINÉIS SOLARES?

Mensagempor FLAVIO BRUNNER » sexta abr 30, 2021 9:32 pm

Kimzé Escreveu:Boa tarde Flávio.

Não é tão fácil saber gerir o nosso consumo com o que pudemos gerar.
Antes de mais, você teria que saber em tempo real a sua carga de corrente(Ah) a entrar nas baterias, por isso o tal  visor LCD RM -6, depois tudo que usar extra, como aspirador, secador de cabelo, varinha, etc, ver quantos watts tem na informação técnica e dividir por 12v, vai dar os amperes gastos na bateria.

Ex. secador de cabelo se disser que é de 1000W em quente, porque se for em frio é muito menos, divide por 12v é igual a 83Ah, se usar 15minutos, gastou 20 amperes da bateria. 

Mas se realmente vivem na AC e passam o inverno e já tiveram essa experiência, eu colocaria outro painel de 150w ou 160w, mas tínhamos que fazer umas alterações.
Tem espaço no teto para mais um?

Trocar o controlador já é muito bom, mas no seu caso vai lhe dar mais 20 a 25% de energia. É uma questão de fazer contas ao seu consumo e ver se resolve com esses 20% a mais.

Eu vou abrir um novo TÓPICO no fórum com  " PAINÉIS SOLARES E SUA EFICIÊNCIA NA PRÁTICA",  estive a pensar acho que para quem não tem conhecimento vai ser interessante.

Em relação às baterias deve chegar, o objetivo é quando o sol se pôr, elas estejam a 100%. 
A carga da bateria só é real, depois de ser carregada, esperar nunca menos de 2 horas até estabilizar, por isso a sua, baixa para 12,4v.

Um abraço

Kimzé


Boa noite, companheiro.
Depois de ler todos os seus brilhantes esclarecimentos sobre painéis solares, fui tentar dimensionar meu consumo médio (sem extras, como secador de cabelo e varinha mágica), antes de comprar o novo controlador.

Cheguei à seguinte conclusão:

APARELHO CONSUMO (A) TEMPO MÉDIO (h) CONSUMO DIÁRIO (Ah)
Bomba de água 4 0,5. 2
MacBook Air 3 4 12
Iphone (2) 2 4 8
Ipod (2) 2 4 8
Lâmpadas (10 w) 1 8 8
TOTAL. 38

Como tenho 2 painéis de 140W cada, para um dia com 8 horas de sol teria:
7,9A x 2 x 8h = 126,4 Ah

Você acha que nessa situação (se meus cálculos estiverem corretos), como tenho o gerador para suprir os extras (como secador de cabelo e varinha mágica), bastariam os 2 painéis, sem necessidade de um terceiro (lembrando que tenho duas baterias de 100A)?
Obrigado
FLAVIO BRUNNER
 
Mensagens: 45
Registado: quarta fev 07, 2018 8:17 pm

AnteriorPróximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 23 visitantes