Restauro Fiat Ducato Dethleffs 1991

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Restauro Fiat Ducato Dethleffs 1991

Mensagempor Carolas » segunda ago 10, 2020 10:20 pm

Boas pessoal.

Como referi na apresentação eu e a minha namorada adquirimos uma Autocaravana Fiat Ducato do ano de 1991 da construtora Dethleffs. Esta auto caravana tem 5m de comprimento e é um modelo que não se costuma encontrar com muita frequência sendo perfilada com 1 cama de casal e uma de 1 pessoa.
A caravana pertencia a um amigo nosso e apesar de precisar de muito trabalho para ficar porreira, pelo preço que nos custou nao deixava de ser uma oportunidade de uma vida e encaixa-se perfeitamente no que pretendíamos que seria algo compacto e com todas as comodidades.

A carrinha tinha alguns problemas já identificados e agora que já estou numa fase de desmontagem de toda a celula apareceram mais mas acho que é tudo trabalho possível de fazer ainda para mais gostando eu bastante de meter as mãos na massa no que toca a estas coisas de bricolagens. Alguns dos defeitos que possuía eram:

-nas duas paredes da célula junto À zona de união com a cabina existia muita madeira podre e já se sentiam as paredes a ganhar "folga" o que é o sintoma de uma estrutura podre que se veio a mostrar com danos mais extensos do que apenas as paredes.
-Havia sido colocado um chão de madeira por cima do chão de origem da autocaravana o que nos levou a pensar que poderia algo de mau estar a acontecer por baixo e que se veio a revelar ser verdade.Praticamente todo o chão da célula também esta podre e a abater pelo que alem dos anos também penso que seja um problema da própria construção que irei comentar a seu tempo e tentarei resolver de modo a não ter problemas futuros.
-A bomba do autoclismo( sistema de Cassette da thetford modelo C2) não funcionava. Problema que já consegui resolver colocando a mesma dentro de agua e forçando a mesma a rodar quando alimentada de modo a soltar o veio estando agora a funcionar na perfeição.
-O sistema de aquecimento da Truma não funciona.Após inspecção do mesmo aparenta ter falta do selector de nível de intensidade mas todas as restantes peças estavam la mas de qualquer forma para já, numa fase inicial, vamos optar por nao montar o mesmo aproveitando o espaço onde o mesmo estava para ganhar espaço de arrumação e poupar o trabalho de andar a efectuar a passagem dos tubos de ventilação e vamos assim experimentar a utilização da caravana durante 1 inverno a ver se o mesmo será algo que precisamos mesmo ou se passamos bem sem ele...
-Precisa de 4 pneus e mudança da correia de distribuição e ponteiras(estas já vinham incluídas na compra da autocaravana só preciso de as montar)
-Alguns podres a nível de chapa
-1 dos apoios da porta do frigorífico danificado
-polivan estalado

so aqui ja estava uma lista jeitosa mas quando começamos a mexer na coisa vão sempre aparecendo mais umas coisas para rectificar.

Devido a uma falha da minha parte que com o entusiasmo de começas a desmontar me esqueci de tirar fotos agora tenho poucos registos do processo feito ate agora mas seguem algumas fotos e um video onde mostra uma Autocaravana igual à nossa toda montada para terem uma ideia:

A nossa menina:
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Video de um modelo igual:
https://youtu.be/LIrqPKRUz0k

Aqui ja sem a casa de banho:
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Alguns dos problemas de humidade encontrados em varios locais:
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Cave de roda partida que irá ser reparada com fibra de vidro:
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Lavagem do tejadilho que nunca tinha visto agua sem ser a da chuva:
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Desmontagem das claraboias e todos os acessórios do tecto:
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Estado actual:

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A carrinha encontra-se neste momento sem nada no interior sendo que em principio toda a célula será desmontada nas respectivas secções(Paredes, tecto, traseira, etc) de maneira a ser possível efectuar a reparação de toda a estrutura e seguidamente a "reconstrução" de toda a autocaravana de maneira a não ter problemas no futuro.

