Ligar motor da Autocaravana com ajuda da bateria da célula?

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Ligar motor da Autocaravana com ajuda da bateria da célula?

Mensagempor Gomes de Sousa » sábado fev 06, 2021 5:22 pm

Boa tarde a todos:

Gostaria de colocar uma questão aos companheiros mais esclarecidos na matéria e que é a seguinte: Quando a bateria do motor da Autocaravana estiver descarregada, é possível pedir "ajuda" à bateria da célula com uns cabos? Se sim, que cuidados devemos ter?. Coloco esta questão porque, às vezes, poderá acontecer tal situação e ficamos sem saber o que fazer. A ser possível, pelo menos dava para desenrascar e chegarmos ao local de assistência mais próximo.

Cumprimentos
Gomes de Sousa
Gomes de Sousa
 
Mensagens: 86
Registado: sexta fev 11, 2011 11:35 pm
Localização: Dume - Braga

Re: Ligar motor da Autocaravana com ajuda da bateria da cél

Mensagempor Kimzé » sábado fev 06, 2021 10:06 pm

Boa noite companheiro Gomes. Respondendo à sua questão, não só é possível, como é mesmo para nos desenrascar. Os meus cabos de bateria fui eu que fiz com o comprimento certo para fazer essa ligação, tenha em atenção os cabos que se compram, nem sempre o que diz na embalagem é real, nem vá só pela espessura do cabo, a grande maioria é só plástico a isolar. Isto porquê, geralmente as baterias da célula são de muito mais capacidade do que as do motor e se não tiver uns cabos bons, vai dar um aqueço desnecessário e ou não vai passar a corrente suficiente para dar arranque.
Cuidados a ter:
1- Se as duas baterias estiverem à vista ótimo, é colocar os cabos.
2- Se estiverem debaixo dos bancos, muita atenção para os cabos no liga e desliga não encostarem em nenhuma parte de chapa ou ferro, essa zona é propícia para problemas desses.
3- Atenção à voltagem real da bateria da célula, pode ainda não estar carregada pelo painel solar, mas se estiver a carregar mesmo ainda com pouca carga, se for visualizar no quadro geral vai aparecer no máximo mas não está e pode ficar sem as duas e ter que esperar que seja então carregada a sério.
4- Se for só uma bateria com aproximadamente 100ah, eu antes de fazer essa operação desligaria a central elétrica da célula, pois pode baixar a tensão para menos de 12v e cortar ou danificar algum equipamento.
Companheiro Gomes, espero que tenha tirado as suas dúvidas, mas espere mais comentários, várias cabeças a pensar pensam melhor.
Grande abraço.
Joaquim Crispim (Kimzé)
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ligar motor da Autocaravana com ajuda da bateria da cél

Mensagempor Passeante » domingo fev 07, 2021 5:49 pm

Atenção que se as baterias da célula forem e descarga lenta, não dá. As baterias de arranque estão preparadas para um ”esticão" forte e curto, enquanto as outras não.
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: Ligar motor da Autocaravana com ajuda da bateria da cél

Mensagempor Kimzé » domingo fev 07, 2021 9:57 pm

Boa noite companheiro Passeante.
Não vou descordar de si, tem razão em que as baterias estacionárias têm menos força de arranque do que as do motor(automotivas), mas para dar um encosto, dá sempre, deste que tenha uma boa tensão. Tenho um exemplo de um companheiro nosso, não deste fórum, com uma AC Auto-Roller, fiat 2.8, com uma bateria estacionária de gel de 100ah, deu um encosto na do motor porque tinha ido abaixo e resolveu o problema. Quando uso a minha máquina de café, no inversor de onda pura de 3000W, dá-me picos de 1800W (150ah) e nem se chateia. Está certo que um motor de arranque varia a corrente entre 250ah a 300ah.
Mas tem razão que não serve para arranque, mas dá para desenrascar quando for preciso.
Segue o link do fabricante a dizer o mesmo, desenrasca, mas não é para usar todos os dias.

https://caisbaterias.com.br/e-possivel- ... -um-carro/

Grande abraço
Joaquim Crispim (Kimzé)
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Ligar motor da Autocaravana com ajuda da bateria da cél

Mensagempor Passeante » terça fev 09, 2021 11:30 pm

Ok, ok. Aceito sempre informação de quem sabe. Sempre pensei que não desse por não dar descarga de jeito. Da única vez que tentei não consegui, mas realmente o problema nem era esse.
Abraço e obrigado.
Avatar do Utilizador
Passeante
 
Mensagens: 81
Registado: quarta nov 16, 2005 11:05 pm
Localização: Azeitão

Re: Ligar motor da Autocaravana com ajuda da bateria da cél

Mensagempor Kimzé » quarta fev 10, 2021 11:33 am

Bom dia amigo Passeante.
Não há problema nenhum, este fórum é mesmo para isso, quando alguém tem uma dúvida, haver um companheiro que a possa tirar na área que tem conhecimento, eu também vou ter minhas dúvidas, noutras áreas e vou perguntar aos demais.
Deixo desde já os meus parabéns ao pessoal que iniciou e que gere este fórum, porque é de louvar.
Obrigado pela atenção prestada.
Um grande abraço. E infelizmente temos que ficar em casa.
Kimzé
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 26 visitantes