gás na Europa

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

gás na Europa

Mensagempor vitor » quinta Oct 15, 2020 2:57 pm

Embora possamos estar ainda longe das longas viagens pela Europa, atendendo a que, desde o fim do confinamento tivemos que mudar de paradigma no que respeita à utilização do gás na autocaravana (refeições e banhos a bordo), estou agora à procura de garrafas de 11 kgs de propano que tenham substituição fácil na maioria dos países do velho continente.
A OZ (6kgs), que ainda uso, aparentemente só se encontra em PT e Espanha. Para uma aflição uso a velha e universal campingaz que sempre encontrei por todo o lado, até em supermercados.
Pensei na BP, mas não tenho a certeza de ser a melhor escolha.
Alguém tem experiência/conhecimento nesta matéria?
Obg. :)
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: gás na Europa

Mensagempor Garrbel » quinta Oct 15, 2020 4:26 pm

Para se ter a garantia de poder andar sem problemas com o gas é uma garrafa GPL.
E pode-se andar só com uma porque se encontra GPL facilmente. Por quanto tempo será a questão. Em França a rede Total já não deixa encher com GPL.

As pistolas não são iguais. Ou se levam os adaptadores ou se tem de encontrar gasolineiras que emprestam

Ver aqui: http://www.mylpg.eu/
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Re: gás na Europa

Mensagempor vitor » quinta Oct 15, 2020 8:20 pm

Essa opção implica a instalação de um depósito, certo? No meu caso nem saberia onde colocá-lo...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: gás na Europa

Mensagempor time_out » sexta Oct 16, 2020 7:27 am

vitor Escreveu:Essa opção implica a instalação de um depósito, certo? No meu caso nem saberia onde colocá-lo...


Bom dia

As garrafas de gás devem ser substituídas por garrafas de GPL acrescido do sistema de enchimento.
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: gás na Europa

Mensagempor vitor » sexta Oct 16, 2020 2:01 pm

A ver se entendo: as garrafas de qualquer marca de gás (Galp, OZ, BP ou Esso) podem, em vez do "redutor" da marca, ter um adaptador específico, para abastecimento numa bomba de GPL?
É assim?
Uso GPL (num Citroen 2CV) desde os anos noventa, portanto estou familiarizado com este tipo de combustível. Só não sabia que se pode ter uma botija reutilizável para este fim, num camping-car ...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: gás na Europa

Mensagempor fluis » sexta Oct 16, 2020 2:21 pm

Boa tarde,

Há quem faça, mas não é muito aconselhável (ter um adaptador que permite encher as normais garrafas de gás com GPL).

O que acho que o time_out se está a referir, é aos deposito de GPL com formato igual aos da garrafa de gás, que se podem facilmente instalar no local onde está a garrafa do gás.
Fernando Luís
CI Riviera Garage
Mem Martins
Imagem
Avatar do Utilizador
fluis
Moderador
 
Mensagens: 2447
Registado: segunda nov 14, 2005 5:48 pm
Localização: Mem Martins

Re: gás na Europa

Mensagempor time_out » sexta Oct 16, 2020 4:11 pm

Boa tarde

A solução encontrada para não ter de se montar depositos especificos para GPL foi o de aproveitar o local onde habitualmente se coloca as botijas de gás (butano ou propano) e substitui-las por botijas homologadas para GPL com enchimento directo na bomba (como se um deposito se tratasse).

Ver exemplo de fornecedor em http://site.tecnocamper.pt/produtos/gpl/garrafa-de-gas-gpl-gasvan.html
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: gás na Europa

Mensagempor vitor » domingo Oct 18, 2020 8:51 pm

Ok, a ideia parece-me interessante mas ponho 2 questões:
1. É legal esta instalação? (no meu carro a GPL teve que ser feita uma inspecção...)
2. Tratando-se de propano, havendo uma fuga, o gás desce e desaparece pelos 3 orifícios/respiradores que existem no fundo do compartimento do gás. Tudo bem.
Mas no acto de abastecimento, diz-me a experiência, há sempre gás que escapa aquando da retirada da "pistola" e que fica por ali até se diluir no ar. Como a minha Vany Challenger é de base um furgão, o compartimento do gás (hermeticamente fechado), fica por detrás da porta esquerda traseira, o que significa que o gás que se liberta no final do abastecimento se espalhará inevitavelmente pelo interior da autocaravana. É pouco, bem sei, mas o suficiente para deixar um cheiro desagradável lá dentro ...
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: gás na Europa

Mensagempor time_out » segunda Oct 19, 2020 7:18 am

vitor Escreveu:Ok, a ideia parece-me interessante mas ponho 2 questões:
1. É legal esta instalação? (no meu carro a GPL teve que ser feita uma inspecção...)

Pela informação que tenho a substituição de butano ou propano por GPL não obriga a qualquer inspecção pois as autocaravanas já têm instalado o circuito de gás.

vitor Escreveu:2. Tratando-se de propano, havendo uma fuga, o gás desce e desaparece pelos 3 orifícios/respiradores que existem no fundo do compartimento do gás. Tudo bem.
Mas no acto de abastecimento, diz-me a experiência, há sempre gás que escapa aquando da retirada da "pistola" e que fica por ali até se diluir no ar. Como a minha Vany Challenger é de base um furgão, o compartimento do gás (hermeticamente fechado), fica por detrás da porta esquerda traseira, o que significa que o gás que se liberta no final do abastecimento se espalhará inevitavelmente pelo interior da autocaravana. É pouco, bem sei, mas o suficiente para deixar um cheiro desagradável lá dentro ...