Outros dos objectivos serão fazer uma grade de tejadilho de modo a conseguir transportar o meu kayak de pesca assim como a colocação de escadas de acesso à mesma na traseira e colocação de engate de reboque que permita também a colocação de um porta motas caso não leve o atrelado. Estas coisas em principio serão feitas à medida pois é sempre complicado encontrar algo a bons preços e que dê para este modelo...

Tentarei efectuar mais registo fotográfico daqui para a frente para vos tentar mostrar o processo de reparação. Até agora basicamente tem sido só desmontagem e catalogar tudo para depois conseguir voltar a montar nos devidos locais.

Espero que gostem.

Cumps e bons passeios
Carolas
 
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Re: Restauro Fiat Ducato Dethleffs 1991

Mensagempor Hugoft » terça ago 11, 2020 8:04 am

Obrigado pela partilha, e votos de continuação de bom trabalho
Cumprimentos

Hugo
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Re: Restauro Fiat Ducato Dethleffs 1991

Mensagempor joao rafael santos » terça ago 11, 2020 10:51 am

Companheiro Carolas, tem ai muito trabalho pela frente. Tudo sem faz com calma se precisar de alguma pecas em plástico que por qualquer motivo já não se fabricam ou pelo seu preço elevado sempre podo mandar fazer´em 3D RV PRINT do Ricardo. Ele é uma máquina e também envia á cobrança . Bons trabalhos. João Santos
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Re: Restauro Fiat Ducato Dethleffs 1991

Mensagempor Salazar » terça ago 11, 2020 12:40 pm

Que coragem!

Sendo de Arruda, tem o António Gonçalves perto que poderá ajudar em muita coisa.
No que puder, troque os aglomerados de madeira por contraplacado. O de choupo é o mais leve mas também o mais mole, se não levar uma folha por cima. O ideal seria fenólico, mas o preço é puxado. Deixe o fenólico para as áreas como o chão e o WC.
Por último, atenção ao peso. Para além dos 3200kg se atingirem num ápice, esse pequeno 1.9 vai sofrer muito.
Bons trabalhos!
Salazar
 
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Re: Restauro Fiat Ducato Dethleffs 1991

Mensagempor Carolas » terça ago 11, 2020 1:04 pm

Hugoft Escreveu:Obrigado pela partilha, e votos de continuação de bom trabalho


Obrigado :wink:

joao rafael santos Escreveu:Companheiro Carolas, tem ai muito trabalho pela frente. Tudo sem faz com calma se precisar de alguma pecas em plástico que por qualquer motivo já não se fabricam ou pelo seu preço elevado sempre podo mandar fazer´em 3D RV PRINT do Ricardo. Ele é uma máquina e também envia á cobrança . Bons trabalhos. João Santos


Sim vai dar bastante trabalho mas la esta, com calma tudo se faz. Obrigado pelo contacto. Sim existem peças de plástico que estão muito danificadas pelo sol. Ainda vou ter de analisar qual a melhor solução para as mesmas.

Salazar Escreveu:Que coragem!

Sendo de Arruda, tem o António Gonçalves perto que poderá ajudar em muita coisa.
No que puder, troque os aglomerados de madeira por contraplacado. O de choupo é o mais leve mas também o mais mole, se não levar uma folha por cima. O ideal seria fenólico, mas o preço é puxado. Deixe o fenólico para as áreas como o chão e o WC.
Por último, atenção ao peso. Para além dos 3200kg se atingirem num ápice, esse pequeno 1.9 vai sofrer muito.
Bons trabalhos!


Sim os aglomerados serão trocados por contraplacado sendo que o tipo ainda não decidi pois vou pedir conselho aqui a uma amigo meu que é profissional na materia de maneira a arranjar o melhor compromisso resistência\peso.
De qualquer das formas penso ainda ter alguma margem na questão do peso pois sendo um modelo compacto tem alguma folga sendo que o antigo dono ia à inspecção sem despejar depósitos nem tirar grandes coisas e a autocaravana sempre passou sem problemas. Quanto ao motor, os comentários que tenho tido de malta que viajava com o antigo do da mesma são de que nas subidas é uma carrinha com um comportamento espectacular(graças ao baixo peso) pelo que o 1.9td para aqui é suficiente. Tanto o é que esta autocaravana foi utilizada durante cerca de 1 ano como carro do dia a dia pelo antigo dono sempre sem problemas. Espero que assim continue.lol

Cumps
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Re: Restauro Fiat Ducato Dethleffs 1991

Mensagempor Carolas » terça set 01, 2020 9:36 pm

Boas pessoal.

