Painel Solar e sua Potência geradora

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Painel Solar e sua Potência geradora

Mensagempor Tignoo » quinta jan 21, 2021 3:13 pm

Boa tarde companheiros,

Comprei uma Autocaravana CHALLENGER MAGEO 118 de NOV/2011 FIAT, faz 3 anos e, até hoje, sem problema...mas, o Covid fez com que desde quase há um ano não saia.
Embora carregando periodicamente a 220 v as baterias 2 X 100 Amp, a verdade é que uma delas encomendou a alma ao criador...não estava a carregar(?)
Analisadas as circunstâncias, tenho TRÊS grandes questões técnicas a colocar ao fórum:

P1: Alguém me pode informar (tendo ou não um painel igual) quantos V e W o painel de marca ANTARION (com 1,2m X 5,45m) e 36 células pode gerar? Foi a única coisa de entre a panóplia de instruções que recebi que não tenho! :( Aproveito para informar que se encontra instalado no circuito um Controlador OLYS a funcionar corretamente e o circuito é o da imagem!

P2: Dado que uma das BATERIAS morreu e a outra está a carregar, mas a sua saúde não deve ser a melhor, estava na ideia de comprar 2 BAT novas com tecnologia AGM. Perguntas: i) devo comprar um "Controlador MPPT" e anular o atual "PWM"? O que comprar(?) deve ter uma capacidade de "até 20 Amp" ou "até 30 Amp"?
https://1drv.ms/b/s!AncsyhfEbZF4gcVzKkU ... g?e=qTq5yC

P3: A verdade é que na análise aos dois circuitos, a BAT/motor não está ligada o separador SCHEIBER, contudo a sua carga é efetuada pelo ALTERNADOR e quando está ligada aos 220V também. Mas será que a carga SOLAR a está a alimentar também?
https://1drv.ms/u/s!AncsyhfEbZF4gcVw4Rj ... w?e=vSsNqy

Gratos pela ajuda,
Medeiros Pires
Tignoo - Sobreda
Avatar do Utilizador
Tignoo
 
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 13, 2021 9:33 pm
Localização: Sobreda

Re: Painel Solar e sua Potência geradora

Mensagempor danibeja » sexta jan 22, 2021 7:46 pm

Boa noite,

Em relação ao painel solar com esse tamanho é normal ser de 5 amperes... e debitar entre os 18 voltes e os 22V , ou seja entre os 90 e os 110 Watts .... ( Voltes * amperes = Watts 18*5=90 ou 22*5=110)

O controlador solar MPPT é sempre a melhor escolha... em relação ao esquema fiquei confuso, para quê separar as baterias da celula? não faz sentido, na minha opinião....
Eu colocava duas baterias novas... de acido ou AGM Start & Stop ( de arranque) aqui tem mais a ver com a capacidade financeira....
O controlador convem ser de 30 amperes pois no futuro pode querer comprar mais um painel solar e poderá ter um dissabor....

A bateria do motor deveria estar ligada ao separador tal como na imagem... o proprio separador é uma segurança e o sistema funciona melhor....

Grande abraço,

Danibeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Painel Solar e sua Potência geradora

Mensagempor Tignoo » sábado jan 23, 2021 12:07 pm

Muito OBRIGADO companheiro Danibeja pela sua informação.

Quanto à forma como está ligado todo o circuito, confesso que também me coloquei a questão, mas ela já vinha assim e não quis mexer para não fazer asneira porque, estou certo, implicaria mudanças que deveriam ser realizadas por um profissional e a verdade é que nesta zona da margem sul do Tejo não conheço nenhum bom profissional na matéria.

Cumprimentos,
Medeiros Pires
Tignoo - Sobreda
Avatar do Utilizador
Tignoo
 
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 13, 2021 9:33 pm
Localização: Sobreda

Re: Painel Solar e sua Potência geradora

Mensagempor danibeja » sábado jan 23, 2021 7:01 pm

Boa tarde,

Se não tem conhecimentos de electricidade automovel é preferivel consultar uma casa da especialidade de autocaravanas...

Grande abraço,

Daniebeja
"Nós poderíamos ser muito melhores se não quiséssemos ser tão bons."
( Sigmund Freud )

"O Autocaravanismo é uma forma de Automobilismo."
Daniel Beja

Membro do Clube Autocaravanista Itinerante

Knaus Sun Traveller 500 - Fiat 2.8 IDTD
danibeja
 
Mensagens: 1042
Registado: domingo nov 08, 2009 9:11 pm
Localização: Queluz, O Técnico de Bricolage do Clube de Autocaravanismo da Abeceira

Re: Painel Solar e sua Potência geradora

Mensagempor Tignoo » segunda mar 15, 2021 9:34 pm

Caros companheiros,

Com a preciosa ajuda de um EXCELENTE companheiro "Kimzé" foi-me possível proceder a uma revisão total da instalação de energia solar existente, um painel que apenas fornecia às baterias (2) pouco mais de 5A de carga... não dava nem para uma, razão pela qual as duas baterias existentes entregaram a alma ao criador.

O que foi feito;
- Adquiri um novo painel solar com potência de 150 W, que instalei ao lado do outro,
- Coloquei os dois em paralelo, tendo portanto um total gerador de 230 W a 12V,
- Instalei um Controlador MPPT (Regulador Solar EnergyCell MPPT MC2430N10 12/24V 30A) com um medidor adicional (MEDIDOR RM-6 ENERGYCELL), o que permite saber em qualquer momento qual o estado, tanto da carga como das próprias baterias,
- Instalei adicionalmente um pequeno aparelho que permite medir os Volts e o consumo em AMP.

O próximo passo será adquirir duas novas baterias para substituir as que ainda lá estão, assim que houver luz verde para viajar...!

Grato a todos,
Tignoo
Tignoo - Sobreda
Avatar do Utilizador
Tignoo
 
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 13, 2021 9:33 pm
Localização: Sobreda

Re: Painel Solar e sua Potência geradora

Mensagempor Kimzé » terça mar 16, 2021 11:17 am

Bom dia a todos os companheiros.

Não precisa agradecer amigo Tignoo, mas obrigado.
Fico feliz em saber que com pequenas alterações, agora chega aos 19ah de injeção nas baterias.
Ao preço que estão os painéis solares, não se justifica andar-mos a puxar demasiado das baterias e dizer á esposa "desliga isso porque não estás em casa".

Qualquer dia a EDP manda bloquear o sol aos Autocaravanistas.

Um grande abraço.

Kimzé
Editado pela última vez por Kimzé em segunda abr 26, 2021 10:04 am, num total de 1 vez.
Kimzé
 
Mensagens: 160
Registado: terça set 29, 2020 5:40 pm
Localização: Setúbal

Re: Painel Solar e sua Potência geradora

Mensagempor Tignoo » terça mar 16, 2021 9:16 pm

Caro Companheiro Kimzé,

Concordo... já vendem barragens que não são deles... (:

Abraço,

Tigno
Tignoo - Sobreda
Avatar do Utilizador
Tignoo
 
Mensagens: 12
Registado: quarta jan 13, 2021 9:33 pm
Localização: Sobreda


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 32 visitantes