Veja os seguintes videos que creio que irão responder à sua questão:

https://www.youtube.com/watch?v=2gHz43_3_-c

https://www.youtube.com/watch?v=bhCiwWbT6mU
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: gás na Europa

Mensagempor vitor » terça Oct 20, 2020 7:02 pm

Obrigado Time out.
Sem dúvida respondem às minhas dúvidas. Em especial o 1º vídeo.
Contudo trata-se de um investimento algo caro (se feito como deve ser) para um furgão com quase 14 anos...
Acho que terei que escolher a garrafa de propano da BP, talvez a mais encontrada fora da Península Ibérica, não?
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: gás na Europa

Mensagempor Salazar » terça Oct 20, 2020 8:28 pm

vitor Escreveu:Obrigado Time out.
Sem dúvida respondem às minhas dúvidas. Em especial o 1º vídeo.
Contudo trata-se de um investimento algo caro (se feito como deve ser) para um furgão com quase 14 anos...
Acho que terei que escolher a garrafa de propano da BP, talvez a mais encontrada fora da Península Ibérica, não?


Na GasIt Ibéria, o ano passado, deram-me um orçamento de cerca de €450 para um depósito do tamanho de uma garrafa de 11kg, filtro, ponto de enchimento exterior, montagem e kit de adaptadores. Será onde vou instalar quando regressar a Portugal pela primavera.

Do que tenho lido, as garrafas de gás da Cepsa, sejam de butano ou propano, são as únicas que consegue facilmente trocar de cá e da lá da fronteira. São também as mais leves que encontra, sendo que cada garrafa tem uma tara a rondar os 7kg.
Fora da península ibérica, esqueça! Não vai conseguir trocar nada, a não ser Campingaz.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: gás na Europa

Mensagempor time_out » quarta Oct 21, 2020 7:11 am

Salazar Escreveu:....

Na GasIt Ibéria, o ano passado, deram-me um orçamento de cerca de €450 para um depósito do tamanho de uma garrafa de 11kg, filtro, ponto de enchimento exterior, montagem e kit de adaptadores. Será onde vou instalar quando regressar a Portugal pela primavera.

....



Bom dia

O orçamento é muito elevado só para um depósito.
Sem querer fazer publicidade entre em contacto com a Tecnocamper http://site.tecnocamper.pt/produtos/gpl/garrafa-de-gas-gpl-gasvan.html
time out

Hymer B SL614
(Sintra - Portugal)
Avatar do Utilizador
time_out
 
Mensagens: 1249
Registado: domingo nov 13, 2005 7:48 pm
Localização: Entre Belas e Sintra

Re: gás na Europa

Mensagempor Salazar » quarta Oct 21, 2020 9:03 pm

time_out Escreveu:
Salazar Escreveu:....

Na GasIt Ibéria, o ano passado, deram-me um orçamento de cerca de €450 para um depósito do tamanho de uma garrafa de 11kg, filtro, ponto de enchimento exterior, montagem e kit de adaptadores. Será onde vou instalar quando regressar a Portugal pela primavera.

....



Bom dia

O orçamento é muito elevado só para um depósito.
Sem querer fazer publicidade entre em contacto com a Tecnocamper http://site.tecnocamper.pt/produtos/gpl/garrafa-de-gas-gpl-gasvan.html


É material GasIt. Incluí filtro da GasIt (mesmo assim mais barato que o da Truma) e ponto de enchimento exterior. Só o kit dos adaptadores são cerca de €60. Mesmo mandando vir do uk, não fica mais barato.
Em relação ao sítio que refere, não compro lá nem líquido para a sanita. Tive lá uma autocaravana uma vez. Para além do enorme gozo que o famoso senhor teve em ter lá a autocaravana perto de um mês sem lhe mexerem (!) (quando a reparação foi agendada com quase um mês e meio de antecedência), de me ter estragado as férias, de no final não se lembrar do orçamento que me tinha dado, o trabalho feito foi uma autêntica vergonha. Posso mostrar fotos a quem tiver interesse em ver. E este texto foi escrito de forma bastante contida...
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: gás na Europa

Mensagempor vitor » quinta Oct 22, 2020 8:27 pm

Fiz esta mesma pergunta em alguns forums europeus. Partilharei convosco as suas respopstas.
Obg.
vitor
 
Mensagens: 499
Registado: sábado nov 12, 2005 12:08 am
Localização: viseu

Re: gás na Europa

Mensagempor Garrbel » sexta Oct 23, 2020 4:35 pm

Contudo trata-se de um investimento algo caro (se feito como deve ser) para um furgão com quase 14 anos...

A garrafa retira-se antes de venda/troca de autocaravana como qualquer outra garrafa. Foi o que fiz.

Como viram a entrada de gas no exterior perguntaram por ela. Respondi que a entrada do gas era oferta!

A retirada ou não tem a ver com o negocio mas também com a idade da garrafa. Não esquecer que ela tem validade de 10 anos e que sempre que eu perguntei o que se faz aos 10 anos ninguem sabe dar resposta. Sei que na Belgica por cerca de 100€ fazem revisão e validade por + 10 anos. Aqui,ninguem sabe.
AG
Sintra
Avatar do Utilizador
Garrbel
 
Mensagens: 201
Registado: terça Oct 25, 2005 9:13 pm
Localização: Mercês/Sintra

Próximo

Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 30 visitantes