Bem segue uma actualização do estado do restauro neste momento.

Já foi desmontada a frente da carrinha assim como retirado o vidro frontal de modo a ver os podres existentes na chapa da cabine e são bastantes:

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Depois de localizados os piores os mesmos foram rectificados de modo a perceber em que zonas é necessária colocação de novas chapas para fazer um trabalho como deve ser e entretanto ja se começaram a soldar os "remendos" retirando toda a chapa danificada para não voltar a ter problemas tão cedo.

Em relação À recuperação da estrutura interna da célula a ideia inicial seria desmontar a célula na sua totalidade separando paredes,chão,tecto, traseira e partes adjacentes e recuperar as madeiras de cada uma e depois voltar a unir tudo mas devido à construção da célula seria praticamente impossivel separar tudo sem danificar as fibras pelo que optamos por retirar o chão e recuperar este primeiro fazendo depois a reparação das paredes mas sem desmontar tudo sendo essa reparação feita no sitio. Posto isto toca de retirar isolamentos e por os interiores todos À mostra e tirar o chão fora para começar a tratar do mesmo e ver o estado do chassi.

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Felizmente o chassi está num estado impecável sendo que as únicas coisas a fazer no mesmo são colocar traves na parte traseira pois o chão apenas assentava nas longarinas, fazer suportes para o deposito de aguas sujas que anteriormente era agarrado ao chão da célula e produzir um engate de reboque que também possibilite a colocação de uma plataforma porta motas para poder transportar uma motorizada que possuo para nos dias em que estejamos por exemplo num parque ou local e não nos de jeito movimentar a autocaravana nos podermos deslocar mais facilmente.

O chão da célula ira ser também ligeiramente modificado de modo a ganhar resistência sendo que optamos por perder cerca de 1,5cm de pé direito dentro da célula de modo a podermos colocar na camada inferior um contraplacado marítimo de 20mm seguido de xps de 30mm e a terminar com um contraplacado de 4mm ficando assim com um fundo bastante forte e resistente a humidades e afins de modo a não ter problemas num futuro próximo.

Entretanto no meio disto tudo têm sido feita a limpeza de colas nos diversos componentes que foram retirados assim como a manutenção de alguns equipamentos como o boiler que foi todo limpo e está pronto a ser montado:

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E neste momento preciso de uma ajuda da vossa parte caso alguém me consiga ajudar.A autocaravana possui uma unidade da Dethleafs que pelo que percebo serve para gerir uma serie de circuitos e esta ligada ao painel de controlo onde consigo ver a tensão das baterias e nível de agua nos tanques. Pelo que entendo esta unidade também faz o carregamento das baterias quando temos a carrinha ligadas a uma fonte externa de 220V. A minha pergunta é: Alguém sabe como poderei testar se efectivamente o carregamento feito por esta unidade está a ser bem feito e se aconselham a manter a mesma ou modificar o sistema eléctrico instalado pois como tenho tudo desmontado posso melhorar muita coisa.

A unidade em questão é a seguinte:
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Venham daí essas opiniões e comentários.

Cumps e bons passeios.
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Re: Restauro Fiat Ducato Dethleffs 1991

Mensagempor fluis » quarta set 02, 2020 11:12 am

Bom dia,

Primeiro que tudo felicita-lo pela coragem de um restauro desses, depois de começar só pode ir para a frente. Se o circuito estiver a funcionar mantenha, ligue aos 220 e com um multimetro verifique se está a carregar a bateria. O que poderá fazer, é substituir alguns cabos, por outros de maior diâmetro, se quiser tomadas USB, passe logo os cabos, se instalar um conversor passe logo cablagens para alimentar as tomadas. Há por aqui maiores experts que eu nestes trabalhos de eletricidade que o ajudarão melhor que eu. Confirme a instalação de gás, e provavelmente já que se encontra desmontado, fazer uma renovação.
Fernando Luís
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