Problema de aquecimento da cabine.

Área dedicada a troca de informações sobre mecânica, manutenção e bricolage

Problema de aquecimento da cabine.

Mensagempor jmg1969 » terça fev 12, 2019 9:41 pm

Boa noite,
Tenho uma FIAT 2500 TDI, perfilada, de 1997 que me deixou congelado no último fim-de-semana. O aquecimento da cabine (não o da célula) nunca ou pouco foi usado e agora dei conta que não aquece.
Disseram-me que o a cabine é aquecida pela água do motor através de um pequeno radiador por onde essa passa e que poderia estar entupido com sujidade. Já aconteceu a alguém? :?: :?: :?:
Como revolveram esse problema?
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve

Re: Problema de aquecimento da cabine.

Mensagempor Salazar » terça fev 12, 2019 10:54 pm

Sim, o aquecimento da cabine e feito através de permuta de calor do líquido de refrigeração para o ar através do radiador de "chauffage".
Para não ter ar quente na ventilação (atenção: precisa que o motor esteja quente para ter ar quente a sair pela ventilação.), das duas, uma:
- ou não tem líquido de refrigeração no circuito (improvável);
- ou o radiador já teve uma fuga e o anterior dono optou por mandar fazer um bypass ao radiador em vez de reparar como deve ser e substituir o radiador.
Para ter o radiador entupido, já teria o motor gripado; o bloco e cabeça têm canais bem mais estreitos que o canais do radiador.

Nas Ducato X230 (as de 1994 a 2001), a troca do radiador é fácil. Fica por trás do cinzeiro, bastando retirar a parte inferior do tablier. O radiador deve andar entre os €50 e os €100, sem ter de ir para marcas com qualidade duvidosa.

Se não tem conhecimentos para meter mãos à obra, coloque a autocaravana numa oficina e solicite um orçamento para a reparação.
Salazar
 
Mensagens: 468
Registado: quarta jan 23, 2008 7:38 pm
Localização: Mayenne

Re: Problema de aquecimento da cabine.

Mensagempor jmg1969 » domingo fev 24, 2019 10:21 am

Obrigado pelos esclarecimentos.
Avatar do Utilizador
jmg1969
 
Mensagens: 131
Registado: segunda dez 14, 2015 11:14 pm
Localização: Algarve


Voltar para Mecânica, Manutenção e Bricolage

Quem está ligado:

Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 29 visitantes