por Kimzé » segunda mar 22, 2021 10:07 am
Bom dia companheiro Vitor.
O aparelho da Victron, que o companheiro Salazar recomendou, é o ideal para o seu problema.
O objectivo é as baterias, tanto do motor como as da célula, quanto mais tempo tiverem no máximo da carga mais duram. Por isso deve-se colocar sempre que tiver parada a AC o máximo de vezes à carga, de preferência com o painel solar, porque se tiver um bom controlador automático, mesmo sendo PWM, ele vai dar carga de flutuação na bateria.
Por incrível que pareça, depois de estarem carregadas é o que elas mais gostam para se manterem vivas.
A maioria dos carregadores de 220v e os alternadores dos motores não o fazem, carregam com força e às vezes até força a mais.
Mas sei, que estando a AC em garagem é difícil colocar ao sol para carregar.
Na minha AC, como não tenho nenhum aparelho desses e gosto de dar carga de flutuação, ao fazer a ligação de um voltímetro digital com percentagem de carga na bateria do motor, coloquei um cabo de de 50cm, com uma ficha de ligação na bateria, ficha essa, que fica a aparecer no banco do motorista e de vez em quando ligo um cabo que vem do controlador de carga do painel solar, porque também tenho uma ficha de ligação igual. Assim todos as semanas apanha um bocadinho de sol e ponho as duas a flutuar, para ver se voam mais longe.
Não gosto dos controladores solares dual (para duas baterias).
Um grande abraço.
Kimzé